Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DO ENEM NO REFERENCIAL CURRICULAR ESCOLAR DE QUÍMICA EM RONDÔNIA
AUTORES: Siqueira de Oliveira, P. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Castro, S.C. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Barros, R. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Alves Lima, G. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)
RESUMO: Este texto discute a influencia que o ENEM pode exercer na construção do Currículo
Escolar. A pesquisa apresenta como objetivo verificar se o ENEM exerceu ou não
influencia na constituição do Referencial Curricular de Rondônia. Como elemento
metodológico optou-se por revisão bibliografia, análise das provas do ENEM e
visitas a unidades escolares que ofereçam o ensino médio para aplicação de
questionários semiestruturados a professores de Química. Com a analise das provas
verificou-se que a Química Ambiental está presente em mais de 40% de todas as
questões . Em relação a opinião dos professores de modo geral há um acordo entre
as opiniões que o ENEM exerceu algum tipo de influencia na construção do Currículo
escolar de RO e que muitos professores não estão preparados para tais mudanças.
PALAVRAS CHAVES: Currículo; ENEM; Química ambiental
INTRODUÇÃO: O que é um Currículo Escolar? E qual influência que ele exerce na formação dos
cidadãos? Esses são questionamentos que pouco ouvimos falar, porém tendo em
vista a importância de tal tema para sociedade, devíamos sempre buscar
informações a respeito.
Existem inúmeras definições para o currículo escolar, de modo geral, ele é um
documento que norteia a pratica educativa dentro do ambiente escolar,
proporciona informações concretas sobre o que ensinar, quando ensinar, como
ensinar e como e quando avaliar.
No estado de Rondônia a Educação Básica passa por uma eminente mudança
curricular, a qual tem o objetivo “de contribuir com a inclusão escolar de toda
a população educacional, de propiciar condições de permanência e sucesso na
escola, de melhor a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, de fornecer
às escolas informações e orientações sobre estratégias pedagógicas atualizadas e
de contemplar as especificidades regionais.” segundo a Secre tária de Estado da
Educação em Rondônia Isabel de Fátima Luz. Tais modificações incluíram a
participação de gestores, docentes e representantes de ensino do governo
estadual.
O Referencial Curricular de Rondônia traz como novidade no currículo de Química
a inclusão de conteúdos de Química Ambiental diluída nos três anos do ensino
médio, sendo que em contrapartida não houve grande diminuição de conteúdos
comumente abordados.
As modificações são bastante oportunas para o melhor desempenho por parte dos
alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), exame este de grande
importância no quadro nacional no que diz respeito a educação. Sendo assim, tal
pesquisa apresenta como objetivo verificar se o ENEM exerceu ou não influencia
na constituição do Referencial Curricular de Rondônia.
MATERIAL E MÉTODOS: Como elemento metodológico para a coleta e análise de dados, optou-se por revisão
bibliografia em literaturas e artigos científicos relacionados ao tema, análise
das provas das ultimas quinze edições do ENEM e visitas a unidades escolares
públicas e particulares que ofereçam o ensino médio para aplicação de
questionários semi estruturado a professores que lecionam a disciplina de Química
independente de sua formação acadêmica. Afim de verificar a veracidade da hipótese
os dados coletados em campo serão comparados as informações obtidas por meio de
revisões bibliográficas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em análise das provas de Química de todas as 15 edições do ENEM (1998 a 2012),
verificou-se que 54,33 % das questões de Química tem alguma relação com a
Química Ambiental.
A estatística apresentada refere-se a questões que tenham algum elemento da
Química Ambiental. Isto por que os conteúdos abordados neste ramo da química
sempre estão relacionados com outras áreas desta ciência, sendo muito propícia
sua abordagem no ENEM, pois correspondem ao formato do exame, que valoriza a
interdisciplinaridade e contextualização. Sendo assim, a adequação do currículo
escolar pode significar um desempenho satisfatório por parte educando em uma
avaliação deste nível.
Para verificar as opiniões de professores que lecionam Química em escolas
públicas e particulares, acerca do tema, foi aplicado um questionário semi
estruturado a 6 docentes, sendo que a coleta de dados foi prejudicada devido o
período de férias escolares.
Quatro dos seis professores conheciam a proposta do novo Currículo escolar de
Rondônia sendo que três deste consideraram as modificações necessárias.
Quanto a influencia que o ENEM pode ter exercido sobre a construção deste
currículo, três dos professores concordam plenamente com esta hipótese, e os
outros três acreditam que a influencia foi exercida somente em alguns critérios.
No ponto específico desta pesquisa, a introdução da Química ambiental no
currículo escolar do ensino médio, as opiniões ficaram divididas. Três
professores consideraram a inclusão positiva e três consideram negativa.
Em dois questionamentos o consenso foi unanime. Todos entrevistados acreditam
que a inserção da Química ambiental no currículo de Química no ensino médio
tenha ocorrido devido influencia direta do ENEM e que nem todos professores
estarão preparados para esta modificação.
CONCLUSÕES: Tendo em vista os aspectos observados na pesquisa realizada, verifica-se que a
Química Ambiental está sendo muito cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio e
sendo uma avaliação de grande importância para educação no país, não seria
coerente deixa-la de fora do currículo escolar.
Portanto, com base nas 15 edições do exame analisadas, na leitura do Referencial
Curricular e nos relatos de professores que lecionam a disciplina de Química
conclui-se que o ENEM influenciou na escolhas de conteúdos de Química do ensino
médio presentes no Referencial Curricular do Ensino Médio de Rondônia.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Resolução n°2, de 30 de Janeiro 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task... Acesso em Novenbro de 2012.
Referencial Curricular de Rondônia / Ensino Médio. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2012/05/REFERENCIAL-CURRICULAR-ENSINO-MÉDIO.pdf. Acesso em Novembro de 2012.
Química ambiental é o tema mais cobrado em química no Enem. R7 Notícias. Disponível em: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/quimica-ambiental-e-o-tema-mais-cobrado-em-quimica-no-enem-20120703.html. Acesso em Novembro de 2012.
LOPES, Alice Casimiro. Discursos curriculares na Disciplina escolar química. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 263-278, 2005
LEITE, Rosana Franzen; Rodrigues, Maria Aparecida. Educação ambiental: reflexões sobre a prática de um grupo de professores de química. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 145-161, 2011
MOZETO, Antonio A .; JARDIM, Wilson de F.. A QUÍMICA AMBIENTAL NO BRASIL. Quimica Nova, Vol. 25, Supl. 1, 7-11, 2002.