53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: APLICAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COM TURMAS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Rodrigues, C.J.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Orlanda, J.F.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO)

RESUMO: O projeto tendo por objetivo a inclusão dos jovens alunos às praticas laboratoriais no intuito de que participem ativamente do seu processo de aprendizagem dentro das escolas nas disciplinas de ciências, trabalhando com laboratórios didáticos, utilizando a experimentação em Química como recurso de ensino e aprendizagem. Sendo aplicada no Centro de Ensino Nova Vitória, com os alunos do ensino médio do turno vespertino. As práticas aplicadas tiveram como objetivo ampliar os conteúdos ministrados pelos professores acentuando os conhecimentos obtidos nas aulas teóricas fundamentadas pelos livros didáticos.

PALAVRAS CHAVES: ENSINO; CIÊNCIAS; AULAS ALTERNATIVAS

INTRODUÇÃO: O ensino da rede púbica brasileira ultimamente vem se desenvolvendo de forma letárgica principalmente o ensino fundamental e médio se comparado com a rede privada, atualmente, todos os níveis de ensino privado no Brasil (fundamental, médio e superior) apresentam melhores médias de avaliação do que o ensino público (MIRANDA, J. 2013), sendo que as causas desse fato podem ser as mais diversas possíveis, e o fato de as instituições privadas disporem de uma “educação mais aprofundada” acaba influenciando diretamente na ingressão no ensino superior e na formação acadêmica desses alunos que vem de escolas públicas. Já que não dispõem de recursos financeiros, e segundo os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostram que apenas 9% dos jovens entre 18 e 24 anos entram no curso superior, (FRIGOTTO, G. 2013). Normalmente as aulas ministradas nas escolas públicas são dadas de forma teórica sem o aprofundamento pratico, sendo que essa forma de educação tradicional não é de hoje, ao final do século XX percebe-se, ainda, no Ensino de Ciências um fecundo distanciamento entre a teoria e a prática. Apesar de inúmeros esforços de estudiosos da área da educação em romper com essa dicotomia, ainda, nutre-se uma produção do conhecimento científico distanciado da realidade humana, (OLIVEIRA. Et.al. 2010). Assim sendo vemos a necessidade do ensino prático aliado ao ensino teórico em sala de aula a todos os alunos de todos os níveis educacionais.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi executado em uma escola da rede publica Estadual na região Tocantina. Sendo aplicada no Centro de Ensino Nova Vitória, com os alunos do ensino médio do turno vespertino. As práticas aplicadas tiveram como objetivo ampliar os conteúdos ministrados pelos professores acentuando os conhecimentos obtidos nas aulas teóricas fundamentadas pelos livros didáticos. Na execução do projeto na escola foi realizada uma pesquisa com alunos para avaliação do rendimento escolar nas disciplinas de ciências e o nível de contato dos mesmos com laboratório e aulas práticas. As perguntas eram em sua maioria de natureza objetiva, sendo cerca de 20% delas discursivas O procedimento foi realizado com autorização da diretora da escola, e manteve-se o anonimato dos entrevistados ao longo do estudo. A entrevista estruturada com o auxilio de um questionário abrangeu dois eixos temáticos: a) o perfil socioeconômico e a formação profissional do professor; e b) a metodologia de ensino e avaliação em sala de aula. Após cada aula prática os alunos produziam um relatório. A pesquisa foi aplicada para 150 alunos do ensino médio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados mostraram que diante do rendimento dos alunos na área de ciências apenas 59% afirmaram se saírem bem nas disciplinas de química, Lima et. al. 2012, coloca que a proposta pedagógica tradicional dos professores sobre ministrarem apenas aulas teóricas ainda vem sendo uma constante, contudo, é necessário que ainda na formação acadêmica estes sejam instigados a trabalharem de maneira lúdica e prática em sala de aula, como afirma a LDB. Ainda em relação à pesquisa feita com os alunos, 38% afirmam já terem tido algum contato com experiências e aulas práticas, e entre todos os alunos entrevistados, 94% acreditam na eficácia do ensino obtido através da realização do desenvolvimento de práticas.

CONCLUSÕES: As práticas visão a reflexão e encantamento pela ciência e pela tecnologia, por meio de uma interação prática orientada e compromissada com a construção do conhecimento. E assim despertar o conhecimento dos alunos para a disciplina de química de forma simples e sem altos custos e de rápida realização, que vem exclusivamente para aprimorar e ampliar o conhecimento dos alunos.

AGRADECIMENTOS: agradecer a Universidade estadual do Maranhão (UEMA) e ao laboratório de biotecnologia ambiental (LABTEC).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Frigotto, G. Ensino Médio e técnico profissional: disputa de concepções e precariedade. Disponível em, <http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1384> Acesso em 04 de Julho de 2013 ás 18h e 20min.

OLIVEIRA, I. M, FERREIRA, R.G.S, SANTOS, E.C. Ensino de ciências: uma proposta para utilizar a experimentação no ensino fundamental. ARETE, Revista Amazônica do ensino de Ciências. Revista Eletrônica Areté. V. 3, N. 5, 2010.

MEDEIROS, Juliana. Como anda o ensino público Brasileiro?. Publicado em 17 de Abril de 2013. Disponível em <http://www.grupoescolar.com/pesquisa/como-anda-o-ensino-publico-brasileiro.html> Acesso em 03 de Julho de 2013. Ás 20h e 5min.

LIMA, J. O. G. LEITE, L.R. O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química: o caso das escolas do ensino médio de Crateús/Ceará/Brasil. Revista electrónica de investigación en educación en ciências. REIEC, V. 7, N. 2. Disponível em <http://www.redalyc.org/pdf/2733/273325045007.pdf > acesso em 02 de Julho de 2013.