53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AULAS DE QUÍMICA

AUTORES: Santos, L.D. (UEAP) ; Santos, K.L.B. (UEAP) ; Silva, F.D. (UEAP) ; Lobato, C.C. (UNIFAP) ; Silva, E.M. (UEAP) ; Santos, C.B.R. (UNIFAP)

RESUMO: A busca por uma metodologia diferenciada é inerente a qualquer disciplina, o uso de softwares de química no ensino médio vem ser uma alternativa metodológica que pode ajudar na compreensão dos conteúdos da disciplina, auxiliando nas transições das dimensões macroscópica, submicroscópica e a representacional. O objetivo deste trabalho é mostrar a influência positiva desses softwares no ensino médio. Assim na forma de uma intervenção realizada para alunos do 3° ano do ensino médio abordaram-se assuntos como ligações interatômicas, intermoleculares, solubilidade das moléculas, geometria molecular. Após a intervenção evidenciou-se que a utilização de softwares no ensino de química resulta na melhora do processo de ensino e aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Softwares; Metodologia diferenciada; Ensino-Aprendizagem

INTRODUÇÃO: A apropriação de diferentes tecnologias pelos cidadãos é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um povo. O avanço tecnológico vivenciado pela sociedade da informação (SI), a sociedade do século XXI, proporciona tal desenvolvimento, e o âmbito educacional não pode ficar de fora dessa inovação tecnológica. A busca da aprendizagem significativa tem que levar em consideração as recentes mudanças, estabelecendo relações entre conteúdos e conceitos, e as novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) conduz os estudantes a esse pensar científico. Otimizando o processo de ensino e aprendizagem. Propiciando a formação de indivíduos autônomos capazes de mudar o meio em que está inserido, defendido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Este trabalho visa verificar a influencia da NTICs como recurso didático nas aulas da disciplina química no ensino médio, especificamente no 3°ano, em uma escola da rede pública da cidade Macapá-AP. Averiguando qual o nível de aprendizagem do aluno frente a uma aula utilizando os softwares ACD Chemsketch e PhET Simulations em comparação a uma aula tradicional. O mesmo é justificado devido à busca incessante pelos educadores por uma metodologia diferenciada, que consiga melhorar e estimular o aprendizado do aluno diante de uma matéria com inúmeras dificuldades de assimilação, por sua base estar alicerçada submicroscopicamente.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em uma Escola da rede pública de ensino da zona norte do município de Macapá-AP. A priori foi feito a identificação do grupo controle (GC) constituído de 31 alunos, onde foi aplicada uma aula tradicional e o grupo experimental (GE) contendo 27 alunos, tendo a aplicação das mesmas aulas, mas utilizando como ferramenta didática o uso dos softwares ChemSketch (ACD, 2010) e PhET Simulations (PhET, 2012) sendo os mesmos a variável introduzida. Os dois grupos eram compostos por turmas do terceiro ano do ensino médio. Em ambos os grupos os assuntos aplicados foram os mesmos. Foram aplicadas cinco aulas com os assuntos referentes ao conceito do significado da química, ligações químicas, polaridade das moléculas, eletronegatividade, geometria molecular, propriedades químicas e físicas de cada molécula a ser estudada (H2O, CH4, CO2, e O3). Embasado em teorias como: teoria de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (TRPECV), geometria molecular, polaridade das moléculas, estabilidade das moléculas e finalizando as aulas com uma contextualização dessas moléculas com o meio ambiente, explicando a importância de tais características com a existência de organismos vivos. A coleta de dados foi feita através da observação direta extensiva, caracterizada por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas para os alunos. OS questionários foram feitos com a maioria das questões que puderam ser usadas em ambos os grupos, para facilitar o método de comparação e tabulação de dados. Foram aplicados após a intervenção em ambos os grupos, avaliando a satisfação dos alunos perante a metodologia aplicada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Giordan (2008) argumenta que um problema enfrentado frequentemente pelos estudantes é a realização de tarefas que exigem habilidades de imaginação tridimensional, bem como visualização de moléculas que são representadas bidimensionalmente em livros. Logo com a utilização dos softwares melhorou consideravelmente a capacidade dos alunos em visualizar tridimensionalmente as moléculas, consequentemente melhorando assim seu entendimento. Onde já se evidenciou por alguns autores que o ensino de química quando representado de forma animada e dinâmica, melhoram a habilidade de visualização tridimensional dos estudantes, tendendo a proporcionar a mensuração do mundo submicroscópico. Pode ser evidenciado no histograma apresentado na Figura 1. Vale ressaltar que os softwares de química não tem como objetivo substituir os experimentos, mas sim como uma alternativa metodológica, com uma capacidade incrível. O histograma da figura 2 apresenta perspectivas dos alunos em relação à utilização dos softwares de química no processo de ensino e aprendizagem. Sendo direcionada apenas para o grupo experimental sendo a pergunta de cunho fechado, tendo as seguintes assertivas, sendo identificadas suas respectivas numerações. (1) Melhora a compreensão dos alunos. (2) Como objeto de ensino e aprendizagem. (3) Não contribui na prática pedagógica. (4) Serve para ajudar a prática do ensino. (5) Não contribui para a aprendizagem sendo meramente ilustrativa. Através dos dados obtidos pode-se inferir que os alunos aceitaram a utilização dos softwares de química como algo que pode ajudar na aprendizagem de conceitos que antes eram de difícil entendimento, a introdução dessas NTICs busca cultivar formas contemporâneas de pensamento que estão enraizados no desenvolvimento da sociedade.

Figura 1.

Entendimento dos alunos sobre os assuntos ministrados de acordo com o GE e GC.

Figura 2.

Perspectiva do GE em relação ao uso de softwares no processo de ensino aprendizagem nas aulas de química

CONCLUSÕES: Algumas dificuldades encontradas no ensino de química podem ser sanadas através da utilização dos softwares de química, com isso é notório o anseio dos discentes diante das NTICs, devido às potencialidades e viabilidades que as mesmas detem, a cultura tecnológica está em crescimento exponencial e a escola não tem acesso à tecnologia ideal, por isso infere-se que há a necessidade de integração entre a escola-tecnologia. Mas, sabe-se que a utilização dos softwares de química envolve também além da demonstração, a contextualização dos conteúdos, para que haja uma aprendizagem significativa.

AGRADECIMENTOS: A Universidade do Estado do Amapá. A Escola Participante da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) – Ensino Médio; Ministério da Educação, 1999.

GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: E. Unijuí, 2008. 328 p.

ACD/CHEMSKETCH FREWARE, version 12.00. Advanced Chemistry Development, Inc., Toronto, ON, Canadá, www.acdlabs.com, 2010

PhET - Physics Educational Technology <http://phet.colorado.edu>. Consultado em 26 de agosto de 2012.