Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Experimentação nas escolas, feiras e praças de Barreiras-BA: Uma ação do Caminhão da Ciência
AUTORES: Cavalcanti, E.L.D. (UFBA) ; Magalhães, E.C.V. (UFBA) ; Guedes, T.R.S. (UFBA) ; Soares, J.S. (UFBA) ; de Sá, L.M.L. (UFBA) ; Braga, V.S. (UFBA)
RESUMO: O Caminhão da ciência é um projeto de divulgação científica, e popularização das
ciências e suas tecnologias, objetivando apresentar as ciências ao público em
geral, sendo desenvolvidas por alunos do ICADS-UFBA, mostrando a importância e
promovendo a oportunidade em adquirir conhecimentos básicos sobre ciência. O
projeto conta com quatro alunos bolsistas, dois alunos voluntários e professores
orientadores, utilizando experimentos, palestras, vídeos, banners e oficinas em
escolas, praças e feiras de Barreiras e região. Como resultado verificou-se o
aumento do interesse pela ciência, pela pesquisa dos alunos da graduação e
alunos da educação básica que assistem as apresentações, bem como a
desmistificação de alguns conceitos científicos promovendo a interação entre
Universidade e sociedade.
PALAVRAS CHAVES: Divulgação Científica; Popularização da Ciência; Experimentação
INTRODUÇÃO: O processo de divulgação cientifica ou popularização das ciências não é apenas
um processo de uma simples apresentação de conhecimentos, o processo de
divulgação se recobre de um grau importante para as ciências e para os
profissionais envolvidos (ALBAGLI,1996).
Neste contexto o projeto Caminhão da Ciência - Ciência Móvel é um espaço de
educação não-formal objetivando apresentar as ciências ao público de naturezas
distintas, na forma de divulgação científica apresentada por alunos em feiras,
praças e escolas da cidade de Barreiras e região do oeste da Bahia (GUZZI-FILHO
et. at., 2006).
A partir desta justificativa foi dada continuidade ao projeto intitulado
caminhão da ciência – ciência móvel anteriormente vinculado ao CNPQ e hoje com
apoio da Universidade Federa da Bahia por meio do programa permanecer que tem
como objetivo implantar um espaço itinerante para estimular a popularização das
ciências e a divulgação científica e tecnológica.
Para o desenvolvimento das atividades propostas pelo projeto foram realizadas
visitas as escolas públicas e privadas da cidade de Barreiras e região, bem como
feiras e praças. Para a realização das atividades o projeto contou com 4 alunos
bolsistas 2 voluntários das áreas da geologia, biologia, engenharia civil e
engenharia sanitária e ambiental. Os alunos são orientados individualmente por
professores da química do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento
Sustentável da Universidade Federal da Bahia e tem como objetivo desenvolver
experimentos com materiais de baixo custo ou materiais alternativos para
popularizar a Ciência e desmistificar alguns conceitos científicos, além de
estimular e ensinar alunos da educação básica, onde o caminhão realiza visita
despertando o interesse dos mesmos (MAGALHÃES et. al., 2012).
MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento das atividades propostas foram realizadas visitas aos
municípios da Região Oeste da Bahia, nas escolas de Barreiras, feiras e praças
da cidade. O público alvo do projeto são alunos da educação básica e professores
da rede municipal, estadual e particular de ensino.
Para tal, são realizadas apresentações contando com um caminhão, no qual
transportamos os equipamentos para as escolas de Barreiras e cidades
circunvizinhas utilizando bancadas de MDF com suportes metálicos adquiridas pelo
projeto e montadas nos locais das apresentações. Os alunos bolsistas e
voluntários desenvolvem nos laboratórios do ICADS-UFBA experimentos que são
apresentados ao grupo de orientadores em reuniões periódicas e assim definidos e
levados para as incursões.
Para uma maior integração entre Universidade e sociedade (que participam das
apresentações) os alunos bolsistas e voluntários desenvolveram um blog
http://caminhaodaciencia-ufba.blogspot.com.br, onde o mesmo é utilizado para
divulgação das apresentações que permite aos alunos das escolas visitadas e o
público que assiste as apresentações de terem acessos às fotos e a vídeos dos
experimentos gravados e páginas em redes sociais, como Facebook que possibilita
uma maior integração e divulgação do projeto com a finalidade de continuar o
contato entre alunos participantes do projeto e comunidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O desenvolvimento das atividades do caminhão conta inicialmente com solicitação
das apresentações pelas escolas e secretarias de educação do município, em
seguida os alunos apresentaram diversos experimentos com temáticas nas áreas da
física, química geologia e matemática como por exemplo: Condutibilidade elétrica
de materiais, máquinas simples (roldanas), fibra óptica, torre de acetato,
paleontologia, amostras de rochas e minerais e formação de cavernas, soluções e
condutibilidade elétrica, pilhas de hipoclorito, limão e batata, Água dura,
Acidez e Basicidade, Determinação de Açúcar e de Vitamina C em alimentos,
Reações de Saponificações de óleos e gorduras residuais, Bomba de Hidrogênio e
Teste de Chama, Motor Elétrico, A Dança dos Pêndulos, Parabólicas para
propagação dos sons, Gerador Manual de Energia, Ilusões de Óptica, Gerador de
Van der Graaff, Globo de Plasma entre outros.
Além de todos esses experimentos o projeto ainda conta com divulgações por meio
de redes sócias e blogs, com páginas de divulgações das apresentações realizadas
e das que ainda acontecerão.
O projeto permite ainda aos alunos de graduação que estão desenvolvendo e
testando os experimentos, buscar o apoio teórico na literatura o que favorece
sua aprendizagem e consolidação de conhecimentos químicos e de outras áreas da
ciência trabalhando interdisciplinarmente com outras áreas do conhecimento.
O projeto ainda contribui de forma direta com relação aos alunos e professores
das escolas visitadas, podendo destacar aspectos positivos como aumento do
interesse sobre experimentos e conteúdos científicos, uma vez que desde o inicio
do projeto a procura das escolas tem aumentado cada vez mais sendo que a maioria
das escolas solicitam a visitam do caminhão mais de uma vez.
caminhão da ciência
Equipe do caminhão da ciência juntamente com
professores da cidade de Santa Rita de Cássia-Bahia
Apresentações do Caminhão
Apresentação do projeto em escolas e feiras livres
da cidade de Barreiras
CONCLUSÕES: O interesse do publico visitado traz motivação para reproduzir ou construir
experimentos em feiras de ciências nas escolas dos estudantes. O Projeto ainda
contribui com a aprendizagem de conteúdos que os alunos não aprenderam em sala de
aula, alem de contribuir positivamente com o interesse desses alunos pelos cursos
oferecidos pelo ICADS-UFBA e uma maior aproximação e interação da sociedade com a
Universidade.
AGRADECIMENTOS: Ao CNPq pelo financiamento do projeto e a UFBA e o Permanecer pela concessão das
bolsas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação cientifica para a cidadania? Ciência
da informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996.
GUZZI-FILHO, N. J. et al. Caminhão Com Ciência: um projeto interativo de divulgação científica e educação informal. In:XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Unicamp Campinas SP de 24 a 27 de Julho de 2006
MAGALHÃES, E. C. V. et. al. Camnhão da CIÊNCIA: Divulgação Científica no Oeste da Bahia. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, UFBA, Salvador-BA de 17 a 20 de julho de 2012.