Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A realização de práticas laboratoriais em escola estadual, na região norte de Teresina-PI, como contribuição do PIBID.
AUTORES: Oliveira, M.E.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Cardoso, B.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Souza, (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Cardoso, F.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Silva, L.K.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Santos, J.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Araújo, M.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Lima, F.C.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI)
RESUMO: O artigo apresenta resultados de um trabalho na escola estadual Helvídio Nunes,
em Teresina-PI, sobre a importância de aulas práticas de Química nas turmas de
1º e 3º ano do Ensino Médio, mediante a atuação de alunos do curso de Química,
bolsistas do PIBID. Tendo como objetivo apontar a importância do PIBID, como
ferramenta de incremento das aulas práticas de Química com a utilização de
materiais do cotidiano do aluno para a realização de experimentos, buscando
ampliar a metodologia no ensino de Química, aliando teoria e prática que
facilitaram a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos estudados de forma
teórica, com o professor da turma. Então, essas aulas (teoria-prática) aguçaram
o interesse dos estudantes pela disciplina, despertando a curiosidade e a
vontade de aprender.
PALAVRAS CHAVES: Helvídio Nunes; PIBID; aulas práticas
INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem se
consolidando como uma das mais importantes iniciativas do país no que diz
respeito à formação inicial de professores, surgindo como uma nova proposta de
incentivo e valorização do magistério e possibilitando aos acadêmicos dos cursos
de licenciatura a atuação em experiências metodológicas inovadoras ao longo de
sua graduação (BRAIBANTE, 2012). É de grande importância à inclusão do
licenciando no contexto escolar desde o início de sua formação, para que a
iniciação à docência ocorra antes mesmo de chegar o estágio. E não menos
importando também é a formação continuada dos professores da rede. Nesta
perspectiva, busca-se resgatar, no professor, o papel de sujeito do processo do
conhecimento (LIMA, 1996).
O PIBID-UESPI, financiado pela CAPES, vem oferecendo essa experiência aos
graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do
Piauí-UESPI e professores de Química da escola estadual Helvídio Nunes. O
bolsista atua como complementador das aulas teóricas com aulas práticas e o
professor como supervisor ligado ao PIBID, que tem a oportunidade de
compartilhar experiências com o bolsista aprendendo metodologias inovadoras. As
aulas práticas constituem um recurso importante para melhor aprendizagem de
Química. Segundo Hodson (1988), os experimentos devem ser conduzidos visando a
diferentes objetivos, tal como demonstrar um fenômeno, coletar dados, testar
hipóteses, desenvolver habilidades de observação ou medidas, entre outros.
O presente trabalho tem como objetivo apontar a importância do PIBID, como
ferramenta de incremento das aulas práticas da Química em turmas de 1°e 3° ano
do ensino médio na escola estadual Helvídio Nunes, Teresina-PI. par
MATERIAL E MÉTODOS: As aulas foram planejadas com o Professor que ministra aulas de Química,
desenvolvidas nas turmas de 1° e 3º ano do Ensino Médio. no laboratório da
própria escola. As aulas práticas eram realizadas posteriormente as aulas
teóricas, executadas com materiais do cotidiano e de fácil acesso ao educandos
acompanhadas com roteiro e aplicações de exercícios impressos.
A práticas realizadas foram: Montando moléculas de hidrocarbonetos ( usando
Bolinhas de isopor, palitos de churrasco), Ácidos e bases ( usando Vinagre,
shampoo, limão, fenolftaleína).
No intuito de demonstrar como uma reação química ocorre, temos como exemplo
a prática ”teor do álcool na gasolina”, que foram utilizados os reagentes: água
e gasolina. Através da mistura destes dois reagentes, o aluno pode verificar e
calcular o teor do álcool presente na gasolina.
A Figura 1 destaca a participação e o envolvimento dos bolsistas do PIBID e
os alunos nas turmas de 1° e 3º ano com atividades experimentais.Os alunos eram
sempre monitorados pelos bolsistas no decorrer das aulas práticas, explicando os
fenômenos químicos e relacionando com o cotidiano dos educandos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se a falta de aulas práticas e que na maioria dos casos, essa
disciplina é trabalhada apenas na teoria o que a torna, na visão dos alunos, não
o suficiente para despertar o interesse por parte deles. A realização das
práticas possibilitou uma fácil absorção do conteúdo abordado, com a utilização
de materiais que estão presentes no cotidiano, os alunos tiveram o interesse de
participar, de fazer questionamentos, indagações, perguntas, enfim, mostraram
que estavam curiosos em aprender mais sobre a Química, revelaram satisfação
quando as aulas deixaram de ser apenas teórica e desfrutar um pouco mais das
aulas práticas. Para comprovar essas indagações, foi realizada nas turmas uma
pesquisa com três perguntas básicas sobre a visão deles a respeito das aulas. As
perguntas foram respondidas por 70% da turma e as respostas não foram
diferentes, apenas 6% acham a aula teórica ótima já quando perguntado sobre as
aulas práticas a aprovação é de 94%. O gráfico 1 mostra ainda mais a
importância das aulas práticas para o aprendizado dos alunos, as respostas só
afirmam a importância das aulas práticas e o empenho dos alunos em conhecer o
novo, o que muitas vezes não é possível pela sequência didática de um professor
que segue a rigor o ensino como um objeto único e exclusivo do ritual padrão de
ensino, utilizado pelos professores em épocas passadas.
Figura 1: Atividades práticas
Atividades realizadas na escola estadual Helvídio
Nunes, Teresina-PI. Fonte: Autor, 2012.
Gráfico 1: Porcentagens de respostas feitas nas aulas
Fonte próprio autor, 2012.
CONCLUSÕES: Diante disso, a presença do PIBID na escola Helvídio Nunes modificou as aulas nas
turmas, que há muito tempo utiliza a metodologia tradicional, somente teoria, no
ensino de Química. As atividades desenvolvidas no PIBID proporcionam aos bolsistas
uma formação inicial fundamentada a partir da prática como pesquisa; contribuem
para a formação continuada dos professores do ensino médio; e possibilitam aos
alunos a oportunidade de experimentar metodologias diferenciadas que auxiliam e
aprimoram a compreensão de conteúdos químicos, articulando, dessa forma, ensino,
pesquisa e extensão.
AGRADECIMENTOS: À CAPES pela concessão das bolsas e ao Professor Dr Francisco Lima por nos
orientar nesse trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes,WOLLMANN, Ediane Machado. A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química nova na escola, v.34, n. 4, p.167-172, 2012.
HODSON, D. Experiments in Science and Science Teaching. Educational Philosophy and Theory. 20 (2), p. 53-66, 1988.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Formação Continuada de Professores.Química nova na escola,n. 4,p.12-17, 1996.