Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PRODUÇÃO DE BIOGÁS NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.
AUTORES: Costa, E.O. (UFCG) ; Arruda, A.S. (UFCG) ; Silva, E.S. (UFCG) ; Silva, C.L.L. (UFPE) ; Freitas, J.C.R. (UFCG) ; Freitas, L.P.S.R. (UFCG)
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi de contextualizar os conceitos de transformações
da matéria a partir da produção de biogás pelo processo de biodigestão
anaeróbica por biodigestores. Este trabalho foi realizado com 35 estudantes do
Ensino Médio de uma Escola pública da Paraíba. Sua metodológicas se constituiu
num levanto das concepções pré e pós dos estudantes sobre o tema, pela aplicação
de dois questionários semi-estruturados e realização de uma intervenção
didática. Após a intervenção, os estudantes não só conseguiram relacionar, de
forma adequada, os conceitos químicos trabalhados na intervenção, aos processos
utilizados na geração de biogás através do uso de biodigestores, como também,
compreenderam a importância da busca por novos recursos para geração de energia
limpa e renovável.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Contextualização; Energia renovável
INTRODUÇÃO: A química e suas transformações estão sempre presente em nosso dia-a-dia e uma
das críticas mais constantes na atualidade é a de que a química é responsável
por boa parte da poluição existente no nosso planeta. Porém, o problema não está
na química, mas na forma como se faz uso dela. Foi pensando nessa problemática
que nesta investigação de ensino trabalhou-se a contextualização de conceitos
químicos por meio de uma temática envolvendo a produção de biogás como fonte de
energia limpa e renovável na sustentabilidade do meio ambiente, uma vez que para
os PCNs “contextualizar é propor situações problemáticas reais e usar o
conhecimento necessário para entendê-las e procurar solucioná-las (BRASIL, p.
93, 1999). Nesse sentido, Pedrosa (2001) também coloca que quando o ensino é
contextualizado a partir de temas que trabalhem a relação ciência, tecnologia,
sociedade e ambiente, contribui para o desenvolvimento de capacidades, atitudes
e competências que dificilmente seriam desenvolvidas em abordagens baseadas em
modelos tradicionais de ensino. Vários outros trabalhos (REIS et al., 2009;
SOUZA e MARTINS, 2011; COSTA, SANTOS e GOMES, 2013; KLOSSOWSKI e MENDES, 2013)
também tem apontado a importância de se discutir em sala de aula temas que
relacionem conceitos químicos a questões ambientais. Com base nesses
pressupostos este trabalho teve por objetivo contextualizar os conceitos de
transformações da matéria a partir da produção de biogás pelo processo de
biodigestão anaeróbica por biodigestores e conscientizar os estudantes da
necessidade de se conhecer a química para melhor compreendermos o mundo em que
vivemos e a importância de fontes alternativas de energias renováveis para
preservação do meio ambiente e sustentabilidade do nosso planeta.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado com 35 estudantes de uma turma do primeiro ano do
Ensino Médio de uma Escola Pública do estado da Paraíba. A sua estratégia de
ação se constituiu das seguintes etapas metodológicas: Na primeira etapa
realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema. A segunda etapa se deu
na aplicação de um questionário semi-estruturado para conhecimento das
concepções prévias dos estudantes sobre a temática em estudo. A terceira etapa
foi a realização de uma intervenção para contextualização dos conceitos químicos
trabalhado no estudo da matéria e suas transformações. Os conceitos de reações
químicas, de ácidos e bases e determinação de pH, foram trabalhados a partir do
estudo da produção de biogás pelo processos de biodigestão anaeróbica por
biodigestores. Nessa intervenção, foram apresentados vídeos aos estudantes sobre
a produção de biogases e sobre a simulação da técnica de construção de um
biodigestor. Na quarta e última etapa, aplicou-se um segundo questionário, semi-
estruturado, com os estudantes para verificação dos conhecimentos construídos
após a intervenção.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados deste trabalho corroboram com as afirmações de Pedrosa (2001)
quando coloca que o ensino contextualizado a partir de temas que trabalham a
relação ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, contribui para o
desenvolvimento de capacidades, atitudes e competências que dificilmente seriam
desenvolvidas em abordagens baseadas em modelos tradicionais de ensino. Nas
respostas dos alunos ao questionário investigativo das concepções prévias deles
sobre a temática, mostraram-se confusos. A maioria, pouco sabia de que se
originava o biogás e quase nada sabia sobre as biomassas, também quanto a sua
relação com o meio ambiente demonstraram não conhecerem muita coisa sobre sua
aplicação como uma das alternativas de energia limpa e renovável. Porém, em
análise as suas respostas ao segundo questionário, que foi aplicado após a aula
de intervenção, pode-se verificar uma avanço significativo nas mesmas. Os alunos
não só responderam adequadamente as perguntas relacionada a temática e ao meio
ambiente, como também demonstraram competências ao destacarem os conceitos
químicos trabalhados nessa intervenção, tais como, decomposição de matéria
orgânica pelo processo de fermentação de resíduos orgânicos pela ação de
bactérias; formação de gases; a influência da temperatura e volume do gás
produzido sob diferentes condições experimentais e o controle da umidade, do pH
e da temperatura para sobrevivência das bactérias e produção dos gases CH4
e CO2. A maioria dos estudantes conseguiu relacionar esses
conceitos, de forma satisfatória, a cada etapa do processo de produção e
liberação do biogás por um biodigestor. Os alunos também sinalizaram, pelas suas
respostas, terem melhor compreendido a importância da busca por novos recursos
para geração de energias limpas e renováveis.
CONCLUSÕES: Ter trabalhado conceitos químicos a partir de sua contextualização com situações
problemáticas do cotidiano, contribuiu para a conscientização dos estudantes da
necessidade de se conhecer a química para melhor compreendermos o mundo em que
vivemos. Esta estratégia didática também serviu para confirmar a importância de
se discutir em sala de aula temas ligados a questões ambientais, pois, os
estudantes não só melhor compreenderam os conceitos químicos estudados, como
também perceberam a importância da busca por fontes alternativas de energias
renováveis para sustentabilidade do nosso planeta.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e a
secretaria de Educação do Estado da Paraíba - SEE.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
COSTA, V. C.; SANTOS, A. de S.; GOMES, E. A. Agrotóxicos: uma Proposta Didática para o Ensino de Educação Ambiental. Revista Educação Ambiental em Ação. n.44, Ano XII.Junho-Agosto/2013.
KLOSSOWSKI, C. R. R.; MENDES, L. V. A Educação Ambiental na Escola. Revista Educação Ambiental em Ação. n.44, Ano XII.Junho-Agosto/2013.
PEDROSA, M. A. Integrando Inter-relações CTS em Ensino de Química – Dificuldades, Desafios e Propostas. In: ENCIGA (Ed.). XIV de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 79-86, 2001.
REIS, A. L. Q., FIGUEIREDO, G. J. A., SANTOS, M. de L. B. SANTOS, S. R. B. Uso de Um Digestor Anaeróbio Construído com Materiais Alternativos para Contextualização do Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 31, n.4, p. 265-267, 2009.
SOUZA, F. L. de; MARTINS, P. Ciência e Tecnologia na Escola: Desenvolvendo Cidadania por meio do Projeto “Biogás – Energia Renovável para o Futuro”. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, p. 19-24, 2011.