Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Curiosidades do cotidiano como estratégia didática no ensino de química
AUTORES: Rocha, R.C.C.L. (FAMASUL) ; Paula, K.K. (FAMASUL) ; Silva, A.J.F.S. (UFRPE) ; Oliveira, A.C. (FAMASUL) ; Silva, J.R. (FAMASUL) ; Silva, L.O. (FAMASUL) ; Silva, J.A. (FAMASUL)
RESUMO: Este trabalho tem como foco algumas curiosidades existentes em nosso cotidiano
como fator motivador para uma aprendizagem efetiva, compreendendo a perspectiva
CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em sala de aula como forma alternativa de
enriquecer a relação entre o conhecimento científico e o cotidiano do aluno, assim
como, despertar a motivação na aprendizagem e dinamizar o processo de ensino,
facilitando o entendimento dos conteúdos específicos de química, de forma que o
torne agente ativo da aprendizagem, contextualizando o ensino com a realidade,
como propõe os parâmetros curriculares nacionais. A elaboração do trabalho teve
implicações metodológicas na escola estadual Dr. Pedro Afonso de Medeiros feitas
com os alunos do 3° ano do ensino médio.
PALAVRAS CHAVES: Curiosidades; cotidiano; Abordagem CTS
INTRODUÇÃO: A promoção do conhecimento e a formação de cidadãos comprometidos com os
princípios sociais têm quebrado paradigmas, visando incorporar ao ensino
atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades necessárias às práticas
educacionais da atualidade (MESQUITA & MEDEIROS, 2006), dessa forma, o
desenvolver deste projeto utilizou algumas curiosidades do cotidiano envolvidas
nos fenômenos físicos e químicos e que podem contribuir para facilitar o ensino
de química, pois uma das grandes barreiras no aprendizado da disciplina é a
dificuldade de correlacionar os conceitos vistos em aulas com o cotidiano.
Tivemos por objetivo promover uma abordagem CTS enfocando as curiosidades
químicas do cotidiano como metodologia para o ensino de química, contribuindo
para um processo de ensino aprendizagem efetivo, pois, as instituições de ensino
necessitam de abordagens mais inovadoras estabelecendo uma relação entre o
cotidiano que envolve fenômenos físicos e químicos e o conhecimento científico
como estratégia no ensino de química, realizando uma intervenção didática e
social utilizando as curiosidades desse cotidiano como alternativa para o
processo ensino-aprendizagem em química.
MATERIAL E MÉTODOS: Aplicou-se um questionário prévio composto por cinco perguntas relacionadas à
química e ao cotidiano dos alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Drº
Pedro Afonso de Medeiros, como: refrigerantes, fogos de artifício e sabões. Foi-
lhes apresentado cada item citado para que eles pudessem ter contato com o que
estavam estudando, por exemplo, saponificação, e também a composição química do
material, foi apresentado aos alunos, que puderam relacionar o que estava no papel
ao que eles estavam vendo, podendo assim identificar de maneira mais dinâmica o
que estava sendo estudado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo a metodologia utilizada pode-se afirmar que, após observar e fazer uma
analise das respostas dadas pelos alunos no questionário e durante a
apresentação dos materiais e suas composições por meio das formulas podemos
discutir como os alunos de hoje não tem conhecimento de como a química é tão
presente em seu cotidiano e sua importância grandiosa para os avanços
científicos e sociais no mundo em que vivem. O resultado obtido no decorrer do
projeto foi de que os alunos compreenderam o quanto estão inseridos na química,
não só como disciplina estudada para o vestibular, mas como vida, pois cada aula
ministrada pelo professor passa a ser relacionada com o cotidiano do alunado o
conhecimento ficará intrínseco aos fatos diários eles não utilizarão apenas o
livro didático e ponto final, mas irão deixar com que a química faça parte de
suas vidas facilitando enormemente a aprendizagem.
Gráfico
Representação dos resultados das perguntas do
questionário
CONCLUSÕES: Quando trabalhamos com curiosidades há uma atenção imediata por parte dos alunos
que identificam os fatos explanados e aprendem uma nova forma de interpretar o
mundo e seus acontecimentos. Como afirma Chassot (1993) a química deve ser
politizada, contextualizada e útil para o futuro do cidadão. Trabalhando a química
utilizando a curiosidade como um fator de apoio didático, o professor diferencia
sua metodologia, sendo capaz de alcançar alguns dos principais objetivos dos PCN’S
e torna a aula um momento prazeroso, efetivando a aprendizagem e tornando o aluno
um pesquisador crítico.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MESQUITA, K. F. M. & MEDEIROS, T. J. M. M.. Alternativas Didáticas para Aulas de Química no Nível Médio. XLVI Congresso Brasileiro de Química. Salvador: 2006.
CHASSOT, ATTICO INÁCIO et al. Química do cotidiano: pressupostos teóricos para a elaboração de material didático alternativo. Ijuí: Espaço da Escola, 1993.