Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: QUÍMICA QUE BICHO É ESSE? UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TEMOR QUE OS ALUNOS SENTEM EM RELAÇÃO A ESSA DISCIPLINA.
AUTORES: Carvalho, J.A. (IFPI) ; Sousa, A.H.R. (IFPI) ; Santos, R.M.S. (IFPI) ; Coelho, A.S.L. (IFPI) ; Rocha, S.F. (IFPI) ; Silva, S.R. (IFPI) ; Fé, B.S.M. (IFPI) ; Rodrigues, M.A. (IFPI) ; Passos, M.H.S. (IFPI) ; Machado, I.C.P. (IFPI)
RESUMO: A química é uma ciência que contribui para a formação de cidadãos, já que
possibilita a compreensão dos fenômenos químicos presente em sua vivência. No
entanto, essa disciplina tem sido tratada apenas na memorização de fórmulas e
conceitos, o que tem causado aversão dos estudantes. Com base nessa assertiva, o
presente artigo é resultado de uma pesquisa cujos objetivos foram analisar a
percepção dos discentes de uma escola da cidade de Monsenhor Hipólito PI com
relação a essa disciplina, determinar se os mesmos sentem dificuldade durante a
sua aprendizagem, bem como os fatores que implicam nas respectivas dificuldades.
Os resultados da pesquisa ratificaram as pesquisas acerca do ensino e
demonstraram que a maioria dos estudantes reconhece possuir dificuldades na
aprendizagem da disciplina.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Aprendizagem de Química; Dificuldades
INTRODUÇÃO: Cada vez mais temos alunos concluindo o Ensino Médio sem ter aprendido a
importância da Química e como a mesma está presente em nosso cotidiano temos que
mudar isso já que segundo os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais). A
Química pode ser um instrumento da formação humana que amplia os horizontes
culturais e a autonomia no exercício da cidadania. Já que a mesma explica a
maior parte dos fatos e fenômenos do dia-a-dia. Conhecer as metodologias ajuda a
obter melhores resultados e isso torna um sucesso o curso ministrado. Pois
ensinar Química não é apenas repassar inúmeros conteúdos para os alunos e
esperar que os mesmos passem a dominar a matéria de uma hora para outra.
O professor deve conduzir a aprendizagem de maneira didática de forma que
é através dele que o aluno continua ou desiste da Química. Na maioria das
escolas tem-se dado maior ênfase à transmissão de conteúdos e a memorização de
fatos, símbolos, nomes e fórmulas deixando de lado a construção de um
conhecimento cientifico dos alunos e a desvinculação entre conhecimentos
químicos e o cotidiano. Essa prática tem influenciado negativamente na
aprendizagem dos alunos uma vez que não conseguem perceber a relação entre
aquilo que estuda na sala de aula, a natureza e a sua própria vida (Miranda;
Costa, 2007).
Por tanto o melhor a se fazer é repassar de forma clara e objetiva sem
’correr com a disciplina’ fazendo assim os alunos compreenderem e aprenderem de
fato a Química. Com base nesse referencial adotado o presente trabalho teve como
objetivo geral identificar as dificuldades dos discentes em relação à Química.
MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa teve abordagem qualitativa e foi desenvolvida na escola
pública estadual, Unidade Escolar Estadual José Alves Bezerra, do Município de
Monsenhor Hipólito/PI. A escola possui um total de 236 alunos, sendo que a
amostra dos estudantes da pesquisa constituiu de 60 % do total. Ressalta-se que
os estudantes alvos da pesquisa foram selecionados de forma aleatória, sendo
considerados estudantes os alunos regularmente matriculados na escola de todas
as séries do ensino médio.
Para a coleta de dados identificou-se quantas escolas ministram as séries do
Ensino Médio na referida cidade, bem como sobre o total de alunos regularmente
matriculados. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, que permitiu
identificar a percepção dos discentes com relação à disciplina em questão,
determinar se os mesmos sentem dificuldade durante a sua aprendizagem, bem como
os fatores que implicam nas respectivas dificuldades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da analise dos questionários constatou-se que 78,57% dos discentes não
têm afinidade com a disciplina, sendo que o principal fator considerado por eles
é o elevado grau de dificuldade da disciplina. Constatou-se que apenas 3,57% dos
alunos consideram a respectiva disciplina como fácil.
Segundo os alunos os motivos que os levam a sentir dificuldade na disciplina são
principalmente a falta de aulas no laboratório e de recursos tais como, uso de
data show, de jogos, brincadeiras e visitas técnicas. Cabe ressaltar que um dos
motivos citados por parte dos alunos que os levam a essa dificuldade de
aprendizagem são os cálculos, o que nos remete a à dificuldade em outra
disciplina do currículo escolar.
Vale ressaltar que quando solicitado, de um modo geral, sobre um recurso que
poderia facilitar a sua aprendizagem, quase 100% dos alunos sugeriram as aulas
experimentais.
CONCLUSÕES: Identificou-se assim, alguns fatores que dificultam o processo de ensino-
aprendizagem de Química. Os resultados da pesquisa apontaram que os discentes não
tem afinidade em relação à disciplina, devido principalmente a falta de recursos e
de aulas práticas ou de visitas técnicas. Ressalta-se assim que os docentes façam
usos de metodologias onde esteja inserido à realização de aulas que aborde os
conceitos químicos de forma experimental, lúdica, de forma a chamar a atenção dos
alunos para com as aulas de química, considerando a disponibilidade de recursos
diante da realidade da escola.
AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiramente a Deus,aos acadêmicos,ao IFPI e os Professores para a
construção desse trabalho
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio – Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais, 1999, pag. 85.
MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007.