Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO:  QUÍMICA QUE BICHO É ESSE? UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TEMOR QUE OS ALUNOS SENTEM EM RELAÇÃO A ESSA DISCIPLINA.
AUTORES:  Carvalho, J.A. (IFPI)  ; Sousa, A.H.R. (IFPI)  ; Santos, R.M.S. (IFPI)  ; Coelho, A.S.L. (IFPI)  ; Rocha, S.F. (IFPI)  ; Silva, S.R. (IFPI)  ; Fé, B.S.M. (IFPI)  ; Rodrigues, M.A. (IFPI)  ; Passos, M.H.S. (IFPI)  ; Machado, I.C.P. (IFPI)
RESUMO:  A química é uma ciência que contribui para a formação de cidadãos, já que 
possibilita a compreensão dos fenômenos químicos presente em sua vivência. No 
entanto, essa disciplina tem sido tratada apenas na memorização de fórmulas e 
conceitos, o que tem causado aversão dos estudantes. Com base nessa assertiva, o 
presente artigo é resultado de uma pesquisa cujos objetivos foram analisar a 
percepção dos discentes de uma escola da cidade de Monsenhor Hipólito PI com 
relação a essa disciplina, determinar se os mesmos sentem dificuldade durante a 
sua aprendizagem, bem como os fatores que implicam nas respectivas dificuldades. 
Os resultados da pesquisa ratificaram as pesquisas acerca do ensino e 
demonstraram que a maioria dos estudantes reconhece possuir dificuldades na 
aprendizagem da disciplina.
PALAVRAS CHAVES:  Ensino de Química; Aprendizagem de Química; Dificuldades
INTRODUÇÃO:        Cada vez mais temos alunos concluindo o Ensino Médio sem ter aprendido a 
importância da Química e como a mesma está presente em nosso cotidiano temos que 
mudar isso já que segundo os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais). A 
Química pode ser um instrumento da formação humana que amplia os horizontes 
culturais e a autonomia no exercício da cidadania. Já que a mesma explica a 
maior parte dos fatos e fenômenos do dia-a-dia. Conhecer as metodologias ajuda a 
obter melhores resultados e isso torna um sucesso o curso ministrado. Pois 
ensinar Química não é apenas repassar inúmeros conteúdos para os alunos e 
esperar que os mesmos passem a dominar a matéria de uma hora para outra. 
       O professor deve conduzir a aprendizagem de maneira didática de forma que 
é através dele que o aluno continua ou desiste da Química. Na maioria das 
escolas tem-se dado maior ênfase à transmissão de conteúdos e a memorização de 
fatos, símbolos, nomes e fórmulas deixando de lado a construção de um 
conhecimento cientifico dos alunos e a desvinculação entre conhecimentos 
químicos e o cotidiano. Essa prática tem influenciado negativamente na 
aprendizagem dos alunos uma vez que não conseguem perceber a relação entre 
aquilo que estuda na sala de aula, a natureza e a sua própria vida (Miranda; 
Costa, 2007).
      Por tanto o melhor a se fazer é repassar de forma clara e objetiva sem 
’correr com a disciplina’ fazendo assim os alunos compreenderem e aprenderem de 
fato a Química. Com base nesse referencial adotado o presente trabalho teve como 
objetivo geral identificar as dificuldades dos discentes em relação à Química.
MATERIAL E MÉTODOS:  A presente pesquisa teve abordagem qualitativa e foi desenvolvida na escola 
pública estadual, Unidade Escolar Estadual José Alves Bezerra, do Município de 
Monsenhor Hipólito/PI. A escola possui um total de 236 alunos, sendo que a 
amostra dos estudantes da pesquisa constituiu de 60 % do total. Ressalta-se que 
os estudantes alvos da pesquisa foram selecionados de forma aleatória, sendo 
considerados estudantes os alunos regularmente matriculados na escola de todas 
as séries do ensino médio.
Para a coleta de dados identificou-se quantas escolas ministram as séries do 
Ensino Médio na referida cidade, bem como sobre o total de alunos regularmente 
matriculados. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, que permitiu 
identificar a percepção dos discentes com relação à disciplina em questão, 
determinar se os mesmos sentem dificuldade durante a sua aprendizagem, bem como 
os fatores que implicam nas respectivas dificuldades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  A partir da analise dos questionários constatou-se que 78,57% dos discentes não 
têm afinidade com a disciplina, sendo que o principal fator considerado por eles 
é o elevado grau de dificuldade da disciplina. Constatou-se que apenas 3,57% dos 
alunos consideram a respectiva disciplina como fácil.
Segundo os alunos os motivos que os levam a sentir dificuldade na disciplina são 
principalmente a falta de aulas no laboratório e de recursos tais como, uso de 
data show, de jogos, brincadeiras e visitas técnicas. Cabe ressaltar que um dos 
motivos citados por parte dos alunos que os levam a essa dificuldade de 
aprendizagem são os cálculos, o que nos remete a à dificuldade em outra 
disciplina do currículo escolar. 
Vale ressaltar que quando solicitado, de um modo geral, sobre um recurso que 
poderia facilitar a sua aprendizagem, quase 100% dos alunos sugeriram as aulas 
experimentais.
CONCLUSÕES:  Identificou-se assim, alguns fatores que dificultam o processo de ensino-
aprendizagem de Química. Os resultados da pesquisa apontaram que os discentes não 
tem afinidade em relação à disciplina, devido principalmente a falta de recursos e 
de aulas práticas ou de visitas técnicas.  Ressalta-se assim que os docentes façam 
usos de metodologias onde esteja inserido à realização de aulas que aborde os 
conceitos químicos de forma experimental, lúdica, de forma a chamar a atenção dos 
alunos para com as aulas de química, considerando a disponibilidade de recursos 
diante da realidade da escola.
AGRADECIMENTOS:  Agradeço primeiramente a Deus,aos acadêmicos,ao IFPI e os Professores para a 
construção desse trabalho
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio – Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais, 1999, pag. 85.
 
 MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007.
