Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: BINGO CONTEXTUALIZADO DOS HIDROCARBONETOS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Silva, J.C.S. (IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA) ; Silva, R.C. (IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA) ; Lorenzo, J.G.F. (IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA) ; Santos, M.L.B. (IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA) ; Neto, A.S. (CEEEAS) ; Santos, S.R.B.D. (IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA)
RESUMO: O bingo foi elaborado com a finalidade de proporcionar aos discentes um processo
de ensino-aprendizagem mais proveitoso, buscando a contextualização do conteúdo
de hidrocarbonetos, visto que este é um assunto estritamente presente no
cotidiano dos estudantes. A aplicação do lúdico obteve excelentes resultados,
sendo de grande utilidade e relevância como recurso didático no ensino de
química, no qual constatou-se que a maioria dos alunos apresentaram opiniões
positivas em relação à aplicação e que houve uma significativa aprendizagem.
Diante do exposto, torna-se perceptível que utilização do lúdico de forma
contextualizada contribui significativamente para melhoria no ensino da química,
tornando a disciplina mais atrativa e enriquecendo a formação crítico-reflexiva
dos sujeitos.
PALAVRAS CHAVES: lúdico; contextualização; ensino
INTRODUÇÃO: O ensino dos hidrocarbonetos na química orgânica para estudantes do nível médio
é um dos conteúdos mais importantes e de grande relevância, pois dentre os
compostos orgânicos são os que apresentam o maior número de aplicações, no
entanto a abordagem deste assunto tem sido marcada pela simples memorização de
fórmulas e regras de nomenclatura, sendo apresentada de forma empobrecida, como
fragmentos desligados da realidade dos alunos. Segundo Chassot (1990), o
conhecimento químico, tal como é usualmente transmitido, desvinculado da
realidade do aluno, significa muito pouco para ele. A utilização de jogos
pedagógicos no ensino de química torna o processo de ensino-aprendizagem mais
dinâmico e significativo, propiciando um ambiente favorável e agradável para os
educandos, pois possibilita um estimulo a interação a partir da construção
coletiva do conhecimento, tendo em mente que a finalidade não é utilizar à
atmosfera lúdica como apenas jogos, pois o entendimento é muito mais que isso,
afinal “o jogo por si, apenas jogo, sem contextualização, em nada contribui na
prática educacional do professor” (HUIZINGA, 1990). A contextualização visa dar
significado ao que se pretende ensinar para o aluno [...], auxilia na
problematização dos saberes a ensinar, fazendo com que o aluno sinta a
necessidade de adquirir um conhecimento que ainda não tem (RICARDO, 2003). A
partir do que foi explicitado, os objetivos principais desse trabalho são:
construir um bingo contextualizado abordando o conteúdo hidrocarbonetos, a fim
de que se tenha mais um recurso de ensino para facilitar a aprendizagem de
conceitos químicos; propiciar a sociabilização dos alunos durante a aplicação de
modo a facilitar o ensino-aprendizagem e possibilitar uma aprendizagem mais
significativa e desfragmentada.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido obedecendo a seguinte ordem de elaboração:
escolha do conteúdo a ser trabalhado; pesquisa bibliográfica; construção do jogo
didático; aplicação do mesmo e avaliação da atividade, sendo aplicado em uma
turma do 2º ano noturno com 20 alunos. No Bingo Contextualizado dos
Hidrocarbonetos foram confeccionadas 20 cartelas de papel ofício impressas e
fixadas em papel cartão, contendo cada uma a fórmula estrutural ou o nome de 9
hidrocarbonetos, os quais poderiam ser dos seguintes grupos: alcanos, alcenos,
alcinos, alcadienos, ciclanos, ciclenos e aromáticos. Foram elaboradas 20
questões envolvendo o conteúdo hidrocarbonetos relacionadas ao cotidiano do
estudante, no qual cada questão foi confeccionada com papel ofício impressos e
fixadas em papel cartão. As questões foram colocadas em um saco para o sorteio,
os alunos analisariam as perguntas à medida que iam sendo sorteadas e de acordo
com a resposta marcavam com marcadores de EVA (Figura 1), de tal forma que o
aluno que preenchesse a cartela primeiro de forma correta seria o vencedor. Após
o bingo foi entregue um questionário onde os alunos analisaram e opinaram sobre
a aplicação do jogo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação do Bingo Contextualizado dos Hidrocarbonetos obteve excelentes
resultados, sendo de grande utilidade e relevância como recurso didático no
ensino de química, no qual colocaram os alunos diante de situações reais do
cotidiano, corroborando a afirmação que Ricardo (2003) havia proposto. A
contextualização do conteúdo traz ênfase ao cotidiano do aluno, mostrando que o
conhecimento adquirido em sala de aula tem aplicação prática na vida destes.
Além disso, possibilita ao alunado sentir que o saber não é apenas um acúmulo de
conhecimentos técnico-científicos, mas sim uma ferramenta que os prepara para
enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações até então desconhecidas.
Com a análise dos dados contidos no questionário entregue aos discentes após a
aplicação do Bingo, constatou-se que a maioria destes apresentaram opiniões
positivas em relação à aplicação e que houve uma significativa aprendizagem
(Tabela 1).
Esse resultado ratifica o que Santos (2008) afirma: os jogos além de ser uma
brincadeira, pode ser um momento para contextualizar os assuntos entre aluno-
aluno e professor-aluno. Além disso, o aluno pode usar esses jogos em casa, ou
até mesmo em outros ambientes onde poderá aprender enquanto se diverte. Os jogos
em geral que envolvem resolução de problemas, desafios e disputas emocionantes
estimulam de maneira significativa a aprendizagem.
Figura 1 – Bingo Contextualizado dos Hidrocarbonetos
Imagem referente ao Bingo Contextualizado dos
Hidrocarbonetos que corresponde à parte de "MATERIAL
E MÉTODOS".
Tabela 1 - Questionário de avaliação da atividade lúdica
Tabela referente ao modelo de questionário de
avaliação da atividade lúdica aplicado na turma que
participou do Bingo.
CONCLUSÕES: A partir dos resultados obtidos conclui-se que a aplicação de jogos didáticos
atrelados à contextualização dos conteúdos a serem aprendidos é uma importante
ferramenta para retirar o aluno da condição de mero receptor de informações e
tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com experiências do cotidiano.
Diante do exposto, torna-se perceptível que a utilização do lúdico de forma
contextualizada contribui significativamente para melhoria no ensino da química,
tornando a disciplina mais atrativa e enriquecendo a formação crítico-reflexiva
dos sujeitos.
AGRADECIMENTOS: A Deus, a CAPES e aos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHASSOT, A. A Educação no Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – Estudos. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 1990.
RICARDO, E. C. Implementação dos PCN em sala de aula: dificuldades e possibilidades. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2003.
SANTOS, S. M. P. Brinquedoteca: A criança, o adulto e o lúdico, 6° ed. Petrópolis/RJ, Vozes, 2008.