53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Perfil dos alunos do EJA da Escola Estadual Prof. Antônio Gondim Lins e sua relação com o conhecimento sobre a Tabela Periódica

AUTORES: Batalha, F. (UFPA) ; Paula, E. (UFPA) ; Tavares, L. (UFPA) ; Rosa, W. (UFPA) ; Mendes, A. (UFPA)

RESUMO: A Tabela Periódica é um dos assuntos de elevada importância para o ensino médio. Com a mesma, o aluno apresenta um vasto conhecimento, o suficiente para esclarecer diversos assuntos do cotidiano. A Tabela Periódica é uma forma de organizar os elementos de acordo com o seu número atômico. Os alunos da Escola Antônio Gondim Lins, localizada no município de Ananindeua, no estado do Pará, foram avaliados no que diz respeito de como é a sua relação com a Tabela Periódica, no quesito convivência. Foram feitas diversas perguntas com relação ao conhecimento da Tabela Periódica, onde um pouco mais da metade em um universo de 200 entrevistados, a conheciam de alguma forma, e através disto, será buscado meios para que seja uma pequena parcela que não a conheça.

PALAVRAS CHAVES: Tabela Periódica; EJA; Ensino Médio

INTRODUÇÃO: A Tabela Periódica é um ordenamento dos elementos químicos formados por 7 períodos (linhas horizontais) e 18 colunas (linhas verticais). A primeira Tabela Periódica foi proposta pelo químico russo Dmitri Mendelev (Lembo, 2004) organizando-as na ordem crescente de massa atômica.. Mesmo esta tabela apresentando diversas “lacunas” foi de grande importância este início, pois essas foram devidamente preenchidas com o passar do tempo pelo físico inglês Henry Monseley (Feltre, 2004). A Tabela Periódica é de suma importância, pois aborda propriedades como raio atômico, energia de ionização, afinidade eletrônica e eletronegatividade principalmente, além de outras propriedades como volume atômico, ponto de fusão e ebulição, densidade, entre outros(Canto, Peruzzo, 2011). O principal foco do ensino de química no ensino médio é fazer com que os alunos entendam de forma clara todas essas transformações, sejam elas químicas ou físicas, que ocorrem no seu cotidiano, assim eles estarão preparados para entender os fenômenos que ocorrem no seu dia a dia. Claro que para isto é essencial que o estudo da tabela periódico seja elucidado nos livros didáticos de Química. O principal objetivo deste trabalho é levar a informação sobre a importância da Tabela Periódica para a comunidade, aqui escolhida pelos alunos do EJA da escola “Gondim Lins” para que eles possam usar esses conhecimentos para divulgar a importância de certos elementos que está no nosso cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: Em um universo de 10 turmas do EJA no turno da noite, retirou-se 20 alunos de cada sala para serem feitas diversas perguntas no aspecto social e econômico para diagnosticar o universo a ser pesquisado, para assim obter informações sobre os processos de ensino/aprendizagem, além das dificuldades e perspectivas ao ensino da Tabela Periódica. As perguntas foram feitas em 2 momentos: 1º momento (antes da matéria ser ministrada) Você mora próximo à escola? Quantos moram com você? Você tem filho(a)? Quantos? Você tem acesso a internet? Você estava parado há muito tempo em relação aos estudos? Você gosta da Disciplina Química? 2º momento (depois da matéria ser ministrada) Você já tinha visto em algum momento a Tabela Periódica? O que você acha sugere para melhorar a didática no ensino deste assunto?

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como as perguntas foram feitas em 2 momentos, um antes da abordagem da Tabela Periódica e outro depois, foi muito difícil chegar nas mesmas pessoas que participaram do 1º momento para finalizar as perguntas com o 2º. Mesmo assim, percebeu-se que a matéria Química ainda é um obstáculo a ser derrubado por todos. No quesito Tabela Periódica, quase todos os alunos se mostraram surpresos, além de mostrarem interesse com o assunto para assim sana todas as suas dúvidas que tinham e que poderiam existir, embora as condições não fossem suficientemente adequadas, como tempo em sala de aula, imprevistos durante as aulas, como falta de energia e excesso de chuva, que atrapalhava a acústica da sala, além do esquecimento do material didático em casa. As respostas foram as seguintes:

Tabela de Perguntas e Respostas



CONCLUSÕES: De acordo com a metodologia, pode-se dizer que o trabalho proposto respondeu todas as expectativas, pois foi trazendo o alunado para próximo dos professores, sem barreira. Mesmo que quase a metade nunca tinha ouvido falar em Tabela Periódica, a vontade em aprender foi imensa, contribuindo assim para que essas aulas venham a somar o seu desenvolvimento intelectual e usá-lo em pro de outras comunidades. As barreiras existem, mas os alunos ultrapassaram essa barreira, superando e alcançando determinado objetivo.

AGRADECIMENTOS: Deus, minha família, UFPA, IFPA e E. E. E. M. Profº Antonio Gondim Lins, em especial aos alunos do EJA, que contribuiram para a formação deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CANTO, E. L.; PERUZZO, F. M.; Química na abordagem do cotidiano. v. 1, Editora Moderna. 2011.
FELTRE, Ricardo.Química: Físico-Química – 1ª série – 1º: 6ª edição: Editora Moderna, 2004
LEMBO, Antonio: Química: Realidade e Contexto – 1. 3ª edição: Editora Ática, 2004
<http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-papel-das-atividades-experimentais-no-ensino-quimica.htm> Acesso em: 10 de junho de 2013.
<http://www.quimlab.com.br/guiadoselementos/tabela_periodica_mendeleev.htm>, acessado em 15 de junho de 2013.
<http://www.tabelaperiodicacompleta.com/>, acessado em 10 de junho do 2013.