Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO:  EXPLICANDO AS GORDURAS TRANS EM BISCOITOS DE FORMA LÚDICA
AUTORES:  Tarricone, G.P.S. (UTFPR)  ; Souza, A.H.P. (UEM)  ; Hideki, P.H. (UTFPR)  ; Rodrigues, A.C. (UTFPR)  ; Stroher, G.R. (UTFPR)  ; Gohara, A.K. (UEM)  ; Matsushita, M. (UEM)  ; Visentainer, J.V. (UEM)  ; Neves, G.Y. (FAFIMAN)  ; Souza, N.E. (UTFPR)  ; Stroher, G.L. (UTFPR)
RESUMO:  É notado o alto apreço da população por biscoitos, este alimento é consumido 
largamente em todas as faixas etárias estando presente em 98% dos lares 
brasileiros. Neste contexto, foi desenvolvido um trabalho para explicar o 
conteúdo de isomeria cis e trans da disciplina de química no Ensino Médio 
mostrando a importância deste conhecimento na escolha destes produtos. No 
intuito, de se desenvolver um projeto estimulante foram trabalhadas diferentes 
embalagens de biscoito e desenvolvido um jogo tipo tabuleiro (com cartas) para 
trans. Este permitiu a ampla discussão dos alimentos que contém este tipo de 
gordura. A aplicação deste projeto mostrou que os estudantes de Ensino Médio têm 
grande interesse por assuntos da química que podem os auxiliar em uma boa 
alimentação e qualidade de vida.
PALAVRAS CHAVES:  ensino de química; gorduras trans; lúdico
INTRODUÇÃO:  Um dos alimentos mais consumidos no Brasil são os biscoitos, mesmo não sendo um 
alimento básico como os pães, estes são apreciados por pessoas de todas as 
idades (GUTKOSKI, 2002). Entre elas podemos destacar os estudantes de Ensino 
Médio que muitas vezes os preferem nos intervalos de lanche. O Brasil é o 12º 
maior consumidor de biscoitos, com uma média per capta de seis quilos por ano, 
os biscoitos recheados lideram o ranking de vendas, com 28% do mercado, seguido 
pelos biscoitos salgados (22%) e amanteigados (14%). Os biscoitos de Maisena 
ocupam a quarta posição, com parcela de 12% do mercado. Nos últimos lugares 
estão os do tipo rosquinha (8%) e Waffer (4%). Dentre os ingredientes especial 
atenção deve ser dispensada as gorduras pois estão entre os mais importantes no 
processamento e também os mais onerosos, funcionam como amaciadores contribuindo 
para o aroma, o sabor, a expansão e lubrificação da massa. No que se refere aos 
ácidos graxos trans, MENSINK & KATAN (1990), mostraram que a ingestão elevada de 
trans aumentava os níveis da lipoproteína de baixa densidade (LDL) similarmente 
aos ácidos graxos saturados. Contudo, foi observado que os trans também 
reduziriam os níveis da lipoproteína de alta densidade (HDL), o que altera 
significativamente a razão entre a LDL e a HDL, em relação à dieta em que os 
trans eram substituídos por ácidos graxos saturados (MARTIN et al., 2004; MARTIN 
et al., 2007). Contudo, é primordial que os consumidores entendam e acompanhem a 
quantidade de gorduras trans ingeridas por dia. Este trabalho preparou palestra, 
embalagens e jogos lúdicos para transmitir o conhecimento adquirem de gorduras 
trans a alunos do Ensino Médio de escolas públicas.
