Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Perfil dos alunos do EJA da Escola Estadual Prof. Antônio Gondim Lins e sua relação com o conhecimento sobre a Tabela Periódica
AUTORES: Batalha, F. (UFPA) ; Paula, E. (UFPA) ; Tavares, L. (UFPA) ; Rosa, W. (UFPA) ; Mendes, A. (UFPA)
RESUMO: A Tabela Periódica é um dos assuntos de elevada importância para o ensino médio.
Com a mesma, o aluno apresenta um vasto conhecimento, o suficiente para esclarecer
diversos assuntos do cotidiano. A Tabela Periódica é uma forma de organizar os
elementos de acordo com o seu número atômico. Os alunos da Escola Antônio Gondim
Lins, localizada no município de Ananindeua, no estado do Pará, foram avaliados no
que diz respeito de como é a sua relação com a Tabela Periódica, no quesito
convivência. Foram feitas diversas perguntas com relação ao conhecimento da Tabela
Periódica, onde um pouco mais da metade em um universo de 200 entrevistados, a
conheciam de alguma forma, e através disto, será buscado meios para que seja uma
pequena parcela que não a conheça.
PALAVRAS CHAVES: Tabela Periódica; EJA; Ensino Médio
INTRODUÇÃO: A Tabela Periódica é um ordenamento dos elementos químicos formados por 7
períodos (linhas horizontais) e 18 colunas (linhas verticais). A primeira Tabela
Periódica foi proposta pelo químico russo Dmitri Mendelev (Lembo, 2004)
organizando-as na ordem crescente de massa atômica.. Mesmo esta tabela
apresentando diversas “lacunas” foi de grande importância este início, pois
essas foram devidamente preenchidas com o passar do tempo pelo físico inglês
Henry Monseley (Feltre, 2004). A Tabela Periódica é de suma importância, pois
aborda propriedades como raio atômico, energia de ionização, afinidade
eletrônica e eletronegatividade principalmente, além de outras propriedades como
volume atômico, ponto de fusão e ebulição, densidade, entre outros(Canto,
Peruzzo, 2011). O principal foco do ensino de química no ensino médio é fazer
com que os alunos entendam de forma clara todas essas transformações, sejam elas
químicas ou físicas, que ocorrem no seu cotidiano, assim eles estarão preparados
para entender os fenômenos que ocorrem no seu dia a dia. Claro que para isto é
essencial que o estudo da tabela periódico seja elucidado nos livros didáticos
de Química. O principal objetivo deste trabalho é levar a informação sobre a
importância da Tabela Periódica para a comunidade, aqui escolhida pelos alunos
do EJA da escola “Gondim Lins” para que eles possam usar esses conhecimentos
para divulgar a importância de certos elementos que está no nosso cotidiano.
MATERIAL E MÉTODOS: Em um universo de 10 turmas do EJA no turno da noite, retirou-se 20 alunos de
cada sala para serem feitas diversas perguntas no aspecto social e econômico
para diagnosticar o universo a ser pesquisado, para assim obter informações
sobre os processos de ensino/aprendizagem, além das dificuldades e perspectivas
ao ensino da Tabela Periódica. As perguntas foram feitas em 2 momentos:
1º momento (antes da matéria ser ministrada)
Você mora próximo à escola?
Quantos moram com você?
Você tem filho(a)? Quantos?
Você tem acesso a internet?
Você estava parado há muito tempo em relação aos estudos?
Você gosta da Disciplina Química?
2º momento (depois da matéria ser ministrada)
Você já tinha visto em algum momento a Tabela Periódica?
O que você acha sugere para melhorar a didática no ensino deste assunto?
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como as perguntas foram feitas em 2 momentos, um antes da abordagem da Tabela
Periódica e outro depois, foi muito difícil chegar nas mesmas pessoas que
participaram do 1º momento para finalizar as perguntas com o 2º. Mesmo assim,
percebeu-se que a matéria Química ainda é um obstáculo a ser derrubado por
todos. No quesito Tabela Periódica, quase todos os alunos se mostraram
surpresos, além de mostrarem interesse com o assunto para assim sana todas as
suas dúvidas que tinham e que poderiam existir, embora as condições não fossem
suficientemente adequadas, como tempo em sala de aula, imprevistos durante as
aulas, como falta de energia e excesso de chuva, que atrapalhava a acústica da
sala, além do esquecimento do material didático em casa. As respostas foram as
seguintes:
Tabela de Perguntas e Respostas
CONCLUSÕES: De acordo com a metodologia, pode-se dizer que o trabalho proposto respondeu todas
as expectativas, pois foi trazendo o alunado para próximo dos professores, sem
barreira. Mesmo que quase a metade nunca tinha ouvido falar em Tabela Periódica, a
vontade em aprender foi imensa, contribuindo assim para que essas aulas venham a
somar o seu desenvolvimento intelectual e usá-lo em pro de outras comunidades. As
barreiras existem, mas os alunos ultrapassaram essa barreira, superando e
alcançando determinado objetivo.
AGRADECIMENTOS: Deus, minha família, UFPA, IFPA e E. E. E. M. Profº Antonio Gondim Lins, em
especial aos alunos do EJA, que contribuiram para a formação deste trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CANTO, E. L.; PERUZZO, F. M.; Química na abordagem do cotidiano. v. 1, Editora Moderna. 2011.
FELTRE, Ricardo.Química: Físico-Química – 1ª série – 1º: 6ª edição: Editora Moderna, 2004
LEMBO, Antonio: Química: Realidade e Contexto – 1. 3ª edição: Editora Ática, 2004
<http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-papel-das-atividades-experimentais-no-ensino-quimica.htm> Acesso em: 10 de junho de 2013.
<http://www.quimlab.com.br/guiadoselementos/tabela_periodica_mendeleev.htm>, acessado em 15 de junho de 2013.
<http://www.tabelaperiodicacompleta.com/>, acessado em 10 de junho do 2013.