Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O emprego das Histórias em Quadrinhos como estratégia de motivação para o ensino de química.
AUTORES: Silva, N.F.L. (IFMT-FO/PL) ; Azevedo, H.C.A. (IFMT-FO/PL) ; Silva, K.G.R. (IFMT-FO/PL) ; Almeida, N.M. (IFMT-FO/PL) ; Lago, J.A. (IFMT-FO/PL) ; Ferreira, J.N. (IFMT-FO/PL) ; Velani, V. (UFFS-LS)
RESUMO: O objetivo principal da atividade é o de estimular potencialidades de criação e
planejamento de textos simples, com linguagem própria dos alunos do ensino médio.
Inicialmente, as histórias em quadrinhos (HQ) foram aplicadas em sala de aula em
uma turma de 3º ano do Técnico em Química integrado ao Ensino Médio no Instituto
Federal do Mato Grosso campus Pontes e Lacerda, em que foi constatado, desde o
início das atividades, a motivação e o interesse pelo assunto abordado e o uso das
HQ como uma nova abordagem para o ensino de química. Os assuntos abordados
mantiveram uma vinculação com os temas de Química Orgânica e Bioquímica. A
confecção das HQ abre uma perspectiva para o ensino de química de uma forma
contextualizada e interdisciplinar.
PALAVRAS CHAVES: aprendizagem ; ensino de química; quadrinho
INTRODUÇÃO: As aulas de química no ensino médio são frequentemente ministradas através da
exposição de conceitos, com o auxílio apenas de quadro e giz, onde o aluno é um
mero espectador. Essa condição passiva do aluno e a falta de contextualização da
aula com o seu cotidiano são fatores que tornam as aulas de química maçantes e
desconexas da realidade. O desenvolvimento de estratégias modernas e simples
utilizando outros recursos didáticos é importante na dinamização e envolvimento
do aluno conseguindo-se assim uma aprendizagem significativa. Com relação a
essas estratégias, a história em quadrinho (HQ) é uma ferramenta dinâmica e
facilitadora na compreensão e abstração dos conteúdos trabalhados nas aulas de
química. Em função do retorno positivo que a HQ, como estratégia para o ensino
de química, autores como Caruso & Silveira (2009) utilizam os quadrinhos para
integrar o conhecimento científico e produção artística contribuindo para a
construção de um espírito crítico e uma leitura de cidadania. Outra proposta
dentro do ensino de Química foi realizada por Matos (2008), que durante os anos
de 2005 a 2007 utilizou HQ em aulas de Química, concluindo que tal estratégia
mostrou-se bem adequada para a “alfabetização científica” dos alunos. Para
Santos (2001), a construção do conhecimento científico por meio de HQ, devido ao
seu caráter lúdico, torna tal construção e apropriação prazeroso para o aluno.
Nesse sentido o presente trabalho realizado com discentes do 3º ano do curso
Técnico em Química integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Mato Grosso
campus Fronteira Oeste Pontes e Lacerda-MT teve como objetivo estimular as
potencialidades de criação e planejamento de textos simples, além de divulgar a
Química de uma forma mais atrativa e dinâmica.
MATERIAL E MÉTODOS: No intuito de divulgar os conhecimentos químicos trabalhados em sala de aula de
uma forma diferente, formou-se um grupo de trabalho composto por seis alunos do
terceiro ano integrado em Química e dois professores da área. Esse grupo reunia-
se semanalmente na sala de pesquisa do campus Fronteira Oeste Pontes e Lacerda-
MT no período vespertino durante dois meses. Iniciou-se o trabalho solicitando
aos discentes a escolha de possíveis temas para o desenvolvimento das tirinhas.
Esta escolha foi a princípio por conteúdos relacionados com a química orgânica e
bioquímica; conteúdos esses já trabalhados nas aulas e associados com
experiências do dia a dia. As tirinhas foram confeccionadas com materiais
simples como papel, lápis e borracha. Em seguida digitalizadas, o que permitiu a
sua utilização como recurso em sala de aula em auxílio ao livro didático. Após a
confecção, as tirinhas foram apresentadas primeiramente aos demais alunos do
terceiro ano de Química, em seguida dispostas nos murais do campus para
divulgação à comunidade escolar. Foi aplicado um questionário aos discentes como
forma de avaliação do trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A principal motivação para o desenvolvimento dessa atividade foi às dificuldades
dos alunos na percepção dos temas abordados e a necessidade de criar estratégias
atrativas que auxiliam o ensino de Química. As tirinhas produzidas pelos alunos
(Figura 1 e 2) revelaram que eles discutiram conteúdos específicos apresentado-
os de uma maneira bem humorada, que é uma característica desse gênero de
construção. O cotidiano do aluno é valorizado, devido ao fato do mesmo ser o
autor e utilizar as suas experiências na elaboração dos textos. Foi possível
verificar que a confecção de HQ permitiu o desenvolvimento de competências e
habilidades importantes, tanto do ponto de vista de sua alfabetização científica
como da sua cidadania. Um aspecto relevante durante a realização da construção
da HQ foi o caráter interdisciplinar evidenciado pelo uso da Língua Portuguesa,
conceitos de Química Orgânica e Bioquímica. A mediação e orientação desse tipo
de atividade mostraram-se mais fáceis, isto em função dos alunos permanecerem o
tempo todo motivados e interessados uma vez que são autores/personagens de suas
HQ. E, ainda, a adequação do material didático a suas particularidades é uma
forma de valorização da sua experiência extraescolar e se configura em um
importante estímulo para o desenvolvimento de sua criatividade, que são
preceitos preconizados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por fim foi
aplicado o seguinte questionário: O que vocês acharam da utilização das tirinhas
no auxílio ao ensino de Química? Vocês conseguiram entender os conteúdos de
Química através dela? Foi possível perceber através das respostas que o método
das HQs na ótica dos alunos foi muito eficaz e um importante veículo para que
estes compreendessem os conteúdos abordados de uma forma atrativa e motivadora.
Figura 1: HQ produzida pelos alunos do 3º de Química IFMT- FO/PLC
Figura 2: HQ produzida pelos alunos do 3º de Química IFMT- FO/PLC
CONCLUSÕES: A repercussão deste trabalho foi muito positiva no sentido de que não limita o
aluno a seguir somente as instruções do professor como se não fosse parte
integrante do processo ensino-aprendizagem. A importância do trabalho e das
discussões em grupo, onde os alunos são os principais atores do processo, é fator
que auxilia na motivação e no desenvolvimento da consciência crítica do educando.
A construção de HQ pode também ser utilizada no processo de avaliação da
aprendizagem do aluno.Os resultados mostraram que as HQ são uma estratégia de
ensino perfeitamente aplicáveis às aulas de Química.
AGRADECIMENTOS: Instituto Federal de Mato Grosso campus Fronteira Oeste Pontes e Lacerda MT
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARUSO, F.; SILVEIRA, C. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, n. 1, v. 16, 2009.
MATOS, M. A. E. O Gênero História em Quadrinhos no Ensino de Química. Anais da 31a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.
LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U. de 23 de dezembro de 1996.
SANTOS, S. M. dos. A Ludicidade como Ciências. São Paulo: Editora Vozes, 2001.