Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO:  A CONSTRUÇÃO DE PARÓDIAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA. UM ESTUDO DE CASO NA UNIDADE ESCOLAR SANTO ANTONIO EM VALENÇA DO PIAUÍ
AUTORES:  Coelho, T.L.S. (IFPI)  ; Silva, S.R. (IFPI)  ; Piauilino, C.A. (UFPI)  ; Passos, M.H.S. (IFPI)  ; Macêdo, S.D. (IFPI)
RESUMO:  O presente trabalho trata de composições de paródias aplicadas ao conteúdo de 
ensino como ferramenta metodológica na construção da aprendizagem significativa. 
Antunes (2002) afirma que para o ensino assumir um caráter desafiador são 
necessárias ferramentas metodológicas que atendam a essa perspectiva. O objetivo 
foi verificar a eficácia e relevância da construção de paródias como ferramenta 
metodológica no ensino de química. Realizou-se a pesquisa com duas turmas de 1º 
ano do ensino médio. Constatou-se que naquela onde ocorreu a produção de paródias 
os alunos apreenderam mais significativamente os conceitos apresentados, além de 
tornar os mesmos mais participativos e interessados pela disciplina de Química, 
fato não observado na turma em que não houve a produção de paródias. 
PALAVRAS CHAVES:  Ferramenta metodológica; Ensino de Química; Paródia
INTRODUÇÃO:  Segundo Maldaner (2000, pg. 279), na elaboração de um plano de ensino é 
necessário pensar como fazer para que os alunos se tornem participativos, sendo 
um dos aspectos fundamentais para aquisição do conhecimento. De acordo com 
Soares (2008), “no ensino de Química quando se propõe jogos e atividades lúdicas 
é uma forma de divertimento junto com a aprendizagem, para também quebrar aquela 
formalidade entre alunos e professores além de socializá-los e fazê-los 
construir conjuntamente o ensino”.
Antunes (2002) afirma que para o ensino assumir um caráter desafiador são 
necessárias ferramentas metodológicas que atendam a essa perspectiva. Dentre 
essas ferramentas metodológicas vamos destacar no presente trabalho, a 
construção de paródias, já que a mesma é segundo Passos (2011) uma opção 
atrativa e divertida de se aprender, já que esta se enquadrará na maioria das 
vezes em um contexto de favorecimento de um ensino que na maioria das vezes é 
recebido como chato pelos alunos.
Diferentemente do livro didático e outros recursos, os
quais se presume que o professor tem o maior
conhecimento (o que implica uma relação de desequilíbrio entre os dois 
interlocutores, alunos e professor) a musica
permite fazer surgir em classe uma relação pedagógica
distinta, igualitária e mais construtiva (BARREIRO, 1990).
Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido visando verificar a 
eficácia e relevância da produção de paródias como ferramenta metodológica no 
ensino de química através de um trabalho proposto em forma de revisão para os 
alunos do 1º ano, mais especificadamente com os conteúdos de estados da matéria 
e separação de misturas. 
MATERIAL E MÉTODOS:  A pesquisa trata de uma abordagem qualitativa, uma vez que está de acordo com a 
definição de Bogdan e Biklen (1994), que a entendem como uma metodologia de 
investigação que enfatiza a descrição, indução, teoria fundamentada e o estudo 
das percepções pessoais.
Para o desenvolvimento da pesquisa, foram ministrados os conteúdos de Estado da 
Matéria e Separação de Misturas durante o primeiro semestre do ano de 2013. O 
objeto de estudo foram duas (02) turmas de 1º ano da Unidade Escolar Santo 
Antônio, escola pertencente à rede estadual de ensino da cidade de Valença do 
Piauí às quais foram definidas como Turma A e Turma B. Para a Turma A, foi 
ministrada uma aula teórica, de forma tradicional, e posteriormente foi proposto 
um trabalho como forma de revisão dos assuntos abordados, sendo este, a 
construção de paródias. Para a Turma B, foi ministrada uma aula teórica da mesma 
forma que a ministrada na primeira, porém não havendo a produção de paródias. 
