Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO:  A UTILIZAÇÃO DA FEIRA DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 
AUTORES:  Souza, F.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)  ; Silva, N.C.L. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)  ; Sousa, B.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)  ; Ribeiro, L. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)  ; Vanuchi, V.C.F. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)  ; da Silva, A.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)  ; Cunha, E.M.F. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)
RESUMO:  Aulas práticas tornam as aulas de química menos cansativas e despertam nos 
alunos um interesse maior pela Ciência. Esse trabalho trata da utilização da 
Feira de Química como interventora no processo de ensino-aprendizagem de alunos 
do Ensino Médio, com o objetivo de tornar evidente a importância de trabalhar 
experimentalmente os conteúdos de Química, visando maior esclarecimento dos 
conceitos para os alunos. Para a realização do evento foram realizados encontros 
com os alunos para auxiliá-los sobre as dúvidas com os procedimentos 
experimentais e quanto ao conteúdo de química a ser abordado. Após a realização 
da feira, aplicaram-se questionários e a partir das respostas pode-se concluir 
que a feira proporcionou maior compreensão e interesse por parte dos alunos em 
na disciplina de química.
PALAVRAS CHAVES:  Ensino-aprendizagem; Feira de Química; Experimentos
INTRODUÇÃO:  A escolha da metodologia de ensino utilizada pelo educador é de extrema 
importância, pois a partir dela é possível obter resultados mais satisfatórios 
no processo ensino-aprendizagem, onde o aluno poderá aprender o conteúdo através 
de meios que não se restrinjam aos conteúdos teóricos ministrados em sala de 
aula e as provas bimestrais. Práticas que têm influenciado negativamente a 
aprendizagem dos alunos, uma vez que não conseguem perceber a relação entre o 
que estudam na sala de aula e o seu cotidiano (MIRANDA e COSTA, 2007). Segundo 
Nóbrega (2011), os professores de Química enfrentam alguns problemas na sala de 
aula, no que diz respeito às aulas práticas, como: falta de experiência dos 
professores para incluir as atividades de laboratório no escasso tempo 
disponível, más condições das instalações dos laboratórios e a falta de tempo do 
próprio professor na hora de preparar as aulas práticas. A Feira de Química é um 
evento onde os alunos são responsáveis pela própria organização e comunicação de 
seus trabalhos, e em equipe, fazem investigações corretas e buscam informações 
dos dados reunidos sobre o conteúdo existente associando a prática com a teoria. 
As escolas públicas devem instigar juntamente com seus professores e alunos o 
conhecimento das áreas das ciências, não somente a parte teórica que nem sempre 
despertam a atenção, mas incentivar a atenção de seus alunos de forma simples, 
com que trabalham experimentos e atividades diferenciadas. Dentro deste 
contexto, o Projeto da Feira de Química surgiu com o objetivo de estabelecer uma 
relação entre os conteúdos ministrados em sala de aula e a prática experimental 
na disciplina, com o objetivo de minimizar as dificuldades de ensino dos 
conteúdos de Química (SALVADEGO, 2007).
MATERIAL E MÉTODOS:  A abordagem do presente trabalho esta embasada na execução da I Feira de Química 
Experimental realizada na escola Estadual de Ensino Médio Jovem Gonçalves 
Vilela, localizada no município de Ji-Paraná/RO. A Feira foi realizada com todos 
os alunos da escola e conduzida em quatro etapas: a primeira consistiu na 
formação de grupos separados por série, com o objetivo que cada grupo 
trabalhasse apenas experimentos relacionados ao conteúdo que já havia sido 
trabalhado em sala de aula, a segunda etapa caracterizou-se pela escolha e 
seleção dos experimentos, bem como a distribuição do cronograma das atividades 
para cada grupo, contendo as regras do evento, tipo de avaliação e premiação. A 
terceira etapa foi o teste dos experimentos onde cada grupo pode tirar suas 
dúvidas com os pibidianos sobre o tema que iriam abordar. A quarta etapa foi a 
aplicação de questionários subjetivos com 06 questões aos alunos sobre a 
compreensão do conteúdo trabalhado; Dificuldade de compreensão do conteúdo antes 
e após a Feira; além da investigação sobre sua opinião sobre a Feira e sua visão 
sobre a disciplina de Química antes e após a Feira. Os dados obtidos através dos 
questionários aplicados foram analisados e seus dados foram tabulados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  Durante a I Feira de Química Experimental, foram realizados 34 experimentos e 
observou-se grande interesse por parte dos alunos, que apresentavam domínio do 
que estava sendo demonstrado ao público do evento. Evidenciou-se a partir dos 	
questionários aplicados que 90% dos alunos acharam a feira um evento muito 
produtivo, conforme relato do aluno: “um evento que promoveu bastante interação 
entre os alunos e comunidade, foi importante para fixar a teoria”. O que mais se 
destacou na Feira foi a contextualização do conteúdo ao cotidiano do aluno. A 
partir da aplicação dos questionários constatou-se a visão do aluno sobre a 
disciplina antes e depois da Feira, conclui-se que a aplicação de experimentos 
relacionados ao conteúdo abordado em sala de aula obteve grande êxito em relação 
à assimilação do conteúdo, segundo relato dos alunos entrevistados “a disciplina 
é chata, só cálculos” e “antes parecia ser mais complicada, não tinha visão de 
nada” e o relato dos mesmos alunos após a feira: “algo que possibilita a 
criatividade, é muito divertido e muito interessante” e “mostra novas visões”. 
Os alunos demonstraram um maior interesse pela a disciplina de Química, deixando 
bem claro que anteriormente não gostavam da matéria por causa do seu caráter 
descritivo, pois os mesmos não conseguiam se apropriar do conteúdo que eles não 
tinham tido contato experimental. Os resultados mostraram que 83% dos alunos 
acharam a disciplina se torna mais fácil quando é possível observar na prática, 
a teoria. A atividade realizada revelou-se extremamente produtiva para os 
alunos, já que os mesmos puderam relacionar o conteúdo da disciplina de Química 
trabalhado em sala de aula com a prática, proporcionando assim, um processo de 
ensino-aprendizagem mais eficaz.
CONCLUSÕES:  Com a realização da feira de química foi possível observar que embora muitos 
alunos não gostassem de química, a grande maioria, passou a vê-la com outros 
olhos, observando-a não apenas como uma matéria chata e monótona, mas com uma 
matéria que pode abranger várias áreas da vida, muitos puderam evidenciar isto 
através dos experimentos abordados durante a feira, sobre como a química pode ser 
simples e de que a está presente em todo meio em que vivemos. A partir do evento 
os alunos passaram a procurar mais efetivamente os pibidianos, para tirar dúvidas 
e sugerir a aplicação de novas práticas.
AGRADECIMENTOS:  A CAPES pelo apoio financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007.
NOBREGA, A. M.; SILVA, T. S.; DELGADO, V. K. S.; SILVA, M. T. S.; SANTOS, J. S.. Análises e hipóteses de técnicas de ensino que venham a favorecer no estudo da química. In: VI CONNEPI, 2011, NATAL. Ciências Exatas e da Terra. Natal: Copyright, 2011. V. Único. P. 2653-2659.
SALVADEGO, W. N. C. A atividade experimental no ensino de Química: uma relação com o saber profissional do professor da escola média. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina-Pr, 2007.
