Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA NA E. E. E. M. “O PEQUENO PRÍNCIPE”, LOCALIZADA NA CIDADE DE MARABÁ-PA.
AUTORES: de Sousa, F.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Pinto, B.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; dos Santos, N.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Araújo, Q.C.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Brito, C.E. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Carvalho, M.B.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ(UFPA)) ; Costa, D.R.M. ()
RESUMO: Este trabalho apresenta a importância da experimentação realizada em
laboratórios ou mesmo salas de aulas, para alunos do ensino médio, sendo um meio
de contextualização de teorias e práticas buscando uma melhor interpretação
pelos assuntos abordados em sala de aula.
Durante as aulas experimentais nos deparamos com várias dificuldades para
elaboração das mesmas como falta de estruturas físicas, materiais dentre outros,
portanto buscamos meios para melhorar as aulas com materiais de fácil acesso e
dinâmicas.
Sendo, alcançado nossos objetivos no qual a importância da realização de aulas
experimentais que contribuíram de forma significativa para a melhoria do
desenvolvimento pedagógico dos alunos e interpretação dos conteúdos utilizados
por professores da área de química
PALAVRAS CHAVES: Laboratório de química; Experimentação de química; Adaptação no laboratório
INTRODUÇÃO: A experimentação é de grande importância em diversas áreas, portanto trataremos
em relação ao ensino de química no processo de ensino-aprendizagem, onde
buscamos como via de esclarecimento e de interpretação de assuntos abordados em
sala de aula. Os experimentos realizados em laboratório têm como finalidade
despertar e manter o interesse dos alunos; envolver os estudantes em
investigações científicas; desenvolver a capacidade de resolver problemas;
compreender conceitos básicos (FEITOSA et. al, 2010). E como educadores buscar
uma maneira alternativa de suprir a falta de materiais, realizando simples
adaptações de roteiros.
Os laboratórios multidisciplinares foram utilizados para realização de
aulas experimentais, devido há várias escolas não possuírem podemos utilizar as
salas de aulas e materiais simples que encontramos em nosso cotidiano. Desta
forma a aula se torna mais dinâmica ocasionando um melhor desenvolvimento do
aluno.
Por sua vez, os laboratórios são construções caras, equipadas com
instrumentos sofisticados, exigem técnicos para mantê-los funcionando, os alunos
precisam se deslocar até lá, as turmas não podem ser grandes, os materiais têm
que ser frequentemente substituídos e renovados, etc. Talvez, seja em face
destes motivos, que os laboratórios e as aulas experimentais de química têm se
tornando cada vez mais escassos (BENITE et. al, 2009).
MATERIAL E MÉTODOS: Ao visitarmos o laboratório multidisciplinar da E. E. E. M. “O Pequeno Príncipe”
onde foram realizadas as aulas experimentais, nos deparamos com o mesmo sendo
utilizado como depósito de livros e materiais distintos, falta de vidrarias como
béquer, bastão de vidro, funil, dentre outros. No primeiro momento analisamos o
espaço para organizar os materiais que estavam ocupando o lugar, empilhamos
livros, limpamos as bancadas, armários, vidrarias, buscando uma melhor condição
de viabilidade e locomoção dentro do espaço.
Preparamos duas aulas experimentais referente a soluções e misturas, que para
colocarmos em prática tivemos que realizar adaptações nos roteiros, substituindo
alguns materiais que estavam em falta, por copos descartáveis, palitos, garrafas
PET, sendo assim, contamos com a ajuda dos alunos do 1ª e 2ª ano do ensino médio
para realização dos experimentos. Utilizamos o quadro branco, pincel e materiais
de limpeza para higienização do local e propomos aos alunos a leitura dos
roteiros onde aceitaram sem imposição alguma ao proposto, houve exposição de
algumas curiosidades e esclarecimentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através das aulas experimentais os alunos do 1ª e 2ª ano do ensino médio da E.
E. E. M. “O Pequeno Príncipe” demonstraram um entendimento notável, relacionado
à teoria passada em sala de aula.
Vale ressaltar que, nas aulas com atividades experimentais, os alunos
enfrentam resultados não previstos, cuja interpretação desafia sua imaginação e
raciocínio. Nesse sentido, essas práticas podem gerar atividades que motivem os
alunos, e, com isso, suscitar uma aprendizagem significativa (FEITOSA et. al,
2010).
Sendo assim, é importante a experimentação para o ensino, pois desafia o
aluno a buscar o inovador, e surgem questionamentos sobre o que estar ocorrendo,
desfiando-o a procurar respostas através de pesquisas, experimentos e levantando
informações pela literatura (FEITOSA et. al, 2010).
CONCLUSÕES: A realização das aulas experimentais foi de grande importância para os alunos, e
todos que estão relacionados à escola, pois muitos deles nunca haviam tido este
contato tão próximo ao laboratório e muito menos realizado experimentos, em aulas
dinâmicas, que apesar de possuímos poucos recursos realizamos o melhor possível
para nossos alunos. Devido a todas as dificuldades enfrentadas na realização das
aulas experimentais tivemos um bom retorno da professora e dos alunos, que nos
apoiaram neste desafio de planejar e executar aulas experimentais em um
laboratório possuindo pouco recurso.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a comunidade da E.
E. E. M. "O Pequeno Príncipe".
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M. O laboratório didático no ensino de química: uma experiência no ensino público brasileiro. Revista Iberoamericana de Educación – 2009.
FEITOSA, R. A.; LEITE, R. C. M. e FREITAS, A. L. P. "Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru - 2010.