53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DO ENEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO

AUTORES: Costa, F.K.B. (UVA) ; Lima, I.B. (UECE) ; Almeida, M.M.B. (DQAFQ/UFC) ; Magalhães, A.C. (DQAFQ/UFC)

RESUMO: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado no ano de 1998, priorizando a contextualização e a interdisciplinaridade, sugerindo uma nova realidade para o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo analisar os objetos de conhecimento da matriz de referência para o ENEM, na disciplina de Química, e fazer o levantamento dos textos apresentados por um livro didático, comparando-os. Os resultados mostraram que no livro analisado, os textos possibilitam a contextualização dos conteúdos requeridos pelo novo ENEM.

PALAVRAS CHAVES: Contextualização; Ensino de Química; ENEM

INTRODUÇÃO: O mundo atual tem evoluído e continua evoluindo de forma rápida, a informação se difunde em tempo real, os processos produtivos sofrem mudanças e requerem de seus participantes uma capacitação cada vez maior. No âmbito da educação não se admite mais conteúdos meramente decorativos, pois a sociedade atual exige indivíduos capazes de resolver problemas, de lidar com as tecnologias e de desenvolver abstrações. De acordo com PILETTI (2002) o sistema escolar deve contribuir para a realização pessoal e é na escola que o individuo pode encontrar condições para se desenvolver de forma global. Para se alcançar esses objetivos se fazem necessárias mudanças no sistema educacional brasileiro. A sinalização em direção para essas mudanças surge com a LDB/96, na criação dos PCN e na aplicação de exames tais como o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O ENEM é uma avaliação que se fundamenta na observância do desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos educandos trazendo consigo a necessidade de uma educação na qual a realidade ou cotidiano dos alunos estejam presentes no processo de ensino-aprendizagem, para tal a contextualização evidencia-se como uma ferramenta importante para atingir esses objetivos. O presente trabalho tem por finalidade avaliar os textos apresentados em um livro didático de Química, constantes no volume 1, desta coleção, aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no ano de 2012 (PNLDEM), com vistas a verificar a ocorrência da contextualização dos conteúdos e sua adequação aos objetivos de conhecimentos propostos pela matriz de referência para o ENEM.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico. Com o intuito de coletar informações utilizou-se 02 artigos relevantes que tratam sobre os temas ENEM e contextualização, respectivamente, O ENEM no contexto das políticas para o ensino médio e A contextualização no ensino de Química através do livro didático. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o documento oficial guia do Livro didático 2012. Assim, procedeu-se a uma análise dos objetos de conhecimentos em Química propostos pela matriz de referência para o ENEM, verificando os conteúdos sugeridos pelos mesmos e fazendo-se o levantamento dos temas trabalhados em textos apresentados no volume 1, Química Geral, de uma coleção de livros didáticos de Química indicada pelo PNLDEM 2012. Após a análise dos objetos de conhecimentos e levantamento dos temas dos textos constantes no volume 1 da coleção, passou-se à escrita do presente resumo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Contextualizar é construir significados e estes incorporam valores, pois explicitam o cotidiano, constroem compreensão de problemas ou facilitam viver o processo da descoberta (FALJONI-ALÁRIO e WARTHA, 2005). Para que os educandos possam compreender e interpretar problemas, a contextualização se faz necessária, a mudança do ENEM implica em novo formato, os conceitos estão mobilizados a situações reais que exigem contextualização e interdisciplinaridade (PEIXOTO e LINHARES, 2010). A contextualização com a interdisciplinaridade surgiu com a reforma do ensino médio, a partir da LDB (BRASIL, 1996) que orienta a compreensão dos conhecimentos para uso cotidiano. Os objetos de conhecimentos (BRASIL, 2009) no caso da Química abrangem: Transformações químicas; Representação das transformações químicas; Materiais, propriedades e usos; Água; Transformações químicas e energia; Dinâmica das transformações químicas; Transformação química e equilíbrio; Compostos de carbono; Relações da química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente; Energias químicas no cotidiano. Cada objeto de conhecimento está subdividido em tópicos, que especificam os conteúdos que devem ser conhecidos. Ao se fazer o levantamento dos textos no volume constatou-se que o mesmo continha 15 textos com os temas: Cor de Chumbo: poluentes dos carros saturam o ar paulistano; Mudanças climáticas; O que são gases de efeito estufa?; Os céticos do aquecimento global; Ciclo da água; Reciclagem do lixo; Oxigênio e Ozônio; Poluição eletromagnética; O Ferro Industrial; Poluição nos interiores; PVC: o processo industrial; Chuva ácida; Chuva ácida X Efeito estufa; Ácido sulfúrico: o processo industrial; Hidroponia. Os temas de maior relevância sugeridos pela matriz de referência estão presentes no volume analisado.

CONCLUSÕES: A obra é rica em textos que abordam os objetos de conhecimento em relação à matriz de referência, coloca textos que falam sobre indústria, meio ambiente, tecnologia, desenvolvimento sustentável, reciclagem, poluição atmosférica, efeito estufa, chuva ácida. Há a possibilidade de levantar discussões para a argumentação do ponto de vista dos educandos em relação ao que se apresenta nesses textos, permitindo uma contextualização mais efetiva e a inserção da interdisciplinaridade. Assim, conclui-se que o novo ENEM contribui de forma positiva para o ensino de Química através da contextualização.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso: em 22 abr. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Matriz de Referência para o Enem 2009.

FALJONI-ALÁRIO, Adelaide; WARTHA, Edson José. A contextualização do ensino de Química através do livro didático. Seção Pesquisa no ensino de Química. Química Nova na Escola, nº 22, 2005.

PEIXOTO, C; LINHARES, P. Novo Enem: O que mudou? Uma investigação dos conceitos de Física abordados no exame. XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Águas de Lindóia, 2010.

PILETTI, Nelson. Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental. São Paulo: Editora Ática, 2002.