53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Avaliação do PIBID por os bolsistas do IFRN Campus Currais Novos

AUTORES: Oliveira, J.J.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Moraes, R.O. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Macêdo, V.P. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Silva, T.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Silva, A.B. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Confessor, J.J.O. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Perreira, L.F. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS)

RESUMO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), financiado por a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), objetiva entre outras coisas, incentivar os futuros docentes a exercer atividades de sala de aula no Ensino Médio. O programa vem ganhando força sendo de extrema importância compreender como os futuros docentes, que participam do programa o avalia. A presente pesquisa foi realizada por amostragem e buscamos registrar a opinião dos bolsistas do PIBID vinculados ao IFRN/CN. Nossa amostra compreende 75% dos 32 bolsistas do campus. Os dados levaram a concluir que o PIBID tem grande importância para a formação dos bolsistas, pois incrementa a prática docente dos mesmos e proporciona maior compreensão dos conteúdos estudados.

PALAVRAS CHAVES: Avaliação; PIBID; Satisfação dos bolsistas

INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), financiado por a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), objetiva entre outras coisas, incentivar os futuros docentes a exercer atividades de sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio; produzir material didático para utilização nas Escolas de Educação Básica; oferecer suporte teórico-prático aos alunos de Educação Básica que apresentem problemas de repetência, baixa frequência e desmotivação; proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola. Neste contexto, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos, IFRN/CN mantém 32 bolsistas ativos no programa, por meio do edital 05/2011, sendo estes alocados em 04 escolas da região. Este programa de âmbito nacional vem ganhando força e sendo objeto de estudo de vários pesquisadores. De fato, vários artigos podem ser encontrados na literatura versando sobre a importância do PIBID na formação docente (ALMEIDA et al, 2012; DUARTE et al, 2012). Esses pesquisadores mostram em seus artigos as contribuições do PIBID para formação continuada. Dito isto, é de extrema importância investigar e compreender como os futuros docentes, que participam do programa o avalia, quais pontos podem ser melhorados e quais merecem destaque, esse trabalho, foi realizado mediante a aplicação de um questionário, tendo como publico alvo, os bolsistas do PIBID, e avaliando suas concepções sobre o mesmo, contribuindo assim para um fortalecimento do programa no âmbito do IFRN/CN. A pesquisa é de caráter introdutório e os dados obtidos serão utilizados para propor ações e melhorias no programa.

MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa foi realizada por amostragem, onde buscamos registrar a opinião dos bolsistas do PIBID vinculados ao IFRN/CN. Nossa amostra corresponde a um número considerável, compreendendo 75% dos 32 bolsistas do campus. O método de coleta de dados utilizado foi o questionário, uma vez que há diversas vantagens na utilização do questionário como: economia de tempo, eliminação de deslocamentos, obtém um grande número de dados, atinge um determinado grupo de maneira simultânea, não necessita do pesquisador no campo, obtém respostas mais rápidas e precisas, mantém o respondente no anonimato, não há a influência do pesquisador e maior uniformidade na avaliação. (HAIR, 2005). Os questionários foram entregues aos bolsistas durante os intervalos das aulas, no IFRN/CN, durante os dias 18 e 19 de junho de 2013, e respondidos em seguida. Os pesquisadores ficaram acessíveis durante todo o tempo, respeitando certa distância para que os respondentes não se sentissem constrangidos. As perguntas versavam sobre assuntos diversos, indo de uma avaliação geral sobre o PIBID; passando por questões específicas, como a contribuição do programa para a formação docente dos bolsistas e sobre a própria atuação dos bolsistas; indo até questionamentos que buscavam entender como estão sendo investidos os recursos do programa, se acorre e como ocorre o incentivo a participação dos bolsistas em eventos científicos, ou até sobre a organização do tempo destinado ao programa. Os bolsistas PIBID vinculados ao IFRN/CN atuam em quatro escolas, sendo todas contempladas na pesquisa, no entanto, por esse trabalho ter um caráter global, os dados apresentados são referentes ao PIBID do IFRN/CN como um todo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados aqui apresentados foram obtidos unicamente através dos questionários. Vale ressaltar que os valores obtidos fazem referência ao programa PIBID do IFRN/CN como um todo, apesar de cada bolsista responder perguntas referentes à escola a qual está vinculado. De início buscamos perceber a avaliação geral feita por cada bolsista sobre o PIBID, e observamos que a maioria dos bolsistas, ou seja, 16 dos 24 bolsistas estão Satisfeitos ou Muito Satisfeitos com o programa, enquanto 06 deles estão insatisfeitos. Em linhas gerais, o que teve uma pior avaliação foi à participação dos alunos, que 07 bolsistas afirmaram ser pouco satisfatória. Outro ponto negativo é que 08 deles sentem-se ainda pouco satisfeitos com relação ao dialogo com professor de Química da escola. Com relação à interação entre os bolsistas, com exceção de 01 que está pouco satisfeitos, todos afirmam está satisfeitos. Quando se trata da relação com o supervisor, 03 já se mostram pouco satisfeitos, enquanto os demais estão muito satisfeitos. No último bloco de perguntas buscamos entender as contribuições que o PIBID trás para a formação docente dos bolsistas e alguns fatores merecem destaque, o primeiro é que 21 dos entrevistados estão satisfeitos com desenvolvimentos das suas habilidades docentes, e o segundo é que 20 dos bolsistas estão muito satisfeitos ou satisfeitos com a melhoria na compreensão dos conteúdos de química, mostrando assim a importância do PIBID não só para uma melhor prática docente, como também os benefícios do programa no que diz respeito aos bolsistas enquanto alunos. Vale ressaltar ainda a satisfação dos entrevistados em relação ao incentivo que o programa oferece para a participação em eventos científicos e a produção acadêmica, tendo em vista a importância de ambos.

Avaliação geral do PIBID

Gráfico da avaliação Geral do PIBID, de acordo com os bolsistas do IFRN/CN





CONCLUSÕES: Os dados da pesquisa nos levam a concluir que o PIBID tem grande importância para a formação docente dos bolsistas, pois incrementa a prática docente dos mesmos, e proporciona uma maior compreensão dos conteúdos estudados. Percebemos, ainda que existem aspectos que podem ser melhorado, como o diálogo com os professores de Química das escolas que recebem o programa e a distribuição do tempo destinado à prática docente e a produção científica. O trabalho aqui apresentado não pretende ser conclusivo, e sim, demostra as enormes contribuições que o PIBID pode oferecer para os bolsistas do programa

AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente a Deus pela oportunidade e a CAPES-Brasil (PIBID-Currais Novos por o financiamento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: HAIR Jr., Joseph F.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005, 471 p.

ALMEIDA, Maria Do Socorro Da C; COSTA, Marlúcia Campos Da Silva; Avelino,Yale Cunha; CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: A PERSPECTIVA DAS BOLSISTAS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UNEB. In: VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, São Cristovam - SE, set.2012.

Duarte, Arita Mendes Et al; FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM SERVIÇO. In:anais do XI Encontro Sobre o Poder da Educação, Pelotas, jul. 2012.