Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A importância da utilização de materiais alternativos para o ensino de química na E. E. E. M "O Pequeno Príncipe" localizada no município de Marabá-PA
AUTORES: de Sousa, F.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Quaresma, D.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Moura, A.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; de Sousa, R.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Costa, D.R.M. ()
RESUMO: Uma das dificuldades do ensino de Química são laboratórios em péssimas condições
como, por exemplo, a falta de reagentes e vidrarias, no entanto podemos trabalhar
com a finalidade de diminuir esses problemas e tornar aulas experimentais
possíveis. Esse trabalho propõe um método que minimiza tais dificuldades através
da utilização de materiais alternativos e mostra como esses materiais foram
introduzidos nas aulas práticas das turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da
E. E. E. M “O Pequeno Príncipe” em Marabá-PA proporcionando uma maior fixação dos
conteúdos, assim como possibilitou aos alunos estabelecer relações entre os
conteúdos aprendidos teoricamente em sala de aula com o seu cotidiano.
PALAVRAS CHAVES: Materiais alternativos; Laboratório de química; Ensino de química
INTRODUÇÃO: Segundo SILVA e MACHADO (2008), nos últimos anos as publicações sobre o ensino
da química em sua maioria mencionam a questão da experimentação, assim como a
importância das atividades de laboratório para uma aprendizagem mais profunda
por parte dos alunos. Logo percebemos importância de um laboratório
multidisciplinar bem equipado para que os professores possam trabalhar na
prática os conteúdos estudados em sala de aula, principalmente em química,
considerada pela maioria dos estudantes muito complexa e difícil de ser
entendida. O ensino tradicional é administrado de forma que o aluno saiba
inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a
forma natural que ocorrem na natureza. Trabalhar com as substâncias, aprender a
observar um experimento cientificamente, visualizar de forma que cada aluno
descreva o que observou durante a reação, isto sim leva a um conhecimento
definido (BASAGLIA, et al. Apud QUEIROZ, 2004).Porém percebemos que isso pouco
acontece devido às péssimas condições dos laboratórios multidisciplinares,
principalmente nas escolas públicas, no entanto é indispensável ressaltar que
tais dificuldades podem ser superadas mediante a utilização de materiais
alternativos, aqui classificados como aqueles que podem substituir facilmente os
materiais de laboratórios como vidrarias e reagentes, sendo de fácil aquisição
podendo ser encontrado em casa ou supermercados por um baixo valor, este método,
contudo não é a solução para os problemas citados, porém os minimizam e tornam
possível a realização de algumas práticas. Este trabalho propõe a utilização de
materiais alternativos para melhorar o ensino de química na escola E. E. E. M “O
Pequeno Príncipe” no município de Marabá-PA.
MATERIAL E MÉTODOS: O laboratório multidisciplinar da E. E. E. M “O Pequeno Príncipe” foi o local
onde realizamos aulas práticas com as turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio,
na qual, para cada turma planejamos um tipo de experimento de acordo com o
conteúdo atual visto em sala de aula. Com relação ao 1º ano foram desenvolvidas
atividades relacionadas às misturas de substâncias, introduzimos alguns
conceitos básicos com ênfase em algumas técnicas de separação e posteriormente
os alunos preparam algumas misturas utilizando materiais que trouxeram de casa
como: óleo, vinho, areia, etc. E propuseram formas para separá-las de acordo com
seus conhecimentos. Já com a turma do 2º ano desenvolvemos um experimento com o
tema referente a soluções, na qual inicialmente também apresentamos alguns
conceitos sobre o assunto tais como, o de concentração comum, título,
percentagem e diluição, logo em seguida, acompanhamos os estudantes na
preparação de uma solução de amaciante de roupa caseiro com reagentes
encontrados em supermercados por um baixo custo. Para os alunos do 3º ano
trabalhamos com um experimento referente ao conteúdo de polímeros, onde foram
repassados assuntos sobre hidrocarbonetos, cadeias carbônicas e ligações. Dentro
deste contexto trabalhamos a produção da cola derivada do leite, onde reagimos
leite desnatado com ácido acético (vinagre) para obtermos a caseína, uma massa
esbranquiçada onde está presente a proteína (polímero) que ao reagir com
bicarbonato de sódio ganha a característica colante.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com SCHWAHN e OAIGEN (2008). Um dos maiores desafios do uso de aulas
práticas no ensino de Química é construir um elo entre o conhecimento ensinado e
o cotidiano dos alunos. Sentimos as mesmas dificuldades com as turmas do 1º e 2º
ano no decorrer da aula, pois os estudantes pouco conseguiam relacionar os
conteúdos ensinados previamente com seu dia-a-dia, porém os materiais
alternativos possibilitaram realizar experiências que permitiram aos alunos a
construção desse elo, proporcionando um bom entendimento sobre os conceitos
trabalhados em ambas as turmas, no 3º ano grande parte da turma ficou
entusiasmada e intrigada em transformar um assunto teoricamente complexo em um
experimento simples e divertido, mas, mesmo com essa simplicidade alguns alunos
tiveram dificuldades em relacionar os conteúdos previamente ministrados com o
experimento, e também puderam perceber a suma importância que os polímeros
possuem na construção de materiais em geral, como, plásticos e roupas, onde
compreenderam que os mesmos não estão tão distantes da sua rotina como
imaginavam, 2º ano perceberam que os conceitos estudados através das fórmulas
são importantes, pois, revelam várias informações presentes no seu dia-a-dia
através dos rótulos dos mais diversos produtos. Como a maioria dos materiais
utilizados foram trazidos de casa, os alunos puderam ver que a química quanto
ciência experimental não está presente apenas no laboratório, mas em várias
coisas que os rodeiam, e, portanto ficaram muito empolgados com a possibilidade
de realizar experimentos que poderiam refazer em casa. Estes materiais
instigaram também a curiosidade dos alunos, um fator importante, pois, eleva sua
vontade de conhecer, fazer novas descobertas, proporcionando um maior interesse
pelo assunto.
CONCLUSÕES: Visto que na maioria das turmas foi visível o entendimento dos alunos sobre os
conteúdos repassados, é nítido que os materiais alternativos tornam possíveis
aulas de laboratório sem equipamentos tão sofisticados e com um aprendizado
bastante satisfatório, são de grande importância para o ensino da química, pois
permitem a realização de práticas que seriam impossíveis de serem realizadas, por
causa das péssimas condições dos laboratórios, possibilitando aos alunos
estabelecer uma boa relação entre as atividades experimentais e o cotidiano,
fazendo com que perceba que a ciência não está apenas dentro do laboratório mais
também no seu em seu dia-a-dia, além de quebrar uma rotina somente de aulas
teóricas.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a Universidade Estadual Do Pará (UEPA) e a comunidade da E.
E. E. M. “O Pequeno Príncipe
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SILVA, R.R; MACHADO, P.F.L. Experimentação no ensino médio de química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos – um estudo de caso. Brasília. 2008.
OAIGEN, E.R; SCHWAHN, M.C.A. Objetivos para o uso da experimentação no ensino de Química: a visão de um grupo de licenciando. Florianópolis. 2000.
BASAGLIA, A.M; FARIAS C.S; ZIMMERMANN, A. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química. 1º CPEQUI – 1º Congresso Paranaense de Educação Em Química.