Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO:  PIBID: CONTRUINDO UMA INTERAÇÃO E MOTIVAÇÃO ENTRE GRADUANDOS E OS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS EM BELÉM/PARÁ
AUTORES:  Costa, D.V.A. (UFPA)  ; Pantoja, J.M.L. (UFPA)  ; Silva, V.M.P. (UFPA)  ; Figueiredo, P.L.B. (UFPA)  ; Dantas, K.G.F. (UFPA)  ; Castro, J.S.O. (SEDUC-PA)
RESUMO:  O trabalho relata a construção de uma interação e motivação entre os bolsistas 
que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 
(PIBID) subprograma química da UFPA e os alunos das escolas públicas que tem 
parceria firmada com o projeto no período de julho de 2012 a julho de 2013, 
buscando discutir a interação dos bolsistas com os alunos e as escolas no geral 
já que estas serão seus  futuro ambiente de trabalho. No desenvolvimento do 
trabalho foi observado as ações que eram desenvolvidas na escola desde a 
organização administrativa à sala de aula. No inicio ocorreu o acompanhamento 
das aulas ministradas pelo professor de química, analisando dessa forma como o 
professor trabalha a disciplina, como os alunos se comportam em aulas teóricas e 
nas aulas experimentais.
PALAVRAS CHAVES:  PIBID; interação e motivação; escola pública
INTRODUÇÃO:  O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa 
a nível nacional criado pela CAPES e é um instrumento que inicia a prática da 
docência nos períodos de graduação, à formação profissional a fim de adequar 
essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá 
atuar. Assim, o PIBID dá oportunidade de aliar a teoria à prática. Dessa forma 
contribui com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos 
alunos de rede pública e incentivar a formação inicial dos licenciados. 
Como afirma Saviani (1991), para existir escola não basta a existência do saber 
sistematizado, é necessário viabilizas as condições de sua transmissão e 
assimilação. “Educar é provocar a atividade, isto é, estimular a procura do 
conhecimento” (PIAGET apud FERRARI, 2008). Em parceria firmada com uma escola da 
rede pública estadual, as ações do projeto PIBID têm como objetivo desenvolver 
um trabalho integrado com a “escola parceira”.
Um dos objetivos principais do projeto é fazer a integração entre escolas e 
universidades Federais, tendo como vista o Ensino de Química nas escolas. Cabe 
aos graduandos levarem essa motivação e ideias inovadoras para serem trabalhados 
dentro de sala de aula/laboratório de química gerando uma interação com o todo 
que é a escola. Essa motivação e ideias inovadoras são de suma importância para 
que haja essa interação entre os jovens estudantes e os jovens graduandos, além 
de trazerem os estudantes para viverem experiências novas dentro de sala de 
aula. Tudo isso tem que está ligado no cotidiano de cada aluno e do lugar onde 
vive.
MATERIAL E MÉTODOS:  Esse trabalho ocorreu de julho de 2012 a julho de 2013. A princípio houve uma 
reunião com a coordenadora da área de Química da Universidade Federal do Pará 
(UFPA) expondo um perfil do que seria o PIBID e o que deveríamos alcançar com 
este, sendo os encontros realizados quinzenalmente. Os discentes envolvidos no 
presente trabalho atuaram em três escolas públicas de nível fundamental e médio 
na região metropolitana de Belém-PA. De imediato, pesquisou-se experimentos, 
analogias e jogos que se adequassem aos objetivos do projeto. Posteriormente 
elaborou-se uma apostila com os roteiros destes experimentos, modelos analógicos 
e atividades lúcidas para as escolas públicas conveniadas. Os experimentos 
realizados pelos bolsistas partiram da apostila confeccionada. Em todas as 
escolas em aplicação do projeto eram realizados encontros semanais para o 
desenvolvimento de experimento e jogos com materiais alternativos de baixo custo 
e que propiciasse maior compreensão dos alunos do cotidiano com a disciplina de 
Química, bem como também a confecção de uma lista de materiais para ser 
financiada pelo PIBID. No decorrer do desenvolvimento do projeto na Escola 
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira Edyr Ribeiro foi realizado 
um experimento da bala de gengibre no qual se abordou o assunto de química 
orgânica e o cotidiano dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  O PIBID proporcionou aos alunos de graduação em química uma nova visão de como 
se trabalhar em sala de aula, de como se portar frente aos alunos, de como 
interagir em conjunto com a administração da escola, tomou-se conhecimento dos 
problemas enfrentados pelas escolas e principalmente pelos alunos. Mas também 
houve pontos positivos a se enfatizar como um maior envolvimento por parte dos 
alunos na sala de aula, melhoria nas notas deles em relação às disciplinas de 
Ciências e de Química, e o interesse e motivação dos estudantes ao realizarem 
experimentos no laboratório ou o espaço destinados às atividades práticas da 
escola. 
No decorrer do desenvolvimento do projeto na Escola Estadual de Ensino 
Fundamental e Médio Augusto Meira Edyr Ribeiro percebeu-se o quanto o PIBID 
estimulou a criatividade dos bolsistas na hora da elaboração do material 
didático e principalmente na elaboração de uma gincana sobre a produção da bala 
de gengibre (FIGURA 01 e 02) e posteriormente foi feito a produção da bala de 
gengibre como experiência no laboratório onde o professor de Química da escola, 
o qual também faz parte do projeto acompanhava e orientava os bolsistas no 
decorrer de toda a execução do projeto e principalmente de como se portar 
perante aos alunos. Isso foi muito gratificante para os alunos e também para os 
bolsistas como futuros professores de Química, pois foi dado um assunto de 
química relacionando-o com o cotidiano e por meio da realização de um 
experimento, proporcionando aos graduandos de Química, experiências de como se 
trabalhar a Química que vai elem da sala de aula.
Figura 01: produção da bala de gengibre 

figura 02: Interação dos bolsistas com alunos no laboratório

CONCLUSÕES:  Dessa forma percebe-se o quanto o PIBID contribui para a construção de uma maior 
interação e motivação no processo educativo entre os bolsistas graduando de 
química, os alunos das escolas em aplicação do projeto e a escola como um todo 
como futuro ambiente de trabalho dos licenciados. E que apesar de alguma 
dificuldade que possa aparecer para melhorar do ensino de química como a 
experimentação, o PIBID possibilitou o encontro entre a Química e o cotidiano 
destes estudantes, onde notou-se um maior interesse por parte dos alunos 
envolvidos.
AGRADECIMENTOS:  Os bolsistas pibidianos ficaram gratos a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira Edyr, ao PIBID/CAPES, a SEDUC-PA e a  UFPA pelo apoio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. 2 Ed. São Paulo: Cortez. Autores Associados, 1991, p.26.
FERRARI, M. Revista Escola. Jean Piaget – O biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio: O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças... Ed. Especial. Jul. 2008. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/jean-piaget-428139.shtml. Acessado em 08 de jul. 2013.
