53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DO ENEM NO REFERENCIAL CURRICULAR ESCOLAR DE QUÍMICA EM RONDÔNIA

AUTORES: Siqueira de Oliveira, P. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Castro, S.C. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Barros, R. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Alves Lima, G. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)

RESUMO: Este texto discute a influencia que o ENEM pode exercer na construção do Currículo Escolar. A pesquisa apresenta como objetivo verificar se o ENEM exerceu ou não influencia na constituição do Referencial Curricular de Rondônia. Como elemento metodológico optou-se por revisão bibliografia, análise das provas do ENEM e visitas a unidades escolares que ofereçam o ensino médio para aplicação de questionários semiestruturados a professores de Química. Com a analise das provas verificou-se que a Química Ambiental está presente em mais de 40% de todas as questões . Em relação a opinião dos professores de modo geral há um acordo entre as opiniões que o ENEM exerceu algum tipo de influencia na construção do Currículo escolar de RO e que muitos professores não estão preparados para tais mudanças.

PALAVRAS CHAVES: Currículo; ENEM; Química ambiental

INTRODUÇÃO: O que é um Currículo Escolar? E qual influência que ele exerce na formação dos cidadãos? Esses são questionamentos que pouco ouvimos falar, porém tendo em vista a importância de tal tema para sociedade, devíamos sempre buscar informações a respeito. Existem inúmeras definições para o currículo escolar, de modo geral, ele é um documento que norteia a pratica educativa dentro do ambiente escolar, proporciona informações concretas sobre o que ensinar, quando ensinar, como ensinar e como e quando avaliar. No estado de Rondônia a Educação Básica passa por uma eminente mudança curricular, a qual tem o objetivo “de contribuir com a inclusão escolar de toda a população educacional, de propiciar condições de permanência e sucesso na escola, de melhor a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, de fornecer às escolas informações e orientações sobre estratégias pedagógicas atualizadas e de contemplar as especificidades regionais.” segundo a Secre tária de Estado da Educação em Rondônia Isabel de Fátima Luz. Tais modificações incluíram a participação de gestores, docentes e representantes de ensino do governo estadual. O Referencial Curricular de Rondônia traz como novidade no currículo de Química a inclusão de conteúdos de Química Ambiental diluída nos três anos do ensino médio, sendo que em contrapartida não houve grande diminuição de conteúdos comumente abordados. As modificações são bastante oportunas para o melhor desempenho por parte dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), exame este de grande importância no quadro nacional no que diz respeito a educação. Sendo assim, tal pesquisa apresenta como objetivo verificar se o ENEM exerceu ou não influencia na constituição do Referencial Curricular de Rondônia.

MATERIAL E MÉTODOS: Como elemento metodológico para a coleta e análise de dados, optou-se por revisão bibliografia em literaturas e artigos científicos relacionados ao tema, análise das provas das ultimas quinze edições do ENEM e visitas a unidades escolares públicas e particulares que ofereçam o ensino médio para aplicação de questionários semi estruturado a professores que lecionam a disciplina de Química independente de sua formação acadêmica. Afim de verificar a veracidade da hipótese os dados coletados em campo serão comparados as informações obtidas por meio de revisões bibliográficas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em análise das provas de Química de todas as 15 edições do ENEM (1998 a 2012), verificou-se que 54,33 % das questões de Química tem alguma relação com a Química Ambiental. A estatística apresentada refere-se a questões que tenham algum elemento da Química Ambiental. Isto por que os conteúdos abordados neste ramo da química sempre estão relacionados com outras áreas desta ciência, sendo muito propícia sua abordagem no ENEM, pois correspondem ao formato do exame, que valoriza a interdisciplinaridade e contextualização. Sendo assim, a adequação do currículo escolar pode significar um desempenho satisfatório por parte educando em uma avaliação deste nível. Para verificar as opiniões de professores que lecionam Química em escolas públicas e particulares, acerca do tema, foi aplicado um questionário semi estruturado a 6 docentes, sendo que a coleta de dados foi prejudicada devido o período de férias escolares. Quatro dos seis professores conheciam a proposta do novo Currículo escolar de Rondônia sendo que três deste consideraram as modificações necessárias. Quanto a influencia que o ENEM pode ter exercido sobre a construção deste currículo, três dos professores concordam plenamente com esta hipótese, e os outros três acreditam que a influencia foi exercida somente em alguns critérios. No ponto específico desta pesquisa, a introdução da Química ambiental no currículo escolar do ensino médio, as opiniões ficaram divididas. Três professores consideraram a inclusão positiva e três consideram negativa. Em dois questionamentos o consenso foi unanime. Todos entrevistados acreditam que a inserção da Química ambiental no currículo de Química no ensino médio tenha ocorrido devido influencia direta do ENEM e que nem todos professores estarão preparados para esta modificação.

CONCLUSÕES: Tendo em vista os aspectos observados na pesquisa realizada, verifica-se que a Química Ambiental está sendo muito cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio e sendo uma avaliação de grande importância para educação no país, não seria coerente deixa-la de fora do currículo escolar. Portanto, com base nas 15 edições do exame analisadas, na leitura do Referencial Curricular e nos relatos de professores que lecionam a disciplina de Química conclui-se que o ENEM influenciou na escolhas de conteúdos de Química do ensino médio presentes no Referencial Curricular do Ensino Médio de Rondônia.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Resolução n°2, de 30 de Janeiro 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task... Acesso em Novenbro de 2012.
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MOZETO, Antonio A .; JARDIM, Wilson de F.. A QUÍMICA AMBIENTAL NO BRASIL. Quimica Nova, Vol. 25, Supl. 1, 7-11, 2002.