53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: pH DA ÁGUA: A ÁGUA NO NOSSO COTIDIANO

AUTORES: Aliente, J.R.S. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - CÂMPUS JI-PARANÁ) ; Lopes, C.B. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - CÂMPUS JI-PARANÁ) ; Lopes, D.S. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - CÂMPUS JI-PARANÁ) ; Mandu, T.S. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - CÂMPUS JI-PARANÁ) ; Fulaneti, V.F.C. (E.E.E.F.M ALUIZIO FERREIRA) ; Silva, C.L.S. (E.E.E.F.M ALUIZIO FERREIRA) ; Silva, A.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - CÂMPUS JI-PARANÁ) ; Cunha, E.M.F. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - CÂMPUS JI-PARANÁ)

RESUMO: Através deste trabalho realizado na Escola Aluízio Ferreira (Ji-Paraná, Rondônia), buscou-se observar a aplicabilidade das aulas práticas e da contextualização na assimilação dos conteúdos sobre pH. Além de informar, discutir e conscientizar quanto aos cuidados que se deve ter no consumo adequado da água, abordando assim, a Educação Ambiental. Mediu-se o pH das amostras de água trazidas pelos alunos para que eles se sentissem mais envolvidos na realização da atividade. A forma de avaliação da atividade se deu através da participação dos alunos no decorrer da atividade e por meio dos questionários aplicados. Verificou-se que os alunos assimilaram bem o conteúdo abordado, conhecimento este que pode ser usado tanto em sala de aula quanto no cotidiano dos mesmos.

PALAVRAS CHAVES: Consumo de água; pH da água; ensino de química

INTRODUÇÃO: O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Considerando que a Semana Nacional da Água é uma ação que tem o intuito de informar e conscientizar quanto aos cuidados que devem ser tomados referentes ao consumo adequado da água e também que o assunto pH é parte do currículo pedagógico de química a ser tratado durante o primeiro ano do ensino médio; propõe-se uma metodologia que concilie o assunto abordado em sala de aula com a conscientização do uso adequado de água, a fim de proporcionar melhor compreensão e interação quanto aos temas propostos. Além de conscientizar quanto ao uso e consumo adequado da água, contextualizar o assunto pH apresentando as implicações da acidez e basicidade da água para a saúde e analisar amostras de águas e demais reagentes utilizados. Assim a aula prática foi um meio facilitador do conteúdo abordado em sala de aula e da conscientização ambiental. Segundo SCHÄFER et al, 2008 “A experimentação prática tem grandes atrativos para os alunos e tem-se apresentado como um instrumento válido para o incremento da capacidade de aprendizado dos alunos”. Para isso foi realizada uma palestra sobre o consumo adequado da água seguido por uma análise de pH de alguns itens e das amostras de água e feita uma comparação com os parâmetros estipulados pela portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde. Para obter as concepções prévias dos estudantes e analisar a real aplicabilidade da atividade no processo de aprendizagem foram utilizados dois questionários: um antes e um depois da realização da atividade.

MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se uma atividade sobre “Consumo de água e pH” com quatro turmas do primeiro ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Aluízio Ferreira, Ji-Paraná-RO. Inicialmente aplicou-se um questionário para saber sobre os conhecimentos prévios acerca do assunto abordado. Para desenvolvimento da atividade foi apresentada uma palestra sobre atividades realizadas no dia-a-dia que causam desperdício de água, os diversos tipos de poluição que a água pode sofrer durante o percurso desde a nascente, sobre os efluentes domésticos e industriais, o valor de pH de alguns alimentos, a escala de pH e o valor recomendado pelo Ministério da Saúde para o sistema de distribuição de água e os efeitos de consumir água fora dos padrões de pH. Em seguida, para que os alunos tivessem maior compreensão do conceito de pH, mediu- se o pH de alguns itens: limão, leite de magnésio, solução de amônia. E depois se fez a análise do pH das amostras de água, levadas pelos alunos. Foram usados quatro indicadores de ácido-base, o azul de bromo timol, o alaranjado de metila a fenolftaleína, e um orgânico; uma solução de repolho roxo. Por último aplicou-se um questionário a fim de saber se os alunos assimilaram bem o conteúdo trabalhado. Foram aplicados 83 questionários, tanto antes quantos depois da atividade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade proposta contribui na compreensão do conteúdo de sala de aula, abordando um assunto social e ambiental, mostrando os conceitos de pH, a acidez e basicidade de alguns compostos e ensinando os alunos a medir o pH. Para saber os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto aplicou-se um questionário, os resultados, a seguir: “Na sua concepção, a água potável pode vir a acabar algum dia? Explique”, 89% responderam sim. A maioria dos estudantes considerou que a água potável pode acabar devido à poluição e desperdício de água. “Existe alguma maneira de afirmar se a água é própria para consumo? Explique”, 44% responderam sim, 25% responderam não. Das respostas afirmativas, as justificativas mais citadas foram “Fazendo experimentos e pesquisas e análises”, “Se o pH tiver adequado”. Na questão “Você sabe o que é pH?”, 88% alunos responderam não. Disseram que não tinha estudado o conteúdo. Iniciou-se a apresentação sobre pH e consumo de água, e em seguida mediu-se o pH das amostras levadas.O pH das amostras de água estavam entre 9.0 e 9.3. Depois aplicou-se outro questionário. Tabela 1: Aprendizagem. “Para que serve o pH?”, 70% dos alunos responderam “medir a acidez ou basicidade da água para saber se está boa para consumo”, 16% responderam “saber se uma solução é básica, ácida ou neutra”. Em relação à poluição dos corpos hídricos, os resultados seguem no gráfico1: “O pH é importante no nosso dia-a-dia?”, as justificativas mais citadas foram: “podemos saber se a água é boa para ser consumida” (53%) e “se o pH não for o ideal pode causar problemas e doenças como a diarreia” (25%). Os resultados mostram que os alunos assimilaram bem o conteúdo abordado, conhecimento este que pode ser usado tanto em sala de aula quanto no cotidiano dos mesmos.

Tabela de aprendizagem.

Esta tabela refere-se às respostas dos alunos acerca do que aprenderam durante a realização da atividade.

Gráfico1: Influência da poluição.

O gráfico refere-se à concepção dos alunos acerca da influência da poluição no pH da água.

CONCLUSÕES: Com essa atividade pode-se mostrar a importância de obter alguns conhecimentos básicos de química, no decorrer da atividade observou-se que os alunos estavam entendendo os conceitos sobre pH, a escala de pH, além de identificarem se alimentos e substâncias comuns no seu cotidiano era básicas ou ácidas. Através dos questionários pode-se perceber que a importância dos conhecimentos sobre o pH e o consumo de água foram assimiladas pelos alunos, já que estes citaram, por exemplo, os efeitos que podem ocorrer caso o pH da água distribuída ou de rios, e de alimentos com pH alterado.

AGRADECIMENTOS: À CAPES, ao IFRO (Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia) e à Escola Aluízio Ferreira.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Schäfer, R. F., Barboza, L. M. V.. Atividades práticas no ensino do tratamento da água com ênfase nos processos físico-químicos. 2008.
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/366-4.pdf Acesso em 06/07/2013.

Ministério da Saúde, Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2914_12_12_2011.html Acesso em 06/07/2013.