Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ANALISE DA OFERTA DO CURSO LCNQ/QUÍMICA PARA A REGIÃO DE CONFRESA/MT
AUTORES: Carmo dos Santos, C. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Pereira Noleto Neta, A. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Fernando Luz Oliveira, D. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Rodrigues da Silva Sfredo, J. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Gonçalves Silva, W. (IFMT - CAMPUS CONFRESA)
RESUMO: A falta de profissionais com habilitação em química inseridos na educação discorre de um sistema heterogêneo, onde nesta proporção as regiões norte e centro oeste representam apenas 10% destes profissionais. Diante desse sistema, na região de Confresa se deu a oferta da Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, pelo Instituto Federal de Mato Grosso Campus Confresa. A proposta deste trabalho será a analise do curso para a região, levando em consideração os anseios e angustias dos acadêmicos pelo risco da profissão. O Campus alcança o objetivo com a oferta do curso, pois o numero de profissionais da química tende a aumentar, porem alguns dos graduandos pensam em somente ter esta formação, não querendo o exercício da mesma como profissão, ou seja, professor.
PALAVRAS CHAVES: acadêmico; professor; profissional
INTRODUÇÃO: No ano letivo de 2010 o Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Confresa, localizado a 1200 km da capital Cuiabá/MT, da inicio aos seus trabalhos e ao mesmo tempo inicia a primeira turma de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, no período noturno, com 35 alunos, sendo o ingresso por meio de vestibular. A falta de profissionais formados nesta área foi o motivo da oferta deste curso, pois o ensino de quimica nas escolas da região tem ficado nas responsabilidades de outros profissionais com outra habilitação como, física, biologia e matemática. Essa falta de profissionais da química discorre de um sistema de distribuição heterogêneo, onde as regiões norte e centro-oeste representam, em conjunto, apenas 10% do sistema (QUIM. NOVA, VOL. 28). A proposta deste trabalho diante do que já foi exposto será uma analise da oferta deste curso na região, levando em consideração os anseios e angustias dos acadêmicos pelo futuro que os espera, pois poderão atuar no ensino fundamental, médio e posteriormente no superior. Por outro lado à formação de um profissional implicara muito na base inicial de sua graduação, no caso do IFMT Campus Confresa, devido o mesmo ser novo e também em consequência de greve e falta de professores com formação especifica em química, nos dois primeiros anos do curso, não foi possível a realização de algumas atividades especificas da área, como as aulas praticas, o que prejudicou a formação inicial dos acadêmicos, contradizendo as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química que, sem prejuízo de uma formação didática, científica e tecnológica sólida, avance também na direção de uma formação humanística (...) para exercício da profissão em defesa da vida, do ambiente e do bem estar dos cidadãos.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho se deu por meio de um questionário com duas questões, sendo; você pretender seguir a carreira de professor a qual esta sendo habilitado? A outra questão foi; quais concepções você tem diante da realização do estagio supervisionado de observação e o que você como futuro professor espera? Este questionário seguiu também de entrevistas individuais com os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Confresa, sendo estes acadêmicos da primeira turma de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química. Nesta entrevista levou-se em consideração os anseios da primeira formação, sendo esta na área da quimica, bem como as angustias de ser professor e as experiências vividas durante o estágio de observação. Realizou também pesquisas em artigos que tratam do assunto que é a formação de professores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diante do questionário e das entrevistas feitas com os acadêmicos do curso citado anteriormente, o IFMT Campus Confresa tem alcançado o seu objetivo na oferta desta Licenciatura, o que deve facilitar o processo de ensino-aprendizagem de química dos alunos dos respectivos segmentos da educação. Outra vertente apurada é que todos os graduandos permaneçam na região e ocupam, ou seja, atribua às aulas de quimica, pois seus perfis são de profissionais autênticos. Por outro lado a opinião dos acadêmicos é relevante e até mesmo preocupante, pois as experiências no estágio de observação apontam um cenário diferente. Durante o exercício do estagio de observação, os acadêmicos relataram o descaso e o não interesse por parte dos alunos do ensino médio, quando se trata da disciplina Química. Este descaso e o não interesse discorrem da falta de professores habilitados e também a falta de suporte, como laboratórios e materiais para realização de algumas aulas praticas no próprio ambiente escolar. Neste sentido estes profissionais ao concluírem sua formação terão que se deparar com fatos ainda não vistos e presenciados ao longo da graduação e que advêm da prática profissional. Alguns dos graduando pensam em somente ter esta formação, não querendo o exercício da mesma como profissão, ou seja, professor. O descaso com a formação de professores e a desvalorização da profissão são demagogias que apontam o pequeno numero de profissionais inseridos em sala de aula que ministram essa disciplina. É preciso pensar também no professor. Os acadêmicos ao concluírem a graduação esperam ser valorizados como pessoas formadoras de pessoas e ainda tenham condições de exercer a profissão com dignidade, respeito e que tenham em primeiro lugar garantias salariais.
Instituto Federal de Mato Grosso Campus Confresa
Acadêmicos da primeira turma de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química
CONCLUSÕES: Para a sequencia da carreira como professor, é preciso pensar no novo, dar condições de trabalho, escolas em bons estados de conservação e equipadas, salário digno e respeito aos mestres da educação, pois nada adiante as ofertas desses cursos (licenciatura) se os profissionais não estiverem inseridos num patamar de aconchego e desfrutando com prazer de sua formação. A formação do professor de Química deve atingir dimensões psicológicas, epidemiológicas, políticas, ideológicas, não se restringindo apenas à mudança de procedimentos didáticos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: QUIM. NOVA, VOL. 28, Suplemento, S11-S13, 2005 - A GRADUAÇÃO EM QUÍMICA: UM NOVO QUÍMICO PARA UMA NOVA ERA, disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422005000700003, acesso em 01/07/2013
DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE QUÍMICA, disponível em http://www.scielo.br/pdf/qn/v22n3/1102.pdf, acesso em 01/07/2013
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: formação específica e pedagógica, disponível em http://books.scielo.org/id/g5q2h/pdf/nardi-9788579830044-04.pdf, acesso em 02/07/2013
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA, disponível em http://ensquimica.blogspot.com.br/2009/04/formacao-do-professor-de-quimica.html, acesso em 02/07/2013.