53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Estrutura Atômica:Um olhar Dinâmico

AUTORES: Teles, T.A. (UFPE (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)) ; Oliveira, J.S.T. (UFPE (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)) ; Meneses, N.M. (UFPE (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO))

RESUMO: O conceito de estrutura atômica será relatado com uma importância significativa do conhecimento dinâmico e motivacional, para com o despertar da ciência no ensino médio. Com o intuito de que haja interação dos professores e alunos no processo de ensino/aprendizagem. Mostrando de forma bem ampla a estruturação atômica. Para o estudo sistematizado e dinâmico de tal assunto, com a finalidade de cativá-los para a amplitude existente no mundo da ciência.

PALAVRAS CHAVES: Átomo; Modelos ; atômicos

INTRODUÇÃO: É notório a carência do despertar da ciência no ensino/aprendizagem do nível fundamental e médio, não só pela carência de profissional como também, no empenho sócio educativo mais dinâmico para tal aprendizagem. O intuito de tornar o assunto sobre estrutura atômica mais dinâmico vem do simples fato de que, geralmente, a mera exposição teórica não favorece no que se propõe cativá-los no estudo da ciência, onde sua complexidade é observada de uma forma não muito estimulante levando o aluno a criar um olhar bem controverso no que existe nas relações do mundo renovado diariamente chamado de ciência. Segundo PCNEM, PCN+, Pesquisas mostram que o ensino de química, muitas vezes, tem-se resumido a cálculos matemáticos e memorização de fórmulas e nomenclaturas de compostos, sem valorizar os aspectos conceituais. Onde observa-se a ausência quase total de experimentos que, quando realizados, limitam-se a demonstrações que não envolvem a participação ativa do aluno, ou apenas os convidam a seguir um roteiro, sem levar em consideração o caráter investigativo e a possibilidade de relação entre o experimento e os conceitos(Carvalho e Gil-Pérez, 1995). Pelo alto nível de rejeição do estudo desta ciência pelos alunos, dificultando o processo de ensino-aprendizagem (Zanon e Palharini, 1995).A contextualização do ensino, por outro lado, não impede que o aluno resolva “questões clássicas de química, principalmente se elas forem elaboradas buscando avaliar não a evocação de fatos, fórmulas ou dados, mas a capacidade de trabalhar o conhecimento”(Chassot, 1993, p. 39). Segundo Cavalcante (2008) a realização de atividades experimentais devem também proporcionar aos alunos oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e competências, atitudes e valores.

MATERIAL E MÉTODOS: A partir dos conceitos básicos dos alunos adquiridos em sala de aula sobre estrutura atômica, será aplicado um questionário que abordará este tema. Em seguida, utilizar-se-á um modelo experimental de estudo do átomo elaborado por Castro, et.al (2011). Com esta atividade espera-se dinamizar o ensino- aprendizagem da química. Onde serão desenvolvidos materiais didáticos utilizando materiais de baixo custo como: cartolina, barbante, bolinhas de isopor, grãos de feijão e pequenos ímãs. No caso específico do modelo de Rutherford, será utilizado barbante, para delimitar a eletrosfera e o núcleo; bolinhas de isopor, representando os prótons e nêutrons; feijão, representando os elétrons. Através deste modelo esquemático, poderá trabalhar os seguintes conceitos: elétron, próton e nêutron e as respectivas localizações; número atômico e número de massa; isótopos, isótonos e isóbaros; íons (cátions e ânions).Para compreensão dos conceitos relacionados às camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P, Q) e distribuição eletrônica (2, 8, 18, 32, 32,18 e 8), será abordado o modelo anterior. Onde a diferença é que o átomo possuirá todas as camadas completas; os elétrons continuarão sendo os grãos de feijão. A distribuição eletrônica será abordada com uma outra cartolina, onde também representara-se um átomo com as camadas eletrônicas delimitadas por barbante. Este modelo será colocado sobre uma superfície metálica. Após a contextualização e experimentação do conceito de estrutura atômica, será aplicado um questionário sobre o tema abordado. Esperando-se desta forma, que os alunos tenham êxito em suas respostas. Serão calculados dados estatísticos para verificar o percentual de acertos e comparar com o mesmo questionário que será aplicado no início da aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O objetivo no processo ensino-aprendizagem, das aplicações de novas metodologias de ensino da Química foi, buscar a capacidade de criar, de solucionar e realizar atividades relacionadas a Química ao seu dia a dia . No decorrer das atividades realizadas em sala de aula, percebemos melhoras na interação dos alunos com a Química. Passaram a ter mais interesse de aprender e conhecer a disciplina que tinham visão de ser “aterrorizadora” para muitos. Podemos concluir, a partir do resultado do questionário avaliativo, observamos melhoras no aprendizado da Química. Com essa metodologia aplicada, foi possível verificar o alcance de um dos objetivos, que foi atingir a meta do objetivo de modificar as visões do aluno, diante a disciplina Química. Discussão referente a metodologia do ensino da Química. Que foi visível a interação do professor com o aluno diante da sala de aula, que foi aplicada forma práticas para que o aluno pode-se conhecer a ciência com seu olhar do dia a dia, não tendo só o contato teórico onde só existe o professor participando da aula que torna a ciência um grande peso para maiorias dos alunos.

