53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DE PARÓDIAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA. UM ESTUDO DE CASO NA UNIDADE ESCOLAR SANTO ANTONIO EM VALENÇA DO PIAUÍ

AUTORES: Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Silva, S.R. (IFPI) ; Piauilino, C.A. (UFPI) ; Passos, M.H.S. (IFPI) ; Macêdo, S.D. (IFPI)

RESUMO: O presente trabalho trata de composições de paródias aplicadas ao conteúdo de ensino como ferramenta metodológica na construção da aprendizagem significativa. Antunes (2002) afirma que para o ensino assumir um caráter desafiador são necessárias ferramentas metodológicas que atendam a essa perspectiva. O objetivo foi verificar a eficácia e relevância da construção de paródias como ferramenta metodológica no ensino de química. Realizou-se a pesquisa com duas turmas de 1º ano do ensino médio. Constatou-se que naquela onde ocorreu a produção de paródias os alunos apreenderam mais significativamente os conceitos apresentados, além de tornar os mesmos mais participativos e interessados pela disciplina de Química, fato não observado na turma em que não houve a produção de paródias.

PALAVRAS CHAVES: Ferramenta metodológica; Ensino de Química; Paródia

INTRODUÇÃO: Segundo Maldaner (2000, pg. 279), na elaboração de um plano de ensino é necessário pensar como fazer para que os alunos se tornem participativos, sendo um dos aspectos fundamentais para aquisição do conhecimento. De acordo com Soares (2008), “no ensino de Química quando se propõe jogos e atividades lúdicas é uma forma de divertimento junto com a aprendizagem, para também quebrar aquela formalidade entre alunos e professores além de socializá-los e fazê-los construir conjuntamente o ensino”. Antunes (2002) afirma que para o ensino assumir um caráter desafiador são necessárias ferramentas metodológicas que atendam a essa perspectiva. Dentre essas ferramentas metodológicas vamos destacar no presente trabalho, a construção de paródias, já que a mesma é segundo Passos (2011) uma opção atrativa e divertida de se aprender, já que esta se enquadrará na maioria das vezes em um contexto de favorecimento de um ensino que na maioria das vezes é recebido como chato pelos alunos. Diferentemente do livro didático e outros recursos, os quais se presume que o professor tem o maior conhecimento (o que implica uma relação de desequilíbrio entre os dois interlocutores, alunos e professor) a musica permite fazer surgir em classe uma relação pedagógica distinta, igualitária e mais construtiva (BARREIRO, 1990). Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido visando verificar a eficácia e relevância da produção de paródias como ferramenta metodológica no ensino de química através de um trabalho proposto em forma de revisão para os alunos do 1º ano, mais especificadamente com os conteúdos de estados da matéria e separação de misturas.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa trata de uma abordagem qualitativa, uma vez que está de acordo com a definição de Bogdan e Biklen (1994), que a entendem como uma metodologia de investigação que enfatiza a descrição, indução, teoria fundamentada e o estudo das percepções pessoais. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram ministrados os conteúdos de Estado da Matéria e Separação de Misturas durante o primeiro semestre do ano de 2013. O objeto de estudo foram duas (02) turmas de 1º ano da Unidade Escolar Santo Antônio, escola pertencente à rede estadual de ensino da cidade de Valença do Piauí às quais foram definidas como Turma A e Turma B. Para a Turma A, foi ministrada uma aula teórica, de forma tradicional, e posteriormente foi proposto um trabalho como forma de revisão dos assuntos abordados, sendo este, a construção de paródias. Para a Turma B, foi ministrada uma aula teórica da mesma forma que a ministrada na primeira, porém não havendo a produção de paródias. Para a concretização da pesquisa, os alunos da Turma A foram divididos em grupos de cinco (5) pessoas, e a estes foi aplicado o trabalho de apresentação das paródias produzidos como forma de revisão dos conteúdos de Estados da Matéria e Separação de Misturas, antecedendo as avaliações. A Turma B, não houve a produção de paródias como realizado na Turma A. De uma forma geral, buscou-se comparar a assimilação e apreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula nas duas turmas, e pra tal fez-se necessário à aplicação de testes individuais aos alunos, num total de 38 testes aplicados na Turma A e 36 na Turma B.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise dos testes, constatou-se que a porcentagem de aproveitamento nas provas aplicadas foi muito mais significativa na Turma A, resultando num total de 92% de alunos com notas aprovativas quando comparadas com a Turma B com um total de 76% com notas aprovativas. Este resultado mostrou que a Turma A, beneficente da atividade proposta, apresentou um melhor aproveitamento dos alunos, quando comparada com a Turma B onde o índice de aproveitamento nos testes foram inferiores. Verificou-se ainda, que na turma onde foi realizada a construção das paródias, houve uma maior procura pela biblioteca da escola, consulta ao professor, notas mais altas e alunos mais acessíveis à aula e à pesquisa relacionada aos conteúdos para serem apresentados em forma de paródias em sala de aula. Das paródias apresentadas pelos os alunos da Turma A, podemos destacar que a mais significativa foi a ÁGUA BRANCA (referência feita a musica ASA BRANCA de Luiz Gonzaga). AGUA BRANCA (ASA BRANCA) Quando olhei água fervendo/por existir tanto calor/eu percebi que o aquecimento/ é quem provoca ebulição/eu percebi que o aquecimento/é quem provoca ebulição... E o vapor que se espalha/sem uma certa direção/por resfriar, volta a ser água/ então ocorre condensação/por resfriar, volta a ser água/então ocorre condensação... Até mesmo a água e o sal/pode haver separação/então eu disse: com sal e água/se pode ter uma solução... Podemos ver a densidade/numa simples divisão/dividindo a massa pelo volume/é o resultado dessa equação/dividindo a massa pelo volume/é o resultado dessa equação... Dessa forma, pode-se observar que o empenho em elaborar as paródias de forma não errônea na abordagem dos conceitos, incidiu a um alto índice de aproveitamento nos testes realizados.

CONCLUSÕES: Conclui-se que a produção de paródia é uma ferramenta metodológica de grande relevância na assimilação de conceitos e no ensino de química de um modo geral, apresentando resultados significativos mostrados após a apresentação das paródias, pois os alunos que participaram da produção das paródias apresentaram uma assimilação mais proveitosa do conteúdo abordado, fato este, verificado com o resultado de avaliações inseridas dentro da escola. De um modo geral, essa metodologia chama a atenção do aluno, tornando a disciplina mais interessante e atrativa, facilitando assim o aprendizado dos mesmos.

AGRADECIMENTOS: Primeiramente a Deus e às nossas famílias, à gestão e aos colaboradores necessários a realização deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Artmed. Porto Alegre, 2002. p.7-103.

BARREIRO, C.M. Las canciones como refuerzo de lãs cuatro destrezas, Bello, P. A. Feria, etal. Didáctica de lãs segundas lengua. Estrategias y recursos básicos; Madrid; Santillena, 1990.


BOGDAN, R.C. e BIKLEN, S.K. Inves¬tigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.


MALDANER.O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí : Ed. UNIJUÍ, 2000.

PASSOS, M. H. S. et. al. A utilização de paródias como ferramenta lúdica no ensino de química. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 9, 2011. Anais... Natal, 2011.

SOARES, Márlon. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari-ES. Ex Libris, 2008.