Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: APRESENTAÇÃO PRATICA DE INDICADOR NATURAL ÁCIDO BASE AOS VISITANTES DA I FEIRA DE CIÊNCIA IFMT CAMPUS CONFRESA
AUTORES: Cardoso, P.H.F. (IFMT) ; Silva, P.C.L. (IFMT) ; Silva, R.A. (IFMT)
RESUMO: Os estudantes em sua maioria sentem grandes dificuldades na aprendizagem do
ensino de química. Práticas utilizadas no auxilio desta disciplina favorecem na
consolidação de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Neste contexto baseou
se o presente trabalho, tendo como objetivo demonstrar aos visitantes da I Feira
de Ciência do IFMT Campus Confresa a utilização do extrato aquoso de repolho
roxo como indicador natural de ácido base, de maneira simples e abrangentes,
estimulando a aprendizagem de forma pedagógica. Objetivo do projeto foi
alcançado, por ser de caráter chamativo, despertando o interesse e participação
dos visitantes ao estande, possibilitando transmitir de forma descontraída e
eficaz a utilidade de produto natural no ensino da química aos participantes do
evento.
PALAVRAS CHAVES: repolho roxo; indicador natural pH; ensino alternativo
INTRODUÇÃO: O nordeste de Mato Grosso onde se localiza a cidade de Confresa não é diferente
da realidade educacional das de mais cidade do estado e regiões do país, aonde
grande parte dos estudantes tanto do ensino médio e fundamental sentem grande
dificuldades em aprender química, por não compreenderem diretamente o sentido de
estudá-la. Grande maioria da aplicação química teórica em sala de aula consiste
na memorização de formulas, regras e cálculos, situação que dificulta a
aprendizagem, uma vez que o estudante não consegue relacionar a situações de seu
cotidiano, desfavorecendo assimilação da mesma (GIORDAN, M., 1999). Práticas
laboratoriais e experimentos são maneiras úteis para interagir e estimular a
compreensão do estudante, além de favorecer os alunos á desenvolver trabalhos em
meio técnico científico, de forma lúdica e dinâmica. Entretanto tal prática não
desprestigie o caráter estável da disciplina, toda via estimule o perfil
investigativo, de forma funcional e pedagógica (SANTOS, W. L. P. & SCHNETZLER,
R. P., 1996).
Segundo a Lei 9.394/97 que estabelece as diretrizes e bases da educação, a
formulação do conhecimento deve ser voltada para práticas do cotidiano, caráter
que privilegie o contexto científico e valorize as relações sociais. Embora
grande parte dos materiais adequados e estruturas necessárias não são
disponíveis em escolas públicas, entretanto é possível realizar algumas praticas
com materiais de fácil acesso e baixo custo, a fim de minimizar estás faltas,
como as titulações de pH utilizando indicadores naturais de ácido base. O
objetivo deste trabalho foi demonstrar aos visitantes, alunos e professores da I
Feira de Ciência do IFMT Campus Confresa a utilização indicador natural de pH
como forma viável e eficaz do ensino.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia
de Mato Grosso Campus Confresa. O mesmo foi dividido em duas etapas a primeira
consiste no preparo do indicador de pH, a segunda etapa foi apresentação pratica
do indicador ácido base na I Feira Ciência da instituição.
Como substância indicadora ácido base foi utilizado o extrato aquoso por infusão
de Brassica oleracea var. capitata (repolho roxo). Para o preparo do indicador
foi ralado 200 g de repolho roxo fresco, acondicionado em um becker de 500 ml
com adição de 200 ml de água destilada fervida à 90ºC, por 3 minutos, obedecendo
à proporção de 1:1 m/v. Após esse procedimento a solução foi filtrada
utilizando papel filtro e mantido sobre refrigeração até o momento do uso. As
soluções ácido base utilizadas foram vinagre, hidróxido de sódio (soda cáustica)
e água destilada como solução pH neutro, para confirmação da veracidade do
experimento foi utilizado Vermelho de Metila como indicador químico.
A segunda parte do experimento ocorreu no dia 27 de junho de 2013, apresentação
pratica do indicador natural de pH na I Feira Ciência do Campus. O experimento
foi conduzido em tubos de ensaio, onde cada tubo recebeu em igual proporção de
solução e extrato de repolho roxo. A coloração indicada em função do pH foi
característica principal para avaliação do resultado de cada solução. O mesmo
trabalho foi realizado por 12 horas, atendendo os três períodos (matutino,
vespertino e noturno), prestigiando à todos os visitantes, em diferentes idades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O interesse e participação dos visitantes ao estande excederam a expectativa
(Figura 1), por ser de caráter visual chamativo e rápido viragem de coloração
torna se uma ferramenta útil para auxiliar o professor, e diretamente estimular
os alunos a estudarem e aprenderem química base, desenvolver trabalhos técnicos
e científicos, instigando espírito de caráter investigativo, uma que vez essa
prática experimental pode ser realizada com produtos usuais de fácil acesso,
tanto em sala de aula como pelo próprio estudante em casa com diversas soluções.
Por tanto é notório afirmar que é possível a realização do ensino prática da
química de forma atrativa e abrangente, por ser de fácil preparo e baixo custo é
uma forma viável de otimizar o estudo da química em escolas púbicas e levar o
conhecimento ao menos favorecidos.
Figura 1:
Apresentação do extrato do repolho roxo como
indicador natura ácido base na I Feira de Ciência
do IFMT Campus Confresa.
CONCLUSÕES: Concluiu se que o objetivo do presente projeto foi amplamente alcançado, uma vez
que foi possível transmitir de forma atrativa e eficaz a utilidade de produto
natural (extrato do repolho roxo, indicador natural ácido base) no ensino da
química aos participantes da I Feira Ciência no IFMT Campus Confresa.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao IFMT campus Confresa pelo apoio, a PROIC pela a concessão
da bolsa de Iniciação Ciência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, no.10, p. 43-49, 1999.
Março, P. H.; Ronei Jesus Poppi, R. J.; Scarminio, I. S.;; Quím. Nova vol.31 no.5 São Paulo 2008 Terci, D. B. L; Rossi, A. V.; Quim. Nova, Vol. 25, No. 4, 684-688, 2002.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Função Social: o que significa ensino de química para formar cidadão? Química Nova naEscola, n.4, nov. 1996.