Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: DIFICULDADES NO ENSINO DA QUÍMICA
AUTORES: Santos Babilon, L. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Cristina Sousa Borges, K. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Cristian Castro, S. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Siqueira de Oliveira, P. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Marques Freire Cunha, E. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)
RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido objetivando determinar os problemas encontrados na
escala que dificultam, ou mesmo impossibilitam, a aprendizagem da química. Isto
buscando determinar as dificuldades encontradas pelos alunos. Para que fossem
alcançados tais objetivos, realizou-se revisão bibliográfica e aplicação de
questionário a um grupo de alunos de uma escola pública do município de Ji-Paraná.
A revisão baseou-se em alguns artigos que tratam das dificuldades, perspectivas e
realidade do ensino brasileiro, dando foco à química, além da leitura dos PCNEM.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Dificuldades no ensino; Realidade educacional
INTRODUÇÃO: São constantes os debates sobre educação, nos quais se percebe a inferioridade
do ensino brasileiro em relação a vários países. Partindo-se então para o campo
das ciências exatas, grupo ao qual se encaixa a química, as diferenças são ainda
maiores. Dentre os fatores que causam este fracasso na educação brasileira,
principalmente no que tange ao ensino das ciências exatas, está o desinteresse
dos alunos, a formação docente, ou melhor, a má formação docente, falta de
recursos, ou má aplicação dos mesmos, dentre outros.
Para que a educação ocorra de modo efetivo há uma série de fatores que vão
influenciar no processo, infra-estrutura escolar, capacitação dos professores,
interesse dos alunos, dentre outros. Uma boa infra-estrutura escolar contribui
para uma educação de qualidade ao possibilitar ao professor formular aulas
diversificadas aproximando os alunos da prática e da realidade vivenciada pelos
mesmos. Além de uma boa infra-estrutura, é indispensável uma boa capacitação dos
profissionais da educação, para que saibam como utilizar dos meios disponíveis
na escola. Mas de nada adianta boa estrutura escolar e professores capacitados
se os alunos não demonstrarem interesse em aprender, pois além de quem ensina há
quem aprende e como entes atuantes no processo de ensino ambos têm que dar sua
contribuição. A partir dessas considerações, realizou-se esta pesquisa que
objetiva compreender os problemas que ocasionam o déficit no ensino da química,
em alunos do ensino médio de uma escola estadual do município de Ji-Paraná.
MATERIAL E MÉTODOS: Com o objetivo de expandir os conhecimentos sobre as práticas de ensino, no que
tange ao ensino das ciências – principalmente a química –, foram selecionados
artigos. Os quais tratavam da atividade experimental no ensino da química, da
importância da química como disciplina que auxilia a desenvolver o senso
ambiental nos alunos, partindo da reutilização e tratamento dos resíduos gerados
nos laboratórios de experimentação, da importância da pesquisa como ferramenta
importante para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem, e outro que faz
menção à situação atual da educação brasileira. Além dos artigos, para que se
pudesse situar a pesquisa em educação ao contexto atual foi realizada também uma
análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que se
refere ao ensino da Química. Isto por este ser o documento que se destina a
orientar a prática educacional dos professores do ensino médio, etapa à qual se
destina o ensino da química de forma mais expressiva. Foi realizada também uma
pesquisa, por meio de questionário semiestruturado, o qual se constituiu de três
questões de múltipla escolha e outras seis discursivas, com as quais se
objetivava diagnosticar a realidade educacional vivenciada pelos educandos bem
como suas preferências disciplinares e os fatores que levam a esta preferência,
aplicado aos alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual do
município de Ji-Paraná. Também foram levadas em consideração as observações
realizadas durante as aulas de reforço de química executadas na mesma escola
referida acima.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram aplicados questionários aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio que
participam das aulas de reforço ministradas pelos bolsistas do Projeto Olímpico
de Química. Estes alunos apresentam dificuldades na aprendizagem da química,
fato constatado pelas observações feitas durante as aulas de reforço. Segundo
Schirmer et all, a aprendizagem é construção, ação e tomada de consciência. O
aluno irá construir seu conhecimento se houver um conjunto de fatores que o
auxiliem na aprendizagem. Os problemas vão desde desinteresse por parte dos
alunos ao desconhecimento de conceitos básicos fundamentais ao ensino de
química. A partir do questionário, observou-se que a preferência por uma ou mais
disciplinas se dá de acordo com o interesse que cada aluno tem por determinada
área e pela forma como as aulas são ministradas. Neste sentido, Paz e Pacheco
(2010), revela que no processo ensino-aprendizagem cabe ao professor facilitar a
construção do conhecimento, motivando o aluno durante a aula. As aulas de
reforço aos sábados têm despertado esse interesse nos alunos, segundo os mesmos
a utilização de recursos como slides e a práticas de laboratório melhoram a
aprendizagem. Do mesmo modo, ao pedir que os mesmos indicassem ações para
melhoria do ensino de química na escola, 60% dos alunos sugeriu a utilização de
recursos como o slide durante as aulas e a realização de práticas no
laboratório. Também se constatou que quando há a relação dos conteúdos da
química com outras disciplinas ocorre uma melhor assimilação. Assim, para Paz e
Pacheco (2010), se o ensino de química fosse transmitido estabelecendo uma
relação entre o conteúdo e as ações do dia-a-dia dos alunos, certamente os
levaria a refletir e compreender melhor a química, apresentando menos
dificuldades.
CONCLUSÕES: São vários os problemas que afetam os processos de ensino/aprendizagem da química,
falta de capacitação docente, necessidade de uma capacitação continuada, falta de
estrutura escolar, desinteresse dos educandos, entre outros. Sendo assim, para que
sejam sanados os principais problemas e dificuldades de ensino de química, deve-se
investir numa capacitação docente continuada. No entanto, analisando tais
constatações percebe-se que o problema da educação é antes político que de fato
educacional, pois há uma subvalorização do professor.
AGRADECIMENTOS: Projeto Olímpico de Química e a família pelo apoio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GONÇALVES, Fábio Peres; MARQUES, Carlos Alberto. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, s/l, v.11(2), p. 219-238, 2006.
MURRE, Zuleika Felice (Coor). Parâmetros curriculares nacionais. s/l, 2000. Acesso em 26 jun. de 2013.
PAZ, Gizeuda de Lavor da; PACHECO, Hilana de Farias. Dificuldades no ensino-aprendizagem de química no ensino médio em algumas escolas públicas da região Sudeste de Teresina. X Simpósio de Produção Científica/IX Seminário de Iniciação Científica, 2010.
SCHIRMER, Carolina R.; FONTOURA, Denise R.; NUNES, Magda L. Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem. Jornal de Pediatria - Vol. 80, Nº2(Supl), 2004.