53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL.

AUTORES: Sousa Ramos, L. (UNIVASF) ; Oliveira Negreiros, R. (UNIVASF) ; Costa Brito Spinelli, Y. (UNIVASF) ; Almeida Soares, A. (UNIVASF) ; Paes Castro, A. (UNIVASF) ; Santana Santos, N.C. (UNIVASF)

RESUMO: Quando o óleo de cozinha usado é descartado inadequadamente no meio ambiente provoca danos diversos aos ecossistemas aquáticos, além de provocar impermeabilização do solo e obstrução das galerias de esgoto ocasionando enchentes que geram transtornos que atingem toda a sociedade. Neste contexto o presente trabalho que conta com a participação de alunos do Curso de Ciências da Natureza – São Raimundo Nonato – PI, tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre as principais consequências do descarte inadequado, através de palestras de conscientização e oficinas de fabricação de sabão caseiro. Também formar multiplicadores ambientais, visando difundir informações ambientais e promover o engajamento na luta por um meio ambiente equilibrado e saudável.

PALAVRAS CHAVES: Reciclagem; Óleo de cozinha; Sabão

INTRODUÇÃO: Durante as últimas décadas os problemas de contaminação do meio ambiente têm tomado proporções cada vez maiores. Entre os diversos contaminantes encontrados está o óleo de cozinha, que descartado inadequadamente no meio ambiente provoca danos diversos aos ecossistemas aquáticos, além de provocar impermeabilização do solo e obstrução das galerias de esgoto ocasionando enchentes nos grandes centros, gerando transtornos que atingem toda a sociedade (NOGUEIRA e BEBER, 2009; LIMA, 2011). Uma das formas mais práticas e eficientes para o descarte do óleo residual é a reutilização do mesmo, onde está pode ser utilizada na fabricação de sabão caseiro, tornando-se uma forma tanto de economia doméstica como sustentável. Deve-se ressaltar que os óleos residuais podem ser reutilizados não somente em produtos de limpeza e cosméticos, como sabões, detergentes, entre outros, mas também na indústria como, por exemplo, os biocombustíveis, lubrificantes, etc. É por meio da Educação Ambiental em todos os níveis sociais, intelectuais, técnicos e científicos que pode-se atingir a meta do desenvolvimento sustentável, criando condições para a sobrevivência futura (REIGOTA, 2004). O presente trabalho tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar de São Raimundo Nonato – PI, sobre a importância da reutilização de produtos e materiais que possam agredir o Meio Ambiente, e transmitir o processo de produção de sabão caseiro a partir da reciclagem de óleo de fritura, em formas de palestras e oficinas para alunos da Unidade Escolar Madre Lucia e comunidade onde esta se insere. Para desenvolvimento do projeto teve-se como participantes alunos do Curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco – São Raimundo Nonato-PI.

MATERIAL E MÉTODOS: Na primeira fase do projeto serão realizados seminários e palestras com o objetivo de conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente, divulgando o conhecimento cientifico e tecnológico, possibilitando a popularização do conhecimento. Na segunda fase será realizada a coleta do óleo de fritura através de uma gincana entre as turmas de 6º a 9º anos. Na última fase do projeto serão realizadas as oficinas de reciclagem com a participação da comunidade, que serão divididas em duas partes (teórica e pratica). Na parte teórica serão discutidos aspectos de interesse ambiental, conceitos químicos (óleos, gorduras, polaridade, solubilidade, pH, sabões, detergentes). Na parte pratica os alunos utilizarão uma receita para obtenção do sabão, a frio. Os materiais utilizados serão: óleo residual (de fritura), hidróxido de sódio, água, detergente, corante solúvel e amaciante. Estes produtos serão misturados em um balde plástico com a ajuda de um cabo de vassoura e, como fôrmas, serão utilizadas vasilhas de margarina e potes de iogurte.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Esse projeto de extensão apresenta grande importância no que diz respeito á conscientização ambiental e a motivação das pessoas da Unidade Escolar Madre Lucia e comunidade. As oficinas promoverão uma grande interação entre comunidade, escola e universidade, proporcionando assim uma formação mais consciente desses futuros profissionais, bem como dos alunos envolvidos no mesmo.

CONCLUSÕES: O processo de reciclagem de óleo de fritura é simples e prático, minimiza os impactos ambientais, e incentiva o trabalho em equipe, no qual cada sujeito se considere responsável pelo resultado, integrando assim a comunidade, escola e universidade. Assim, com a implementação do processo educativo, cabe aos dirigentes bem como ao corpo docente da escola, a manutenção e continuidade das ações educativas propostas neste projeto.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NOGUEIRA, Guilherme Ribeiro; BEBER, Jeanette. Proposta de metodologia para o gerenciamento de óleo vegetal residual oriundo de frituras. Disponível em:http://www.unicentro.br/graduacao/deamb/semana_estudos/pdf_09. Acesso em: 15/07/2013.

LIMA, José Roberto. A degradação vai pelo ralo. Disponível em: http://comunidade.maiscomunidade.com/conteudo/20101009/educacao/2813/adegradac ao-vai-pelo-ralo.pnhtml. Acesso em: 02/07/2013.

REIGOTA, Marcos.2004. Meio Ambiente e representação social. 6 ed. São Paulo: Cortez.