53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Curiosidades do cotidiano como estratégia didática no ensino de química

AUTORES: Rocha, R.C.C.L. (FAMASUL) ; Paula, K.K. (FAMASUL) ; Silva, A.J.F.S. (UFRPE) ; Oliveira, A.C. (FAMASUL) ; Silva, J.R. (FAMASUL) ; Silva, L.O. (FAMASUL) ; Silva, J.A. (FAMASUL)

RESUMO: Este trabalho tem como foco algumas curiosidades existentes em nosso cotidiano como fator motivador para uma aprendizagem efetiva, compreendendo a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em sala de aula como forma alternativa de enriquecer a relação entre o conhecimento científico e o cotidiano do aluno, assim como, despertar a motivação na aprendizagem e dinamizar o processo de ensino, facilitando o entendimento dos conteúdos específicos de química, de forma que o torne agente ativo da aprendizagem, contextualizando o ensino com a realidade, como propõe os parâmetros curriculares nacionais. A elaboração do trabalho teve implicações metodológicas na escola estadual Dr. Pedro Afonso de Medeiros feitas com os alunos do 3° ano do ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: Curiosidades; cotidiano; Abordagem CTS

INTRODUÇÃO: A promoção do conhecimento e a formação de cidadãos comprometidos com os princípios sociais têm quebrado paradigmas, visando incorporar ao ensino atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades necessárias às práticas educacionais da atualidade (MESQUITA & MEDEIROS, 2006), dessa forma, o desenvolver deste projeto utilizou algumas curiosidades do cotidiano envolvidas nos fenômenos físicos e químicos e que podem contribuir para facilitar o ensino de química, pois uma das grandes barreiras no aprendizado da disciplina é a dificuldade de correlacionar os conceitos vistos em aulas com o cotidiano. Tivemos por objetivo promover uma abordagem CTS enfocando as curiosidades químicas do cotidiano como metodologia para o ensino de química, contribuindo para um processo de ensino aprendizagem efetivo, pois, as instituições de ensino necessitam de abordagens mais inovadoras estabelecendo uma relação entre o cotidiano que envolve fenômenos físicos e químicos e o conhecimento científico como estratégia no ensino de química, realizando uma intervenção didática e social utilizando as curiosidades desse cotidiano como alternativa para o processo ensino-aprendizagem em química.

MATERIAL E MÉTODOS: Aplicou-se um questionário prévio composto por cinco perguntas relacionadas à química e ao cotidiano dos alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Drº Pedro Afonso de Medeiros, como: refrigerantes, fogos de artifício e sabões. Foi- lhes apresentado cada item citado para que eles pudessem ter contato com o que estavam estudando, por exemplo, saponificação, e também a composição química do material, foi apresentado aos alunos, que puderam relacionar o que estava no papel ao que eles estavam vendo, podendo assim identificar de maneira mais dinâmica o que estava sendo estudado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo a metodologia utilizada pode-se afirmar que, após observar e fazer uma analise das respostas dadas pelos alunos no questionário e durante a apresentação dos materiais e suas composições por meio das formulas podemos discutir como os alunos de hoje não tem conhecimento de como a química é tão presente em seu cotidiano e sua importância grandiosa para os avanços científicos e sociais no mundo em que vivem. O resultado obtido no decorrer do projeto foi de que os alunos compreenderam o quanto estão inseridos na química, não só como disciplina estudada para o vestibular, mas como vida, pois cada aula ministrada pelo professor passa a ser relacionada com o cotidiano do alunado o conhecimento ficará intrínseco aos fatos diários eles não utilizarão apenas o livro didático e ponto final, mas irão deixar com que a química faça parte de suas vidas facilitando enormemente a aprendizagem.

Gráfico

Representação dos resultados das perguntas do questionário

CONCLUSÕES: Quando trabalhamos com curiosidades há uma atenção imediata por parte dos alunos que identificam os fatos explanados e aprendem uma nova forma de interpretar o mundo e seus acontecimentos. Como afirma Chassot (1993) a química deve ser politizada, contextualizada e útil para o futuro do cidadão. Trabalhando a química utilizando a curiosidade como um fator de apoio didático, o professor diferencia sua metodologia, sendo capaz de alcançar alguns dos principais objetivos dos PCN’S e torna a aula um momento prazeroso, efetivando a aprendizagem e tornando o aluno um pesquisador crítico.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MESQUITA, K. F. M. & MEDEIROS, T. J. M. M.. Alternativas Didáticas para Aulas de Química no Nível Médio. XLVI Congresso Brasileiro de Química. Salvador: 2006.

CHASSOT, ATTICO INÁCIO et al. Química do cotidiano: pressupostos teóricos para a elaboração de material didático alternativo. Ijuí: Espaço da Escola, 1993.