Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: RECICLAGEM DE GARRAFAS PET : A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA (10 maneiras de reutilizar garrafas PET).
AUTORES: Luz, B.R.L. (IFMT) ; Arruda, L.T.R. (IFMT) ; Martins, T.A.S. (IFMT) ; Souza, K.C. (IFMT) ; Junior, A.G.B. (IFMT) ; Batista, C. (IFMT) ; Carvalho, P.C. (IFMT)
RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de desenvolver a conscientização
socioambiental nos alunos das Escolas Municipais e Estaduais, sendo realizadas
oito oficinas de garrafas pet ,contando com a participação de 280 adolescentes
em
cada evento, com faixa etária de 14 a 17 anos de idade, onde estes eram
instruídos
a “fabricarem” o seu próprio papel reciclado. Foi aplicada a teoria dos
procedimentos de como se reciclar as garrafas pet .tendo como o objetivo
primordial a inclusão da prática de ensino, onde a abordagem da reciclagem,
possa
ser um dos inúmeros fatores que estimulem os alunos a uma melhor compreensão da
Educação Ambiental.Foi usado também abordagem do tema Reciclagem de garrafas pet
por meio de palestras para os alunos de Química da 1ª Série do ensino médio.
PALAVRAS CHAVES: Reciclagem educacional; Responsabilidade Ambienta; Coleta seletiva
INTRODUÇÃO: É de suma importância colocarmos em pauta sobre o ensino da Química no âmbito
escolar , bem como as diversas ciências, requer uma ação pedagógica visando o
desenvolvimento integral do aluno, buscando construir cidadãos críticos que têm
possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la
construtivamente. Na América Latina e no Brasil, em particular, a Educação
Ambiental tem sido concebida em sintonia com acrítica socioambiental sustentada
pelos movimentos ambientalistas e difundida na sociedade, o que a torna
originária de um campo social historicamente construído denominado de campo
ambiental (CARVALHO, 2002).Gostaria de frisar que o nosso foco inicial foi a
criação de medidas, que são submetidas a estudos, que foram baseados em um
levantamento, elaborado através de um questionário de perguntas, implantado nas
escolas púbicas e estaduais da cidade de Confresa MT , que foi o pilar inicial
da nossa pesquisa . No segundo momento mobilizamos a sociedade através dos meios
de comunicação (Radio,Televisão,Palestras escolares etc.) para participarem das
palestras que foram ministradas nos âmbitos escolares, tanto para o publico alvo
como para própria família . O objetivo deste trabalho foi inserir a educação
ambiental dentro do cotidiano dos alunos aplicando conceitos básicos de coleta
seletiva e reciclagem de resíduos sólidos. Alertando a sociedade para se
mobilizar, pois se hoje, não tivermos uma postura e uma consciência ambiental,
reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres
ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estará comprometida.
MATERIAL E MÉTODOS: : Segundo Medina &Santos (1999), do ponto de vista de fundamentação pedagógica
a concepção do processo ensino-aprendizagem cria a possibilidade de que o
educador possa fornecer novos elementos ao processo de educação que possibilitem
mudar a “visão de mundo” dos sujeitos da educação. Para realização deste
trabalho foi realizado no primeiro momento uma pesquisa de um levantamento
bibliográfico, após a pesquisa, foi efetuada uma palestra sobre reciclagem,
Sendo importante ressaltar que o nosso objeto de estudo foi a sociedade local.
(envolvendo o âmbito escolar, o lar, setores públicos, entre outros) Sendo
desenvolvido com às turmas de 1ª série do ensino médio, sendo um total de 06
(seis) na Escola Estadual 29 de Julho , 04 (quatro ) na escola Estadual Teotônio
Carlos da Cunha Neto; E também na Escolas municipais nas turmas de1ª série do
ensino médio , sendo um total de 06 (seis) na Escola Municipal Central , 04
(quatro ) na escola Municipal Escola municipal Profª Creuslhi de Sousa Ramos na
cidade de Confresa – MT, tendo em média 25 alunos por turma e perfazendo um
total de 500 (quinhentos ) alunos. Foi abordado o tema Reciclagem de garrafas
pet por meio de palestras, para os alunos de Química da 1ª Série do ensino
médio em 02 (duas) Escolas Estaduais e 02 (duas ) Escolas Publicas na Cidade de
Confresa.
