53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O estudo de aplicação do elemento Flúor como mecanismo facilitador de aprendizagem do Ensino de Química no Ensino Médio de escola rural.

AUTORES: Santos, R.S. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Silva, W.G. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Guimarães, D.N. (IFMT - CAMPUS CONFRESA)

RESUMO: O presente trabalho apresenta resultado de uma pesquisa bibliográfica a respeito do elemento flúor para que se possa conhecer suas aplicações ou aprimorar o conhecimento do aluno do ensino médio. Tal elemento representado pela letra F na Tabela de elementos químicos é famoso principalmente por ser utilizado em pastas de dentes, no entanto há diversas informações deste elemento que podem ser transmitidas ao aluno a fim de enriquecer seu conhecimento e que podem ou não estarem presentes em livros didáticos. O Flúor encontrado naturalmente no estado gasoso, cuja fórmula é F2 é um gás de cor amarela e cheiro fortemente irritante. É importante ressaltar que resultados de pesquisa como esta pode ser ferramenta fundamental a ser utilizado aprendizado teórico de alunos do ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: Flúor; Ensino; Química

INTRODUÇÃO: Quando se fala em flúor, a princípio o que se vem em mente é uma pasta de dente que se utiliza diariamente para escovar os dentes na prevenção contra cáries. Porém há diversas curiosidades e informações que podem ser buscadas e transmitidas ao aluno para facilitar o Ensino de Química. O Flúor tem grande capacidade de reagir com outros elementos químicos e formar compostos orgânicos e inorgânicos, o flúor está presente no ar, no solo e nas águas. Este trabalho apresenta resultados de um estudo de revisão com objetivo demonstrar que informações e curiosidades simples de um determinado elemento químico pode ser considerado fator de facilitador da aprendizagem do aluno de escola rural. Tais resultados deste estudo foram obtidos em diversos trabalhos publicados referentes ao elemento Flúor. Comparados aos os demais elementos é o que possui maior reatividade, Este elemento forma diversos compostos com grande parte dos outros elementos químicos, e pode se comportar reagindo de diversas formas.

MATERIAL E MÉTODOS: Para esta pesquisa bibliográfica foram utilizadas referenciais de artigos e trabalhos acadêmicos bem como informações disponíveis no portais oficiais como do Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Brasil Escola. . Dentre os trabalhos revisados para obtenção das informações foram utilizados: Cárie dentária e flúor: uma relação do século XX, 2000; O papel do flúor no processo de formação e controle da lesão de cárie, 2005; além de informações da Secretaria Municipal de Saúde de Confresa-MT.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Flúor pode ser encontrado na natureza sob a forma de fluoretos íons F em minerais como a fluorite, criolite e a fluorapatite. Pode ser explosivo e é altamente tóxico não devendo ser armazenado em recipientes de vidros devido sua reação com sílica (silício), contido em objetos de vidro. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), diz que o flúor está presente nos cremes dentais de uso geral do mercado e alerta que excesso pode provocar fluorose dental, doença que provoca pontos brancos nos dentes, tornando-os porosos, podendo levar a perda do dente. A descoberta dos motivos da fluorose, segundo NARVAI, (2000), no inicio do século XX, o dentistas Frederick McKay verificou que uma população nos Estados Unidos possuía dentes com esmaltes manchados em relação a uma segunda população. McKay, percebeu mais tarde que a diferença entre os grupos era que alguns eram abastecidos por água proveniente de poços rasos e outros, serviam-se de água de poços profundos. Estes apresentavam dentes manchados, devido ao excesso de flúor na água. Sendo assim, estudos procuraram determinar a quantidade de ingestão do elemento que não fosse prejudicial, e produzindo o máximo de benefício de prevenção. JARDIM, (2005), contribui dizendo que quando a estrutura mineral dentária é exposta à mudança de temperatura e elevado nível de PH, pode acorrer a solubilização dos cristais de esmalte dentário, provocando a saída de íons do dente surgindo uma lesão de carie. É preciso modificar o hábito alimentar e de higiene bucal e usar fluoreto para remineralizar os dentes. Em Confresa-MT, município com 25.124 habitantes, não é realizada a fluoretação da água do sistema de abastecimento público de água já que é inviável economicamente.

CONCLUSÕES: Informações de fácil busca para este e demais elementos podem ser utilizadas para o enriquecimento de conhecimento do aluno e como mecanismo facilitador da compreensão principalmente do alunado de escola rural que possivelmente não possui acessos a internet em casa ou até mesmo na escola. Apesar que, desde 1974 foi determinado a fluoretação da água para a prevenção de caries para beneficiar a saúde humana, nem todos os municípios, na maioria das vezes por questões econômicas não utilizam esse procedimento de fluoretação o que pode ser um dos fatores que prejudica a saúde bucal no município.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NARVAI, Paulo Carpel. 2000. Cárie dentária e flúor: uma relação do século XX. Ciência & Saúde Coletiva. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232000000200011&script=sci_arttext Acesso em 06/04/13.
BRASIL ESCOLA. Flúor. Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/fluor.htm. Acesso em 10/07/13.
JARDIM, Juliana Jobin; MALTZ, Marisa. O papel do flúor no processo de formação e
controle da lesão de cárie. R. Fac. Odonto. Porto Alegre, v. 46. 2005. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/RevistadaFaculdadeOdontologia/index acesso em 07/04/13.
INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Pasta de Dente (Uso Adulto e Uso Infantil). Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/pastaDente.asp Acesso em 06/04/13.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?codmun=510335&search=mato-grosso|confresa. Acesso em: 10/07/13