Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A EXPERIMENTAÇÃO COMO UM INTRUMENTO DE APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS COM ENFOQUE AMBIENTAL
AUTORES: Assis, A.F.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Fazzi, A.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Paixão, A.R.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Leite, B.L.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Nascimento, L.R.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Santos, L.F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, L.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
RESUMO: O educador além de ensinar as disciplinas vistas na escola, deve incutir em sala
de aula discussões/situações que promovam reflexões a respeito do meio ambiente e
da sociedade. Logo, objetivou-se estimular o uso de experimentos simples e de
baixo custo, que promovam o entendimento do conteúdo de forma fácil e prática,
para assim instruir os futuros docentes a despertar o interesse dos educandos às
questões ambientais. Para tanto, aplicou-se uma oficina aos graduandos da UEPA,
onde os mesmo foram convidados a participar de um jogo didático e elaborarem seus
próprios experimentos para assim enxergarem a química em um ponto de vista
ambiental. Diante disto, percebeu-se uma maior interação professor-aluno-conteúdo
e relevantes discussões sobre o tema com olhar critico e participativo.
PALAVRAS CHAVES: química ambiental; ensino; experimentação
INTRODUÇÃO: Os processos químicos que ocorrem no ambiente, sejam eles naturais ou causados
pelo homem, são analisados com a finalidade de verificação de dados para
monitoramento e analise para futuros resultados mostrados em estudos que
englobam temáticas ambientais. Sendo a química já intitulada como matéria de
grande dificuldade encontrada pelos alunos, alguns mecanismos tem se mostrado
aliados a práticas metodológicas que auxiliem e viabilizem o melhor entendimento
desta disciplina. Neste contexto a experimentação, bem como discussões
socioambientais, são instrumentos muito úteis à figura do professor. Elas
poderão ajudar a tornar o ensino mais atrativo e contextualizado.
Para amenizar estes problemas, várias propostas vêm sendo apresentadas,
destacando-se o emprego de aulas experimentais. A Química surgiu como uma
ciência experimental, onde os modelos e conceitos foram construídos a partir da
observação dos fenômenos naturais. De forma análoga, as aulas experimentais são
componentes fundamentais para a construção do conhecimento no processo de
ensino-aprendizagem. Apesar da experimentação sempre ter estado presente no
ensino de Química, somente nas últimas décadas despontaram propostas de
atividades preocupadas com a formação de conceitos e adequação à realidade do
aluno. Estas propostas procuraram contextualizar os conteúdos químicos e suas
aplicações tecnológicas nos âmbitos social, histórico, político e ambiental.
Desta forma, objetivou utilizar metodologias embasadas em uma maior vinculação
dos conteúdos com o meio ambiente, preconizando um modo prático e atrativo de
ensinar, trazendo o lúdico para a sala de aula, de modo que se possa participar
da construção social do alunado, visando sempre despertar à importância
ecológica dos conteúdos ministrados em sala de aula.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa teve como lócus Universidade do Estado do Pará mais especificamente o
laboratório de química da instituição. A população da pesquisa foi graduandos do
Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química, com
uma amostra de 15 participantes. A natureza de analise dos resultados baseou-se
no método quantitativo e qualitativo, sendo utilizado como coleta de dados
questionários contendo perguntas abertas e fechadas além de observações não
sistematizadas.
A investigação foi dividida em duas etapas, sendo que na primeira foi a
aplicação de uma oficina a respeito do tema em estudo e a segunda etapa,
consistiu em aplicação de questionários ao termino da oficina.
A respeito das oficinas as discussões foram em torno de questão ambiental como,
Gás carbônico, Combustão e Chuva Ácida. Para a amostra em estudo, solicitou-se
que eles realizassem uma simulação de ensino, no qual eles teriam que aplicar
essa temática à conteúdos químicos e usar como ferramenta a experimentação para
realizar esse processo. Os mesmo, divididos em pequenos grupos, receberam
material de apoio para assim construírem seus roteiros experimentais, realizarem
discussões e por fim testar o experimento, sendo este construído de forma fácil
e prática.
Após este momento houve a socialização dos trabalhos de todos os grupos e a
aplicação dos questionários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os questionários investigativos aplicados com os discentes, após a prática
concretizada, demonstraram resultados satisfatórios, revelando de forma geral,
quais são a impressões deles à respeito do uso da experimentação com a temática
ambiental no ensino de química, no qual todos eles responderam que o uso de tal
método possibilita a compreensão mais eficaz e de forma mais clara dos conteúdos
e dos problemas ambientais, de onde poderá desencadear discursões a respeito de
tal temática, despertando a visão crítica do aluno sobre esses assuntos,
possibilitando assim o desenvolvimento de conhecimento teórico prático, para que
o indivíduo possa atuar de forma consciente na sociedade que o cerca (DIAS,
2004).
Durante a oficina houve inúmeros levantamento de hipóteses, incentiva assim,
busca ao um espírito científico, pois se acredita que através de problemáticas
pode-se obter o verdadeiro espírito científico dos estudantes, uma vez que todo
conhecimento é resposta a uma pergunta (BACHELARD, 1996), e assim induzindo os
estudantes a enxergar saídas que contribuam para a melhoria do bem estar social.
Os futuros docentes ressaltam também que é possível o professor trabalhar com
experimentos simples e de baixo custo com seus alunos, salientando a importância
da junção da pratica com a teoria e que tal metodologia ocasiona em qualquer
nível escolar interesse nos conteúdos por parte dos estudantes (GIORDAN, 1999),
pois torna a aula mais dinâmica e participativa, onde o professor poderá
trabalhar com a curiosidade do aluno. Conseguindo dessa forma atraí a visão do
alunado para os conteúdos e questões ambientais.
CONCLUSÕES: É necessário o constante incentivo de ações escolares que buscam o olhar crítico a
respeito das questões ambientais. Onde, alunos e professores ao utilizarem a
experimentação como ferramenta metodológica, possa também relacionar o ensino da
química com questões relacionadas ao meio ambiente.
Logo, os conhecimentos abordados podem ser mais bem repassados para o alunado e os
mesmos poderão absorver o conteúdo de forma mais clara, e relacioná-los ao seu
cotidiano, propondo soluções, relacionando os conteúdos com sua vida e entendendo
e preservando o meio ambiente.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente à Deus, nossa família, amigos, orientadora, pela fé,
pela confiança depositada, motivação que obtivemos ao nosso redor.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: Contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Esteia dos Santos Abreu. - Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
DIAS, Geraldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. Ed. 9. São Paulo: Gaia, 2004.
GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. II Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Valinhos: São Paulo, set. de 1999.