Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ANÁLISE DO PERFIL DO PROFESSOR DE QUÍMICA DE ACORDO COM SUAS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFPI/PICOS- PI.
AUTORES: Sousa, F.I. (IFPI) ; Ferreira, S.C. (IFPI) ; Macêdo, S.D. (IFPI) ; Carvalho, F.L.S. (IFPI) ; Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Moura, M.N.T.S. (IFPI) ; Santos, C.V. (IFPI) ; Araújo, N.A.F. (UESPI) ; Araújo, J.L. (IFPI) ; Veloso, E.S. (IFPI)
RESUMO: A área da educação exige que os professores sejam cada vez mais qualificados,
tendo domínio nas áreas que atuam. Sendo assim o trabalho teve como objetivo
observar qual o perfil do professor de química de acordo com a metodologia adotada
nas suas aulas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de
dados foi feita por questionários, contendo questões sobre a sua formação e
metodologias, foram entregues aos docentes efetivos que lecionam a disciplina de
Química no Ensino Médio no Instituto Federal. Dos quatros docentes, apenas dois
participaram. Com as informações adquiridas concluiu-se que os docentes do
Instituto Federal, possuem uma boa metodologia para o desenvolvimento dos
conhecimentos sobre os conteúdos de Química.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Metodologia; Perfil do Professor
INTRODUÇÃO: O mundo da educação exige que os docentes sejam cada vez mais qualificados, que
tenham domínio nas áreas que atuam, saibam aproveitar o tempo de aula de forma
criativa. Deve-se ter em mente que o professor assume um papel insubstituível no
processo e no desenvolvimento de uma sociedade, sendo profissão de educar a base
de todas as outras.
A melhoria do ensino de Química também está voltada para a formação do
professor. Saber o perfil dos professores de Química do Ensino Médio é muito
importante, pois esses docentes devem ter uma formação sólida e possuir um
conhecimento abrangente na área específica, já que estão trabalhando para a
formação de seus alunos.
Os docentes devem criar uma metodologia, ou várias, que venha a construir no
aluno a compreensão dos conteúdos de química. Nisso cabe ao professor trabalhar
com uma linguagem mais clara e mais eficiente, trazendo fatos do cotidiano e
possibilitando uma melhor compreensão.
Sendo assim o trabalho teve como finalidade identificar se a formação dos
professores afeta na postura adotada em sala de aula; quais são as suas
metodologias aplicadas e se essas mudam de acordo com o assunto. No entanto o
objetivo geral é observar qual o perfil do professor de química de acordo com a
metodologia adotada nas suas aulas.
MATERIAL E MÉTODOS: O local da pesquisa foi o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí
(IFPI), Campus Picos-Pi, referindo-se ao perfil do professor de Química de
acordo com sua metodologia utilizada no Ensino Médio, apresenta quatro
professores, sendo que apenas dois participaram da pesquisa. A coleta de dados
foi através de questionários feitos aos docentes efetivos, continha questões
objetivas e subjetivas, sobre o perfil do docente, a metodologia utilizada e se
essa metodologia muda de acordo com os conteúdos, se sua formação acadêmica
influencia na postura adotada em sala de aula, entre outras questões
relacionadas com a sua metodologia. O referencial teórico que fundamenta esse
artigo, além dos PCN e PCEM- que orienta a abordagem metodológica no ensino da
Química – utilizamos com referencial: Edgar Morin que define quais os saberes
necessários à educação do futuro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quanto à formação de um dos professores, possui especialização e este cursando
mestrado, embora na sua formação de pós-graduação não tenha visto metodologias
de ensino pra as ciências e /ou química, dispunha de aulas com vários de tipos
de metodologias, afirmando que as metodologias a serem desenvolvidas variam de
acordo com cada conteúdo de química a ser aplicada em sala de aula, predominando
a aula expositiva e dialogada, pois acredita que através dessa consegue instigar
o aluno a pesquisar e procurar mais informações sobre o conteúdo trabalhado,
aproveitando essa técnica para contextualizar a disciplina com outras áreas,
sendo então que a sua aula também vem a prevalecer a contextualização.
O segundo professor consultado, possui apenas graduação em Licenciatura em
Química, estando cursando a especialização em docência no ensino superior.
Afirma que na sua graduação aprendeu sobre metodologia de ensino para as
ciências com foco em química. Quanto ao tipo de metodologias trabalhadas na sala
de aula, contempla a aula expositiva associada a trabalhos de pesquisa. O
docente afirma ainda que não considera suas metodologias inovadoras e sim
criativas, estando sempre buscando trabalhos na área de ensino de química e
adaptando-os a realidade local para melhorar a compreensão e assimilação dos
alunos para os conceitos fundamentais da química.
CONCLUSÕES: Com as informações adquiridas através da pesquisa, conclui-se que os docentes do
Instituto Federal, possuem uma boa metodologia para o desenvolvimento dos
conhecimentos sobre os conteúdos de Química. O perfil desses professores se resume
em privilegiar os seus alunos, facilitando a aprendizagem, percebendo assim então
que esses docentes estão contribuindo significativamente para a melhoria do ensino
de Química.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,o ensino médio ; volume 2) 2006.
MEC,BRASIL, Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,o ensino médio ; volume 2) 2006.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasilia, DF: UNESCO, 2000.