Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: APRENDENDO VISCOSIDADE ATRAVÉS DO SIMULADOR VIRTUAL
AUTORES: Ferreira, J.N. (IFMT-FO/PL) ; Rodrigues, D.O. (IFMT-FO/PL) ; Souza, G.C.O. (IFMT-FO/PL) ; Souza, J.B. (IFMT-FO/PL) ; Oliveira, D.F. (IFMT-FO/PL)
RESUMO: Ensinar em ambientes virtuais é nos dias de hoje incluir os alunos na era digital
promovendo um aprendizado de forma lúdica e interativa. Este trabalho teve como
objetivo analisar a aplicação do simulador virtual na aula de Viscosidade dos
líquidos, na turma do 4º ano do ensino médio integrado em Química do Instituto
Federal de Mato Grosso campus Fronteira Oeste Pontes e Lacerda-MT. A aula
proporcionou um ambiente muito agradável e motivador para os alunos.
PALAVRAS CHAVES: simulador; viscosidade; ensino
INTRODUÇÃO: É fato que a era digital está muito presente nos dias de hoje e a grande maioria
dos alunos de escolas tanto públicas quanto particulares possui computadores com
acesso à rede em casa (LIMA et al., 2012). A utilização da informática no ensino
de química pode ser em sala de aula, norteada pelo professor e com todos os
alunos ou individualmente, onde o aluno poderá acessar sites ou programas que o
auxiliem no aprendizado. O uso desta tecnologia não como máquina de ensinar,
mas, como uma nova mídia educacional: o computador passa a ser uma ferramenta
educacional, uma ferramenta de complementação, de aperfeiçoamento e de possível
mudança na qualidade de ensino. (VALENTE, 1993, p.5). Ensinar em ambientes
virtuais é nos dias de hoje incluir nosso aluno na era digital por que
atualmente temos dificuldades em atrai-los para as aulas formais. Então os
discentes são chamados ao aprendizado da disciplina de química de forma lúdica e
interativa (BARÃO, 2006).
O presente trabalho teve como objetivo analisar a aplicação do simulador virtual
na aula de Viscosidade dos líquidos, na turma do 4º ano do ensino médio
integrado em Química do Instituto Federal de Mato Grosso campus Fronteira Oeste
Pontes e Lacerda-MT.
MATERIAL E MÉTODOS: Os alunos foram encaminhados para o laboratório de informática onde foram
orientados a acessarem o simulador de viscosidade disponível no site
http://www.planetseed.com. Este apresenta dois recipientes contendo os líquidos:
água, azeite de oliva, etanol, xarope de milho e mel; a temperatura varia de 10
ºC á 90º C. A experiência consiste em escolher um líquido para cada recipiente,
ajustar a temperatura e clicar em DROP para soltar as duas bolas de ferro nos
recipientes em seguida clicar em RESET para colar as bolas de volta no lugar.Em
seguida foram realizadas algumas perguntas sobre a aula com aplicação do
simulador.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base nas simulações realizadas os discentes observaram o grau de viscosidade
de determinados líquidos por meio da comparação da velocidade em que a bola de
ferro escoava em função da temperatura. Verificou-se que a velocidade de
escoamento da água foi maior que a do azeite de oliva em todas as temperaturas,
já que o último é mais viscoso. Foi comparada também a velocidade de queda da
esfera entre a água, o xarope de milho, o etanol e o mel. Dessa forma, pode-se
analisar que a velocidade entre a água e o etanol são a mesma acima de 30°C e
somente apresentaram diferenças quando o etanol foi refrigerado á 0°C. Já em
relação à água e o xarope de milho a velocidade de escoamento do xarope só será
superior à água quando o mesmo for aquecido á 100°C. As análises feitas sobre a
comparação da velocidade entre a água e o mel revelaram que este a 60°C atingiu
a mesma velocidade da água. Os discentes puderam constataram a partir da aula
que a viscosidade está associada à resistência de um fluido ao escoamento e que
esta é inversamente proporcional à temperatura, à medida que aumenta a
viscosidade diminui (CARDOSO, L. 2011, p.16). Isso ocorre porque quando
aumentamos a temperatura elevamos o grau de agitação das moléculas. Para
sistematização da aula foram feitas algumas perguntas como: O que você achou da
aula utilizando o simulador de viscosidade? Todos os alunos disseram que
gostaram e se mostraram satisfeitos, pois a aula ficou mais atrativa e o
conteúdo foi compreendido com maior facilidade. Pode-se verificar que o uso dos
simuladores não é comum na unidade de ensino, pois muitos professores ainda não
estão preparados para lidar com esses recursos. Verificou-se a partir da aula e
das respostas dos alunos que o objetivo foi alcançado e o conteúdo absorvido da
melhor forma.
Simulador de viscosidade
Figura 1: Simulador de viscosidade
(http://www.planetseed.com/ptbr/laboratory/explorado
r-da-viscosidade)
CONCLUSÕES: OOs resultados obtidos com o simulador de viscosidade foram de extrema
importância, permitindo verificar como a viscosidade varia de líquido para líquido
e como a temperatura afeta a mesma. Não foram encontradas dificuldades durante a
execução da aula, percebeu-se que o uso do simulador foi bem aceito pelos alunos
que se mostraram muito interessados. Concluindo que os simuladores virtuais são
ferramentas que possuem um grande potencial no processo de ensino aprendizagem
além de proporcionar um ambiente muito agradável e motivador para os alunos.
AGRADECIMENTOS: Instituto Federal de Mato Grosso Campus Fronteira Oeste - Pontes e Lacerda MT
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AYRES, C.; ARROIO, A.: O uso de um simulador para o estudo de interações intermoleculares no ensino médio. XIV Encontro Nacional do Ensino de Química (XIV ENEQ), 2008.
BARÃO, G. C.: Ensino de Química em Ambientes Virtuais. Universidade Federal do Paraná (2006).
CARDOSO, L. Apostila de Operações Unitárias. p. 16, 2011. Disponível em <www.slideshare.net/apaulasc/apostilaoperaesunitrias> Acesso em: 20 jul. 2013.
LIMA, M.A.; VARELO, M.F.F.; NASCIMENTO, A.Q. O uso de simuladores virtuais para o ensino de Química. VII CONNEPI, PALMAS TOCANTINS, 2012.
VALENTE, José Armando (org). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas SP: UNICAMP, 1993.