Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A química do cotidiano e os cuidado da pele como tema de aula para o ensino médio
AUTORES: Nascimento, E. (IFG - CAMPUS ITUMBIARA) ; Sousa, C.R. (IFG - CAMPUS ITUMBIARA) ; Pereira, B.H. (IFG - CAMPUS ITUMBIARA)
RESUMO: A partir das atividades realizadas pelos alunos bolsistas do Programa de Bolsas de
Iniciação a Docência – PIBID/CAPES do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara realizou-se esse trabalho através da
aplicação de uma aula complementar no Colégio Estadual Polivalente Dr. Menezes
Junior mostrando aos alunos que a química também pode estar presente no seu dia-a-
dia, para isso foi utilizado como apoio o livro “A química e os cuidado da pele”
com o objetivo de instigar a curiosidade deles em reações químicas sem que eles
mesmos percebessem.
PALAVRAS CHAVES: química da pele; ensino de quimica; cotidiano
INTRODUÇÃO: O presente trabalho é resultado da elaboração de uma aula complementar aos
alunos do 4º período (2º ano) do Colégio Estadual Polivalente Dr. Menezes Junior
aos quais foi apresentado um conteúdo diferente e relacionado com o cotidiano
através do livro “A química e os cuidado da pele” da coleção Química no
Cotidiano oferecido pela comemoração do Ano Internacional da Química – 2011. Com
a intenção de instigar a curiosidade do aluno em relação às reações químicas que
acontecem em simples ações do dia-a-dia, como a exposição às radiações solares,
o uso de produtos de beleza, dentre outras coisas e mostrar como a química está
presente ao redor de cada um sem que eles percebam, tentando fazer com que o
aluno si sinta motivado a descobrir novas informações sobre o tema que esta
sendo discutido no momento da apresentação. (...) Neste sentido, o bom professor
é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de
seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma “cantiga de ninar”. Seus
alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu
pensamento, surpreendem suas pausas, suas duvidas, suas incertezas. (FREIRE -
1996)
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado em forma de aula expositiva e dialogada com duração de 50
minutos para os alunos do 4º período com o apoio do livro “A química e os cuidados
da pele”, onde através dele desenvolveu-se uma aula complementar com recursos
midiáticos para que os alunos pudessem acompanhar o que era explicado e ter uma
maior compreensão. Ao final da aula foi aberto um espaço para que eles
conversassem sobre as duvida que surgiram durante o desenvolver do tema e para que
respondessem o questionário que foi elaborado com o objetivo de estimular a
transposição das ideias e para a forma escrita.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como resultado observou-se que os alunos tiveram um grande interesse durante a
apresentação do tema designado para as turmas do 4º período, mostraram-se curiosos
e tiveram uma boa compreensão, estavam motivados a mudar alguns maus costumes que
praticavam, pois a pele é o órgão mais exposto a ações de radiação do corpo assim
exigindo vários cuidados para manter uma saúde em bom estado e prevenir contra
doenças graves como o câncer de pele. O uso do slide no decorrer da aula foi um
material midiático que facilitou a resolução do questionário que foi entregue no
final da aula, assim não houve muita dificuldade porque com o empenho dos alunos
durante a explicação apresento-se positivo havendo a ausência de muitas duvidas
atendendo todas as expectativas esperadas na elaboração da aula complementar.
CONCLUSÕES: Pode-se verificar empenho, motivação e colaboração da parte dos alunos em
participarem durante todo o tempo da atividade proposta. Mostraram-se interessados
em aprender conteúdos complementares que abordam a química e que fazem parte do
seu dia-a-dia, pois tiveram grande facilidade em fazer relação da teoria explicada
com o cotidiano.
AGRADECIMENTOS: Colégio Estadual Polivalente Dr. Menezes Junior, PIBID/CAPES, IFG-Campus
Itumbiara.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Sartori, Lucas Rossi. Lopes, Norberto Peporine. Guaratini, Thais. A química e os cuidados da pele. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.