Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: LEITURA EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE JI-PARANÁ, RO.
AUTORES: Cesar, J.V.C. (INSTITUTO FEDERAL DE) ; Oliveira, F.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Pinto, T.J.S. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Santos, W.W.R. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Silva, A.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Cunha, E.M.F. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Lima Jr., G.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)
RESUMO: O livro didático é uma ferramenta essencial para um professor, no entanto muitos
destes não utilizam tais livros em sala de aula ou não exploram de maneira
abrangente seus conteúdos e principalmente seus textos quando referentes a
professores do ensino de ciências. Este trabalho tem por objetivo mostrar o
índice de utilização dos livros didáticos por professores do ensino de ciências
de escolas públicas com alunos do 1ª e 3ª ano do ensino médio e se com a gama de
recursos pedagógicos existentes, se o livro didático estará perdendo espaço em
sala de aula. O artigo não visa questionar o livro didático ou qualquer outro
recurso pedagógico, mas sim identificar o quando tais livros vêm sendo utilizado
em sala de aula sabendo que eles são uma base indispensável de um bom
profissional.
PALAVRAS CHAVES: Livro Didático; ensino de ciências; recursos pedagógicos
INTRODUÇÃO: Segundo Garcia (2009) os professores estão buscando outras formas de recurso que
se aproxime mais da realidade de cada escola, não sendo o livro seu único
material didático.
Baganha (2009) relata que os livros didáticos muitas vezes não apresentam
ligação com o cotidiano de cada aluno ou trazem conceitos contraditórios que
podem ocasionar um aprendizado insatisfatório. Cabe ao professor ter uma visão
crítica ao optar na escolha do material que utilizará. Os livros didáticos não
expõem de forma abrangente os conteúdos abordados, podendo influenciar
negativamente a absorção dos conceitos.
Muitos criticam o livro didático, pois os mesmos com frequência são maus
escolhidos e não são utilizados de maneira eficiente por professores. Os
professores deveriam participar das escolhas dos livros, utilizando de critérios
que ajudem na avaliação desse material para que assim possa garantir uma
eficiência no momento de se utilizar o mesmo como lembra Garcia (2009).
Como expõe Silva (2003) nos últimos anos já se pode observar uma melhora na
qualidade dos livros didáticos recomendados pelo Ministério da educação e
Cultura (MEC) para o ensino de ciências, a escolha de cada livro deve ser
realizada por profissionais que são da área e que irão utiliza-lós.
O objetivo deste trabalho é identificar como anda o índice de leitura dos alunos
do ensino médio em textos específicos das disciplinas de Química, Física e
Matemática, tendo em vista que muitos professores das áreas das ciências muitas
vezes não exploram de maneira ampla os livros didáticos. A ampla variedade de
recursos que se tem quando se refere à aprendizagem podem justificar a pouca
utilização dos livros em sala de aula.
MATERIAL E MÉTODOS: Será realizada, através de revisões bibliográficas, observação não participante,
junto a duas escolas públicas, E.E.E.F.M Professor José Francisco dos Santos e
E.E.E.F.M Professor Edilce dos Santos Freitas, localizadas no primeiro distrito
do município de Ji-Paraná, a fim de analisar os livros didáticos, textos e o
nível de leitura nas aulas de Ciências. Serão efetuados questionários com
questões abertas e fechadas destinadas aos professores que trabalham nas áreas
de Ciências, e com 10 alunos aleatórios de 1º e 3º ano do ensino médio a fim de
identificar o nível de leitura dos alunos nas matérias de ensino de Ciências
tendo o professor como responsável a direcionar essas leituras, para isso também
será realizada uma entrevista semiestruturada com os professores para
analisarmos seus pontos de vista sobre tais questões.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Abaixo é apresentado o percentual das respostas aos questionários aplicados aos
alunos, Referente à frequência do uso do livro didático em sala de aula.
Questão 1: Com que frequência é feita leitura dos livros didáticos em sala de
aula?
Biologia: 48% Dos alunos relataram que a frequência de uso do livro é regular.
Química e Física: 75% dos alunos relataram a frequência de uso do livro didático
nesta disciplina como raro. De acordo com os resultados obtidos podemos
constatar que na matéria de Biologia a frequência da utilização do livro
didático é bem significativa, tendo em vista a presença de textos na disciplina.
Já na matéria de Química e Física podemos constatar que raramente são utilizados
os textos dos livros didáticos.
Questão 2: Como você avalia o livro didático para as disciplinas?
50% dos alunos avaliaram os livros de química e biologia como bom e 55%
avaliaram o livro de física como regular. De acordo com os resultados obtidos
podemos constatar que a avaliação dos alunos perante os livros didáticos nas
matérias de Biologia, Química e Física variam de regular a bom, no entanto,
pode-se perceber que os professores não utilizam os mesmos.
Os professores definiram o livro didático como sendo uma importante ferramenta
na aprendizagem dos seus alunos, além de mostrar que todos os professores
participaram da seleção dos livros. Quanto aos critérios que os professores
julgam mais importantes para escolha dos mesmos, o que mais se destaca é a
clareza dos conteúdos, quantidade de exercícios e contextualização dos
conteúdos. A maioria dos professores relata que utilizam frequentemente o livro
em sala de aula, o que contradiz com os dados apresentados pelos alunos, onde
mostra uma utilização regular na matéria de Biologia, sendo Química e Física
raramente utilizado.
CONCLUSÕES: O estudo mostra que quando se discute o nível de leituras dos alunos do ensino
médio nas matérias do ensino de ciências observa-se que fica muito a desejar, este
índice fica ainda menor quando se trata de matérias que envolvam mais cálculos,
mostrando assim que os professores não buscam utilizar os textos dos livros
didáticos o que poderia facilitar o aprendizado e melhorar a contextualização dos
assuntos específicos, mesmo professores que utilizam os livros com maior
regularidade não buscam os textos mais os exercícios para aplicar aos alunos.
Então cabe ao professor encorajar os alunos.
AGRADECIMENTOS: A CAPES pelo apoio financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BAGANHA, Denise Estorilho; GARCIA, Nilson Marcos Dias. ESTUDOS SOBRE O USO E O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 8 de Novembro de 2009.
SILVA, Ilka Karine P. da; CAMPOS, Ana Paula N.; RAMALHO, Betânia Leite; NÚNES, Isauro Beltrán. A SELEÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS: UM SABER NECESARIO AO PROFESOR. O CASO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. OEI- Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653).