Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: VÍDEOS LABORATORIAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
AUTORES: Lima, R.N.N. (IFPI) ; Sousa, J.A. (IFPI) ; Coelho, F.L. (IFPI) ; Araújo, M.A.L. (IFPI) ; Luz, M.M. (IFPI) ; Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Martins, R.M.P. (IFPI) ; Mendes, M.J.S. (IFPI) ; Machado, I.C.P. (IFPI)
RESUMO: A investigação como uso de vídeos laboratoriais como método para o ensino de
Reações Químicas foi feita com alunos do 1º ano do ensino médio de informática
turno matutino – IFPI, Campus: Picos. A coleta de dados foi realizada por meios de
questionário contendo questões de caráter discursivo que solicitava a opinião
pessoal dos alunos a respeito do ensino de Química com uso de vídeos
laboratoriais. Os resultados mostram que a maioria dos alunos gostou em aprender
com esse método de ensino, sendo um ótimo método para motivação a pesquisa e
prática de experimento em laboratório.
PALAVRAS CHAVES: Vídeos laboratoriais ; reações químicas; experimento
INTRODUÇÃO: Com tantas tecnologias o vídeos laboratoriais (VL), surge para aumentar e
melhorar o ensino de química, pois por meio deles a maneira de aprender pode se
tornar confortante, unicamente pelo fato de ser diferente das aulas em se ensina
Química, esta ferramenta didática pode servir para introduzir um novo assunto,
despertar a curiosidade, promover nos alunos a vontade de pesquisar. O VL tem
como
função básica Informativa e investigativa, que tem por finalidade descrever uma
realidade mais objetiva possível, o VL trata-se de vídeos breves, frequentemente
mudos, que desenvolvem de maneira intuitiva conceitos de reações químicas, bem
como aspecto concreto desse tema, um fenômeno, uma inovação ou um fato. A
estrutura usada no VL possibilita ao professor seja informador, onde o aluno
esteja o máximo possível atento ao conteúdo, provocando a interação entre
professor e aluno. Assim, o VL bem escolhido desempenha papel importante com sua
capacidade de provocar emoções e sensações, como entendimento da matéria e
memorização em aspectos científicos.
MATERIAL E MÉTODOS: A princípio foram elaboradas duas aulas utilizando os VL para o ensino de
reações químicas, na sequencia foram selecionados vídeos, sendo que todos com
características laboratoriais, os vídeos apresentados foram aqueles que
continham somente reagentes e vidraria, bem como outros materiais de
laboratório. E optou-se por vídeos que não aparecia o rosto do laboratorialista,
Para que os alunos não perder-se a atenção nos experimento em execução, como
também apresentações em que o laboratorialista não falasse durante a prática de
laboratório, mas que aparecessem a legenda, opção válida para dar oportunidade
ao próprio professor explicar o experimento e que não ultrapassassem três
minutos de exibição. Já que uma pesquisa realizada por Vasconcelos e Leão (2010,
p.9) na qual os autores asseguram que “a maioria dos alunos tem preferencia em
vídeos curtos, animados e educativos”. Em seguida realizou-se uma pesquisa por
meio de questionário, para analisar as opiniões dos alunos a respeito do método
de utilizar VL. A pesquisa foi realizada com 31 estudantes do primeiro ano do
ensino médio de Informática do turno matutino, no Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Estado Piauí, Campus: Picos. A aula foi apresentada em
Data show como o programa Microsoft Office PowerPoint 2010/Microsoft Windows 7,
os resultados foram apresentados de forma descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em primeira estância o caráter de importância do trabalho apresentado, propõe um
VL adequado a ser apresentado junto nas aulas de químicas, procurando o máximo
de cooperação e o mínimo de oposição entre os alunos. Inicialmente, os dados
foram analisados separadamente, de acordo com as perguntas, todavia, devido à
similaridade dos resultados, estes foram apresentados sem tal discriminação. Na
primeira questão, que abordou sobre se eles gostaram de aprender com os VL. 84%
dos estudantes responderam que gostaram de aprender com VL, contra 16%.
Observou-se que a maioria dos alunos estavam animados em ter aprendido com VL,
sendo que há uma necessidade de uma melhor compreensão do conteúdo do que só
escrever no quadro, o que se torna cansativo e desmotivador. Na segunda 87%
entenderam que os VL ajudam a despertar o maior interesse na disciplina de
química em assuntos com experimento, contra 13%. O objetivo dos VL além de
contextualizar o ensino, é incentivar os alunos por si mesmo buscar por meio de
pesquisas ou experimento, como resultado aprender o conteúdo. A terceira questão
87% entendeu que os VL contribuem a melhorar o estudo dos conceitos teóricos em
sala de aula, contra 13%. E na quarta 84% se sentiram mais motivados a pesquisar
assimilando com vídeos na sala de aula contra 16%. Os VL promoveram um aumento
no desempenho do aprendizado nos alunos. Não se trata de uma simples transmissão
de conhecimento, mas sim de aquisição de experiências motivando a todo o tipo de
conhecimento em química, provocando, sensações, atitudes.
Gráfico 1 a 4
Questionário referente a respósta dos alunos
CONCLUSÕES: os VL representam um bom recurso didático ao ensino de química, desde que a
seleção dos vídeos como o material didático seja realizada pelo professor a partir
do planejamento da aula. No caso dos VL, é muito importante que a linguagem seja
próxima apresentada no livro didático do aluno. Isso favorece um maior interesse
em aprender um determinado conteúdo dado pelo professor. Consideramos que os
recursos tecnológicos são de tal importância que inspire e movam os futuros
professores a terem uma formação inicial e aprecie a utilização consciente e
crítica desses recursos.
AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus, a minha família e amigos que me ajudaram e apoiaram nesse
projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VASCONCELOS, F.C.G.C. e LEÃO, M.B.C. A utilização de programas televisão como recurso didático em aulas de química. In: Encontro Nacional De Ensino De Química, 15, 21 a 24 de julho de 2010. Caderno de resumos. Brasília: 2010.