instruindo os estudantes a valorizarem as matérias-primas,etc.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho teve notadamente resultados positivos, por despertar o interesse e a
curiosidade dos alunos sobre questões ambientais totalmente inseridas no seu
cotidiano, utilizando metodologia e linguagem apropriadas ao publico presente
nas palestras , além de alternativas viáveis e educativas sobre processos de
produção , contribui também para o desenvolvimento dos alunos, em fazer produtos
artesanais como,( Vaso de “Cristal”, Luminária Oriental, Quadro de Tampinhas,
Horta Vertical do “Lar Doce Lar”, Jardineira, Cofrinho, Horta Caseira, Porta-
lápis, Vasos Decorativos, Caixinha “Porta-treco”.)produzido pelos
mesmos.Observou-se um grande entusiasmo por parte dos alunos, no processo de
“aprender fazendo”,fabricando um produto novo ecologicamente correto, dando
enfoque principal a conservação das reservas naturais do meio ambiente. Gostaria
de colocar em pauta outro resultado obtido que foi à sensibilização dos
professores com relação à problemática ambiental,implantando-se após a
realização das oficinas e palestras , A coleta seletiva dos resíduos sólidos
dentro do núcleo escolar , beneficiando assim o Projeto de Coleta Seletiva e
Reciclagem que já estava em vigor nas escolas. É importante frisar que depois de
ter observado os questionários que foram entregues para os estudantes nos deixou
complexos e até mesmo impressionados , pois basicamente 75% dos alunos não
sabiam sobre coleta seletiva e a importância da reciclagem da garrafa Pet.Mais e
importante ressaltar que as expectativa dos alunos foi basicamente a mesma em
todas as turmas trabalhadas das instituições de ensino onde foram realizados os
trabalhos. Sendo assim de suma importância a implantação da coleta seletiva no
âmbito escolar , pois os alunos passaram a ter uma nova visão ótica,e ao mesmo
tempo construtiva.
CONCLUSÕES: A realização das oficinas de reciclagem de garrafas Pet em conjunto com as
palestras sobre reciclagem por coleta seletiva para os alunos, foi de suma
importância para que os mesmos adquirissem uma maior vivência com os problemas
advindos da disposição dos resíduos sólidos no meio ambiente, bem como, de
processos simples para a reutilização desses resíduos deforma ecologicamente
correta. •Portanto, o projeto atingiu um dos seus principais objetivos, com a
formação de agentes multiplicadores tendo reflexos na escola e em suas comunidades
de origem.
AGRADECIMENTOS: A DEUS, pelo dom da vida e pela infinita bondade de nos guiar até aqui.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
ACOBI, P. R. 2005. Educação ambiental: o Desafio da Construção de um Pensamento Crítico, Complexo e Reflexivo. Educação e Pesquisa. 31: 233-250.
ALBUQUERQUE, E. A Importância da Reciclagem do Lixo. Revista VEJA. 18 agosto de 1999; pág. 20-24.
CALDERONI, Sabetai. “Os bilhões perdidos no lixo”. Editora Humanitas, 3ª edição. São Paulo. 1999
CARVALHO, I. C. M. O ambiental como valor substantivo:uma reflexão sobre a identidade da EA. In: SAUVÉ, L.;ORELLANA, I.; SATO, M.(Orgs.). Textos escolhidos em Educação Ambiental: de uma América à outra. Montreal:Publications ERE–UQAM, 2002. p. 85–90.
CEMPRE – Guia de Coleta Seletiva. São Paulo (1999).
DEBATE NA ESCOLA. Desenvolvimento sustentável para todos. Júlio Luis Chiavenato. 20 Julho de 2001.
DIAS, G, F. Educação ambiental princípios e práticas. 2ª edição, São Paulo: Gaia, 1993. pág. 84.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília:MEC/SEF, 1998.
LIMA, J. D. Curso de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. João Pessoa (2000).
MEDINA, N. M. & SANTOS, E. C. Educação Ambiental: Uma metodologia participativa de formação. Petrópolis, RJ:Vozes, 1999.
OLIVEIRA, E. M. Educação Ambiental: uma possível abordagem. Brasília: IBAMA, 1998.
PEREIRA, F. Neto. Desenvolvimento Sustentável. Editora HEMUS. 2ª edição. São Paulo. 1993.