53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: JOGOS DA MEMÓRIA DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA CRIANÇAS

AUTORES: Jaques, J. (IFMT CUIABÁ BELA VISTA) ; Moraes, I. (IFMT CUIABÁ BELA VISTA) ; França, R. (IFMT CUIABÁ BELA VISTA) ; Dias, F. (IFMT CUIABÁ BELA VISTA)

RESUMO: O trabalho objetiva fazer crianças, com idade de seis e sete anos, que domine a leitura/escrita desde cedo tenham contato com a Química, para que ao cursarem nível médio não tenham tantas dificuldades. O jogo da memória de Química Orgânica, desperta curiosidade e intelectualidade das crianças que brincando, aprende e desenvolve conceitos de Química. Realizamos experiências com vinte crianças do primeiro ano. Executamos em etapas com duração de uma hora cada. Escolhemos dez crianças para cada etapa e explicamos o modo de usar do jogo. Constatamos que todas ao brincarem começaram a requerer mais de seus professores e que o estudo teórico não nos permitiria alcançar os mesmos resultados proporcionados pela atividade-lúdica.

PALAVRAS CHAVES: BRINCAR; APRENDER; DESENVOLVER

INTRODUÇÃO: Educar uma criança não é tarefa muito fácil. Os envolvidos com o processo se deparam com muitas dificuldades diariamente em sala de aula. É importante criar uma maneira de agir que possa auxiliar todos aqueles que fazem parte da convivência da criança. O brincar deve ter lugar prioritário na vida delas. O lúdico é um instrumento que permite a inserção da criança na cultura. Historicamente, o homem sempre brincou, por meio dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, mas ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e os tempos de brincar, os objetos foram se transformando. Por isto, o objetivo principal desse projeto é ensinar as crianças brincando, com o jogo da memória de Química Orgânica. Este jogo não necessita de grandes investimentos, mas que terá um impacto enorme no futuro, pois de uma maneira sustentável será usado materiais recicláveis como garrafas PETs e caixas de papelão.Se as crianças desde pequenas começarem a ter contato com as matérias que muitos alunos dizem ter "horror", as dificuldades hoje enfrentadas, pelos alunos e professores, serão bastante amenizadas.Então através de um método simples, aplicamos esta experiência lúdica numa de nossas escolas, na Escola Djalma Ferreira de Souza,e temos observado bons resultados.

MATERIAL E MÉTODOS: A Química Orgânica é uma matéria bastante complexa. Fazê-la ser entendida por crianças se torna também complexo. Utilizando-se da interdisciplinaridade, confeccionamos algo desafiante. Elaboramos um jogo da memória de Química Orgânica para as crianças, utilizando garrafas PETs e papelões. Recortamos quarenta quadradinhos de papelões e quarenta de garrafas PETs que mediam quatro centímetros cada lado, em seguida colamos os papelões nos plásticos, e depois de secos começamos então a desenhar e escrever. Escolhemos o nome de algumas moléculas simples e suas fórmulas estruturais simples. Em um quadradinho, desenhamos a fórmula estrutural de uma molécula, em outro escrevemos o nome da molécula correspondente a fórmula.Depois de termos feito vários pares de moléculas e com seus respectivos nomes, o jogo da memória de Química Orgânica estava pronto. Apresentamos esse jogo à diretora de uma escola, e nos permitiu trabalhar com vinte crianças do primeiro ano. Dividimos a apresentação do jogo em duas etapas com duração de uma hora cada, ate porque não se é possível jogar em grande número de jogadores. Escolhemos apenas dez crianças desta sala para jogar a primeira etapa por ordem da chamada escolar. Mostramos o jogo a elas e explicamos que para formar pares tinham que achar o nome e a fórmula estrutural correspondente ao nome. Foi uma explicação bastante simples. Fizemos uma simulação, afinal estávamos falando com crianças que tinham em média seis e sete anos de idade. Na segunda hora, trabalhamos o jogo com as outras dez. Acompanhamos estes alunos durante quatro meses. Íamos à escola duas vezes na semana e brincávamos com elas em sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados foram muito satisfatórios. De todas as crianças que participaram da atividade lúdica, apenas quatro delas, ou seja,vinte por cento, não conseguiram entender o processo conceitual da Química Orgânica. Notamos que as crianças com dificuldade no jogo não desenvolviam bem a leitura, a escrita e a fala, tinham dificuldades de memorização e raciocínio. Com isso, não conseguiram acompanhar os demais colegas de classe. Porém, com as outras,notamos que apesar da complexidade da matéria, principalmente para elas que nunca tiveram contato com Química Orgânica, e da disciplina ser abstrata,o objetivo principal de ensinar foi atingido, pois,oitenta por cento delas entenderam o processo conceitual da Química Orgânica e bem desenvolveram o jogo da memória. Notamos também que nesse processo de ensino-aprendizagem foram aguçados a curiosidade, atenção, concentração, disciplina e interesse.

CONCLUSÕES: Apesar do ensino da Química em todas as áreas ser bastante complexo e extenso, o jogo da memória de Química Orgânica foi o primeiro passo para as crianças terem contato com a matéria.Como o brincar faz parte do cotidiano delas, a nossa ideia de desenvolver atividades lúdicas nos deram oitenta por cento de proveito, pois, dentre as vinte crianças dezesseis delas conseguiram entender a matéria da Química Orgânica.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus por ter nos dado inteligência para desenvolver esse ensino pedagógico para crianças e também ao colégio Djalma Ferreira de Souza.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHATEAU, J. O jogo e a criança. Trad. G. de Almeida. São Paulo: Summus Editora, 1984.
KISHIMOTO, TizukoMorchida. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994
http://www.cecb.edu.br/index.php/educacao-infantil/97-a-importancia-da-atividade-ludica-na-educacao-infantil.html
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/33120/1/A-importancia-da-atividade-Ludica-na-Educacao-Infantil/pagina1.html