53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

AUTORES: Vieira, T.O. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOG) ; Lopes, C.B. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Cunha, E.M.F. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Silva, A.A. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI)

RESUMO: A escolha de um curso superior é uma decisão muito difícil quando se está no 3º ano do ensino médio. Durante a palestra nosso objetivo estava voltado para o estudo dos direitos sociais com foco no Direito à Educação e a sua efetividade no que diz respeito ao acesso ao ensino superior. A palestra informava como funciona o sistema para conseguir vagas em universidades públicas. A avaliação da atividade foi feita através de questionário antes e após a palestra. Os resultados mostram que a maior parte dos alunos desconhecia as formas de ingresso no ensino superior ou faziam confusão entre elas, e não sabiam que essas são acessíveis a qualquer aluno aprovado num processo seletivo. Através da palestra os alunos compreenderam como são feitas as seleções para ingressar em universidades públicas.

PALAVRAS CHAVES: Acesso a Informação; Possibilidades; Formação Acadêmica

INTRODUÇÃO: O final do ensino médio é uma fase da vida caracterizada por uma série de mudanças, não só cognitivas e psicológicas, mas também em relação aos papéis sociais a serem enfrentados pelo indivíduo. Entre estes, destaca-se o papel de trabalhador. O aluno é convidado a fazer escolhas profissionais e pode optar pelo andamento dos estudos ou pelo ingresso no mercado de trabalho. Dessa forma observou-se a necessidade de discutir sobre o assunto com os alunos da escola Aluízio Ferreira, visto que estes não estavam bem informados quanto a todos os processos de ingresso numa universidade. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar aos alunos as possibilidades de ingresso para a formação acadêmica em universidades públicas. São varias as possibilidades disponíveis. Segundo o artigo 44 da LDB (Brasil, 1996), a educação superior oferece quatro possibilidades de formação: cursos seqüenciais por campo de saber, de graduação, de pós-graduação e de extensão. Os cursos seqüenciais por campo de saber são de dois tipos: cursos superiores de formação específica e cursos superiores de complementação de estudos; e possuem dois objetivos distintos: a qualificação técnica, profissional ou acadêmica e a ampliação dos horizontes intelectuais em campos das ciências, humanidades e artes (Brasil, 1999). O desejo do jovem brasileiro de ingressar na educação superior não é, em princípio, um problema, pois são muitas a formas de ingressar em uma faculdade. Existem programas governamentais como o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ), Prouni (Programa Universidade para Todos), SISU (Sistema de Seleção Unificado), FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) que tem por um único objetivo facilitar o ingresso em faculdades particulares (MEC, 2013).

MATERIAL E MÉTODOS: A amostra foi composta por 250 alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, localizada em Ji-Paraná (RO), de ambos os sexos com idade variada. Participaram da atividade alunos dos turnos vespertino e noturno. Ao todo participaram da atividade 10 turmas. Os alunos responderam a 2 questionários, um antes da palestra que se tratava de uma questionário sócio-demográfico onde foi desenvolvido para levantar informações sobre idade, sexo, e nível de escolaridade dos pais (fundamental, médio e superior), com apenas questões fechadas e um posterior (apenas questões abertas). Todos os questionários pré-palestra recolhidos foram considerados, ao todo 242. Dos questionários pós-palestra, dos 200 recolhidos, apenas 40 foram considerados, os demais foram descartados por preenchimento inadequado ou não preenchimento. Os dois questionários discutiam os diferentes assuntos relacionados ao ingresso no ensino superior após a conclusão do ensino médio, bem como as possibilidades disponíveis no Brasil.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos alunos entrevistados 64% se classificam como classe média e os demais como classe baixa. 62,5 % dos alunos possuem idade entre 17 e 18 anos. 38,35% dos alunos usam a internet como fonte de pesquisa. Apenas 7,2% dos pais possuem graduação ou um curso de pós-graduação. Praticamente dos alunos pretendem fazer uma faculdade após terminar o ensino médio, porém 42% dos alunos estudam apenas para as provas, e apenas 16,5% dos alunos estudam pelo menos 1 hora por dia. 74% dos alunos são estimulados pelos pais á estudar e 84,5% deles querer um curso em uma universidade pública. A questão 12 do questionário pré-palestra questionava os alunos quanto aos cursos oferecidos no município e as faculdades públicas existentes na cidade, mas nenhum dos alunos respondeu a questão corretamente. 78% deles pretendem estudar próximo de casa, dentro da própria cidade ou estado. O ENEM, os vestibulares e o PROUNI foram às opções mais citadas pelos alunos como porta de ingresso em uma graduação. No questionário pós-palestra podemos perceber que os alunos sabiam muito quanto ao ENEM, mas faziam muito confusão entre o FIES, o SISU e o PROUNI, além de uma confusão entre ENEM e PROUNI, alguns acreditavam que havia uma prova a parte para o conseguir uma bolsa pelo PROUNI. Praticamente todos os alunos gostaram da palestra e muito se surpreenderam em saber que algumas instituições de ensino Superior possuem alojamento e que oferecem bolsas de iniciação científica e até mesmo auxílio estudantil. Dentro da cidade de Ji-Paraná tem uma Universidade Federal, a UNIR, como poucas opções de cursos e o Instituto Federal IFRO, que possui apenas um curso de nível superior, como os alunos não quererem estudar longe de casa muitos acabam ingressando em universidades particulares.

Considerações dos alunos nas respostas do questionário pós-palestra.

Esta tabela apresenta as respostas discursivas dos alunos quando ao tema universidade e cursos.

Considerações dos alunos nas respostas do questionário pós-palestra.

Esta figura apresenta as respostas discursivas dos alunos quanto a palestra.

CONCLUSÕES: Os resultados encontrados confirmam a ideia de que o acesso à educação superior tem sido o alvo da maioria dos jovens que chegam ao final do ensino médio. Em relação às formas de ingressar no ensino superior a maior parte deles ainda não conhecia todas as opções ou faziam confusão entre elas, e que essas são acessíveis a qualquer aluno disposto a estudar. Sendo assim, conclui-se que o objetivo foi alcançado, visto que a maior parte dos alunos passou a compreender a vasta gama de oportunidade de ingresso em universidades públicas e a relacionar melhor suas oportunidades e suas escolhas.

AGRADECIMENTOS: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Ji- Paraná; Capes e CNPq.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Brasil (1996). Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Retirado em 15/10/2004, do: Presidência da República Federativa do Brasil no World Wide Web: http://www.presidencia.gov.br/

Brasil (1999). Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Resolução CES n° 1, de 27/ 01/99: Dispõe sobre os cursos sequenciais de educação superior, nos termos do art. 44 da Lei 9394/ 96. Retirado em 30/11/2004, do Ministério da Educação no World Wide Web: http://www.mec.gov.br/

MEC, 2013. Portal do Ministério da Educação. Disponível em: http://www.mec.gov.br/. Acesso em: 09/02/13.