Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: EXPLICANDO O COLESTEROL DE FORMA LÚDICA
AUTORES: Tarricone, G.P.S. (UTFPR) ; Souza, A.H.P. (UEM) ; Rodrigues, A.C. (UTFPR) ; Stroher, G.R. (UTFPR) ; Gohara, A.K. (UTFPR) ; Matsushita, M. (UEM) ; Visentainer, J.V. (UEM) ; Neves, G.Y.S. (FAFIMAN) ; Souza, N.E. (UTFPR) ; Stroher, G.L. (UTFPR)
RESUMO: O colesterol é um dos compostos químicos mais conhecidos pela população
brasileira. No Brasil, a principal causa de mortalidade é o AVC seguido pelo IAM,
enfermidades estas correlacionadas ao excesso de colesterol. Com o intuito de se
explicar a função do colesterol no organismo, a função do HDL e do LDL e os
alimentos que podem ou não contribuir para o aumento de colesterol foram
realizadas palestras e jogos tipo quebra-cabeça para transmitir estes
conhecimentos de forma lúdica e compreensiva para alunos do Ensino Fundamental de
escolas públicas da cidade de Apucarana, PR. O projeto mostrou aos acadêmicos a
importância de se transmitir os conhecimentos de química, as pesquisas de
colesterol de forma lúdica para alcançar diferentes públicos.
PALAVRAS CHAVES: colesterol; lúdico; ensino de química
INTRODUÇÃO: No Brasil, a principal causa de mortalidade é o Acidente Vascular Cerebral
(AVC), seguido pelo Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Considerando isto, por
regiões temos que a região Sul e Sudeste, apresenta o IAM como principal causa
de mortalidade seguida pelo AVC (Ministério da Saúde, 2008). É válido lembrar
que tanto o AVC quanto o IAM são correlacionados ao excesso de colesterol. O
colesterol é essencial à vida sendo sintetizado pelo organismo e/ou obtido pela
ingestão de alimentos de origem animal como ovos, leites e carnes (todos os seus
respectivos derivados têm colesterol). Nos alimentos há grande variação de
quantidade de colesterol, por exemplo, temos os ovos de galinha em que a gema
concentra todo o colesterol com uma quantidade em torno de 1.480mg.100g-1
enquanto que 100g de pernil assado apresenta um valor médio de 59mg (Souza &
Visentainer, 2006). Neste contexto, foi elaborado uma palestra e jogos de
quebra-cabeça para alunos de Ensino Fundamental adquirirem este conhecimento de
forma lúdica.
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto trabalhou com alunos de escolas públicas de Ensino Fundamental da cidade
de Apucarana, Estado do Paraná. Foram ministradas palestras sobre o colesterol
antes da aplicação dos jogos, uma vez, que este tema não é abordado pela grade
curricular. A palestra foi realizada com o auxílio do kit multimídia, com o qual
foi possível, abordar a molécula, a HDL, a LDL, as principais funções, e os
fatores de risco. Adicionalmente, foram apresentados os personagens de HDL e LDL
para auxiliar os estudantes. Após a palestra, os jogos eram distribuídos em grupos
de 2 - 3 pessoas para assimilação do conteúdo transmitido na palestra. Os
estudantes, podiam chamar os professores para discutir as informações contidas nos
quebra-cabeças
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As Figuras 1 e 2 mostram os jogos de quebra-cabeça aplicados neste trabalho.
Durante a palestra foi constatado que havia alunos já na quinta série do Ensino
Fundamental com problemas de excesso de colesterol, o que de certa maneira,
contribuiu para a conscientização e maior interesse dos participantes.
O kit multimídia e os personagens HDL e LDL foram fundamentais para transmitir
os conhecimentos de forma lúdica correlacionados ao colesterol para alunos tão
jovens sem conhecimento de química.
A informação de que alimentos podem ter colesterol e em quais é
inexistente foi amplamente discutida, inclusive com amostras de produtos, entre
eles o amendoim, que nesta região há a comercialização tanto de embalagens
informando “0% de colesterol” frente a outros que não apresentavam a mesma
informação.
Os estudantes ficaram aptos a diferenciar os alimentos que podem
contribuir para o aumento de colesterol no organismo e aprenderam a ficar mais
atentos as informações expostas nas embalagens.
Contudo, foi possível desenvolver o projeto de forma focada, uma vez,
que a palestra e os jogos foram montados de forma lúdica para estudantes de
Ensino Fundamental.
Figura 2
Quebra-cabeça sobre os alimentos que contêm
colesterol.
Figura 1
Quebra-cabeça sobre a função do HDL e LDL no
organismo.
CONCLUSÕES: O trabalho mostrou aos acadêmicos a importância de se transmitir os conhecimentos
de química, as pesquisas de colesterol de forma lúdica para alcançar diferentes
públicos. Contudo foi possível orientar os alunos de Ensino Fundamental sobre os
alimentos que podem contra ou não colesterol, qual a função do HDL e LDL e qual a
função destes no organismo humano.
AGRADECIMENTOS: A Capes, CNPq, Fundação Araucária, UEM, Grupo Cromalimentos, UTFPR e Grupo
Processos Químicos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DEPARTMENT OF HEALTH AND SOCIAL SECURITY (DHSS). Report on Health and Social Subjects. Diet and Cardiovascular Disease, HMSO, London, 46: 178, 1994.
Ministério da Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, 8 de agosto – Dia Nacional do Colesterol. <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/exposicoes/colesterol/colesterol.html>. Acesso em 26/08/2008 as 10 hs
SOUZA, N. E.; VISENTAINER, J. V. Colesterol, da mesa ao corpo. Editora Varela, nov. 2006.