Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A ATIVIDADE DE DESENVOLVER PALAVRAS CRUZADAS COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DO CONTEÚDO HIDROCARBONETOS
AUTORES: Silva, M. (UFRPE) ; Marcelino, C. (UFRPE)
RESUMO: Essa pesquisa foi desenvolvida junto a estudantes do 3º ano do ensino médio de uma
escola pública do Estado de Pernambuco, no âmbito das atividades do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O seu objetivo principal
foi o de investigar a importância do processo de elaboração palavras cruzadas, em
sala de aula, para a motivação pelo estudo da química, em torno do conteúdo
hidrocarbonetos. A análise das cruzadas e do envolvimento dos participantes
revelou que o processo criativo e a utilização desses jogos contribuíram para
despertar e manter o interesse dos estudantes.
PALAVRAS CHAVES: Palavras Cruzadas; Ensino Química Orgânica; Hidrocarbonetos
INTRODUÇÃO: A aprendizagem é um tipo de atividade que deve estar associada a uma motivação
interna, cognoscitiva. Na busca por favorecer esse caminho e para superar a
aridez de muitas abordagens existentes no ensino-aprendizagem de química, têm
sido buscadas estratégias que favoreçam a criação de uma ambiente de
aprendizagem mais dinâmico e menos tedioso. Nesses casos, as estratégias
pedagógico-didáticas centradas no lúdico passaram a receber maior atenção nos
últimos anos. Isso tem sido verificado no caso dos jogos didáticos, como as
palavras-cruzadas.
As palavras cruzadas constituem um dos passatempos de grande sucesso
comercial. Consideradas jogos psíquicos, as cruzadas se utilizam do
cognitivismo, incentivando a descoberta, a busca e o raciocínio (BENEDETTI
FILHO, 2009). A resolução desses diagramas vem sendo utilizada em diferentes
áreas. No ensino de química há relatos sobre experiências exitosas, que reforçam
a sua potencialidade na aprendizagem, especialmente na sistematização de
conteúdos (LACERDA; CAMPOS; MARCELINO-JR, 2012). Desse modo, a utilização desse
tipo de jogo na educação química escolar se coloca como um importante objeto de
pesquisa, inclusive por ainda não ser muito explorado.
Tendo interesse na temática, no âmbito das atividades do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de
Pernambuco (PIBID-UFRPE), desenvolveu-se uma pesquisa cujo o objetivo principal
foi o de investigar a importância do processo criativo desses jogos, em sala de
aula, para a motivação pelo estudo da química, em torno do conteúdo
hidrocarbonetos.
MATERIAL E MÉTODOS: A atividade foi desenvolvida junto a uma turma de 30 estudantes do terceiro ano
do ensino médio da Escola Estadual Lions de Parnamirim, em Recife, Pernambuco.
No entanto, por terem participaram de todas as atividades, apenas 6 deles
tiveram as suas cruzadas analisadas. Os momentos didáticos ocorreram dentro das
aulas regulares da turma e foram realizados com o conhecimento da supervisora e
do coordenador de área do PIBID, além da professora da escola, que esteve
presente ao longo de todo processo.
A abordagem ocorreu em dois dias distintos, cada um envolvendo duas aulas, de 50
min. cada. Inicialmente a turma foi dividida em dois grupos, que se reuniram e
debateram entre si para solucionar uma palavra cruzada, elaborada pela
pibidiana. As respostas eram colocadas no quadro e explicadas pelos componentes
dos grupos.
Em um segundo momento, a turma foi dividida em duplas, responsáveis por
elaborarem palavras cruzadas contendo pelo menos 5 enigmas, dentro do prazo
máximo de 50 minutos e com a possibilidade de consulta a materiais didáticos e
anotações. Após essa etapa, cada dupla respondeu as cruzadas desenvolvidas por
outros dois estudantes, sem consulta e com um prazo máximo de 30 minutos para
solucionar as mesmas.
Os registros das observações foram realizados em caderno específico, analisando-
se: i) Interesse dos estudantes; ii) Presença de recursos na criação dos enigmas
(com ou seu uso de material didático ou de anotações); iii) Quantidade de
acertos nos enigmas respondidos. Os estudantes foram acompanhados e analisados
também pelo grau de envolvimento na atividade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A disputa em grupos para a resolução das cruzadas gerou um forte interesse na
turma. Os grupos se envolveram e os seus componentes participaram
do jogo, fazendo uso de anotações contidas nos cadernos. À medida que os enigmas
eram apresentados, pôde-se notar uma maior dificuldade na nomenclatura dos
hidrocarbonetos, momento em que a professora de química da escola promoveu a
resolução de alguns exercícios em sala. O interesse dos estudantes prosseguiu ao
longo do segundo momento. Nas 3 duplas, verificou-se e a consulta a livros e
cadernos para a elaboração dos enigmas. Cada dupla elaborou um diagrama contendo
5 enigmas, conforme pode ser verificado na figura 1.
Os grupos completaram os diagramas em um tempo inferior ao gasto para criar as
suas próprias cruzadas e 12 enigmas foram corretamente respondidos, sem
consultas, uma delas foi respondida incorretamente e duas delas geraram dúvidas
nos estudantes (Gráfico 1). Dificuldades em responder aos enigmas referentes à
nomenclatura e terminologias se mantiveram nessa etapa. Esses problemas foram
socializados com os demais e resolvidos.
Posteriormente comparou-se esse processo de resolução com as avaliações
da prova de química realizada previamente pela professora, que apresentava o
mesmo conteúdo trabalhado nas palavras-cruzadas. Verificou-se um melhor
aproveitamento dos estudantes em relação à avaliação anterior. Por fim, a prova
de química foi respondia em sala de aula a fim de tirar as dúvidas ainda
existentes entre os estudantes.
Palavras Cruzadas
Figura 1 – Diagramas de duas palavras-cruzadas
elaboradas pelos estudantes
Enigmas
Gráfico 1 – Análise da quantidade de acertos nos
enigmas das cruzadas
CONCLUSÕES: A investigação aqui relatada exemplifica o potencial da atividade lúdica como uma
forma de trabalho no ensino-aprendizagem de química. Além de ter sido motivadora
para os estudantes, ela também foi contributiva para os seus interesses por outros
conteúdos e auxiliou na aprendizagem de conceitos em torno do conteúdo
hidrocarbonetos. Em relação ao uso de palavras cruzadas, observa-se que a
metodologia ainda tem pouco uso e carece de estudos científicos em torno da sua
utilização. Por isso, espera-se que esse estudo possa estimular novas pesquisas,
inclusive com maior profundidade.
AGRADECIMENTOS: PIBID-CAPES-UFRPE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BENEDETTI FILHO, E. Palavras Cruzadas como Recurso Didático no Ensino de Teoria Atômica, Química Nova na Escola, Vol. 31, N° 2, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias, volume 2. Brasília, MEC/SEB, 2006.
LACERDA, C.C.; CAMPOS, A.F.; MARCELINO-Jr, C.A.C. Abordagem dos Conceitos Mistura, Substância Simples, Substância Composta e Elemento Químico numa Perspectiva de Ensino por Situação-Problema, Química Nova Na Escola, Vol. 34, N° 2, p. 75-82, 2012.
CUNHA, M.B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, Vol. 34, N° 2, p. 92-98, 2012.