53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DOS POLÍMEROS NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA

AUTORES: Assis Junior, P.C. (UNINORTE-CEL-SEDUC-AM) ; Chaves Silva, L.N. (UNINORTE-AM) ; Soares Pinto, M.A. (UNINORTE-AM)

RESUMO: O presente trabalho pretende elevar o nível de conhecimento e entendimento dos alunos da 3ª série do ensino médio sobre o tema “Polímeros” para quando estiverem no momento de aprendizado em sala de aula possam absorver mais informações agregando valor ao conhecimento anteriormente adquirido. Também esperamos que o nível de conhecimento adquirido sirva como base para a busca continua da melhoria da aprendizagem para que possam aplicar esses conhecimentos no seu dia a dia, na sociedade e em sua vida acadêmica. Incentivar os alunos do ensino médio, focando os alunos da 3ª série, a terem uma visão mais ampla quanto ao assunto Polímeros, conhecendo seus conceitos e aplicações, de modo a se familiarizarem com os conceitos e conteúdos demonstrados. Workshop auxilia na aprendizagem da Química.

PALAVRAS CHAVES: Polímeros; Química; Aulas

INTRODUÇÃO: A química é uma das disciplinas mais rejeitadas do ensino médio, essa rejeição deve-se ao fato das aulas não serem tão prazerosas. O termo “Polímeros”, não é muito conhecido no meio dos estudantes, sobre essa temática, em vez disso, utilizaremos o termo “Plástico” como um tema significativo, a fim de desencadear discussões, e buscar temas geradores para o ensino dos polímeros, buscando articular o conhecimento do cotidiano ao científico para a formação da cidadania. A Proposta Curricular da Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC), elaborada para 2012, prevê que o tema "Polímeros" seja lecionado no segundo semestre do 3º ano do ensino médio, por isso, o tema muitas vezes é estudado superficialmente, e quando é, não se absorve o conhecimento com qualidade, geralmente por falta de metodologias que prendam o interesse do aluno. O Workshop é uma ótima ferramenta para obter atenção e entendimento do público, no caso os próprios alunos, para que possam compreender as características e aplicações, desenvolvendo consciência ambiental para descarte e aproveitamento dos polímeros, além de prepará-los para processos seletivos e vestibulares. A partir de uma metodologia mais atrativa, o aluno tem mais interesse em aprender o conteúdo e contextualizar no dia a dia, sem a preocupação em ter que simplesmente "decorar" conteúdos sem assimilar as temáticas ensinadas. O tema “Polímeros” apresenta-se para os alunos na 3ª série do ensino médio, especificamente no 3º bimestre, segundo a proposta de organização curricular, das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), demonstrada pela SEDUC-AM em 2012, seguindo as resoluções 114/2011 e 162/2011. Inicialmente iremos apresentar o tema como “Plásticos”, pois é um termo socialmente conhecido e de fácil aceitação.

MATERIAL E MÉTODOS: Frente às possibilidades de métodos para coletar dados, e em consonância com o objetivo deste trabalho e seu delineamento, optou-se por utilização de pesquisas através de questionários individuais antes e depois da apresentação do workshop para os alunos da 3ª série. Buscou-se obter inicialmente o nível de conhecimento de cada aluno da 3ª série, sua compreensão sobre o tema proposto e expectativas. Após serem levantados os questionários por conveniência da pesquisa, os dados foram tabulados e discutidos posteriormente. Realizou-se um encontro com cada sala de aula da 3ª série, onde foi explicado o processo de pesquisa inicial do trabalho, esclarecimentos sobre o tema e a importância da pesquisa para que pudessem entender o proposto, o valor da sua participação e a decisão de participarem do mesmo. O trabalho foi composto por alunos selecionados da 3ª série, sendo 5 de cada turma (na escola existem 3 turmas de 3ª série no período noturno) para apresentarem as etapas do Workshop. Foi explicado sobre a temática geral do assunto e os objetivos específicos com o caso pesquisado e posteriormente os alunos demonstraram as outras etapas do trabalho, sendo eles: “Conhecendo alguns tipos de polímeros”, “Algumas aplicações dos polímeros” e “A importância da reciclagem dos polímeros”, em cada bancada separadamente. Cada turma ficou com um tema proposto, onde foram orientados quanto os tópicos a apresentar aos demais da escola e a forma de transcrever o tema. Nos meses de março a maio de 2013 foi realizado na escola Ruy Araújo, o estudo com alunos da 3ª série e foi apresentado o workshop sobre o tema Polímeros. Todas as informações obtidas foram armazenadas e analisadas posteriormente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na abordagem inicial os alunos estranharam a utilização do termo "polímeros", mas quando passamos a utilizar termos como plásticos, eles se sentiram mais a vontade e reconheceram que em seu cotidiano utilizam. Alguns relataram "não ser possível viver sem os plásticos" ou “seria muito difícil viver sem os polímeros”. Também foi discutido sobre como os alunos conheceram os polímeros, muitos não souberam ao certo como conheceram mas os termos "dia a dia" e "cotidiano" foi o mais utilizado por eles ao que se refere ao uso de polímeros. E ainda discutiu-se a preocupação com relação as questões socioambientais. Os alunos prestaram bastante atenção e foram participativos, debatendo sobre o uso e a preocupação ambiental, alguns demonstraram o interesse sobre as propriedades dos polímeros. Por ser um tema que não é muito estudado fora da graduação nossa expectativa foi alcançada, pois no questionário posterior ao workshop, todos os alunos disseram ter aprendido algo de positivo e relevante sobre polímeros.

Workshop-Polímeros

Demonstração da bancada de objetos fabricados com variados tipos de polímeros

Gráfico-Polímeros

Demonstração da forma que os alunos obtiveram acesso a informações sobre plásticos.

CONCLUSÕES: Inferimos que os métodos e materiais empregados nesse trabalho nos levaram a seguinte previsibilidade: a necessidade e a importância de instaurar correlações entre conhecimentos científicos e conhecimentos do cotidiano, porque nossos estudantes não estão preparados para se posicionar criticamente e tomar decisões perante as situações vividas na sociedade. Isso implica em mudanças no ensino de química e mais preparação na formação “continuada de professores", uma vez que estas propostas envolvem domínio de algumas novas tecnologias. E também uma reflexão acerca das posturas de nós educadores.

AGRADECIMENTOS: UNINORTE - Laureate International Universities – Manaus/AM. CEL - Centro de Ensino Literatus - Manaus/AM

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CANEVAROLO, Jr., S. Técnicas de Caracterização de Polímeros. São Paulo: ArtLíber, 2004.
SEDUC, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino, Proposta Curricular do Ensino Médio, 2012, p. 109-153. 2012.