53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: VÍDEOS LABORATORIAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS

AUTORES: Lima, R.N.N. (IFPI) ; Sousa, J.A. (IFPI) ; Coelho, F.L. (IFPI) ; Araújo, M.A.L. (IFPI) ; Luz, M.M. (IFPI) ; Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Martins, R.M.P. (IFPI) ; Mendes, M.J.S. (IFPI) ; Machado, I.C.P. (IFPI)

RESUMO: A investigação como uso de vídeos laboratoriais como método para o ensino de Reações Químicas foi feita com alunos do 1º ano do ensino médio de informática turno matutino – IFPI, Campus: Picos. A coleta de dados foi realizada por meios de questionário contendo questões de caráter discursivo que solicitava a opinião pessoal dos alunos a respeito do ensino de Química com uso de vídeos laboratoriais. Os resultados mostram que a maioria dos alunos gostou em aprender com esse método de ensino, sendo um ótimo método para motivação a pesquisa e prática de experimento em laboratório.

PALAVRAS CHAVES: Vídeos laboratoriais ; reações químicas; experimento

INTRODUÇÃO: Com tantas tecnologias o vídeos laboratoriais (VL), surge para aumentar e melhorar o ensino de química, pois por meio deles a maneira de aprender pode se tornar confortante, unicamente pelo fato de ser diferente das aulas em se ensina Química, esta ferramenta didática pode servir para introduzir um novo assunto, despertar a curiosidade, promover nos alunos a vontade de pesquisar. O VL tem como função básica Informativa e investigativa, que tem por finalidade descrever uma realidade mais objetiva possível, o VL trata-se de vídeos breves, frequentemente mudos, que desenvolvem de maneira intuitiva conceitos de reações químicas, bem como aspecto concreto desse tema, um fenômeno, uma inovação ou um fato. A estrutura usada no VL possibilita ao professor seja informador, onde o aluno esteja o máximo possível atento ao conteúdo, provocando a interação entre professor e aluno. Assim, o VL bem escolhido desempenha papel importante com sua capacidade de provocar emoções e sensações, como entendimento da matéria e memorização em aspectos científicos.

MATERIAL E MÉTODOS: A princípio foram elaboradas duas aulas utilizando os VL para o ensino de reações químicas, na sequencia foram selecionados vídeos, sendo que todos com características laboratoriais, os vídeos apresentados foram aqueles que continham somente reagentes e vidraria, bem como outros materiais de laboratório. E optou-se por vídeos que não aparecia o rosto do laboratorialista, Para que os alunos não perder-se a atenção nos experimento em execução, como também apresentações em que o laboratorialista não falasse durante a prática de laboratório, mas que aparecessem a legenda, opção válida para dar oportunidade ao próprio professor explicar o experimento e que não ultrapassassem três minutos de exibição. Já que uma pesquisa realizada por Vasconcelos e Leão (2010, p.9) na qual os autores asseguram que “a maioria dos alunos tem preferencia em vídeos curtos, animados e educativos”. Em seguida realizou-se uma pesquisa por meio de questionário, para analisar as opiniões dos alunos a respeito do método de utilizar VL. A pesquisa foi realizada com 31 estudantes do primeiro ano do ensino médio de Informática do turno matutino, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado Piauí, Campus: Picos. A aula foi apresentada em Data show como o programa Microsoft Office PowerPoint 2010/Microsoft Windows 7, os resultados foram apresentados de forma descritiva.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em primeira estância o caráter de importância do trabalho apresentado, propõe um VL adequado a ser apresentado junto nas aulas de químicas, procurando o máximo de cooperação e o mínimo de oposição entre os alunos. Inicialmente, os dados foram analisados separadamente, de acordo com as perguntas, todavia, devido à similaridade dos resultados, estes foram apresentados sem tal discriminação. Na primeira questão, que abordou sobre se eles gostaram de aprender com os VL. 84% dos estudantes responderam que gostaram de aprender com VL, contra 16%. Observou-se que a maioria dos alunos estavam animados em ter aprendido com VL, sendo que há uma necessidade de uma melhor compreensão do conteúdo do que só escrever no quadro, o que se torna cansativo e desmotivador. Na segunda 87% entenderam que os VL ajudam a despertar o maior interesse na disciplina de química em assuntos com experimento, contra 13%. O objetivo dos VL além de contextualizar o ensino, é incentivar os alunos por si mesmo buscar por meio de pesquisas ou experimento, como resultado aprender o conteúdo. A terceira questão 87% entendeu que os VL contribuem a melhorar o estudo dos conceitos teóricos em sala de aula, contra 13%. E na quarta 84% se sentiram mais motivados a pesquisar assimilando com vídeos na sala de aula contra 16%. Os VL promoveram um aumento no desempenho do aprendizado nos alunos. Não se trata de uma simples transmissão de conhecimento, mas sim de aquisição de experiências motivando a todo o tipo de conhecimento em química, provocando, sensações, atitudes.

Gráfico 1 a 4

Questionário referente a respósta dos alunos

CONCLUSÕES: os VL representam um bom recurso didático ao ensino de química, desde que a seleção dos vídeos como o material didático seja realizada pelo professor a partir do planejamento da aula. No caso dos VL, é muito importante que a linguagem seja próxima apresentada no livro didático do aluno. Isso favorece um maior interesse em aprender um determinado conteúdo dado pelo professor. Consideramos que os recursos tecnológicos são de tal importância que inspire e movam os futuros professores a terem uma formação inicial e aprecie a utilização consciente e crítica desses recursos.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus, a minha família e amigos que me ajudaram e apoiaram nesse projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VASCONCELOS, F.C.G.C. e LEÃO, M.B.C. A utilização de programas televisão como recurso didático em aulas de química. In: Encontro Nacional De Ensino De Química, 15, 21 a 24 de julho de 2010. Caderno de resumos. Brasília: 2010.