Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: EXPLICANDO AS GORDURAS TRANS EM BISCOITOS DE FORMA LÚDICA
AUTORES: Tarricone, G.P.S. (UTFPR) ; Souza, A.H.P. (UEM) ; Hideki, P.H. (UTFPR) ; Rodrigues, A.C. (UTFPR) ; Stroher, G.R. (UTFPR) ; Gohara, A.K. (UEM) ; Matsushita, M. (UEM) ; Visentainer, J.V. (UEM) ; Neves, G.Y. (FAFIMAN) ; Souza, N.E. (UTFPR) ; Stroher, G.L. (UTFPR)
RESUMO: É notado o alto apreço da população por biscoitos, este alimento é consumido
largamente em todas as faixas etárias estando presente em 98% dos lares
brasileiros. Neste contexto, foi desenvolvido um trabalho para explicar o
conteúdo de isomeria cis e trans da disciplina de química no Ensino Médio
mostrando a importância deste conhecimento na escolha destes produtos. No
intuito, de se desenvolver um projeto estimulante foram trabalhadas diferentes
embalagens de biscoito e desenvolvido um jogo tipo tabuleiro (com cartas) para
trans. Este permitiu a ampla discussão dos alimentos que contém este tipo de
gordura. A aplicação deste projeto mostrou que os estudantes de Ensino Médio têm
grande interesse por assuntos da química que podem os auxiliar em uma boa
alimentação e qualidade de vida.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; gorduras trans; lúdico
INTRODUÇÃO: Um dos alimentos mais consumidos no Brasil são os biscoitos, mesmo não sendo um
alimento básico como os pães, estes são apreciados por pessoas de todas as
idades (GUTKOSKI, 2002). Entre elas podemos destacar os estudantes de Ensino
Médio que muitas vezes os preferem nos intervalos de lanche. O Brasil é o 12º
maior consumidor de biscoitos, com uma média per capta de seis quilos por ano,
os biscoitos recheados lideram o ranking de vendas, com 28% do mercado, seguido
pelos biscoitos salgados (22%) e amanteigados (14%). Os biscoitos de Maisena
ocupam a quarta posição, com parcela de 12% do mercado. Nos últimos lugares
estão os do tipo rosquinha (8%) e Waffer (4%). Dentre os ingredientes especial
atenção deve ser dispensada as gorduras pois estão entre os mais importantes no
processamento e também os mais onerosos, funcionam como amaciadores contribuindo
para o aroma, o sabor, a expansão e lubrificação da massa. No que se refere aos
ácidos graxos trans, MENSINK & KATAN (1990), mostraram que a ingestão elevada de
trans aumentava os níveis da lipoproteína de baixa densidade (LDL) similarmente
aos ácidos graxos saturados. Contudo, foi observado que os trans também
reduziriam os níveis da lipoproteína de alta densidade (HDL), o que altera
significativamente a razão entre a LDL e a HDL, em relação à dieta em que os
trans eram substituídos por ácidos graxos saturados (MARTIN et al., 2004; MARTIN
et al., 2007). Contudo, é primordial que os consumidores entendam e acompanhem a
quantidade de gorduras trans ingeridas por dia. Este trabalho preparou palestra,
embalagens e jogos lúdicos para transmitir o conhecimento adquirem de gorduras
trans a alunos do Ensino Médio de escolas públicas.
