Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Abordagem CTSA por meio de um texto didático para relacionar o fenômeno do efeito estufa e o aquecimento global
AUTORES: Silva, A.A. (UFPE) ; Santos, J.D. (UFPE) ; Silva, J.T. (UFPE) ; Oliveira, S.F. (UFPE) ; Melo, N.F. (UFPE)
RESUMO: A abordagem CTSA tem surgido como uma perspectiva de se trabalhar os conceitos
associado às questões sociais, com o intuito de formar cidadãos críticos que tomem
decisões inovadoras, de caráter ecologicamente correta e de uma nova forma de se
ver o mundo. Nesse trabalho, os estudantes debateram através de um texto didático
proposto, cuja finalidade era discutir as ações ambientais e os impactos gerados,
para avaliação utilizou-se um questionário para sondagem prévia e também para
avaliar os avanços conceituais dos estudantes. Verificamos que a maior parte dos
alunos investigados apresentou muita dificuldade no pré-teste. Todavia após o
texto didático ter sido trabalhado, constatamos avanços bem notáveis nas respostas
dos estudantes no pós-teste.
PALAVRAS CHAVES: Abordagem CTSA; Efeito estufa; Aquecimento global
INTRODUÇÃO: Com os avanços tecnológicos promovidos nas ultimas décadas cresceram os impactos
ambientais e a necessidade de formar profissionais ou estudantes conscientes e
que levem em considerações as questões ambientais em seus posicionamentos
(Santos e Schnetzler, 1997). Dessa forma, surge o chamado movimento CTSA
(Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) onde umas das finalidades dessa
abordagem é fazer com que o conhecimento químico seja contextualizado e
relacionado ao cotidiano, levando em conta a dicotomia relacionada ao meio
ambiente e sociedade (Soares et. al. 2012).
A Educação Ambiental (EA) estimula o surgimento de novos valores, formação
cidadã e uma sociedade mais sustentável (Dias, 2002). Dessa forma o ensino numa
perspectiva CTSA pode ser eficaz visto que este leva em consideração os desafios
propostos à química contemporânea que é se desenvolver de forma sustentável e
alternativa, onde os fatores ambientais sejam levados em consideração.
Problemas quanto à poluição ambiental são discutidos rotineiramente em
congressos, revistas, meio de comunicação de mídia e jornais manuscritos, mas
pouco se tem feito para ser posto em prática a sua resolução e discussão efetiva
no ambiente escolar.
O objetivo deste trabalho consistiu em uma atividade centrada num texto didático
para uma melhor compreensão dos alunos bem como a relação dos conceitos
abordados com as questões ambientais e os fenômenos do efeito estufa e
aquecimento global. Sendo assim, utilizamos um texto didático como instrumento
pedagógico em sala de aula. Os resultados dessa intervenção didática estão
descritos a seguir.
MATERIAL E MÉTODOS: Neste estudo, elaboramos um texto didático enfatizando as causas do efeito
estufa e o aquecimento global com o título “Aquecimento global x efeito estufa:
causas e consequências. Como compreender, encarar e contribuir para minimizar os
efeitos causados por esses fenômenos?”. A discussão tratada no texto se diz
respeito aos tipos de poluições, desgastes ambientais, ameaças ao planeta e a
vida em decorrência da poluição e uma compreensão dos fenômenos químicos
envolvidos na poluição atmosférica.
O texto didático foi aplicado numa turma de 15 alunos do 9º ano do Ensino
Fundamental II em uma escola pública de Bezerros-PE.
Para esta finalidade foram utilizadas 4 aulas onde na primeira aula foi entregue
aos alunos um questionário, ou seja, PRÉ-TESTE para análise sondagem prévia dos
conhecimentos dos alunos. Noutras 2 aulas foi entregue aos alunos uma cópia do
texto didático onde o professor iniciou o debate em 3 grupos de 5 alunos, onde
todos os alunos participaram do debate perguntando, trazendo informações e
experiências vividas ou vista antes e sempre que necessário o professor
debruçava na lousa alguns conceitos pertinentes para consecução da leitura. Logo
em seguida foi recolhido o texto didático e aplicado uma mesma cópia do
questionário (pós-teste). O Questionário consistia em 4 questões que estão
descritas abaixo:
Questão 1. O que você entende por poluição ambiental?
