53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A realização de práticas laboratoriais em escola estadual, na região norte de Teresina-PI, como contribuição do PIBID.

AUTORES: Oliveira, M.E.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Cardoso, B.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Souza, (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Cardoso, F.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Silva, L.K.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Santos, J.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Araújo, M.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Lima, F.C.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI)

RESUMO: O artigo apresenta resultados de um trabalho na escola estadual Helvídio Nunes, em Teresina-PI, sobre a importância de aulas práticas de Química nas turmas de 1º e 3º ano do Ensino Médio, mediante a atuação de alunos do curso de Química, bolsistas do PIBID. Tendo como objetivo apontar a importância do PIBID, como ferramenta de incremento das aulas práticas de Química com a utilização de materiais do cotidiano do aluno para a realização de experimentos, buscando ampliar a metodologia no ensino de Química, aliando teoria e prática que facilitaram a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos estudados de forma teórica, com o professor da turma. Então, essas aulas (teoria-prática) aguçaram o interesse dos estudantes pela disciplina, despertando a curiosidade e a vontade de aprender.

PALAVRAS CHAVES: Helvídio Nunes; PIBID; aulas práticas

INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem se consolidando como uma das mais importantes iniciativas do país no que diz respeito à formação inicial de professores, surgindo como uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério e possibilitando aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a atuação em experiências metodológicas inovadoras ao longo de sua graduação (BRAIBANTE, 2012). É de grande importância à inclusão do licenciando no contexto escolar desde o início de sua formação, para que a iniciação à docência ocorra antes mesmo de chegar o estágio. E não menos importando também é a formação continuada dos professores da rede. Nesta perspectiva, busca-se resgatar, no professor, o papel de sujeito do processo do conhecimento (LIMA, 1996). O PIBID-UESPI, financiado pela CAPES, vem oferecendo essa experiência aos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Piauí-UESPI e professores de Química da escola estadual Helvídio Nunes. O bolsista atua como complementador das aulas teóricas com aulas práticas e o professor como supervisor ligado ao PIBID, que tem a oportunidade de compartilhar experiências com o bolsista aprendendo metodologias inovadoras. As aulas práticas constituem um recurso importante para melhor aprendizagem de Química. Segundo Hodson (1988), os experimentos devem ser conduzidos visando a diferentes objetivos, tal como demonstrar um fenômeno, coletar dados, testar hipóteses, desenvolver habilidades de observação ou medidas, entre outros. O presente trabalho tem como objetivo apontar a importância do PIBID, como ferramenta de incremento das aulas práticas da Química em turmas de 1°e 3° ano do ensino médio na escola estadual Helvídio Nunes, Teresina-PI. par

MATERIAL E MÉTODOS: As aulas foram planejadas com o Professor que ministra aulas de Química, desenvolvidas nas turmas de 1° e 3º ano do Ensino Médio. no laboratório da própria escola. As aulas práticas eram realizadas posteriormente as aulas teóricas, executadas com materiais do cotidiano e de fácil acesso ao educandos acompanhadas com roteiro e aplicações de exercícios impressos. A práticas realizadas foram: Montando moléculas de hidrocarbonetos ( usando Bolinhas de isopor, palitos de churrasco), Ácidos e bases ( usando Vinagre, shampoo, limão, fenolftaleína). No intuito de demonstrar como uma reação química ocorre, temos como exemplo a prática ”teor do álcool na gasolina”, que foram utilizados os reagentes: água e gasolina. Através da mistura destes dois reagentes, o aluno pode verificar e calcular o teor do álcool presente na gasolina. A Figura 1 destaca a participação e o envolvimento dos bolsistas do PIBID e os alunos nas turmas de 1° e 3º ano com atividades experimentais.Os alunos eram sempre monitorados pelos bolsistas no decorrer das aulas práticas, explicando os fenômenos químicos e relacionando com o cotidiano dos educandos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se a falta de aulas práticas e que na maioria dos casos, essa disciplina é trabalhada apenas na teoria o que a torna, na visão dos alunos, não o suficiente para despertar o interesse por parte deles. A realização das práticas possibilitou uma fácil absorção do conteúdo abordado, com a utilização de materiais que estão presentes no cotidiano, os alunos tiveram o interesse de participar, de fazer questionamentos, indagações, perguntas, enfim, mostraram que estavam curiosos em aprender mais sobre a Química, revelaram satisfação quando as aulas deixaram de ser apenas teórica e desfrutar um pouco mais das aulas práticas. Para comprovar essas indagações, foi realizada nas turmas uma pesquisa com três perguntas básicas sobre a visão deles a respeito das aulas. As perguntas foram respondidas por 70% da turma e as respostas não foram diferentes, apenas 6% acham a aula teórica ótima já quando perguntado sobre as aulas práticas a aprovação é de 94%. O gráfico 1 mostra ainda mais a importância das aulas práticas para o aprendizado dos alunos, as respostas só afirmam a importância das aulas práticas e o empenho dos alunos em conhecer o novo, o que muitas vezes não é possível pela sequência didática de um professor que segue a rigor o ensino como um objeto único e exclusivo do ritual padrão de ensino, utilizado pelos professores em épocas passadas.

Figura 1: Atividades práticas

Atividades realizadas na escola estadual Helvídio Nunes, Teresina-PI. Fonte: Autor, 2012.

Gráfico 1: Porcentagens de respostas feitas nas aulas

Fonte próprio autor, 2012.

CONCLUSÕES: Diante disso, a presença do PIBID na escola Helvídio Nunes modificou as aulas nas turmas, que há muito tempo utiliza a metodologia tradicional, somente teoria, no ensino de Química. As atividades desenvolvidas no PIBID proporcionam aos bolsistas uma formação inicial fundamentada a partir da prática como pesquisa; contribuem para a formação continuada dos professores do ensino médio; e possibilitam aos alunos a oportunidade de experimentar metodologias diferenciadas que auxiliam e aprimoram a compreensão de conteúdos químicos, articulando, dessa forma, ensino, pesquisa e extensão.

AGRADECIMENTOS: À CAPES pela concessão das bolsas e ao Professor Dr Francisco Lima por nos orientar nesse trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes,WOLLMANN, Ediane Machado. A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química nova na escola, v.34, n. 4, p.167-172, 2012.


HODSON, D. Experiments in Science and Science Teaching. Educational Philosophy and Theory. 20 (2), p. 53-66, 1988.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Formação Continuada de Professores.Química nova na escola,n. 4,p.12-17, 1996.