Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-UESPI PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS DISCENTES DE QUÍMICA
AUTORES: Sousa, D.A. (UESPI) ; Paz, W.H.P. (UESPI) ; Moraes, A.L. (UESPI) ; Pessoa, D.C.S. (UESPI) ; Assis, J.P. (UESPI) ; Ribeiro, M.D.P. (UESPI) ; Lima, F.C.A. (UESPI)
RESUMO: Esse trabalho tem a finalidade de avaliar as contribuições e as influências das atividades realizadas pelo PIBID no processo de formação inicial dos discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Piauí. A metodologia é constituída em várias atividades de baixo custo como listas de exercícios, experimentos e vídeo-aula. O resultado avaliado pelos bolsistas mostra que a relação entre teoria e prática foram exercidas de forma eficaz e lúdica, no sentido de compreender melhor a disciplina, com variações metodológicas e práticas na busca de novas alternativas de conhecimento, resultando em ganho de aprendizagem e experiências em salas de aula, complementando a formação de professores e explicando como as ações desse projeto resultam no processo de ensino-aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: PIBID; FORMAÇAO DE PROFESSORES; ENSINO-APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) vem se consolidando como uma das mais importantes iniciativas do país no que diz a respeito à formação inicial de professores, surgindo como uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério e possibilitando aos acadêmicos dos cursos se licenciatura a atuação em experiências metodológicas inovadoras ao longo de sua graduação [2]. A universidade Estadual do Piauí teve desde o principio de sua criação a missão de formar professores para suprir a educação básica no estado do Piauí. A perspectiva nos próximos anos da consolidação e ampliação do programa PIBID/UESPI de forma a atingir todos os cursos de licenciatura, como forma de apoiar a formação de profissionais qualificados para Educação do Piauí [4]. Com o planejamento de ações voltadas a escola, o programa busca aproximar dois contextos distintos - a universidade e a escola. Nesse sentido, o programa cria oportunidades de formação de exercício para os futuros professores da escola, quando estes participam no planejamento de ações, juntamente com professores da universidade e licenciando, a partir de reflexão e discussão sobre questões de aprendizagem, ensino e contexto escolar [1]. O trabalho experimental visa a criar oportunidades para que os alunos explorem seus conhecimentos prévios, relacionem-nos com os conceitos que estão sendo estudados, e tenham a oportunidade de reconstruí-los ou ampliá-los [3]. Esse trabalho tem a finalidade de avaliar as contribuições e as influencias das atividades realizadas do PIBID-UESPI na formação inicial dos futuros professores de Química, por meio da interação dos bolsistas com os professores e alunos de escola básica, e também da articulação entre a universidade e unidades escolares.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram acolhidas duas escolas: Unidade Escola Helvideo Nunes e Unidade Escolar Gabriel Ferreira nas quais seis bolsistas atuaram nas três series do ensino médio, juntamente com dois professores supervisores auxiliar e o coordenador orientador de área. Nesse período foi realizado varias atividades de baixo custo que aproximassem os alunos dos discentes de química. Cada discente foi responsável por uma turma de ensino médio desenvolvendo atividades tais como listas de exercício e acompanhamento de aulas tais como experimentos de baixo custo como: sublimação do iodo; desidratação do açúcar; destilação fracionada; teste da chama; titulação ácido-base; osmose por membrana – semipermeável; cinética química: velocidade; efeito da concentração, superfície de contato e adição de um catalisador; determinação do teor de álcool em gasolina; dissolução do isopor em acetona; reação e oxidação- escurecimento das frutas; oxidação da palha de aço com água sanitária; estudo da oxidação do prego em diferentes graus; sistemas heterogêneos e homogêneos; reação química de um sólido; solubilidade das soluções; reação de dupla troca; diluição de permanganato de potássio; pilhas e hidrolise ígnea e em solução aquosa; conversão de energia; solubilidade e densidade das soluções; reação de saponificação; solubilidade de compostos orgânicos; teste do bafômetro e vídeo- aula – estudando a tabela periódica;
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos foram relatados por cada bolsista que tiveram uma experiência individual, respondendo como o PIBID contribuiu para sua formação.
Para o bolsista A, o PIBID está dando oportunidade e valorizando os alunos dos cursos de licenciatura dentro da universidade, visto que cada vez mais esta aumentando a procura de professores qualificados para atender as necessidades de ensino, principalmente, da rede pública.
Para o bolsista B, o programa uniu o espaço escolar da universidade levando os discentes de química à enfrentar a realidade que é a educação nas escolas de ensino básico. Para o bolsista C, a escola que atuou antes era apenas um deposito de materiais, no momento se transformou um laboratório de ciências bem equipado, fazendo com que alguns bolsistas pensarem em montar novos laboratórios dentro das escolas pública e complementar seu ensino. Para os bolsistas D e E, em se tratando do trabalho desenvolvido pode-se notar que uma das grandes realidades da educação publica não é a superlotação das salas de aulas, mas sim a grande evasão escolar, isso pode ocorrer pela desmotivação dos próprios alunos, pois a escola não tem um incentivo. Foi também possível desenvolver atividades que antes não eram realizadas no laboratório que passou a ser a segunda sala de aula. Para o bolsista F, o PIBID deu oportunidade de atuar e de vivenciar experiências que talvez não fosse comum antes mesmo de atuar como professor. Pôde-se observar que o programa contribuiu para o desenvolvimento dos licenciados, preparando e inseridos os mesmos no mercado de trabalho.
Nesse contexto com o desenvolvimento do PIBID, criou-se atividades diferenciadas para motivar os alunos e melhorar o ensino, contribuindo tambem na formação inicial dos discentes de química.
CONCLUSÕES: Por fim o PIBID é compreendido como um espaço que possibilita a integração e/ou cooperação entre universidade e a escola, oportunizando os futuros professores o entendimento e a reflexão sobre a profissão docente e também sobre a realidade escolar como campo de experiências para a produção de novos conhecimentos durante sua formação. Diante disso esse trabalho observou-se uma investigação a formação inicial dos licenciados em Química que participam do PIBID-UESPI, buscando articular o resultado da pesquisa, a fim de evidenciar suas contribuições no processo formativo.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] AMARAL E. M. R. Avaliando contribuições para a formação docente: uma analise de atividades realizadas no PIBID-Química da UFRPE. Química nova na escola. Vol 34, Nº 4, p.229-239, Novembro 2012.
[2] BRAIBANTE M. E. F.; WOLLMANN E.M. A influência do PIBID na formação dos acadêmicos de química licenciatura da UFDM. Química nova na escola. Vol. 34, Nº 4, P.167-172, Novembro 2012.
[3] CARVALHO, A.M.P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1995.
[4] UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI PRO-REITORIA DE EXTENSÃO Anais do XI Seminário de Extensão e I encontro Pedagógico do PIBID. Teresina, v.1. n.1, 2012. Disponível em < http://www.uespi.br/prex/views/uploads/Anais.pdf> Acesso em 27/06/13 as 08h54min.