Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O uso de Simuladores Virtuais para o Ensino de Química
AUTORES: Lima, M.A. (IFRO) ; Gonçalves, M.A. (IFRO) ; Varelo, M.F.F. (IFRO) ; Nascimento, A.Q. (IFRO)
RESUMO: Atualmente são necessárias medidas e sugestões ao ensino da disciplina de
Química, pois, os professores vêm apresentando grandes dificuldades em manter
seus alunos interessados na disciplina. O objetivo deste estudo foi motivar os
alunos na disciplina através do uso de simuladores virtuais. Foi realizado
através de revisão bibliográfica a cerca do tema “simuladores virtuais”, em
seguida fora ministrada uma aula com o uso deste a cerca do tema “densidade”
para 27 alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio da escola Aluízio
Ferreira, situado no município de Ji-Paraná/RO. Por fim os alunos responderam a
um questionário estruturado com questões objetivas e discursivas. O uso dos
simuladores foi muito bem aceito pelos alunos de acordo com as frases destacadas
nos formulários respondidos.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Simuladores Virtuais; Densidade
INTRODUÇÃO: É fato evidente que a era digital está muito presente nos dias de hoje e que o
ambiente escolar não vem preparando o aluno para lidar com essa situação de
informatização. BARÃO (2006) afirma que “Ensinar em ambientes virtuais é nos
dias de hoje incluir nosso aluno na era digital por que atualmente temos
dificuldades em atrair o aluno para as aulas formais”. A literatura se mostra
muito a favor do uso da informática - BARÃO, (2006), BENITE (2008), PEREIRA &
COSTA (2011), AYRES & ARROIO (2008) - para o ensino de química, pois, os alunos
ficam mais focados no que estão fazendo, assim, aprendem mais. É importante
também saber que os mesmos conseguem visualizar melhor o que só é visto
microscopicamente, e isso desmistifica o que antes parecia ser “coisa de outro
mundo”, é fato que nos dias atuais os professores tem muitas dificuldades para
fazer com que o aluno fique interessado na disciplina, partindo disso, o
professor deve fazer uso de vários artifícios, para reverter esse quadro tão
lamentável. Ainda é possível considerar que o computador pode reproduzir reações
muito perigosas em laboratórios químicos, além de evitar também o gasto
demasiado de reagentes que na maioria dos casos são de alto custo HEKCLER
(2007). Sendo assim o objetivo desta pesquisa é avaliar o aprendizado dos alunos
acerca do tema “densidade”, abordado no 1º ano do ensino médio na disciplina de
Química, motivando os alunos na disciplina de Química através do uso das
tecnologias disponível na rede – os simuladores.
MATERIAL E MÉTODOS: Após a revisão bibliográfica, em uma primeira etapa do projeto, foi ministrada uma
aula com o uso de um simulador de densidade o qual está disponível no site:
http://phet.colorado.edu/sims/density-and-buoyancy/density_pt_BR.html. A aula fora
ministrada em uma turma de 27 alunos do 1º ano do Ensino Médio da E. E. E. F. M.
Aluízio Ferreira, localizada no município de Ji-Paraná, Estado de Rondônia. A aula
teórica e prática foram ministrada no laboratório de informática. Em seguida, fora
aplicado um questionário pós-aula, composto por questões discursivas e objetivas,
a partir do qual foram obtidos os resultados apresentados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apontam que o uso dos simuladores não é comum na unidade escolar
avaliada, segundo BARÃO (2006) isso é comum, pois muitos professores ainda não
estão preparados para lidar com esse tipo de recurso, por falta de prática ou
medo de errar. Sendo assim, os alunos se mostraram muito curiosos, apesar da
grande maioria possuir computador em casa. Inicialmente abordou-se conteúdos
teóricos a cerca do conteúdo Densidade, nesse momento perguntamos se eles já
conheciam nosso conteúdo proposto, e 13 alunos já tinham noção do que estávamos
falando enquanto 4 alunos não, sendo assim, iriamos reforçar as aulas assistidas
por eles anteriormente, uma vez que esses alunos já haviam estudado o conteúdo
densidade. Na questão referente a preferência de aula ministrada pelo professor
– expositiva ou prática com simuladores – todos os alunos optaram pela aula com
uso dos simuladores, afirmando tornar a aula mais interessante, e facilitando a
compreensão e assimilação do conteúdo. Uma aluna 1 afirmou: “Eu prefiro uma aula
com uso dos simuladores por que fica mais fácil de entender o conteúdo”. O aluno
2 disse: “Muito legal, aprendi bastante!” O aluno 3 disse: “Interessante, pois,
o simulador torna o fato mais real e nos ajuda nos cálculos e entendimento”. No
momento em que foi solicitado aos alunos para que conceituassem o que é
densidade a partir do que entenderam na aula ministrada, observaram-se respostas
como a que seguem: A aluna 4 disse: “Densidade é uma característica muito
importante e única de cada material e é obtida através da divisão de sua massa
sobre o volume”. A partir das afirmações acima, o objetivo foi alcançado,
observamos que o conteúdo fora absorvido pelos alunos.
CONCLUSÕES: Nota-se que o uso dos simuladores foi em aceito pelos alunos, muito se mostraram
interessados no ato de aprender, permaneceram durante a aula fazendo
questionamentos e ao final conseguiram fazer analogia e até citar exemplos acerca
do conteúdo, relacionando a densidade a seu cotidiano, como: a importância de o
gelo flutuar. O aprendizado, tendo como ferramenta o computador mostrou-se muito
eficiente, por esse motivo torna-se importante a implantação dessa metodologia de
ensino para o aprendizado de Química nas instituições de ensino, sejam elas
públicas ou privadas.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AYRES, C.; ARROIO, A.: O uso de um simulador para o estudo de interações intermoleculares no ensino médio. XIV Encontro Nacional do Ensino de Química (XIV ENEQ), 2008.
BARÃO, G. C.: Ensino de Química em Ambientes Virtuais. Universidade Federal do Paraná (2006).
BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M.: O computador no Ensino de Química: Impressões vesus Realidade. Em foco as escolas da Baixada Fluminense. Universidade Federal de Goiás, 2008.
Density, disponível em http://phet.colorado.edu/sims/density-and-buoyancy/density_pt_BR.html. Acesso em maio de 2012.
HELKLER, V.; SARAIVA, M. F. O.; FILHO, K. S. O.; Uso dos simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino-aprendizagem de Óptica. Revista Brasileira do Ensino de Física, v. 9, nº 2, 2007.
PEREIRA, J. G.; COSTA, R. P.: A importância dos experimentos virtuais no Ensino de Ciência. IV Jornada Científica, Instituto Federal de Minas Gerais 2011.
PETITTO, S. Projeto de trabalho em informática. Desenvolvendo competências. Papirus, Campinas. 2003.