53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O uso de Simuladores Virtuais para o Ensino de Química

AUTORES: Lima, M.A. (IFRO) ; Gonçalves, M.A. (IFRO) ; Varelo, M.F.F. (IFRO) ; Nascimento, A.Q. (IFRO)

RESUMO: Atualmente são necessárias medidas e sugestões ao ensino da disciplina de Química, pois, os professores vêm apresentando grandes dificuldades em manter seus alunos interessados na disciplina. O objetivo deste estudo foi motivar os alunos na disciplina através do uso de simuladores virtuais. Foi realizado através de revisão bibliográfica a cerca do tema “simuladores virtuais”, em seguida fora ministrada uma aula com o uso deste a cerca do tema “densidade” para 27 alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio da escola Aluízio Ferreira, situado no município de Ji-Paraná/RO. Por fim os alunos responderam a um questionário estruturado com questões objetivas e discursivas. O uso dos simuladores foi muito bem aceito pelos alunos de acordo com as frases destacadas nos formulários respondidos.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Simuladores Virtuais; Densidade

INTRODUÇÃO: É fato evidente que a era digital está muito presente nos dias de hoje e que o ambiente escolar não vem preparando o aluno para lidar com essa situação de informatização. BARÃO (2006) afirma que “Ensinar em ambientes virtuais é nos dias de hoje incluir nosso aluno na era digital por que atualmente temos dificuldades em atrair o aluno para as aulas formais”. A literatura se mostra muito a favor do uso da informática - BARÃO, (2006), BENITE (2008), PEREIRA & COSTA (2011), AYRES & ARROIO (2008) - para o ensino de química, pois, os alunos ficam mais focados no que estão fazendo, assim, aprendem mais. É importante também saber que os mesmos conseguem visualizar melhor o que só é visto microscopicamente, e isso desmistifica o que antes parecia ser “coisa de outro mundo”, é fato que nos dias atuais os professores tem muitas dificuldades para fazer com que o aluno fique interessado na disciplina, partindo disso, o professor deve fazer uso de vários artifícios, para reverter esse quadro tão lamentável. Ainda é possível considerar que o computador pode reproduzir reações muito perigosas em laboratórios químicos, além de evitar também o gasto demasiado de reagentes que na maioria dos casos são de alto custo HEKCLER (2007). Sendo assim o objetivo desta pesquisa é avaliar o aprendizado dos alunos acerca do tema “densidade”, abordado no 1º ano do ensino médio na disciplina de Química, motivando os alunos na disciplina de Química através do uso das tecnologias disponível na rede – os simuladores.

MATERIAL E MÉTODOS: Após a revisão bibliográfica, em uma primeira etapa do projeto, foi ministrada uma aula com o uso de um simulador de densidade o qual está disponível no site: http://phet.colorado.edu/sims/density-and-buoyancy/density_pt_BR.html. A aula fora ministrada em uma turma de 27 alunos do 1º ano do Ensino Médio da E. E. E. F. M. Aluízio Ferreira, localizada no município de Ji-Paraná, Estado de Rondônia. A aula teórica e prática foram ministrada no laboratório de informática. Em seguida, fora aplicado um questionário pós-aula, composto por questões discursivas e objetivas, a partir do qual foram obtidos os resultados apresentados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apontam que o uso dos simuladores não é comum na unidade escolar avaliada, segundo BARÃO (2006) isso é comum, pois muitos professores ainda não estão preparados para lidar com esse tipo de recurso, por falta de prática ou medo de errar. Sendo assim, os alunos se mostraram muito curiosos, apesar da grande maioria possuir computador em casa. Inicialmente abordou-se conteúdos teóricos a cerca do conteúdo Densidade, nesse momento perguntamos se eles já conheciam nosso conteúdo proposto, e 13 alunos já tinham noção do que estávamos falando enquanto 4 alunos não, sendo assim, iriamos reforçar as aulas assistidas por eles anteriormente, uma vez que esses alunos já haviam estudado o conteúdo densidade. Na questão referente a preferência de aula ministrada pelo professor – expositiva ou prática com simuladores – todos os alunos optaram pela aula com uso dos simuladores, afirmando tornar a aula mais interessante, e facilitando a compreensão e assimilação do conteúdo. Uma aluna 1 afirmou: “Eu prefiro uma aula com uso dos simuladores por que fica mais fácil de entender o conteúdo”. O aluno 2 disse: “Muito legal, aprendi bastante!” O aluno 3 disse: “Interessante, pois, o simulador torna o fato mais real e nos ajuda nos cálculos e entendimento”. No momento em que foi solicitado aos alunos para que conceituassem o que é densidade a partir do que entenderam na aula ministrada, observaram-se respostas como a que seguem: A aluna 4 disse: “Densidade é uma característica muito importante e única de cada material e é obtida através da divisão de sua massa sobre o volume”. A partir das afirmações acima, o objetivo foi alcançado, observamos que o conteúdo fora absorvido pelos alunos.

CONCLUSÕES: Nota-se que o uso dos simuladores foi em aceito pelos alunos, muito se mostraram interessados no ato de aprender, permaneceram durante a aula fazendo questionamentos e ao final conseguiram fazer analogia e até citar exemplos acerca do conteúdo, relacionando a densidade a seu cotidiano, como: a importância de o gelo flutuar. O aprendizado, tendo como ferramenta o computador mostrou-se muito eficiente, por esse motivo torna-se importante a implantação dessa metodologia de ensino para o aprendizado de Química nas instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AYRES, C.; ARROIO, A.: O uso de um simulador para o estudo de interações intermoleculares no ensino médio. XIV Encontro Nacional do Ensino de Química (XIV ENEQ), 2008.

BARÃO, G. C.: Ensino de Química em Ambientes Virtuais. Universidade Federal do Paraná (2006).

BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M.: O computador no Ensino de Química: Impressões vesus Realidade. Em foco as escolas da Baixada Fluminense. Universidade Federal de Goiás, 2008.

Density, disponível em http://phet.colorado.edu/sims/density-and-buoyancy/density_pt_BR.html. Acesso em maio de 2012.

HELKLER, V.; SARAIVA, M. F. O.; FILHO, K. S. O.; Uso dos simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino-aprendizagem de Óptica. Revista Brasileira do Ensino de Física, v. 9, nº 2, 2007.
PEREIRA, J. G.; COSTA, R. P.: A importância dos experimentos virtuais no Ensino de Ciência. IV Jornada Científica, Instituto Federal de Minas Gerais 2011.

PETITTO, S. Projeto de trabalho em informática. Desenvolvendo competências. Papirus, Campinas. 2003.