Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTANCIA E DESENVOLVIMENTO DAS MONITORIAS ATRAVES DA VIVENCIA EDUCACIONAL
AUTORES: Tizzo, D.F. (IFG / Câmpus Itumbiara) ; Nascimento, Q.C.S. (IFG / Câmpus Itumbiara) ; Reis, A.F. (IFG / Câmpus Itumbiara) ; Oliveira, L.R.S. (IFG / Câmpus Itumbiara) ; Silva, V.H. (IFG / Câmpus Itumbiara) ; Silva, S.H.S. (IFG / Câmpus Itumbiara) ; Rezende, G.A.A. (IFG / Câmpus Itumbiara)
RESUMO: O trabalho em questão tem como finalidade relatar sobre a importância da monitoria
na Disciplina de Química desenvolvida com os alunos do Ensino Médio, a partir do
Projeto PIBID, aplicado em um Colégio Estadual de Itumbiara-GO.
As monitorias eram compostas pelo grupo de alunos do Curso de Licenciatura em
Química do IFG- Campus Itumbiara, que tem como objetivo estar vivenciando na
pratica o que realmente esta se passando em uma sala de aula, consistindo como uma
atividade acadêmica de natureza complementar, pela qual se oportuniza o aluno para
desenvolvê-lo a ampliação de seus conhecimentos que vão ser adquiridos através da
atividade acadêmica.
PALAVRAS CHAVES: PIBID; QUÍMICA; MONITORIA
INTRODUÇÃO: A importância da Monitoria para alunos que se ingressam em um curso de
licenciatura do ensino superior esta além do caráter de sua formação. Sua
importância esta vinculada a um aspecto maior de oportunidade e também advindo
de seus interesses, onde segundo FOUREZ (2003), nota-se uma serie de aspectos
tanto pessoais quanto o aumento intelectual do Monitor, e principalmente,
durante o projeto, fazer com que esse aluno tenha possibilidades de estar
presenciando a relação de troca de conhecimentos na realidade, feito entre
professor orientador e aluno monitor.
O aluno monitor de forma amadora e com base na experimentação do trabalho a
docência e sala de aula, (SCHNEIDER, 2006), terá por conseqüência estar
presenciando e deparando com diferentes obstáculos feitos tanto de momentos bons
e ou momentos não muito agradáveis da profissão de professor durante a
monitoria. O fato de também ser um acadêmico e estar vivenciando este momento
diretamente com os alunos, torna-se consigo uma noção da realidade no âmbito
escolar e na forma como alguns alunos agem enquanto estudante, e situações
propiciadas de alegria e também descontentamento inusitadas e imposta pelo
próprio.
Como afirma (SILVA, SATLER, SANTOS, 2006), o privilégio fundamental oferecido
aos aprovados nos programas de monitoria, torna-se de extrema importância para a
descoberta da vocação docente, pois através deste, este futuro profissional na
área da docência possa evitar descontentamento quanto a sua área escolhida.
MATERIAL E MÉTODOS: O material utilizado foi feito a partir de pesquisas bibliográficas e observações
relatadas sobre as monitorias, desenvolvidas em uma escola Pública de Ensino Médio
localizada na cidade de Itumbiara - Goiás.
Então através da relação ao processo da monitoria na disciplina de Química para o
Ensino Médio proporcionou-se aos monitores uma visita na escola-campo para saber
as matérias e o conteúdo de Química que as turmas do ensino médio estão estudando
atualmente para que então pudéssemos começar com as monitorias.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Podemos observar que o desenvolvimento do Projeto através da monitoria, não
houve sucesso ocorrido pela incompatibilidade de horários e também estarem em
outras atividades, e não se deve esquecer também do desinteresse do aluno em
relação aos estudos e dificuldades encontradas na disciplina, aumentando assim a
resistência dos educando ao fato de estarem comparecendo nas monitorias.
Segundo FARIA (2003), a elaboração de estudos e pesquisas, com o objetivo de
esclarecer as dúvidas e os questionamentos dos alunos monitorados, de forma
determinante, contribui-se para desenvolvê-lo o espírito de pesquisador, tendo
como condição fundamental aquele que pretende seguir a carreira da docência.
O resultado foi satisfatório, pois os alunos passaram a se conscientizar e a
precisar da ajuda a qual seria proporcionada a eles através da monitoria e
começaram a frequenta-las para tirarem suas duvidas a respeito da matéria
estudada, através deste, consta-se que a monitoria interfere no rendimento
escolar, pois, apresentaram melhor aproveitamento na aprendizagem na matéria de
Química.
CONCLUSÕES: Partindo do trabalho realizado, pôde perceber que através do desenvolvimento do
projeto PIBID e com a interação dos alunos com os monitores eles passaram a se
interessarem pelo projeto, para que haja uma melhoria e maior desenvoltura entre o
projeto desenvolvido e o resultado esperado, e também a expectativa dos monitores
em ver como funcionada na pratica a relação professor- aluno.
Contudo, o trabalho executado foi gratificante, pois o aluno monitor pôde
evidenciar o processo de ensino-aprendizagem, interagindo teoria e prática ao
mesmo tempo é possível, podendo alcançar bons resultados.
AGRADECIMENTOS: Ao IFG – Câmpus Itumbiara
Ao Colégio Estadual Dom Veloso
Ao PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (CAPES)
Ao NUPEQUI.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FARIA, J. P. A monitoria como prática colaborativa na Universidade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.
FOUREZ, Gérard. Crise no Ensino de Ciências? Revista Investigações em Ensino de Ciências, 2003.
PASTORIZA, B. S. et al. Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral. Novas Tecnologias na Educação. v. 5, n. 2; 2007.
SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p.65, 2006.
SILVA, R.A.A.; SATLER, K.B.; SANTOS, G.S. Monitoria para o comportamento curricular histologia humana. 2006