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto trabalhou com alunos de escolas públicas de Ensino Médio na cidade de
Apucarana, Estado do Paraná. Foram ministradas palestras sobre as gorduras trans
e diferentes embalagens de biscoitos foram mostradas antes da aplicação dos
jogos, para reforçar o estudo de isomeria cis e trans da grade curricular. A
palestra foi realizada com o auxílio do kit multimídia, com o qual foi possível,
abordar a molécula, os alimentos que contêm estas gorduras, as legislações da
Anvisa sobre rótulos, os diferentes rótulos das marcas no mercado, e a
quantidade de gordura trans permitida. Após a palestra, os jogos eram
distribuídos em grupos de 3 - 4 pessoas para assimilação do conteúdo transmitido
na palestra. Os estudantes podiam chamar os professores para discutir as
informações contidas nas cartas do jogo. A Figura 1 mostra o tabuleiro do jogo e
as cartas confeccionados neste trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As palestras realizadas com o kit multimídia foram capazes de transmitir o
conhecimento sobre gorduras trans de forma mais clara e simples. A estrutura
curricular de química no Ensino Médio contempla estudos de isomeria geométrica
cis e trans. No entanto, relatos de estudantes mostraram que a abordagem deste
trabalho que envolveu cis e trans com relação aos biscoitos, ou seja, a
alimentos que são amplamente consumidos foram capazes de despertaram maior
interesse no conteúdo de química. Neste trabalho foi apresentado a recomendação
da Organização Mundial de Saúde com relação à ingestão de gordura trans, ou
seja, de não se ultrapassar 1% do valor calórico da dieta se esta for de 2.000
calorias diárias, ou ainda desta não ultrapassar 2 g de gorduras trans. Neste
trabalho, foram apresentadas diferentes embalagens de biscoitos e havia entre
elas a informação nutricional de 0% de gorduras trans a até 1,2 % de gorduras
trans por 30 g de alimento, informação esta que provocou maior interesse na
leitura dos rótulos. A aplicação deste projeto sobre gorduras trans mostrou que
os estudantes de Ensino Médio têm grande interesse por assuntos da química que
podem os auxiliar em uma boa alimentação e qualidade de vida. O jogo trans
contribuiu tanto para reforçar o conteúdo das palestras quanto para despertar o
interesse dos estudantes sobre outros alimentos que têm gorduras trans.
Figura 1
Tabuleiro e cartas do jogo trans.
CONCLUSÕES: O trabalho mostrou aos acadêmicos deste projeto e aos estudantes de Ensino Médio a
importância dos rótulos nutricionais e despertou um maior interesse na qualidade
dos alimentos que se consomem para melhorar a saúde do corpo. Adicionalmente
conseguiu despertar maior interesse no conteúdo de isomeria geométrica cis e trans
da disciplina de química.
AGRADECIMENTOS: Ao CNPq, Fundação Araucária, UEM, Grupo Cromalimentos, UTFPR e Grupo Processos
Químicos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Universidade de Brasília. Ministério da Saúde. Rotulagem Nutricional Obrigatória, Manual de Orientação às Indústrias de Alimentos, 2ºversão atualizada, Brasília, ISBN 85-88233-17-7, 2005, 44p.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Artigo 11, inciso IV, Decreto n 3029, de 16 de abril de 1999. Resolução – RDC n 39, de 21 de março de 2001. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 mar. 2001.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Resolução - CNNPA nº 12, de 1978. Estabelece padrões de identidade e qualidade para alimentos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, de
12 de julho de 1978.
GUTKOSKI, L. C.; PAGNUSSATI, F. A.; SPIER, F.; PEDÓ, I. Efeito do teor de amido danificado na produção de biscoitos tipo semi-duros. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 27, n. 1, p. 119 – 124, 2007.
MARTIN, C. A.; MATSUSHITA, M.; SOUZA, N. E. Ácidos graxos trans: implicações nutricionais e fontes na dieta. Revista de Nutrição, Campinas, v. 17, n. 3, p. 361 – 368, 2004.
MARTIN, C. A.; MILINSK, M. C.; MATSUSHITA, M. VISENTAINER, J. V.; SOUZA, N. E. Trans fatty acid forming processes in foods: a review. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 79, n. 2, p. 1 – 8, 2007.
Mensink RP, Katan MB. Effect of dietary trans fatty acids on high-density and low-density lipoprotein cholesterol levels in healthy subjects. The New England Journal of Medicine, v. 7, n. 323, p. 439-445, 1990.