Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PIBID: CONTRUINDO UMA INTERAÇÃO E MOTIVAÇÃO ENTRE GRADUANDOS E OS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS EM BELÉM/PARÁ
AUTORES: Costa, D.V.A. (UFPA) ; Pantoja, J.M.L. (UFPA) ; Silva, V.M.P. (UFPA) ; Figueiredo, P.L.B. (UFPA) ; Dantas, K.G.F. (UFPA) ; Castro, J.S.O. (SEDUC-PA)
RESUMO: O trabalho relata a construção de uma interação e motivação entre os bolsistas
que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID) subprograma química da UFPA e os alunos das escolas públicas que tem
parceria firmada com o projeto no período de julho de 2012 a julho de 2013,
buscando discutir a interação dos bolsistas com os alunos e as escolas no geral
já que estas serão seus futuro ambiente de trabalho. No desenvolvimento do
trabalho foi observado as ações que eram desenvolvidas na escola desde a
organização administrativa à sala de aula. No inicio ocorreu o acompanhamento
das aulas ministradas pelo professor de química, analisando dessa forma como o
professor trabalha a disciplina, como os alunos se comportam em aulas teóricas e
nas aulas experimentais.
PALAVRAS CHAVES: PIBID; interação e motivação; escola pública
INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa
a nível nacional criado pela CAPES e é um instrumento que inicia a prática da
docência nos períodos de graduação, à formação profissional a fim de adequar
essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá
atuar. Assim, o PIBID dá oportunidade de aliar a teoria à prática. Dessa forma
contribui com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos
alunos de rede pública e incentivar a formação inicial dos licenciados.
Como afirma Saviani (1991), para existir escola não basta a existência do saber
sistematizado, é necessário viabilizas as condições de sua transmissão e
assimilação. “Educar é provocar a atividade, isto é, estimular a procura do
conhecimento” (PIAGET apud FERRARI, 2008). Em parceria firmada com uma escola da
rede pública estadual, as ações do projeto PIBID têm como objetivo desenvolver
um trabalho integrado com a “escola parceira”.
Um dos objetivos principais do projeto é fazer a integração entre escolas e
universidades Federais, tendo como vista o Ensino de Química nas escolas. Cabe
aos graduandos levarem essa motivação e ideias inovadoras para serem trabalhados
dentro de sala de aula/laboratório de química gerando uma interação com o todo
que é a escola. Essa motivação e ideias inovadoras são de suma importância para
que haja essa interação entre os jovens estudantes e os jovens graduandos, além
de trazerem os estudantes para viverem experiências novas dentro de sala de
aula. Tudo isso tem que está ligado no cotidiano de cada aluno e do lugar onde
vive.
MATERIAL E MÉTODOS: Esse trabalho ocorreu de julho de 2012 a julho de 2013. A princípio houve uma
reunião com a coordenadora da área de Química da Universidade Federal do Pará
(UFPA) expondo um perfil do que seria o PIBID e o que deveríamos alcançar com
este, sendo os encontros realizados quinzenalmente. Os discentes envolvidos no
presente trabalho atuaram em três escolas públicas de nível fundamental e médio
na região metropolitana de Belém-PA. De imediato, pesquisou-se experimentos,
analogias e jogos que se adequassem aos objetivos do projeto. Posteriormente
elaborou-se uma apostila com os roteiros destes experimentos, modelos analógicos
e atividades lúcidas para as escolas públicas conveniadas. Os experimentos
realizados pelos bolsistas partiram da apostila confeccionada. Em todas as
escolas em aplicação do projeto eram realizados encontros semanais para o
desenvolvimento de experimento e jogos com materiais alternativos de baixo custo
e que propiciasse maior compreensão dos alunos do cotidiano com a disciplina de
Química, bem como também a confecção de uma lista de materiais para ser
financiada pelo PIBID. No decorrer do desenvolvimento do projeto na Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira Edyr Ribeiro foi realizado
um experimento da bala de gengibre no qual se abordou o assunto de química
orgânica e o cotidiano dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O PIBID proporcionou aos alunos de graduação em química uma nova visão de como
se trabalhar em sala de aula, de como se portar frente aos alunos, de como
interagir em conjunto com a administração da escola, tomou-se conhecimento dos
problemas enfrentados pelas escolas e principalmente pelos alunos. Mas também
houve pontos positivos a se enfatizar como um maior envolvimento por parte dos
alunos na sala de aula, melhoria nas notas deles em relação às disciplinas de
Ciências e de Química, e o interesse e motivação dos estudantes ao realizarem
experimentos no laboratório ou o espaço destinados às atividades práticas da
escola.
No decorrer do desenvolvimento do projeto na Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Augusto Meira Edyr Ribeiro percebeu-se o quanto o PIBID
estimulou a criatividade dos bolsistas na hora da elaboração do material
didático e principalmente na elaboração de uma gincana sobre a produção da bala
de gengibre (FIGURA 01 e 02) e posteriormente foi feito a produção da bala de
gengibre como experiência no laboratório onde o professor de Química da escola,
o qual também faz parte do projeto acompanhava e orientava os bolsistas no
decorrer de toda a execução do projeto e principalmente de como se portar
perante aos alunos. Isso foi muito gratificante para os alunos e também para os
bolsistas como futuros professores de Química, pois foi dado um assunto de
química relacionando-o com o cotidiano e por meio da realização de um
experimento, proporcionando aos graduandos de Química, experiências de como se
trabalhar a Química que vai elem da sala de aula.
Figura 01: produção da bala de gengibre
figura 02: Interação dos bolsistas com alunos no laboratório
CONCLUSÕES: Dessa forma percebe-se o quanto o PIBID contribui para a construção de uma maior
interação e motivação no processo educativo entre os bolsistas graduando de
química, os alunos das escolas em aplicação do projeto e a escola como um todo
como futuro ambiente de trabalho dos licenciados. E que apesar de alguma
dificuldade que possa aparecer para melhorar do ensino de química como a
experimentação, o PIBID possibilitou o encontro entre a Química e o cotidiano
destes estudantes, onde notou-se um maior interesse por parte dos alunos
envolvidos.
AGRADECIMENTOS: Os bolsistas pibidianos ficaram gratos a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira Edyr, ao PIBID/CAPES, a SEDUC-PA e a UFPA pelo apoio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. 2 Ed. São Paulo: Cortez. Autores Associados, 1991, p.26.
FERRARI, M. Revista Escola. Jean Piaget – O biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio: O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças... Ed. Especial. Jul. 2008. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/jean-piaget-428139.shtml. Acessado em 08 de jul. 2013.