53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Abordagem CTSA por meio de um texto didático para relacionar o fenômeno do efeito estufa e o aquecimento global

AUTORES: Silva, A.A. (UFPE) ; Santos, J.D. (UFPE) ; Silva, J.T. (UFPE) ; Oliveira, S.F. (UFPE) ; Melo, N.F. (UFPE)

RESUMO: A abordagem CTSA tem surgido como uma perspectiva de se trabalhar os conceitos associado às questões sociais, com o intuito de formar cidadãos críticos que tomem decisões inovadoras, de caráter ecologicamente correta e de uma nova forma de se ver o mundo. Nesse trabalho, os estudantes debateram através de um texto didático proposto, cuja finalidade era discutir as ações ambientais e os impactos gerados, para avaliação utilizou-se um questionário para sondagem prévia e também para avaliar os avanços conceituais dos estudantes. Verificamos que a maior parte dos alunos investigados apresentou muita dificuldade no pré-teste. Todavia após o texto didático ter sido trabalhado, constatamos avanços bem notáveis nas respostas dos estudantes no pós-teste.

PALAVRAS CHAVES: Abordagem CTSA; Efeito estufa; Aquecimento global

INTRODUÇÃO: Com os avanços tecnológicos promovidos nas ultimas décadas cresceram os impactos ambientais e a necessidade de formar profissionais ou estudantes conscientes e que levem em considerações as questões ambientais em seus posicionamentos (Santos e Schnetzler, 1997). Dessa forma, surge o chamado movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) onde umas das finalidades dessa abordagem é fazer com que o conhecimento químico seja contextualizado e relacionado ao cotidiano, levando em conta a dicotomia relacionada ao meio ambiente e sociedade (Soares et. al. 2012). A Educação Ambiental (EA) estimula o surgimento de novos valores, formação cidadã e uma sociedade mais sustentável (Dias, 2002). Dessa forma o ensino numa perspectiva CTSA pode ser eficaz visto que este leva em consideração os desafios propostos à química contemporânea que é se desenvolver de forma sustentável e alternativa, onde os fatores ambientais sejam levados em consideração. Problemas quanto à poluição ambiental são discutidos rotineiramente em congressos, revistas, meio de comunicação de mídia e jornais manuscritos, mas pouco se tem feito para ser posto em prática a sua resolução e discussão efetiva no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho consistiu em uma atividade centrada num texto didático para uma melhor compreensão dos alunos bem como a relação dos conceitos abordados com as questões ambientais e os fenômenos do efeito estufa e aquecimento global. Sendo assim, utilizamos um texto didático como instrumento pedagógico em sala de aula. Os resultados dessa intervenção didática estão descritos a seguir.

MATERIAL E MÉTODOS: Neste estudo, elaboramos um texto didático enfatizando as causas do efeito estufa e o aquecimento global com o título “Aquecimento global x efeito estufa: causas e consequências. Como compreender, encarar e contribuir para minimizar os efeitos causados por esses fenômenos?”. A discussão tratada no texto se diz respeito aos tipos de poluições, desgastes ambientais, ameaças ao planeta e a vida em decorrência da poluição e uma compreensão dos fenômenos químicos envolvidos na poluição atmosférica. O texto didático foi aplicado numa turma de 15 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II em uma escola pública de Bezerros-PE. Para esta finalidade foram utilizadas 4 aulas onde na primeira aula foi entregue aos alunos um questionário, ou seja, PRÉ-TESTE para análise sondagem prévia dos conhecimentos dos alunos. Noutras 2 aulas foi entregue aos alunos uma cópia do texto didático onde o professor iniciou o debate em 3 grupos de 5 alunos, onde todos os alunos participaram do debate perguntando, trazendo informações e experiências vividas ou vista antes e sempre que necessário o professor debruçava na lousa alguns conceitos pertinentes para consecução da leitura. Logo em seguida foi recolhido o texto didático e aplicado uma mesma cópia do questionário (pós-teste). O Questionário consistia em 4 questões que estão descritas abaixo: Questão 1. O que você entende por poluição ambiental? Questão 2. Cite algumas consequências do aquecimento global. Comente tais impactos. Questão 3. Em sua opinião, o que a sociedade, as empresas e governo devem fazer para diminuir os impactos ambientais em função da ação humana? Questão 4. De que forma as tecnologias podem ser criadas para diminuir as emissões de gases poluentes causadores do aquecimento global?

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No pré-teste para a Q1., observou-se que mesmo a poluição ambiental e seus impactos sejam assuntos rotineiros e do dia a dia dos alunos 34% deles confundiram a poluição ambiental com fenômenos ambientais, como corrosão de materiais e erosão de solos, no pós-teste 64% dos alunos alegaram que a poluição ambiental envolvia desde formas inapropriadas de jogar lixo como também a poluição atmosfera como aquela oriunda da queima de combustíveis fósseis. No pré-teste para a Q2., 87% os alunos tiveram dificuldade, pois não relataram as consequências e impactos causados em decorrência do aquecimento global na vida da terra, no pós-teste 94% dos estudantes responderam que aquecimento global se dar pela poluição atmosférica, onde umas das principais consequências desse efeito é o superaquecimento da terra, ameaça de extinção a vida na terra, derretimento das calotas polares e o acontecimento de catástrofes naturais . Para a Q3., no pré-teste 67% dos estudantes relataram não saberem qual o papel das empresas e do governo para diminuir os impactos ambientais e que era papel da sociedade não jogar lixo na natureza, preservar o meio ambiente e ser consciente, para o pós-teste 54% dos alunos responderam que as empresas deveriam implantar energias renováveis, tratar os efluentes gerados, reciclar o lixo gerado e poluir menos os rios. Para Q4., no pré-teste 80% dos alunos responderam que as tecnologias não beneficiam a sociedade e que deveriam ser reduzidas, já para o pós-testes 40% dos alunos comentaram que as tecnologias deveriam quando necessário utilizar energia renováveis, que se buscassem forma alternativas sem agredir o meio ambiente e diminuíssem as formas irracionais de se atuarem prejudicando o meio ambiente.

CONCLUSÕES: O texto didático apresentou-se como uma ferramenta de ensino aprendizagem eficiente, visto que houve uma progressão do conhecimento dos alunos. Os alunos compreenderam a ação do homem sobre a natureza, a implantação de novas tecnologias, como também algumas maneiras de reduzir os impactos ambientais decorrentes da ação humana, entendendo assim sua função como agente modificador do meio em que vive. Houve um avanço significativo dos alunos para analisar os aspectos relacionados aos assuntos ambientais, gerando assim, formas apreciadas de organização, discussões, inferências ao tema.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Ministério da Educação: Dezembro, 2002.

TOLENTINO, M.; ROCHA.; FILHO, R. C. A química no efeito estufa. Química e sociedade. Química Nova na Escola: Nº 08, novembro 1998.
VASCONCELOS, E. S.; SANTOS, W. L. P. Educação ambiental por meio de tema CTSA: relato e análise de experiência em sala de aula. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). UFPR, 21 a 24 de julho de 2008. Curitiba/PR.

SOARES, L. F. et, al. Análise de água: uma abordagem CTSA à luz dos documentos oficiais norteadores da prática docente no Brasil. In: VII CONNEPI, Palmas/To, 2012.

SANTOS, W L.P. e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a Cidadania. Ijuí: Unijuí, 2000.

DIAS, G.F. Iniciação a temática ambiental. São Paulo: Gaia, 2002.

MARCONDES, M. E. R. et, al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências. V.14, n.2, p. 281-298, 2009.