Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PIBID E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMUNIDADE ESCOLAR
AUTORES: Sousa, B. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Silva, N. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Silva, A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Cunha, E. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)
RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de demonstrar como o PIBID cresceu dentro da escola Jovem Gonçalves Vilela e como suas ações contribuíram para a formação dos alunos. Explanando algumas das atividades realizadas que colaboraram para o processo de ensino aprendizagem dos mesmos, buscando juntar teorias e práticas para que haja uma maior participação dos alunos nas aulas e um maior domínio do assunto.
PALAVRAS CHAVES: AULAS PRÁTICAS; PIBID; ENSINO APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID- tem como objetivo aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica, buscando capacitar alunos dos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. As atividades dos alunos bolsistas do PIBID do curso de licenciatura em química na escola Jovem Gonçalves Vilela situada em Ji-Paraná/RO, começaram a 2 anos, essa é uma escola de ensino médio com uma boa estrutura, porém os alunos não tinha muito contato com o laboratório, as aulas de química eram em grande parte teóricas o que deixava os alunos com uma grande repulsão à disciplina. Foram desenvolvidas atividades experimentais como a semana da água e a primeira feira de química experimental o que despertou um grande interesse nos alunos. A teoria não foi deixada, houve algumas aulas de reforço para os alunos que tinham dificuldades na disciplina de química.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização da primeira feira de química experimental foi necessário pesquisar 34 experimentos que aborda se diversos conteúdos dentro da disciplina de química, onde cada grupo composto por no Maximo 20 alunos realizaria um experimento em um stander próprio, que seria apresentado para a população em geral. Foi elaborado roteiros para a melhor assimilação dos alunos sobre a experiência que deveria ser realizada, sobre o cronograma da feira, as regras e as pontuações. Cada grupo teve a oportunidade de esclarecer suas duvidas e testar seus experimentos com os bolsistas do PIBID.Na semana da água foi realizada uma aula experimental sobre a qualidade da água e todo o processo que ela faz ate ficar própria para o consumo e uma visita técnica a CAERD para que os alunos tivesse a oportunidade de ver todo o processo de tratamento que a água passa antes de chegar a nossas casas. Nas aulas de reforço comparamos a teoria vista pelos alunos na sala de aula comaulas práticas para a fixação da matéria facilitando assim a compreensão dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O PIBID proporciona para os bolsistas uma experiência única que permite conhecer a realidade de um professor em sala de aula e os problemas que professores e alunos enfrentam diariamente. Foi totalmente perceptível o entusiasmo dos alunos nas práticas da feira de química experimental, percebeu-se que as aulas práticas realizadas os conteúdos aplicados pelos professores na sala de aula se entrelaçaram nas explicações dos alunos que fez com queas experiências e as explicações dos alunos fosse totalmente satisfatória, a semana da água gerou nos alunos um censo critico, fazendo com que eles se atenta se mais para a qualidade da água que ia consumir. As aulas de reforço fez toda a diferença nas notas dos alunos, pois eles passaram a ter uma nova visão de química e as suas notas aumentaram consideravelmente, se compararmos o antes e o depois das atividades do PIBID. Foi notório também como o conceito do PIBID aumentou com a realização destes eventos, os professores notaram a diferença nos alunos, que se mostrou mais comprometidos com a matéria e a direção em nome de todos os outros departamentos da escola agradeceu aos bolsistas pelo grande trabalho desenvolvido.
CONCLUSÕES: Os objetivos do projeto que era as contribuições e o crescimento do PIBID na escola Jovem Gonçalves Vilela, foi alcançado com sucesso houve algumas dificuldades na realização dos experimentos, pois como já dito, os alunos não tinham muita experiência no laboratório, mas assim que eles entenderam a pratica ocorreu tudo bem, outro ponto que precisa ser frisado é a contribuição da direção da escolapois sem esse apoio não seria possível a realização das atividades.
AGRADECIMENTOS: Ao IFRO pelo apoio, a CAPES pela oportunidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid acesso em: 10 de julho de 2013.