53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: RECICLAGEM DE GARRAFAS PET : A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA (10 maneiras de reutilizar garrafas PET).

AUTORES: Luz, B.R.L. (IFMT) ; Arruda, L.T.R. (IFMT) ; Martins, T.A.S. (IFMT) ; Souza, K.C. (IFMT) ; Junior, A.G.B. (IFMT) ; Batista, C. (IFMT) ; Carvalho, P.C. (IFMT)

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de desenvolver a conscientização socioambiental nos alunos das Escolas Municipais e Estaduais, sendo realizadas oito oficinas de garrafas pet ,contando com a participação de 280 adolescentes em cada evento, com faixa etária de 14 a 17 anos de idade, onde estes eram instruídos a “fabricarem” o seu próprio papel reciclado. Foi aplicada a teoria dos procedimentos de como se reciclar as garrafas pet .tendo como o objetivo primordial a inclusão da prática de ensino, onde a abordagem da reciclagem, possa ser um dos inúmeros fatores que estimulem os alunos a uma melhor compreensão da Educação Ambiental.Foi usado também abordagem do tema Reciclagem de garrafas pet por meio de palestras para os alunos de Química da 1ª Série do ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: Reciclagem educacional; Responsabilidade Ambienta; Coleta seletiva

INTRODUÇÃO: É de suma importância colocarmos em pauta sobre o ensino da Química no âmbito escolar , bem como as diversas ciências, requer uma ação pedagógica visando o desenvolvimento integral do aluno, buscando construir cidadãos críticos que têm possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la construtivamente. Na América Latina e no Brasil, em particular, a Educação Ambiental tem sido concebida em sintonia com acrítica socioambiental sustentada pelos movimentos ambientalistas e difundida na sociedade, o que a torna originária de um campo social historicamente construído denominado de campo ambiental (CARVALHO, 2002).Gostaria de frisar que o nosso foco inicial foi a criação de medidas, que são submetidas a estudos, que foram baseados em um levantamento, elaborado através de um questionário de perguntas, implantado nas escolas púbicas e estaduais da cidade de Confresa MT , que foi o pilar inicial da nossa pesquisa . No segundo momento mobilizamos a sociedade através dos meios de comunicação (Radio,Televisão,Palestras escolares etc.) para participarem das palestras que foram ministradas nos âmbitos escolares, tanto para o publico alvo como para própria família . O objetivo deste trabalho foi inserir a educação ambiental dentro do cotidiano dos alunos aplicando conceitos básicos de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos. Alertando a sociedade para se mobilizar, pois se hoje, não tivermos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estará comprometida.

MATERIAL E MÉTODOS: : Segundo Medina &Santos (1999), do ponto de vista de fundamentação pedagógica a concepção do processo ensino-aprendizagem cria a possibilidade de que o educador possa fornecer novos elementos ao processo de educação que possibilitem mudar a “visão de mundo” dos sujeitos da educação. Para realização deste trabalho foi realizado no primeiro momento uma pesquisa de um levantamento bibliográfico, após a pesquisa, foi efetuada uma palestra sobre reciclagem, Sendo importante ressaltar que o nosso objeto de estudo foi a sociedade local. (envolvendo o âmbito escolar, o lar, setores públicos, entre outros) Sendo desenvolvido com às turmas de 1ª série do ensino médio, sendo um total de 06 (seis) na Escola Estadual 29 de Julho , 04 (quatro ) na escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto; E também na Escolas municipais nas turmas de1ª série do ensino médio , sendo um total de 06 (seis) na Escola Municipal Central , 04 (quatro ) na escola Municipal Escola municipal Profª Creuslhi de Sousa Ramos na cidade de Confresa – MT, tendo em média 25 alunos por turma e perfazendo um total de 500 (quinhentos ) alunos. Foi abordado o tema Reciclagem de garrafas pet por meio de palestras, para os alunos de Química da 1ª Série do ensino médio em 02 (duas) Escolas Estaduais e 02 (duas ) Escolas Publicas na Cidade de Confresa. instruindo os estudantes a valorizarem as matérias-primas,etc.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho teve notadamente resultados positivos, por despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre questões ambientais totalmente inseridas no seu cotidiano, utilizando metodologia e linguagem apropriadas ao publico presente nas palestras , além de alternativas viáveis e educativas sobre processos de produção , contribui também para o desenvolvimento dos alunos, em fazer produtos artesanais como,( Vaso de “Cristal”, Luminária Oriental, Quadro de Tampinhas, Horta Vertical do “Lar Doce Lar”, Jardineira, Cofrinho, Horta Caseira, Porta- lápis, Vasos Decorativos, Caixinha “Porta-treco”.)produzido pelos mesmos.Observou-se um grande entusiasmo por parte dos alunos, no processo de “aprender fazendo”,fabricando um produto novo ecologicamente correto, dando enfoque principal a conservação das reservas naturais do meio ambiente. Gostaria de colocar em pauta outro resultado obtido que foi à sensibilização dos professores com relação à problemática ambiental,implantando-se após a realização das oficinas e palestras , A coleta seletiva dos resíduos sólidos dentro do núcleo escolar , beneficiando assim o Projeto de Coleta Seletiva e Reciclagem que já estava em vigor nas escolas. É importante frisar que depois de ter observado os questionários que foram entregues para os estudantes nos deixou complexos e até mesmo impressionados , pois basicamente 75% dos alunos não sabiam sobre coleta seletiva e a importância da reciclagem da garrafa Pet.Mais e importante ressaltar que as expectativa dos alunos foi basicamente a mesma em todas as turmas trabalhadas das instituições de ensino onde foram realizados os trabalhos. Sendo assim de suma importância a implantação da coleta seletiva no âmbito escolar , pois os alunos passaram a ter uma nova visão ótica,e ao mesmo tempo construtiva.

CONCLUSÕES: A realização das oficinas de reciclagem de garrafas Pet em conjunto com as palestras sobre reciclagem por coleta seletiva para os alunos, foi de suma importância para que os mesmos adquirissem uma maior vivência com os problemas advindos da disposição dos resíduos sólidos no meio ambiente, bem como, de processos simples para a reutilização desses resíduos deforma ecologicamente correta. •Portanto, o projeto atingiu um dos seus principais objetivos, com a formação de agentes multiplicadores tendo reflexos na escola e em suas comunidades de origem.

AGRADECIMENTOS: A DEUS, pelo dom da vida e pela infinita bondade de nos guiar até aqui.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:

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CALDERONI, Sabetai. “Os bilhões perdidos no lixo”. Editora Humanitas, 3ª edição. São Paulo. 1999

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CEMPRE – Guia de Coleta Seletiva. São Paulo (1999).

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MEDINA, N. M. & SANTOS, E. C. Educação Ambiental: Uma metodologia participativa de formação. Petrópolis, RJ:Vozes, 1999.
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