Questão 2. Cite algumas consequências do aquecimento global. Comente tais
impactos.
Questão 3. Em sua opinião, o que a sociedade, as empresas e governo devem fazer
para diminuir os impactos ambientais em função da ação humana?
Questão 4. De que forma as tecnologias podem ser criadas para diminuir as
emissões de gases poluentes causadores do aquecimento global?
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No pré-teste para a Q1., observou-se que mesmo a poluição ambiental e seus
impactos sejam assuntos rotineiros e do dia a dia dos alunos 34% deles
confundiram a poluição ambiental com fenômenos ambientais, como corrosão de
materiais e erosão de solos, no pós-teste 64% dos alunos alegaram que a poluição
ambiental envolvia desde formas inapropriadas de jogar lixo como também a
poluição atmosfera como aquela oriunda da queima de combustíveis fósseis. No
pré-teste para a Q2., 87% os alunos tiveram dificuldade, pois não relataram as
consequências e impactos causados em decorrência do aquecimento global na vida
da terra, no pós-teste 94% dos estudantes responderam que aquecimento global se
dar pela poluição atmosférica, onde umas das principais consequências desse
efeito é o superaquecimento da terra, ameaça de extinção a vida na terra,
derretimento das calotas polares e o acontecimento de catástrofes naturais .
Para a Q3., no pré-teste 67% dos estudantes relataram não saberem qual o papel
das empresas e do governo para diminuir os impactos ambientais e que era papel
da sociedade não jogar lixo na natureza, preservar o meio ambiente e ser
consciente, para o pós-teste 54% dos alunos responderam que as empresas deveriam
implantar energias renováveis, tratar os efluentes gerados, reciclar o lixo
gerado e poluir menos os rios. Para Q4., no pré-teste 80% dos alunos responderam
que as tecnologias não beneficiam a sociedade e que deveriam ser reduzidas, já
para o pós-testes 40% dos alunos comentaram que as tecnologias deveriam quando
necessário utilizar energia renováveis, que se buscassem forma alternativas sem
agredir o meio ambiente e diminuíssem as formas irracionais de se atuarem
prejudicando o meio ambiente.
CONCLUSÕES: O texto didático apresentou-se como uma ferramenta de ensino aprendizagem
eficiente, visto que houve uma progressão do conhecimento dos alunos.
Os alunos compreenderam a ação do homem sobre a natureza, a implantação de novas
tecnologias, como também algumas maneiras de reduzir os impactos ambientais
decorrentes da ação humana, entendendo assim sua função como agente modificador do
meio em que vive. Houve um avanço significativo dos alunos para analisar os
aspectos relacionados aos assuntos ambientais, gerando assim, formas apreciadas de
organização, discussões, inferências ao tema.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Ministério da Educação: Dezembro, 2002.
TOLENTINO, M.; ROCHA.; FILHO, R. C. A química no efeito estufa. Química e sociedade. Química Nova na Escola: Nº 08, novembro 1998.
VASCONCELOS, E. S.; SANTOS, W. L. P. Educação ambiental por meio de tema CTSA: relato e análise de experiência em sala de aula. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). UFPR, 21 a 24 de julho de 2008. Curitiba/PR.
SOARES, L. F. et, al. Análise de água: uma abordagem CTSA à luz dos documentos oficiais norteadores da prática docente no Brasil. In: VII CONNEPI, Palmas/To, 2012.
SANTOS, W L.P. e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a Cidadania. Ijuí: Unijuí, 2000.
DIAS, G.F. Iniciação a temática ambiental. São Paulo: Gaia, 2002.
MARCONDES, M. E. R. et, al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências. V.14, n.2, p. 281-298, 2009.