Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO:  Laboratório Hipotético para o estudo do extrato do repolho roxo como indicador de pH
AUTORES:  Silva, L.O. (FAMASUL)  ; Moreira Gomes, K.R. (FAMASUL)  ; Oliveira, A.C. (FAMASUL)  ; Rocha .l.c.c, R.C. (FAMASUL)
RESUMO:   O presente trabalho visa evidenciar a possibilidade de estudar o potencial 
Hidrogeniônico (PH) de substâncias comuns do dia-a-dia através da construção de um 
laboratório alternativo preparado com materiais encontrados no ambiente doméstico, 
utilizando métodos simples que facilitam a identificação e classificação de uma 
solução aquosa quanto a acidez, neutralidade ou alcalinidade.
PALAVRAS CHAVES:  Indicadores de pH; Laboratório Hipotético; Antocianinas 
INTRODUÇÃO:  A necessidade de articular teoria e experimentação no ensino de química no dia-
a-dia dos estudantes é inegável, mas diante da atual realidade da educação no 
Brasil, nem sempre se consegue fazer essa ligação porque a maioria das escolas, 
em especial as públicas, não possui laboratórios ou materiais didáticos 
adequados para que o professor possa desenvolver conceitos a partir da 
observação de fatos experimentais. Devido a isso, este estudo sobre o repolho 
roxo como indicador de pH se utilizou de uma técnica simples para expor aos 
alunos o conteúdo didático que consiste em testar o pH de materiais de uso 
doméstico, também explorado por Gouveia-Matos (1999) e por GEPEQ (1995).
De início, é importante saber que o uso da coloração emitida por compostos 
presentes no repolho roxo (Brassica Oleracea), vem sendo um recurso didático 
amplamente utilizado no ensino de equilíbrio ácido-base e identificação de 
acidez e basicidade de diversas substâncias, devido a sua ampla faixa de cor (pH 
de 1-12 ), onde pH<7 considera-se ácido, pH>7, considera-se Base e pH=7 
considera-se Neutro (BERNARDINO et al., 2006). O extrato pigmentado do repolho 
roxo é considerado um indicador visual eficaz “Indicadores visuais são 
substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico-
químicas da solução na qual estão contidos, em função de diversos fatores, tais 
como: pH, potencial elétrico, complexação com íons metálicos e adsorção em 
sólidos” (TERCI & ROSSI, 2002);
O repolho roxo contém pigmentos chamados antocianinas, que lhe fornecem a cor 
roxa característica e que pertencem ao grupo de compostos orgânicos denominados 
flavonóides. Além disto, produzem substancias que impedem a fixação de fungos 
parasitas, que freqüentemente atacam o repolho branco. A antocianina presente no 
repolho ro
MATERIAL E MÉTODOS:  Realizou-se uma intervenção didática com alunos do 2º ano do ensino médio da 
Escola Estadual Joaquim Silvério Pimentel, na cidade de Rio Formoso-PE, onde na 
oportunidade a turma foi dividida em duas equipes e em seguida utilizaram os 
seguintes materiais para o experimento: Seis copos de vidros transparentes, 
folhas de repolho roxo picadas, água da torneira, limão, sabão, leite, vinagre, 
detergente e soda cáustica.
A experiência foi realizada da seguinte maneira: primeiro os alunos deveriam 
enumerar os copos de vidro, colocar a medida de três dedos de água e um pouco da 
substância a ser estudada e anotar a cor de cada um inicialmente. À parte, 
colocar as folhas de repolho picadas em um recipiente com água morna e depois 
adicionar uma colher se sopa dessa água do repolho em cada copo, observar e 
anotar as novas cores formadas e consultar as cores obtidas com a escala de pH 
mostrada no material de apoio que fora distribuído no inicio do experimento aos 
alunos classificando os materiais como ácidos ou básicos. A aula proporcionou a 
abordagem dos seguintes conteúdos da Química: característica polar e apolar de 
substâncias, solubilidade, funções orgânicas, métodos de separação de misturas, 
equilíbrio ácido-base e indicadores de pH. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  Por ser um experimento visivelmente fácil de ser realizado, o trabalho de 
identificação e manipulação dos utensílios e substâncias, pelos alunos, foi 
relativamente tranqüilo e após a adição do extrato do repolho roxo, os alunos 
puderam identificar quais substâncias eram bases ou ácidos. Observe a tabela:
Tabela

CONCLUSÕES:  O extrato bruto de repolho roxo apresenta potencialidade como indicador natural, 
podendo ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem de equilíbrio ácido-base 
tanto no ensino-médio quanto no ensino superior, pois a extração do indicador é de 
baixo custo e não requer laboratórios e equipamentos sofisticados. Mesmo havendo, 
hoje em dia, outras formas de indicadores, os sintéticos, por exemplo, o uso de 
indicadores naturais pode ser destinado a ensaios com objetivos educacionais.
AGRADECIMENTOS:  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  BERNARDINO, A. M. R.; PEREIRA, A. S.; ARARIPE, D. R.; SOUZA, N. A.; AZEVEDO, R. V.D. Antocianinas - Papel indicador de pH e estudo da estabilidade da solução de repolho roxo: Disponível em <http://www.cq.ufam.edu.br/cd_24_05/teoria_fazendo_indicador.htm>. Acesso em: 5 
jun. 2013.
GEPEQ. Estudando o equilíbrio ácido-base. Química Nova na Escola, n. 1, p. 32-33, 1995.
GOUVEIA-MATOS, J.A.M. Mudanças nas cores dos extratos de flores e do repolho roxo. Química Nova na Escola, n. 10, p. 6-10, 1999.
TERCI, D.B. L.; ROSSI, A. V. Indicador natural de pH: usando papel ou solução?
Quím. Nova, v. 25, n. 4, p. 684-688, 2002.
