Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Produção de sabão líquido no Ensino Médio
AUTORES: Ricardo da Silva, J. (FAMASUL) ; José Alves Júnior, C. (FAMASUL) ; Mylena Pereira Silva, L. (FAMASUL) ; Cleiton Oliveira, A. (FAMASUL) ; de Cássia Correia Lins da Rocha, R. (FAMASUL) ; Tainá Silva, G. (FAMASUL) ; Avelino da Silva, J. (FAMASUL)
RESUMO: Este trabalho tem como finalidade motivar a aprendizagem de química por meio da
fabricação de sabão líquido reaproveitando o óleo de cozinha e com a utilização
de
materiais de baixo custo. Com isso, estudar um pouco sobre a história da
fabricação do sabão, a reação de saponificação, como funcionam as propriedades
apolar e polar da molécula de sabão durante a limpeza de gorduras, a
contextualização do ensino de química e a conscientização sobre a reciclagem do
óleo de cozinha dando ao mesmo um fim sustentável. A metodologia utilizada
abordou
aula expositiva, além da experimentação como recurso dinâmico e facilitador do
processo de ensino aprendizagem nas aulas de química do 2º ano do ensino médio
da
Escola Estadual Major Luiz Cavalcante do município de Jacuípe-AL.
PALAVRAS CHAVES: Contextualização; Sustentabilidade; Saponificação
INTRODUÇÃO: A produção de sabão é uma das mais antigas reações químicas conhecidas. Não se
conhece a sua origem, mas é provável que tenha sido descoberta por acidente quando
ao ferverem gordura animal contaminada com cinzas, nossos ancestrais perceberam
uma espécie de coalho branco flutuando sobre a mistura. O historiador romano
Plínio, o velho (23-79 d.C), já descreve a fabricação do sabão duro e do mole, mas
somente a partir do século XIII este passou a ser produzido em grande escala.
Temos como objetivo facilitar o processo de ensino aprendizagem da química
principalmente ao assunto de reações químicas colaborando de forma significativa,
contextualizada e relacionando teoria e prática.
MATERIAL E MÉTODOS: Materiais
02 litros de óleo;
Coador de papel;
35 litros de água;
01 litro de álcool;
02 litros de agua gelada;
02 copos de açúcar;
740g de soda caustica.
Modo de fazer
Coloque a água gelado e a soda caustica e mexa até derreter, coloque 2l de óleo
mexa mais. A mistura nesse instante vai mudar de cor , quando começar a dar uma
espuma por cima, e formar uma pasta já esta na hora de jogar a solução em tanque
com 35l de água bata por uns cinco minutos. Depois acrescente os dois copos de
açúcar. Coloque em recipiente adequado.
A parte experimental possibilitou aos estudantes utilizar os conhecimentos
teóricos e observar cada processo, fazendo anotações do que acontecia em cada
momento, aguçando a curiosidade e estimulando o questionamento e discussão.
Após a realização foi feito o debate sobre o que foi observado, esclarecendo as
dúvidas e pode-se perceber a interação, participação, envolvimento do grupo e
desejo em aprender. Demonstrando assim, a importância da associação entre teoria
e prática que fortalecem o desenvolvimento da aprendizagem e também do ensino.
Em suma foi um dia muito proveitoso, cheio de descobertas e aprendizado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Mesmo no século XXI cercados por tantos avanços tecnológicos como acessibilidade
a internet, livros, revistas e eventos de química, esta por sua vez, ainda é
apresentada na sala de aula de forma mecanizada por meio da memorização, treino
e repetição de conceitos e fórmulas tornando os conteúdos monótonos e sem valia.
Através da fabricação de sabão líquido pode ser trabalhado os assuntos sobre
reações químicas, fatores que aceleram uma reação, propriedades apolares e
polares em relação a reação de saponificação e como essas moléculas interagem na
limpeza de gordura, além de contribuir para a sustentabilidade dando um fim
adequado ao óleo utilizado em frituras. A aula expositiva com a utilização do
data show facilitou e muito a compreensão dos alunos abordando no primeiro
momento uma abordagem histórica, estudo sobre reações químicas e em seguida a
reação de saponificação.
CONCLUSÕES: A química é uma ciência fascinante que nos permite compreender e manipular a
matéria. Aplicar uma aula experimental de saponificação e conscientização da
reciclagem do óleo foi de suma importância, pois permitiram a compreensão do
assunto sobre reações químicas, propriedades apolares e polares, agente que
aceleram a reação. Tal abordagem da aula teórica seguida de prática proporcionou
maior envolvimento dos estudantes com o assunto e o desejo de aprender, tornando o
ensino prazeroso e aplicável em situações do dia a dia.
AGRADECIMENTOS: A Deus autor de toda a sabedoria, FAMASUL.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Peruzzo,F. M. e Canto, E. L. do, Editora Moderna (2003). São Paulo.