Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Avaliação do PIBID por os bolsistas do IFRN Campus Currais Novos
AUTORES: Oliveira, J.J.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Moraes, R.O. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Macêdo, V.P. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Silva, T.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Silva, A.B. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Confessor, J.J.O. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Perreira, L.F. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS)
RESUMO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), financiado por
a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), objetiva
entre outras coisas, incentivar os futuros docentes a exercer atividades de sala
de aula no Ensino Médio. O programa vem ganhando força sendo de extrema
importância compreender como os futuros docentes, que participam do programa o
avalia. A presente pesquisa foi realizada por amostragem e buscamos registrar a
opinião dos bolsistas do PIBID vinculados ao IFRN/CN. Nossa amostra compreende 75%
dos 32 bolsistas do campus. Os dados levaram a concluir que o PIBID tem grande
importância para a formação dos bolsistas, pois incrementa a prática docente dos
mesmos e proporciona maior compreensão dos conteúdos estudados.
PALAVRAS CHAVES: Avaliação; PIBID; Satisfação dos bolsistas
INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), financiado
por a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior),
objetiva entre outras coisas, incentivar os futuros docentes a exercer
atividades de sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio; produzir
material didático para utilização nas Escolas de Educação Básica; oferecer
suporte teórico-prático aos alunos de Educação Básica que apresentem problemas
de repetência, baixa frequência e desmotivação; proporcionar aos futuros
professores participação em experiências metodológicas e práticas docentes
inovadoras, articuladas com a realidade local da escola. Neste contexto, o
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus
Currais Novos, IFRN/CN mantém 32 bolsistas ativos no programa, por meio do
edital 05/2011, sendo estes alocados em 04 escolas da região.
Este programa de âmbito nacional vem ganhando força e sendo objeto de
estudo de vários pesquisadores. De fato, vários artigos podem ser encontrados na
literatura versando sobre a importância do PIBID na formação docente (ALMEIDA et
al, 2012; DUARTE et al, 2012). Esses pesquisadores mostram em seus artigos as
contribuições do PIBID para formação continuada.
Dito isto, é de extrema importância investigar e compreender como os
futuros docentes, que participam do programa o avalia, quais pontos podem ser
melhorados e quais merecem destaque, esse trabalho, foi realizado mediante a
aplicação de um questionário, tendo como publico alvo, os bolsistas do PIBID, e
avaliando suas concepções sobre o mesmo, contribuindo assim para um
fortalecimento do programa no âmbito do IFRN/CN. A pesquisa é de caráter
introdutório e os dados obtidos serão utilizados para propor ações e melhorias
no programa.
MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa foi realizada por amostragem, onde buscamos registrar a
opinião dos bolsistas do PIBID vinculados ao IFRN/CN. Nossa amostra corresponde
a um número considerável, compreendendo 75% dos 32 bolsistas do campus. O método
de coleta de dados utilizado foi o questionário, uma vez que
há diversas vantagens na utilização do questionário como: economia de tempo,
eliminação de deslocamentos, obtém um grande número de dados, atinge um
determinado grupo de maneira simultânea, não necessita do pesquisador no campo,
obtém respostas mais rápidas e precisas, mantém o respondente no anonimato, não
há a influência do pesquisador e maior uniformidade na avaliação. (HAIR, 2005).
Os questionários foram entregues aos bolsistas durante os intervalos das aulas,
no IFRN/CN, durante os dias 18 e 19 de junho de 2013, e respondidos em seguida.
Os pesquisadores ficaram acessíveis durante todo o tempo, respeitando certa
distância para que os respondentes não se sentissem constrangidos.
As perguntas versavam sobre assuntos diversos, indo de uma avaliação geral sobre
o PIBID; passando por questões específicas, como a contribuição do programa para
a formação docente dos bolsistas e sobre a própria atuação dos bolsistas; indo
até questionamentos que buscavam entender como estão sendo investidos os
recursos do programa, se acorre e como ocorre o incentivo a participação dos
bolsistas em eventos científicos, ou até sobre a organização do tempo destinado
ao programa.
Os bolsistas PIBID vinculados ao IFRN/CN atuam em quatro escolas, sendo todas
contempladas na pesquisa, no entanto, por esse trabalho ter um caráter global,
os dados apresentados são referentes ao PIBID do IFRN/CN como um todo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados aqui apresentados foram obtidos unicamente através dos
questionários. Vale ressaltar que os valores obtidos fazem referência ao
programa PIBID do IFRN/CN como um todo, apesar de cada bolsista responder
perguntas referentes à escola a qual está vinculado.
De início buscamos perceber a avaliação geral feita por cada bolsista
sobre o PIBID, e observamos que a maioria dos bolsistas, ou seja, 16 dos 24
bolsistas estão Satisfeitos ou Muito Satisfeitos com o programa, enquanto 06
deles estão insatisfeitos. Em linhas gerais, o que teve uma pior avaliação foi à
participação dos alunos, que 07 bolsistas afirmaram ser pouco satisfatória.
Outro ponto negativo é que 08 deles sentem-se ainda pouco satisfeitos com
relação ao dialogo com professor de Química da escola.
Com relação à interação entre os bolsistas, com exceção de 01 que está pouco
satisfeitos, todos afirmam está satisfeitos. Quando se trata da relação com o
supervisor, 03 já se mostram pouco satisfeitos, enquanto os demais estão muito
satisfeitos.
No último bloco de perguntas buscamos entender as contribuições que o PIBID trás
para a formação docente dos bolsistas e alguns fatores merecem destaque, o
primeiro é que 21 dos entrevistados estão satisfeitos com desenvolvimentos das
suas habilidades docentes, e o segundo é que 20 dos bolsistas estão muito
satisfeitos ou satisfeitos com a melhoria na compreensão dos conteúdos de
química, mostrando assim a importância do PIBID não só para uma melhor prática
docente, como também os benefícios do programa no que diz respeito aos bolsistas
enquanto alunos. Vale ressaltar ainda a satisfação dos entrevistados em relação
ao incentivo que o programa oferece para a participação em eventos científicos e
a produção acadêmica, tendo em vista a importância de ambos.
Avaliação geral do PIBID
Gráfico da avaliação Geral do PIBID, de acordo com
os bolsistas do IFRN/CN
CONCLUSÕES: Os dados da pesquisa nos levam a concluir que o PIBID tem grande importância para
a formação docente dos bolsistas, pois incrementa a prática docente dos mesmos, e
proporciona uma maior compreensão dos conteúdos estudados. Percebemos, ainda que
existem aspectos que podem ser melhorado, como o diálogo com os professores de
Química das escolas que recebem o programa e a distribuição do tempo destinado à
prática docente e a produção científica.
O trabalho aqui apresentado não pretende ser conclusivo, e sim, demostra as
enormes contribuições que o PIBID pode oferecer para os bolsistas do programa
AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente a Deus pela oportunidade e a CAPES-Brasil (PIBID-Currais
Novos por o financiamento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: HAIR Jr., Joseph F.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005, 471 p.
ALMEIDA, Maria Do Socorro Da C; COSTA, Marlúcia Campos Da Silva; Avelino,Yale Cunha; CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: A PERSPECTIVA DAS BOLSISTAS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UNEB. In: VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, São Cristovam - SE, set.2012.
Duarte, Arita Mendes Et al; FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM SERVIÇO. In:anais do XI Encontro Sobre o Poder da Educação, Pelotas, jul. 2012.