Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Gincana de Química: Uso De Atividade Lúdica Como Ferramenta No Processo de Ensino-Aprendizagem
AUTORES: Brasil, R. (UNIFRA) ; Silva, A. (UNIFRA) ; Lima, R. (UNIFRA) ; Montagner, C. (UNIFRA) ; Santos, M. (UNIFRA) ; Rossi, D. (UNIFRA) ; Domingues, F. (UNIFRA)
RESUMO: Atualmente a abordagem lúdica por meio de jogos educacionais vem sendo muito
utilizada como ferramenta pedagógica. Pensando nesse aspecto desenvolvemos cinco
jogos: jogo da memória, bingo de orgânica, trilha, quebra-cabeça e separação de
misturas que foram aplicados sob a forma de uma gincana aos alunos do 1° e 3°
ano da E.E.E.M.Dr.Walter Jobim com o objetivo de complementar o conteúdo
abordado em sala de aula. Esta atividade teve a intensa participação dos alunos,
possibilitando que os mesmos olhassem a disciplina de química sob um novo
enfoque. Assim verificou-se que a aplicação dessa ferramenta de aprendizagem se
mostrou muito útil e eficaz na construção e solidificação dos conhecimentos
químicos trabalhados em sala de aula.
PALAVRAS CHAVES: Atividade Lúdica; Gincana; Ensino de Química
INTRODUÇÃO: Hoje em dia a abordagem lúdica por meio de jogos educacionais vem sendo muito
utilizada como ferramenta pedagógica. Pensando nisso “os jogos podem ser
considerados educativos se desenvolverem habilidades cognitivas importantes para
o processo de aprendizagem- resolução de problemas, percepção, criatividade,
raciocínio rápido, dentre outras habilidades” (ZANON, GUERREIRO e OLIVEIRA,
2008). O lúdico apresenta elementos que o caracterizam como o prazer espontâneo
e o esforço em resolver problemas, além de integrarem as várias dimensões do
aluno, como a afetividade, o trabalho em grupo ( SOARES, 2005).
Inúmeros estudos e pesquisas demonstram que o ensino de química ainda é pautado
na forma tradicional, tornando os conteúdos ministrados, por vezes,
desinteressantes para os alunos, segundo Jollembeck, 2008.
Levando-se em conta a importância das atividades lúdicas para o ensino e
aprendizagem do aluno é que se pode aplicar, no ensino da química, atividades
auxiliadoras na aprendizagem do conteúdo, deixando a simples memorização de
nomes e fórmulas. A Química, para os alunos, muitas vezes é uma disciplina
maçante e monótona, fazendo com que se questionem sobre o motivo pelo qual
estudam esta disciplina (SANTANA, 2012). Quando os professores utilizam estas
ferramentas didáticas altera o pensamento dos alunos sobre a química, fazendo
que despertem o interesse e a motivação deles. Pensando nesse aspecto é que se
justifica o uso destes materiais didáticos na sala de aula.
Com o intuito de auxiliar o trabalho do professor quanto a aprendizagem dos
alunos elaborou-se uma gincana com cinco jogos didáticos confeccionados sobre
determinados conteúdos de química previamente abordados em aula.
MATERIAL E MÉTODOS: Os jogos da Gincana foram elaborados e confeccionados pelos bolsistas do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de
Química do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS e
aplicados na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Walter Jobim, contemplada pelo
programa, para alunos de duas turmas do 1° ano e uma turma do 3° ano do ensino
médio no dia 26 de junho de 2013.
Os materiais utilizados na confecção dos jogos foram de fácil obtenção e
manuseio. Os jogos elaborados foram em número de cinco, do tipo memória, sobre
grupos funcionais orgânicos, bingo onde havia cartelas com algumas estruturas
orgânicas como álcoois, éteres e aldeídos e perguntas referentes a essas classes
de compostos, uma trilha composta por cartelas numeradas de 1 a 25 dispostas no
chão com 50 envelopes com questões variadas para serem respondidas, um quebra
cabeça sobre as mudanças de estados físicos da água e um experimento onde os
alunos teriam que identificar as misturas em homogêneas ou heterogêneas e
indicar o melhor método de separação. As turmas foram divididas de acordo com
suas afinidades em duas grandes equipes, denominadas Equipe 1 e Equipe 2. Um
representante de cada equipe era escolhido podendo ter o auxílio de toda a sua
equipe para responder as questões. No término da realização das brincadeiras
foram contabilizados os pontos de cada equipe para saber quem foi à vencedora,
todos os alunos ganharam brindes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a aplicação dos jogos na gincana, com exceção do jogo do bingo de
orgânica, que não foi aplicado devido a maior parte dos alunos serem
provenientes do 1° ano do ensino médio, os alunos mostraram-se motivados em
responder corretamente as questões, somando pontos para sua equipe. Pode-se
observar com a realização dessa atividade, um aumento da socialização entre os
alunos e a conscientização do trabalho em equipe; fator de motivação para os
educandos; favorecendo o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico, da
participação, da competição "sadia", do resgate do prazer em aprender segundo
Zanon, Guerreiro e Oliveira, 2008. Portanto, a Gincana aplicada na Escola
possibilitou aos alunos um olhar diferente sobre a disciplina de Química,
tornando esta mais agradável de se estudar e mais fácil de compreender. A
aplicação desta atividade foi positiva no sentido que houve empenho dos alunos
no desenvolvimento das tarefas propostas, conforme mostrado nas figuras 1 e 2.
Figura 1-Quebra cabeça
Um aluno de cada equipe foi selecionado para montar
o quebra cabeça dos estados físicos da água com o
auxílio dos demais membros da sua equipe.
Figura 2-Final da Gincana
Alunos da Escola e Bolsistas de Química PIBID/UNIFRA
no final das Atividades da Gincana.
CONCLUSÕES: Com base nos resultados obtidos concluímos que a aplicação desta atividade se
mostrou muito útil e eficaz na construção e solidificação dos conhecimentos
químicos trabalhados em sala de aula. Os educandos tiveram a nítida impressão de
que os conteúdos de química podem ser abordados de uma forma criativa, divertida,
diferente da sua forma tradicional.
É preciso que os docentes deem maior ênfase para essas atividades diferenciadas a
fim de motivar seus alunos e contribuir de forma significativa no processo ensino-
aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: Capes, Química PIBID/UNIFRA, E.E.E.M.Dr. Walter Jobim.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JOLLEMBECK, Neusa, Utilizando atividades lúdicas no ensino de química. UFPR – 21 A 24 de Julho de 2008.
SANTANA, E. A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. São Paulo, 2012.
SOARES, M. O Lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao Ensino de Química, Tese de Doutorado, UFSC, São Paulo, 2005.
ZANON, D., GUERREIRO, M., OLIVEIRA, R. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Vol 13, 2008, p. 72-81.