53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Relato de Experiência do PIBID QUÍMICA UFPE/CAA: Contextualização da Química através do Workshop

AUTORES: Silva, A.S. (UFPE) ; Cordeiro, A.M. (UFPE) ; Silva, J.T. (UFPE) ; Gomes, E.O. (UFPE) ; Gomes, M.R.S. (UFPE) ; Silva, B.B.S. (UFPE) ; Novaes, L.R. (FACULDADE FAFIRE) ; Sá, R.A. (UFPE)

RESUMO: O programa PIBID QUÍMICA UFPE/CAA, promove a integração entre universidade e escola, de modo a estabelecer projetos de cooperação com a finalidade de elevar a qualidade do ensino. O Workshop assume um papel importante dentro de uma escola no que diz respeito à aprendizagem e ao entendimento das etapas que envolvem a construção do conhecimento científico. O trabalho tem como objetivo relatar uma experiência do projeto PIBID QUÍMICA UFPE/CAA “Workshop de Química” como atividade que tem contribuído no ensino-aprendizagem e incentivo dos alunos pelo estudo desta ciência. Eventos como esse faz com que haja uma maior interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Proporcionando uma evolução no aprendizado, além de estimularem o interesse e satisfação nas atividades desenvolvida.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; Ensino de Química; Workshop

INTRODUÇÃO: O programa PIBID QUÍMICA UFPE/CAA, implantado no Campus Agreste em 2012, promove a integração entre universidade e escola, de modo a estabelecer projetos de cooperação com a finalidade de elevar a qualidade do ensino. A contextualização no ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula, aproximando os alunos do conhecimento científico. Tais ações, em disciplinas como a química, são importantes. Pois, facilitam o processo de ensino-aprendizagem (ZANON & PALHARINI, 1995). Para VYGOTSKY (2007), o aluno exerce um papel ativo no processo de aprendizagem, por apresentar condições de relacionar o novo conteúdo a seus conhecimentos prévios, e o professor se torna o responsável por criar zonas de desenvolvimento proximal, ou seja, proporciona condições e situações para que o aluno transforme e desenvolva em sua mente um processo cognitivo mais significativo. Segundo CAVALCANTE (2008), a utilização de experimentos no ensino de química, é indispensável no processo de ensino-aprendizagem dos diversos conteúdos do conhecimento científico no sentido de favorecer a construção de inter-relações entre a teoria e a prática, bem como relações entre as concepções prévias do aluno e as novas ideias que serão trabalhadas. O PIBID QUÍMICA UFPE/CAA, desenvolve mensalmente a atividade didática “Workshop de Química”. Onde, os bolsistas e alunos do Ensino Médio, mostram experimentos simples que abordam os conteúdos de uma forma contextualizada. Oferecendo aos estudantes uma aprendizagem significativa, ligando teoria e prática e assim, instigando-os para o estudo da química. O trabalho tem como objetivo relatar uma experiência do projeto PIBID QUÍMICA UFPE/CAA “Workshop de Química” como atividade que tem contribuído no ensino-aprendizagem e incentivo dos alunos pelo estudo desta ciência.

MATERIAL E MÉTODOS: As atividades experimentais do PIBID QUÍMICA-CAA no “Workshop de Química” englobam a utilização de materiais do cotidiano dos alunos. Além de não oferecerem riscos de incêndio, explosão ou intoxicação. Tendo como objetivo a aprendizagem dos conceitos químicos e estimulá-los ao estudo desta ciência. A organização dar-se da seguinte forma: primeiramente é feito um levantamento, pelo bolsista PIBID, das dificuldades encontradas em cada conteúdo abordado pelo professor em sala de aula. Em seguida, é organizada uma discussão com todos os membros do projeto para discutir a melhor forma de solucionar os questionamentos levantados através de experimentos simples. Cada bolsista PIBID é responsável pela organização, aplicação e avaliação da atividade. Procurando sempre envolver alunos da escola. No intuito de que eles, além de aprenderem o que está sendo abordado, instiguem novos colegas para o envolvimento no projeto. Após experimentos organizados e testados, previamente, conceitos discutidos pelo grupo, são dispostos bancadas ao longo do pátio da escola e assim, a atividade é iniciada. As avaliações da atividade, são realizadas a medida que cada alunos visita as bancadas. Procura-se questioná-los sobre o que está acontecendo, se compreenderam a abordagem dada, entenderam os conceitos ou se sabem exemplifica ou relacionar com o seu dia-a-dia. No final da atividade, todos os bolsistas se reúnem e fazem uma avaliação do que foi abordado com intuito de sempre melhorar nos próximos workshops.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto PIBID QUÍMICA, está estruturado em dois tipos de atividades: atividades regulares com a presença dos bolsistas na sala de aula, reuniões semanais planejando atividades; Atividades complementares com gincana interdisciplinar, feira de conhecimentos e Workshop. O laboratório deve ser expandido para ambientes nos quais o aluno está cotidianamente inserido: pátio da escola, a cozinha, o jardim e a sala de aula que são ambientes férteis para o desenvolvimento de experimentos que instigam-nos o caráter investigativo. O workshop, que acontece no pátio da escola, já abordou diversos conteúdos: Estequiometria, com a produção do doce “brigadeiro” e aplicação do jogo lúdico; Misturas com oficina didática lúdica utilizando materiais do cotidiano (cartolinas, tintas, massa de modelar lápis de cor e pincéis); Tabela periódica, relacionando os elementos químicos e o corpo humano. Conceitos de Ácidos e bases, através de experimentos didáticos sobre o pH de substâncias do cotidiano dos alunos utilizando extrato de repolho roxo. Modelos atômicos a partir do planejamento e realização de atividades de ensino envolvendo vídeo, cartazes e desenhos. Os Segredos do Átomo e a natureza elétrica da matéria; Condutividade Elétrica das Soluções. Estas atividades foram organizadas através de sequências didáticas, procurando introduzir aspectos conceituais dos conteúdos com abordagens contextualizada, interdisciplinar e experimental. Temos observado, com atividade workshop, um envolvimento maior dos alunos com o projeto PIBID. Pois, a forma com que são abordadas as temáticas pelos bolsistas, faz com que haja uma maior interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Proporcionando uma evolução no aprendizado, além de estimularem o interesse e satisfação nas atividades desenvolvida.

CONCLUSÕES: A contextualização no ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula. A utilização de experimentos simples nas aulas é um componente indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. O workshop tem contribuído para o ensino-aprendizagem da Química, auxiliando na compreensão dos conceitos abordados. Consequentemente, o PIBID QUÍMICA UFPE/CAA, tem procurado minimizar os problemas ligados ao ensino-aprendizagem desta ciência na escola em que atua.

AGRADECIMENTOS: A CAPES e ao PIBID Química UFPE/CAA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAVALCANTE, D. D.; SILVA, A. F. A. Modelos Didáticos de Professores: Concepções de Ensino-Aprendizagem e Experimentação. Curitiba/PR, UFPR, Julho de 2008.

VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. In: Interação entre aprendizado e desenvolvimento (Cap. 06). 7º ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 87 – 106.

ZANON, L. B. e PALHARINI, E. M. A.Química no ensino fundamental de ciências. Química Nova na Escola, n. 2, p. 15-18, 1995.