CONCLUSÕES: A escassez de interação entre educadores e aluno é de uma amplitude preocupante, a necessidade do dinamismo na aplicação dos conceitos para uma melhor compreensão, tendo em vista que a formação desses educadores foram de alguma forma através de uma metodologia distinta a qual nos propusemos aplicar. obteve-se que foi possível a obtenção de um novo olhar e uma nova temática de ensino ao qual nosso maior objetivo é cativá-los e surpreende-los com o mundo da ciência, através do uso da prática e dinâmica, tendo como resultado interações com aluno e o professor.

AGRADECIMENTOS: Colégio Nicanor Souto Maior - Onde foi aplicado em alunos de 1º ano Roberto de Araujo Sá

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 Agnaldo Arroio, Kátia. M.Honório, Karen C. Weber, Paula Homem-de-Melo, Maria Teresa do Prado Gambardella e Albérico B. F. da Silva,O show da química : Motivando o interesse cientifico,Qui,Nova, Vol 29, Nº1, 173-178, 2006.
2 Dannuza Dias Cavalcante, Aparecida de Fátima Andrade da Silva, Modelos didáticos de professores: concepções de ensino-aprendizagem e experimentação, XIV Encontro Nacional de Ensino de Química(XIV ENEQ), UFPR, 21 a 24 de julho de 2008. Curitiba/PR.
3 Jozária de Fátima Lemos de Lima, Maria do Socorro Lopes Pina, Rejane Martins Novais Barbosa e Zélia Maria Soares Jófili, A contextualização no ensino de cinética química, Química nova, Nº 11, MAIO 2000.
4 Karina Dessiré Nieves Marcano, Roseli P. Schnetzler, Ações e concepções de professores sobre contextualização de conhecimentos químicos no ensino médio de química, XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ)UFPR – 21 a 24 de julho de 2008.
5 Lilavate Izapovitz Romanelli, Rosária da Silva Justi, Livro Aprendendo química,2ºEdição, pág.s 135-144.
6 Mario Tolentino, Romeu C. Rocha-Filho, O átomo e a tecnologia,Química nova na escola, Nº3, Maio 1996.
7 Paula s.c.b.g. de Castro, Erika c. Riqueza, Mônica p.p. Oliveira , Mônica r. m. p. de Aguiar, Técnicas alternativas de ensino de química para deficientes visuais: estrutura atômica. Disponível: http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/0247/index.html.
8 Spencer,James N. , George M. Bodner, Lyman H. Rickard, Livro Química Estrutura e dinamica, Vol.1, 3º Edição ,2007.
9 Waldir Presotto, Livro 100% aprovado,Editora Gráfica Ltda, São Paulo: DCL ,2005.