Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: JOGOS DA MEMÓRIA DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA CRIANÇAS
AUTORES: Jaques, J. (IFMT CUIABÁ BELA VISTA) ; Moraes, I. (IFMT CUIABÁ BELA VISTA) ; França, R. (IFMT CUIABÁ BELA VISTA) ; Dias, F. (IFMT CUIABÁ BELA VISTA)
RESUMO: O trabalho objetiva fazer crianças, com idade de seis e sete anos, que domine a
leitura/escrita desde cedo tenham contato com a Química, para que ao cursarem
nível médio não tenham tantas dificuldades. O jogo da memória de Química
Orgânica, desperta curiosidade e intelectualidade das crianças que brincando,
aprende e desenvolve conceitos de Química. Realizamos experiências com vinte
crianças do primeiro ano. Executamos em etapas com duração de uma hora cada.
Escolhemos dez crianças para cada etapa e explicamos o modo de usar do jogo.
Constatamos que todas ao brincarem começaram a requerer mais de seus professores
e que o estudo teórico não nos permitiria alcançar os mesmos resultados
proporcionados pela atividade-lúdica.
PALAVRAS CHAVES: BRINCAR; APRENDER; DESENVOLVER
INTRODUÇÃO: Educar uma criança não é tarefa muito fácil. Os envolvidos com o processo se
deparam com muitas dificuldades diariamente em sala de aula. É importante criar
uma maneira de agir que possa auxiliar todos aqueles que fazem parte da
convivência da criança. O brincar deve ter lugar prioritário na vida delas. O
lúdico é um instrumento que permite a inserção da criança na cultura.
Historicamente, o homem sempre brincou, por meio dos diversos povos e culturas e
no decorrer da história, mas ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços
e os tempos de brincar, os objetos foram se transformando. Por isto, o objetivo
principal desse projeto é ensinar as crianças brincando, com o jogo da memória
de Química Orgânica. Este jogo não necessita de grandes investimentos, mas que
terá um impacto enorme no futuro, pois de uma maneira sustentável será usado
materiais recicláveis como garrafas PETs e caixas de papelão.Se as crianças
desde pequenas começarem a ter contato com as matérias que muitos alunos dizem
ter "horror", as dificuldades hoje enfrentadas, pelos alunos e professores,
serão bastante amenizadas.Então através de um método simples, aplicamos esta
experiência lúdica numa de nossas escolas, na Escola Djalma Ferreira de Souza,e
temos observado bons resultados.
MATERIAL E MÉTODOS: A Química Orgânica é uma matéria bastante complexa. Fazê-la ser entendida por
crianças se torna também complexo. Utilizando-se da interdisciplinaridade,
confeccionamos algo desafiante. Elaboramos um jogo da memória de Química
Orgânica para as crianças, utilizando garrafas PETs e papelões. Recortamos
quarenta quadradinhos de papelões e quarenta de garrafas PETs que mediam quatro
centímetros cada lado, em seguida colamos os papelões nos plásticos, e depois de
secos começamos então a desenhar e escrever. Escolhemos o nome de algumas
moléculas simples e suas fórmulas estruturais simples. Em um quadradinho,
desenhamos a fórmula estrutural de uma molécula, em outro escrevemos o nome da
molécula correspondente a fórmula.Depois de termos feito vários pares de
moléculas e com seus respectivos nomes, o jogo da memória de Química Orgânica
estava pronto. Apresentamos esse jogo à diretora de uma escola, e nos permitiu
trabalhar com vinte crianças do primeiro ano. Dividimos a apresentação do jogo
em duas etapas com duração de uma hora cada, ate porque não se é possível jogar
em grande número de jogadores. Escolhemos apenas dez crianças desta sala para
jogar a primeira etapa por ordem da chamada escolar. Mostramos o jogo a elas e
explicamos que para formar pares tinham que achar o nome e a fórmula estrutural
correspondente ao nome. Foi uma explicação bastante simples. Fizemos uma
simulação, afinal estávamos falando com crianças que tinham em média seis e sete
anos de idade. Na segunda hora, trabalhamos o jogo com as outras dez.
Acompanhamos estes alunos durante quatro meses. Íamos à escola duas vezes na
semana e brincávamos com elas em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados foram muito satisfatórios. De todas as crianças que participaram
da atividade lúdica, apenas quatro delas, ou seja,vinte por cento, não
conseguiram entender o processo conceitual da Química Orgânica. Notamos que as
crianças com dificuldade no jogo não desenvolviam bem a leitura, a escrita e a
fala, tinham dificuldades de memorização e raciocínio. Com isso, não conseguiram
acompanhar os demais colegas de classe. Porém, com as outras,notamos que apesar
da complexidade da matéria, principalmente para elas que nunca tiveram contato
com Química Orgânica, e da disciplina ser abstrata,o objetivo principal de
ensinar foi atingido, pois,oitenta por cento delas entenderam o processo
conceitual da Química Orgânica e bem desenvolveram o jogo da memória. Notamos
também que nesse processo de ensino-aprendizagem foram aguçados a curiosidade,
atenção, concentração, disciplina e interesse.
CONCLUSÕES: Apesar do ensino da Química em todas as áreas ser bastante complexo e extenso, o
jogo da memória de Química Orgânica foi o primeiro passo para as crianças terem
contato com a matéria.Como o brincar faz parte do cotidiano delas, a nossa ideia
de desenvolver atividades lúdicas nos deram oitenta por cento de proveito, pois,
dentre as vinte crianças dezesseis delas conseguiram entender a matéria da
Química Orgânica.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus por ter nos dado inteligência para desenvolver esse ensino
pedagógico para crianças e também ao colégio Djalma Ferreira de Souza.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHATEAU, J. O jogo e a criança. Trad. G. de Almeida. São Paulo: Summus Editora, 1984.
KISHIMOTO, TizukoMorchida. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994
http://www.cecb.edu.br/index.php/educacao-infantil/97-a-importancia-da-atividade-ludica-na-educacao-infantil.html
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/33120/1/A-importancia-da-atividade-Ludica-na-Educacao-Infantil/pagina1.html