Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS PICOS PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTORES: Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Silva, S.R. (IFPI) ; Coelho, F.L. (IFPI) ; Sousa, J.A. (IFPI) ; Lima, R.N.N. (IFPI) ; Veloso, E.S. (IFPI) ; Ferreira, S.C. (IFPI) ; Piauilino, C.A. (UFPI) ; Coelho, A.S.L. (IFPI) ; Sousa, F.A. (IFPI) ; Sousa, F.I. (IFPI) ; Amorim, C.M.F.G. (IFPI)
RESUMO: Pesquisas apontam que tem diminuído, por parte dos jovens, a procura em
ingressar na carreira de magistério e quando ingressam não atuam na carreira
supracitada. Com base nessa assertiva, o presente trabalho tem como objetivo
promover uma comparação acerca das expectativas profissionais dos alunos
ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Química e identificar se
os mesmos pretendem seguir na docência dentro da educação básica, bem como
conhecer as principais motivações referentes à respectiva escolha. O estudo
levantado ratifica as pesquisas, identificamos que as expectativas dos alunos
ingressantes diferem dos alunos concluintes em atuar na docência, resultando que
a maioria não tem interesse em seguir na docência, devido principalmente a pouca
valorização do profissional.
PALAVRAS CHAVES: Expectativa do aluno; Caminhos da docência; Valorização profissional
INTRODUÇÃO: Sabemos que os desafios da profissão docente são muitos: dentre eles, estão às
más condições de trabalho, baixa expectativa de renda, inexistência de planos de
carreira, jornadas de trabalho excessivas, além de outras questões de natureza
formativa (Sá, 2009). Essa realidade apresentada tem resultado na falta de
professores nos diferentes níveis de ensino. No Brasil, em especial, a escassez
de profissionais na educação básica nas áreas de ciências da natureza no Ensino
Médio vem sendo objeto de discussão.
Um estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO),
apontou que no Brasil, o salário médio de um professor em início de carreira é
um dos mais baixos precisamente, ele é o antepenúltimo da lista dos mais baixos
entre os 38 países pesquisados (RUIZ, 2005 p. 8).
Segundo Brasil (2007) tem-se um grande déficit docente no Ensino Médio,
particularmente nas disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia. A
disciplina Química se encontra num percentual de 13% dos docentes em atuação que
possuem licenciatura na disciplina ministrada.
Diante do exposto acima, no presente trabalho objetivamos ampliar a discussão
sobre o tema, e comparar a respeito das expectativas profissionais dos alunos
ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Química do Instituto
Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, no campus de Picos, se os
mesmos pretendem seguir na docência dentro da educação básica, bem como conhecer
as principais motivações da respectiva escolha ou não escolha.
MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa teve como abordagem a pesquisa qualitativa, uma vez que está
de acordo com a definição de Bogdan e Biklen (1994), que a entendem como uma
metodologia de investigação que enfatiza a descrição, a indução, a teoria
fundamentada e o estudo das percepções pessoais.
Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2013
no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, no Campus
Picos. Para tal, foram aplicados 30 questionários aos alunos formandos, sendo
esses do oitavo módulo e sexto módulo e aos alunos do primeiro e terceiro
módulo, esses um total de 30 alunos, totalizando 60 questionários abertos
abrangendo mais de 80% dos alunos regularmente matriculados no curso de
Licenciatura em Química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise dos questionários dos alunos do sexto e oitavo módulo, do
curso de Química, contatou-se que apenas 17,5% pretendem seguir a docência na
educação básica, 28,2% almejam seguir na carreira pública em áreas de nível
superior fora do campo da docência e 54,3% pretendem fazer pós-graduação e
posteriormente atuar na educação superior. Dentre os alunos do primeiro e
terceiro módulo, 46,6% mostraram ter o interesse em seguir a docência, 33,3%
almejam fazer uma pós-graduação e 19,9% pretendem trabalhar como autônomo.
Os alunos que escolheram seguir a docência na educação básica, relataram como
motivação principal o gostar da profissão e a satisfação de poder contribuir com
o progresso humano. É como afirma um dos licenciandos, “Escolhi essa profissão
por ela se adequar as minhas características. Ela é importante para o
desenvolvimento do país, além de ser muito gratificante por está contribuindo
com o progresso humano e com a formação dos futuros médicos, advogados,
engenheiros e professores”.
Dos que não pretendem seguir a área de docência, merece destaque as motivações
presentes no discurso de um dos entrevistados do curso: “até gosto da ideia de
ser professor de química, tenho muita afinidade com a química e com a docência.
Só não aceito a ideia de ter extensa jornada de trabalho, com salários e
condições de trabalho nada agradáveis e sem nenhuma valorização profissional
tanto por parte dos alunos, quanto pela sociedade de um modo geral”.
De uma forma geral, constatou-se que a porcentagem dos alunos ingressantes que
pretendem atuar na docência é diferente da grande maioria dos alunos concluintes
do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Piauí, apesar de
100% dos alunos responderem que se sentem preparados para tal atribuição.
CONCLUSÕES: O estudo ratifica as pesquisas, acerca da falta de jovens interessados em seguir
na docência na educação básica. Constatou-se que a porcentagem dos alunos
ingressantes que pretendem atuar na docência é diferente da grande maioria dos
alunos concluintes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do
Piauí, onde os mesmos se consideram capacitados em atuar na educação básica. Dessa
forma, os agentes responsáveis, precisam primeiramente colocar a educação em
primeiro plano e investir, principalmente em políticas de valorização do professor
e dos profissionais da educação.
AGRADECIMENTOS: A Deus.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Relatório produzido pela Comissão Especial instituída para estudar medidas que visem a superar o déficit docente no Ensino Médio (CNE/CEB), maio 2007.
RUÍZ, Antônio Ibanez e cols. Escassez de professores no ensino médio: soluções emergenciais e estruturais. Membros da câmara de Educação Básica do conselho Nacional de Educação. 2005.
SÁ, L.P. Narrativa autobiográfica de estudantes de Química: reflexões sobre a atividade docente. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 2, p. 617-627, 2009.