Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
AUTORES: Vieira, T.O. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOG) ; Lopes, C.B. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Cunha, E.M.F. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Silva, A.A. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI)
RESUMO: A escolha de um curso superior é uma decisão muito difícil quando se está no 3º
ano do ensino médio. Durante a palestra nosso objetivo estava voltado para o
estudo dos direitos sociais com foco no Direito à Educação e a sua efetividade
no que diz respeito ao acesso ao ensino superior. A palestra informava como
funciona o sistema para conseguir vagas em universidades públicas. A avaliação
da atividade foi feita através de questionário antes e após a palestra. Os
resultados mostram que a maior parte dos alunos desconhecia as formas de
ingresso no ensino superior ou faziam confusão entre elas, e não sabiam que
essas são acessíveis a qualquer aluno aprovado num processo seletivo. Através da
palestra os alunos compreenderam como são feitas as seleções para ingressar em
universidades públicas.
PALAVRAS CHAVES: Acesso a Informação; Possibilidades; Formação Acadêmica
INTRODUÇÃO: O final do ensino médio é uma fase da vida caracterizada por uma série de
mudanças, não só cognitivas e psicológicas, mas também em relação aos papéis
sociais a serem enfrentados pelo indivíduo. Entre estes, destaca-se o papel de
trabalhador. O aluno é convidado a fazer escolhas profissionais e pode optar
pelo andamento dos estudos ou pelo ingresso no mercado de trabalho. Dessa forma
observou-se a necessidade de discutir sobre o assunto com os alunos da escola
Aluízio Ferreira, visto que estes não estavam bem informados quanto a todos os
processos de ingresso numa universidade. Sendo assim, o presente trabalho tem
como objetivo apresentar aos alunos as possibilidades de ingresso para a
formação acadêmica em universidades públicas. São varias as possibilidades
disponíveis. Segundo o artigo 44 da LDB (Brasil, 1996), a educação superior
oferece quatro possibilidades de formação: cursos seqüenciais por campo de
saber, de graduação, de pós-graduação e de extensão. Os cursos seqüenciais por
campo de saber são de dois tipos: cursos superiores de formação específica e
cursos superiores de complementação de estudos; e possuem dois objetivos
distintos: a qualificação técnica, profissional ou acadêmica e a ampliação dos
horizontes intelectuais em campos das ciências, humanidades e artes (Brasil,
1999). O desejo do jovem brasileiro de ingressar na educação superior não é, em
princípio, um problema, pois são muitas a formas de ingressar em uma faculdade.
Existem programas governamentais como o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ),
Prouni (Programa Universidade para Todos), SISU (Sistema de Seleção Unificado),
FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) que tem por um
único objetivo facilitar o ingresso em faculdades particulares (MEC, 2013).
MATERIAL E MÉTODOS: A amostra foi composta por 250 alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio
da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, localizada em
Ji-Paraná (RO), de ambos os sexos com idade variada. Participaram da atividade
alunos dos turnos vespertino e noturno. Ao todo participaram da atividade 10
turmas. Os alunos responderam a 2 questionários, um antes da palestra que se
tratava de uma questionário sócio-demográfico onde foi desenvolvido para
levantar informações sobre idade, sexo, e nível de escolaridade dos pais
(fundamental, médio e superior), com apenas questões fechadas e um posterior
(apenas questões abertas). Todos os questionários pré-palestra recolhidos foram
considerados, ao todo 242. Dos questionários pós-palestra, dos 200 recolhidos,
apenas 40 foram considerados, os demais foram descartados por preenchimento
inadequado ou não preenchimento. Os dois questionários discutiam os diferentes
assuntos relacionados ao ingresso no ensino superior após a conclusão do ensino
médio, bem como as possibilidades disponíveis no Brasil.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos alunos entrevistados 64% se classificam como classe média e os demais como
classe baixa. 62,5 % dos alunos possuem idade entre 17 e 18 anos. 38,35% dos
alunos usam a internet como fonte de pesquisa. Apenas 7,2% dos pais possuem
graduação ou um curso de pós-graduação. Praticamente dos alunos pretendem fazer
uma faculdade após terminar o ensino médio, porém 42% dos alunos estudam apenas
para as provas, e apenas 16,5% dos alunos estudam pelo menos 1 hora por dia. 74%
dos alunos são estimulados pelos pais á estudar e 84,5% deles querer um curso em
uma universidade pública. A questão 12 do questionário pré-palestra questionava
os alunos quanto aos cursos oferecidos no município e as faculdades públicas
existentes na cidade, mas nenhum dos alunos respondeu a questão corretamente.
78% deles pretendem estudar próximo de casa, dentro da própria cidade ou estado.
O ENEM, os vestibulares e o PROUNI foram às opções mais citadas pelos alunos
como porta de ingresso em uma graduação. No questionário pós-palestra podemos
perceber que os alunos sabiam muito quanto ao ENEM, mas faziam muito confusão
entre o FIES, o SISU e o PROUNI, além de uma confusão entre ENEM e PROUNI,
alguns acreditavam que havia uma prova a parte para o conseguir uma bolsa pelo
PROUNI. Praticamente todos os alunos gostaram da palestra e muito se
surpreenderam em saber que algumas instituições de ensino Superior possuem
alojamento e que oferecem bolsas de iniciação científica e até mesmo auxílio
estudantil. Dentro da cidade de Ji-Paraná tem uma Universidade Federal, a UNIR,
como poucas opções de cursos e o Instituto Federal IFRO, que possui apenas um
curso de nível superior, como os alunos não quererem estudar longe de casa
muitos acabam ingressando em universidades particulares.
Considerações dos alunos nas respostas do questionário pós-palestra.
Esta tabela apresenta as respostas discursivas dos
alunos quando ao tema universidade e cursos.
Considerações dos alunos nas respostas do questionário pós-palestra.
Esta figura apresenta as respostas discursivas dos
alunos quanto a palestra.
CONCLUSÕES: Os resultados encontrados confirmam a ideia de que o acesso à educação superior
tem sido o alvo da maioria dos jovens que chegam ao final do ensino médio. Em
relação às formas de ingressar no ensino superior a maior parte deles ainda não
conhecia todas as opções ou faziam confusão entre elas, e que essas são
acessíveis a qualquer aluno disposto a estudar. Sendo assim, conclui-se que o
objetivo foi alcançado, visto que a maior parte dos alunos passou a compreender a
vasta gama de oportunidade de ingresso em universidades públicas e a relacionar
melhor suas oportunidades e suas escolhas.
AGRADECIMENTOS: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Ji-
Paraná; Capes e CNPq.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Brasil (1996). Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Retirado em 15/10/2004, do: Presidência da República Federativa do Brasil no World Wide Web: http://www.presidencia.gov.br/
Brasil (1999). Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Resolução CES n° 1, de 27/ 01/99: Dispõe sobre os cursos sequenciais de educação superior, nos termos do art. 44 da Lei 9394/ 96. Retirado em 30/11/2004, do Ministério da Educação no World Wide Web: http://www.mec.gov.br/
MEC, 2013. Portal do Ministério da Educação. Disponível em: http://www.mec.gov.br/. Acesso em: 09/02/13.