Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Laboratório virtual: uma forma de aprender Química
AUTORES: Ana de Jesus Santos, E.R. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Ramos de Amaral, J. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Gomes dos Santos, J. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; de Oliveira Martins, N. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Ribeiro da Silva, S. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Rodrigues Magalhaes, D. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Viana Bebé, F. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI)
RESUMO: Este projeto visa orientar a utilização do programa Crocodile Chemistry 504 e
incentivar os alunos conhecer outra forma de aprender química de forma clara e
visível com base nos existente no aplicativo crocodilo. Com a ajuda certa os
alunos iram ter um avançar significativo, Com abordagem qualitativa,
quantitativa, aula expositiva e dialética, tendo como foco o aplicativo e os
assuntos estudados em sala. Utilizando slides, vídeos. Finalizando as aulas
teóricas inicio se a prática virtual, e avaliando os resultados, 90% dos alunos
concordam que uso da tecnologia trás bons resultados, que para trazer resultados
teria que ter o uso constante e apenas 10% não, salientamos que qualquer que
seja a mudança deve trazer bons resultados. Utilizar esse programa contribuiu na
aprendizagem dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: Tecnologia; educação; ensino-aprendizagem
INTRODUÇÃO: O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar ser viável o uso da
tecnologia para o ensino de Química, mais também pretende levar educando e
educadores a refletir sobre os avanços tecnológicos, como apoio ao ensino,
especificando o computador, como tais recursos vêm contribuindo com a propagação
do conhecimento, levando os educadores a pensar suas práticas pedagógicas e
educacionais que concerne ao uso dos recursos tecnológicos. E mostra que é
possível, usar os conteúdos de Química de forma mais clara, e porque não dizer
visível, através de um pequeno aplicativo conhecido como Crocodile Chemistry
504. E refletido em um pensamento de Paulo Freire “[...] acho que o uso de
computadores no processo de ensino/aprendizagem, em lugar de reduzir, pode
expandir a capacidade crítica e criativa... Depende de quem a usa a favor de quê
e de quem e para quê.” Ensinar é dar asas para o aluno voar e alcançar seus
próprios objetivos e através da educação crescer cognitivamente, como mediadores
entre o aluno e o conhecimento cabe ao professores possibilita esse acesso de
aprendizagem. E segundo Pierre Lévy ‘‘A educação... “É uma atualização da
cultura, e isso não somente no plano de seu conteúdo (as formas aprendidas),
mas, sobretudo no plano de seu gesto exploratório, consciente, deliberado.”
Havendo aprendizado de conteúdos, os métodos aplicados, com concisão, trans para
os alunos aproveitamento de conteúdos e nova forma de experiências visíveis e
esse aprende, segundo Sandholtz. ‘‘Aprendizagem é percebida como um processo
pessoal, reflexivo e transformador no qual ideias, experiências e ponto de
vistas são integrados e algo novo é criado – uma visão na qual a tarefa do
professor é interpretada como facilitando as habilidades dos indivíduos em
construir o conhecimento. ’’
MATERIAL E MÉTODOS: Este estudo pautou-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa, realizou se
uma aula expositiva, e dialética, tendo como foco a apresentação do aplicativo e
as usando os conteúdos estudados em sala; propriedades das substâncias Químicas,
para que fosse realizado o projeto, ouvi a necessidade de pedi permissão da
professora vigente, para que fossem usadas as aulas até que se concluísse o
trabalho, posteriormente teve se que pedi a permissão da escola para o uso da
sala de vídeo e a sala de informática. Utilizando os equipamentos como um
retroprojetor para o uso de slides, vídeo, e atividades elaboradas
complementares, visando passar o melhor conteúdo, de forma descontraída e de
simples compreensão, e a quantidades de exercícios apresentados correlacionando
um ao outro, já trabalhados em sala de aulas, como um questionário, a qual deu
um conhecimento prévio aos alunos do assunto abordado, os alunos foram divididos
em grupo, e quanto ao uso do aplicativo teve se que realizassem em equipe, pelo
fato da escola possuir poucos computadores. E para avaliações de conteúdos,
elaborou se uma atividade no aplicativo virtual, para resolução em grupo. E por
meios de um debate, entre professor, discentes (PIBID) e alunos, os mesmo
relacionaram os assuntos estudados, com a realização da prática virtual, antes
do termino da aula aplicou se um questionário como avaliação tendo como foco o
aplicativo, com perguntas pessoais e reflexivas, a qual a finalidade era de
saber o que acharam do aplicativo e do projeto realizado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: De inicio, apresentou se o aplicativo para os alunos, e pautou se a aula nas
propriedades das matérias, que podem ser descritos como sólidos líquidos e
gases, demonstrando que têm propriedades diferentes. Explicando assim as
partículas ou moléculas que formam as substâncias, são compreendidos de
diferentes maneiras. E as janelas apresentadas junto ao beacheres, permite ver a
animação atômica, como as moléculas se organiza para cada estado, como o
aplicativo é completo possibilitou também mostrar as formas estruturais e os
arranjos dos átomos, tomando por exemplos o solido; KCl(S), o liquido; H2O(L) e
o gás H2. Instigamos os alunos a procurarem no aplicativo, quais as mudanças que
as substâncias podem sofrer, e os resultados finais. No decorrer da aula teve a
atenção de boa parte dos alunos, cada prática realizada ouve surpresa, pois
outrora não conhecia o aplicativo, para os alunos o ensino de química de maneira
visual é de fácil compreensão, segundo os mesmos ao verem o que é visto na
teoria e realizado na pratica, consegue obter maior proveito, foi relatado que
antes de uma prática experimental deve ter uma boa base teórica, facilitando a
obtenção de bons resultados e por meios de indagações os mesmo relacionaram os
assuntos com a prática. Em um questionário final contendo perguntas pessoais e
reflexivas, tendo o aplicativo como recurso de ensino, os alunos gostaram e
aprovaram, relataram que deveria ser aplicado a cada conteúdo trabalho na
teoria. Portanto 90% dos alunos concordam que uso da tecnologia trás bons
resultados, e é valido, porém, 10%, diz não ter gostado pelo pouco tempo de uso,
salientamos que qualquer que seja a mudança, deve trazer bons resultados para o
ensino - aprendizagem, porém jamais deve abrir mão da teoria, que é uma das
bases do ensino atual.
CONCLUSÕES: O projeto possibilitou ver resultados de aprendizagem dos discentes e constatar
que aplicar novas metodologias facilita tanto para o alunado, quanto para o
professor que acompanha os avanços tecnológicos e pedagógicos, tendo a percepção
das mudanças que está ocorrendo na sociedade que podem e devem implicar na forma
de aprender e ensina. Trabalhando assim, teremos a possibilidade de alcança os
jovens nesta era digital avançando no ensino– aprendizagem e o questionário
possibilitou saber a importância do desenvolvimento do projeto, e que os alunos
ficaram encantados e desejam obter o programa.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus, a CAPES, o Instituto Federal de Educação
Ciências e Tecnologia –IF Baiano, o Idalice Numes, a nossa família e aos alunos
do PIBID.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: (GADOTTI, MOACIR. História das idéias pedagógicas. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. (Série educação)
http://ntemsaoroque.blogspot.com.br/2013/02/desafios-da-escola-inovadora.html
(LÉVY, PIERRE. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001)
(SANDHOLTZ, 1997, p.29.)