MATERIAL E MÉTODOS:  O projeto trabalhou com alunos de escolas públicas de Ensino Médio na cidade de 
Apucarana, Estado do Paraná. Foram ministradas palestras sobre as gorduras trans 
e diferentes embalagens de biscoitos foram mostradas antes da aplicação dos 
jogos, para reforçar o estudo de isomeria cis e trans da grade curricular. A 
palestra foi realizada com o auxílio do kit multimídia, com o qual foi possível, 
abordar a molécula, os alimentos que contêm estas gorduras, as legislações da 
Anvisa sobre rótulos, os diferentes rótulos das marcas no mercado, e a 
quantidade de gordura trans permitida. Após a palestra, os jogos eram 
distribuídos em grupos de 3 - 4 pessoas para assimilação do conteúdo transmitido 
na palestra. Os estudantes podiam chamar os professores para discutir as 
informações contidas nas cartas do jogo. A Figura 1 mostra o tabuleiro do jogo e 
as cartas confeccionados neste trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  As palestras realizadas com o kit multimídia foram capazes de transmitir o 
conhecimento sobre gorduras trans de forma mais clara e simples. A estrutura 
curricular de química no Ensino Médio contempla estudos de isomeria geométrica 
cis e trans. No entanto, relatos de estudantes mostraram que a abordagem deste 
trabalho que envolveu cis e trans com relação aos biscoitos, ou seja, a 
alimentos que são amplamente consumidos foram capazes de despertaram maior 
interesse no conteúdo de química. Neste trabalho foi apresentado a recomendação 
da Organização Mundial de Saúde com relação à ingestão de gordura trans, ou 
seja, de não se ultrapassar 1% do valor calórico da dieta se esta for de 2.000 
calorias diárias, ou ainda desta não ultrapassar 2 g de gorduras trans. Neste 
trabalho, foram apresentadas diferentes embalagens de biscoitos e havia entre 
elas a informação nutricional de 0% de gorduras trans a até 1,2 % de gorduras 
trans por 30 g de alimento, informação esta que provocou maior interesse na 
leitura dos rótulos. A aplicação deste projeto sobre gorduras trans mostrou que 
os estudantes de Ensino Médio têm grande interesse por assuntos da química que 
podem os auxiliar em uma boa alimentação e qualidade de vida. O jogo trans 
contribuiu tanto para reforçar o conteúdo das palestras quanto para despertar o 
interesse dos estudantes sobre outros alimentos que têm gorduras trans. 
Figura 1

Tabuleiro e cartas do jogo trans.
CONCLUSÕES:  O trabalho mostrou aos acadêmicos deste projeto e aos estudantes de Ensino Médio a 
importância dos rótulos nutricionais e despertou um maior interesse na qualidade 
dos alimentos que se consomem para melhorar a saúde do corpo. Adicionalmente 
conseguiu despertar maior interesse no conteúdo de isomeria geométrica cis e trans 
da disciplina de química.
AGRADECIMENTOS:  Ao CNPq, Fundação Araucária, UEM, Grupo Cromalimentos, UTFPR e Grupo Processos 
Químicos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Universidade de Brasília. Ministério da Saúde. Rotulagem Nutricional Obrigatória, Manual de Orientação às Indústrias de Alimentos, 2ºversão atualizada, Brasília, ISBN 85-88233-17-7, 2005, 44p.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Artigo 11, inciso IV, Decreto n 3029, de 16 de abril de 1999. Resolução – RDC n 39, de 21 de março de 2001. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 mar. 2001.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Resolução - CNNPA nº 12, de 1978. Estabelece padrões de identidade e qualidade para alimentos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, de 
12 de julho de 1978.
GUTKOSKI, L. C.; PAGNUSSATI, F. A.; SPIER, F.; PEDÓ, I. Efeito do teor de amido danificado na produção de biscoitos tipo semi-duros. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 27, n. 1, p. 119 – 124, 2007.
MARTIN, C. A.; MATSUSHITA, M.; SOUZA, N. E. Ácidos graxos trans: implicações nutricionais e fontes na dieta. Revista de Nutrição, Campinas, v. 17, n. 3, p. 361 – 368, 2004.
MARTIN, C. A.; MILINSK, M. C.; MATSUSHITA, M. VISENTAINER, J. V.; SOUZA, N. E. Trans fatty acid forming processes in foods: a review. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 79, n. 2, p. 1 – 8, 2007.
Mensink RP, Katan MB. Effect of dietary trans fatty acids on high-density and low-density lipoprotein cholesterol levels in healthy subjects. The New England Journal of Medicine, v. 7, n. 323, p. 439-445, 1990.
