Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Visita técnica: A visão do educando a cerca do aterro controlado do município de Ji-Paraná Rondônia.
AUTORES: Bernardino, J. (IFRO) ; Varelo, M.F.F. () ; Silva, A.A. () ; Cunha, E.M.F. ()
RESUMO: Com a temática meio ambiente em auge, e a geração de resíduos aumentando de forma grotesca e descontrolada, é necessário tomar medidas como, por exemplo, da sensibilização. Pensando nisso desenvolveu-se atividades com 850 alunos da Escola E. E. M. Jovem Gonçalves Vilela em Ji Paraná/RO, para trazer a realidade aos alunos daquela escola, primeiro procurou-se diagnosticar o conhecimento dos alunos a cerca dos assuntos: lixo, noção de descarte e a importância de lixeiras na escola. Posterior a isso uma palestra foi dada aos mesmos para esclarecer sobre as classes de lixo e os tipos. Consequentemente para dar maior impacto aos alunos, uma visita ao aterro controlado da cidade foi programada, para que visse como é a destinação final do que é descartado das residências da cidade.
PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Ensino; Aterro Controlado
INTRODUÇÃO: Uma das principais preocupações do ser humano atualmente é o Lixo, visto que cada vez mais a sua produção vem aumentando, um dos fatos que contribuem para esse aumento é o consumismo, pois, as pessoas compram sem necessidade e descartam facilmente. Sendo assim, é necessária uma sensibilização a cerca do destino final do lixo, mesmo que inevitavelmente o ser humano o produza todos os dias, CALDERONI (2003) afirma que “Além disso, do processo produtivo resulta sempre na geração de resíduos, de duas formas distintas: em um primeiro momento, como consequências do próprio ato de produzir; posteriormente após a cessação da vida útil dos produtos”. Não há lugar melhor para gerar uma sensibilização sobre tal problema do que a escola, visto que a mesma é voltada para a formação de seres críticos. Quando se fala em destinação final do lixo os alunos se mostram desinformados a cerca do assunto, pois, a maioria deles não sabe a que condições o lixo que eles produzem são submetidos após o descarte, o que é muito importante para a formação social dos mesmos, visto que o município de Ji-Paraná não existe uma coleta seletiva e o lixo passa por meios de separação muito ineficazes além de serem depositados em um aterro controlado, meio que não é satisfatório para o armazenamento. Nessa perspectiva, este trabalho se objetiva a mostrar a diferença entre o lixo orgânico e inorgânico além de levar os alunos para uma visita ao aterro controlado do município para que instigue os mesmos a se inteirarem dos problemas ambientais e administrativos da sua cidade.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização deste trabalho, primeiramente foi aplicado à palestra “Resíduos Sólidos: Separação, Armazenamento e Destinação Final” proposta com o intuito de esclarecer algumas dúvidas dos alunos concernentes ao tema, participaram da mesma cerca de 850 alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Jovem Gonçalves Vilela, logo em seguida foi aplicado um questionário semiestruturado para sondar os conhecimentos dos alunos. Num segundo momento 40 alunos foram levados para conhecer o funcionamento do Aterro controlado de Ji-paraná situado no Km 9 da BR 364, distante cerca de 12 a 13km da sede do município. Posteriormente os alunos participantes da visita foram submetidos ao questionário pós-visita, para análise de dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados obtidos com o pré-questionário revelaram que 87% dos estudantes conceituaram basicamente o lixo como “tudo aquilo que não tem mais utilidade”, na segunda questão 91% afirmam que é recolhido pela empresa coletora de resíduos da cidade, 6% armazenam seus descartes no fundo de suas casas e 3% queimam. Quando questionados sobre a existência de lixeira seletiva 58% consideram importante, 25% não consideram importante e 17% ressaltaram a ineficácia da implantação visto que o destino final não é correto, sendo assim a maioria dos estudantes estão conscientes dos problemas do lixo o conceituam corretamente mais não acham que a implantação de coleta seletiva é uma ferramenta viável, pois, na cidade não há uma infraestrutura para que esta surta efeitos. A visita ao Aterro controlado proporcionou aos alunos uma visão mais abrangente além de fazer com que eles conheçam os processos de armazenagem. O contato com os trabalhadores do aterro possibilitou aos alunos uma sensibilização, pelo fato de que os mesmos explicaram a importância de separarem o lixo na sua casa. O questionário pós-visita foi aplicado objetivando a oportunidade dos alunos escreveram sobre o que viram e aprenderam durante a execução do trabalho, dessa forma os mesmo relatam a importância de que tem de conhecer os processos, e um aluno em especial disse “Eu não sabia que existia aterro controlado na minha cidade, conhecê-lo foi uma boa experiência, pois, agora sei para onde vai o lixo que produzo na minha casa”. A oportunidade de trabalhar essa forma diferenciada proporciona ao educador uma maior satisfação, além de provocar o senso crítico mais aguçado em relação aos problemas ambientais.
CONCLUSÕES: O trabalho de conscientização unido ao ensino é extremamente útil, pois assim os alunos conseguem interagir além estar mais voltados com os problemas trazidos pela má gestão do lixo em sua cidade. Os objetivos deste foram alcançados, pois, o questionário pós-visita revelou que os alunos passaram a se preocupar com tais questões, foi um trabalho proveitoso e satisfatório gerando nos alunos um aprendizado contextualizado.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CALDERONI, Sabetai. Os milhões perdidos no lixo. São Paulo: humanitas livraria fflch/ usp 2005 4 ed 346 p.