Para a concretização da pesquisa, os alunos da Turma A foram divididos em grupos 
de cinco (5) pessoas, e a estes foi aplicado o trabalho de apresentação das 
paródias produzidos como forma de revisão dos conteúdos de Estados da Matéria e 
Separação de Misturas, antecedendo as avaliações. A Turma B, não houve a 
produção de paródias como realizado na Turma A. De uma forma geral, buscou-se 
comparar a assimilação e apreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula nas 
duas turmas, e pra tal fez-se necessário à aplicação de testes individuais aos 
alunos, num total de 38 testes aplicados na Turma A e 36 na Turma B. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  A partir da análise dos testes, constatou-se que a porcentagem de aproveitamento 
nas provas aplicadas foi muito mais significativa na Turma A, resultando num 
total de 92% de alunos com notas aprovativas quando comparadas com a Turma B com 
um total de 76% com notas aprovativas. Este resultado mostrou que a Turma A, 
beneficente da atividade proposta, apresentou um melhor aproveitamento dos 
alunos, quando comparada com a Turma B onde o índice de aproveitamento nos 
testes foram inferiores. 
Verificou-se ainda, que na turma onde foi realizada a construção das paródias, 
houve uma maior procura pela biblioteca da escola, consulta ao professor, notas 
mais altas e alunos mais acessíveis à aula e à pesquisa relacionada aos 
conteúdos para serem apresentados em forma de paródias em sala de aula. 
Das paródias apresentadas pelos os alunos da Turma A, podemos destacar que a 
mais significativa foi a ÁGUA BRANCA (referência feita a musica ASA BRANCA de 
Luiz Gonzaga).
AGUA BRANCA (ASA BRANCA)
Quando olhei água fervendo/por existir tanto calor/eu percebi que o aquecimento/
é quem provoca ebulição/eu percebi que o aquecimento/é quem provoca ebulição...
E o vapor que se espalha/sem uma certa direção/por resfriar, volta a ser água/ 
então ocorre condensação/por resfriar, volta a ser água/então ocorre 
condensação...
Até mesmo a água e o sal/pode haver separação/então eu disse: com sal e água/se 
pode ter uma solução...
Podemos ver a densidade/numa simples divisão/dividindo a massa pelo volume/é o 
resultado dessa equação/dividindo a massa pelo volume/é o resultado dessa 
equação...
Dessa forma, pode-se observar que o empenho em elaborar as paródias de forma não 
errônea na abordagem dos conceitos, incidiu a um alto índice de aproveitamento 
nos testes realizados.
CONCLUSÕES:  Conclui-se que a produção de paródia é uma ferramenta metodológica de grande 
relevância na assimilação de conceitos e no ensino de química de um modo geral, 
apresentando resultados significativos mostrados após a apresentação das paródias, 
pois os alunos que participaram da produção das paródias apresentaram uma 
assimilação mais proveitosa do conteúdo abordado, fato este, verificado com o 
resultado de avaliações inseridas dentro da escola. De um modo geral, essa 
metodologia chama a atenção do aluno, tornando a disciplina mais interessante e 
atrativa, facilitando assim o aprendizado dos mesmos.
AGRADECIMENTOS:  Primeiramente a Deus e às nossas famílias, à gestão e aos colaboradores 
necessários a realização deste trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Artmed. Porto Alegre, 2002. p.7-103.
BARREIRO, C.M. Las canciones como refuerzo de lãs cuatro destrezas, Bello, P. A. Feria, etal. Didáctica de lãs segundas lengua. Estrategias y recursos básicos; Madrid; Santillena, 1990.
BOGDAN, R.C. e BIKLEN, S.K. Inves¬tigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
MALDANER.O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí : Ed. UNIJUÍ, 2000.
PASSOS, M. H. S. et. al. A utilização de paródias como ferramenta lúdica no ensino de química. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 9, 2011. Anais... Natal, 2011.
SOARES, Márlon. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari-ES. Ex Libris, 2008. 
