Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AULAS DE QUÍMICA
AUTORES: Santos, L.D. (UEAP) ; Santos, K.L.B. (UEAP) ; Silva, F.D. (UEAP) ; Lobato, C.C. (UNIFAP) ; Silva, E.M. (UEAP) ; Santos, C.B.R. (UNIFAP)
RESUMO: A busca por uma metodologia diferenciada é inerente a qualquer disciplina, o uso
de softwares de química no ensino médio vem ser uma alternativa metodológica que
pode ajudar na compreensão dos conteúdos da disciplina, auxiliando nas transições
das dimensões macroscópica, submicroscópica e a representacional. O objetivo deste
trabalho é mostrar a influência positiva desses softwares no ensino médio. Assim
na forma de uma intervenção realizada para alunos do 3° ano do ensino médio
abordaram-se assuntos como ligações interatômicas, intermoleculares, solubilidade
das moléculas, geometria molecular. Após a intervenção evidenciou-se que a
utilização de softwares no ensino de química resulta na melhora do processo de
ensino e aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: Softwares; Metodologia diferenciada; Ensino-Aprendizagem
INTRODUÇÃO: A apropriação de diferentes tecnologias pelos cidadãos é fundamental para o
desenvolvimento econômico e social de um povo. O avanço tecnológico vivenciado
pela sociedade da informação (SI), a sociedade do século XXI, proporciona tal
desenvolvimento, e o âmbito educacional não pode ficar de fora dessa inovação
tecnológica. A busca da aprendizagem significativa tem que levar em consideração
as recentes mudanças, estabelecendo relações entre conteúdos e conceitos, e as
novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) conduz os estudantes a
esse pensar científico. Otimizando o processo de ensino e aprendizagem.
Propiciando a formação de indivíduos autônomos capazes de mudar o meio em que
está inserido, defendido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
(PCNEM). Este trabalho visa verificar a influencia da NTICs como recurso
didático nas aulas da disciplina química no ensino médio, especificamente no
3°ano, em uma escola da rede pública da cidade Macapá-AP. Averiguando qual o
nível de aprendizagem do aluno frente a uma aula utilizando os softwares ACD
Chemsketch e PhET Simulations em comparação a uma aula tradicional. O mesmo é
justificado devido à busca incessante pelos educadores por uma metodologia
diferenciada, que consiga melhorar e estimular o aprendizado do aluno diante de
uma matéria com inúmeras dificuldades de assimilação, por sua base estar
alicerçada submicroscopicamente.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em uma Escola da rede pública de ensino da zona norte
do município de Macapá-AP.
A priori foi feito a identificação do grupo controle (GC) constituído de 31
alunos, onde foi aplicada uma aula tradicional e o grupo experimental (GE)
contendo 27 alunos, tendo a aplicação das mesmas aulas, mas utilizando como
ferramenta didática o uso dos softwares ChemSketch (ACD, 2010) e PhET
Simulations (PhET, 2012) sendo os mesmos a variável introduzida. Os dois grupos
eram compostos por turmas do terceiro ano do ensino médio. Em ambos os grupos os
assuntos aplicados foram os mesmos.
Foram aplicadas cinco aulas com os assuntos referentes ao conceito do
significado da química, ligações químicas, polaridade das moléculas,
eletronegatividade, geometria molecular, propriedades químicas e físicas de cada
molécula a ser estudada (H2O, CH4, CO2, e O3). Embasado em teorias como: teoria
de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (TRPECV), geometria
molecular, polaridade das moléculas, estabilidade das moléculas e finalizando as
aulas com uma contextualização dessas moléculas com o meio ambiente, explicando
a importância de tais características com a existência de organismos vivos.
A coleta de dados foi feita através da observação direta extensiva,
caracterizada por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas para os
alunos. OS questionários foram feitos com a maioria das questões que puderam ser
usadas em ambos os grupos, para facilitar o método de comparação e tabulação de
dados. Foram aplicados após a intervenção em ambos os grupos, avaliando a
satisfação dos alunos perante a metodologia aplicada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Giordan (2008) argumenta que um problema enfrentado frequentemente pelos
estudantes é a realização de tarefas que exigem habilidades de imaginação
tridimensional, bem como visualização de moléculas que são representadas
bidimensionalmente em livros. Logo com a utilização dos softwares melhorou
consideravelmente a capacidade dos alunos em visualizar tridimensionalmente as
moléculas, consequentemente melhorando assim seu entendimento. Onde já se
evidenciou por alguns autores que o ensino de química quando representado de
forma animada e dinâmica, melhoram a habilidade de visualização tridimensional
dos estudantes, tendendo a proporcionar a mensuração do mundo submicroscópico.
Pode ser evidenciado no histograma apresentado na Figura 1. Vale ressaltar que
os softwares de química não tem como objetivo substituir os experimentos, mas
sim como uma alternativa metodológica, com uma capacidade incrível. O histograma
da figura 2 apresenta perspectivas dos alunos em relação à utilização dos
softwares de química no processo de ensino e aprendizagem. Sendo direcionada
apenas para o grupo experimental sendo a pergunta de cunho fechado, tendo as
seguintes assertivas, sendo identificadas suas respectivas numerações.
(1) Melhora a compreensão dos alunos.
(2) Como objeto de ensino e aprendizagem.
(3) Não contribui na prática pedagógica.
(4) Serve para ajudar a prática do ensino.
(5) Não contribui para a aprendizagem sendo meramente ilustrativa.
Através dos dados obtidos pode-se inferir que os alunos aceitaram a utilização
dos softwares de química como algo que pode ajudar na aprendizagem de conceitos
que antes eram de difícil entendimento, a introdução dessas NTICs busca cultivar
formas contemporâneas de pensamento que estão enraizados no desenvolvimento da
sociedade.
Figura 1.
Entendimento dos alunos sobre os assuntos
ministrados de acordo com o GE e GC.
Figura 2.
Perspectiva do GE em relação ao uso de softwares no
processo de ensino aprendizagem nas aulas de química
CONCLUSÕES: Algumas dificuldades encontradas no ensino de química podem ser sanadas através da
utilização dos softwares de química, com isso é notório o anseio dos discentes
diante das NTICs, devido às potencialidades e viabilidades que as mesmas detem, a
cultura tecnológica está em crescimento exponencial e a escola não tem acesso à
tecnologia ideal, por isso infere-se que há a necessidade de integração entre a
escola-tecnologia. Mas, sabe-se que a utilização dos softwares de química envolve
também além da demonstração, a contextualização dos conteúdos, para que haja uma
aprendizagem significativa.
AGRADECIMENTOS: A Universidade do Estado do Amapá.
A Escola Participante da pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) – Ensino Médio; Ministério da Educação, 1999.
GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: E. Unijuí, 2008. 328 p.
ACD/CHEMSKETCH FREWARE, version 12.00. Advanced Chemistry Development, Inc., Toronto, ON, Canadá, www.acdlabs.com, 2010
PhET - Physics Educational Technology <http://phet.colorado.edu>. Consultado em 26 de agosto de 2012.